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+100 Questões de Conhecimentos Pedagógicos e Legislação Educacional

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#2 Simulado: Conhecimentos Pedagógicos; Legislação; Fundamentos da Educação 

Simulados sobre Legislação Educacional (10 questões)
> Simulado sobre Legislação Educacional Il

Simulados sobre Autores Específicos (10 questões)
Questões por Assunto (10 questões)
Questões sobre Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS

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As questões de conhecimentos pedagógicos cobradas em concursos públicos envolvem várias temas da área da educação como Didática, Legislação Educacional, etc.

Obs.: 
. Há questões com base em gabarito provisório da Banca Examinadora, podendo em alguns casos ter ocorrido alteração ou anulação do gabarito.
. Em caso de discordância com alguma resposta entre em contato através do email: sitecadernodeeducacao@gmail.com
. Não há custo para acessar o material disponível

Principais Tópicos Relacionados

As inteligências múltiplas e seus estímulos: relação entre inteligência e aprendizagem. 
Novas competências profissionais para ensinar: competências que se pretendem nos alunos e professores e como desenvolvê-las.
Teorias Psicogenéticas - Piaget, Wallon e Vygostsky. 
Tópicos de Didática: Prática educativa, Pedagogia e Didática; Didática e democratização do ensino; 
Teoria da Instrução e do Ensino; 
O processo de ensino na escola; 
O processo de ensino e o estudo ativo; 
Os objetivos e conteúdos de ensino; 
Os métodos de ensino; 
aula como forma de organização do ensino; 
A avaliação Escolar; 
O planejamento escolar; 
Relações professor aluno na sala de aula. 
Indisciplina na escola. 
Teorias psicogenéticas.
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A construção de uma escola democrática e inclusiva. 
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A educação escolar como direito e dever do estado. 
Financiamento da educação. 
Concepções Filosóficas da Educação. 
Relação Educação-Sociedade-Cultura. 
Tendências pedagógicas na prática escolar. Planejamento, metodologia e avaliação do processo ensino-aprendizagem. 
Questões sobre Conhecimentos Pedagógicos

Bibliografia sobre Conhecimentos Pedagógicos

ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos (Papirus, 2008).
ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula (Vozes, 2001).
AQUINO, Julio Groppa (Org). Indisciplina na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas (Summus, 1996).
DELORS, Jacques. Os quatro pilares da educação. In: ___. Educação: um tesouro a descobrir. Cap. 04 (Cortez, 1998). 
PERRENOUD, Philippe. “10 novas competências para ensinar”. Porto Alegre. Artmed.
PERRENOUD, Philippe. “Formando Professores Profissionais”. Porto Alegre. Artmed-Artes Médicas Sul, 2001 – Edição revisada.
MOREIRA, Antonio Flávio B. (Org.). “Currículo – Questões atuais”. Papirus Editora. HOFFMANN, Jussara. “Avaliação Mediadora”. Editora
Mediação. 2000. CARVALHO, Rosita Edler. “Educação Inclusiva com os Pingos nos Is”. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005. CORTELLA,
Mário Sérgio. “A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos”. São Paulo, Editora Cortez, 2011. FREIRE, Paulo.
“Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa”. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011. LA TAILLE, Yves. DANTAS,
Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão”. 24. ed., São Paulo: Summus, 1992.
MORIN, Edgar. “Os sete saberes necessários à educação do futuro”. UNESCO/Cortez Editora, cap. III e IV, p. 47-78, e cp. VI, 93 -104,
2000. RIOS, Terezinha Azerêdo. “Ética e competência”. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2011. SACRISTÀN, J. Gimeno; PÉREZ GOMES, A. I.
“Compreender e transformar o ensino”. 4. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000. SAVIANI, Dermeval. “Histórias das ideias pedagógicas no Brasil”. Campinas; Autores Associados, 2010. TEIXEIRA, Anísio. “A escola pública universal e gratuita”. Revista Brasileira de Estudos
Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.26, n.64, out./dez. 1956. p. 3-27. Disponível em: <http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/gratuita.html>
Acesso em 18.out.2018. GROPPA, Julio. “Indisciplina na escola (alternativas, teóricas e práticas)”. Summus Editorial.

Legislação Educacional

BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA
FEDERATIVA DO BRASIL –1988. (Artigos 5º, 6º; 205 a 214) BRASIL. 
LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990: Dispõe sobre o Estatuto  da Criança do Adolescente-ECA. 37 
BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996: Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. 
BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/2004) 
BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010: Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/2010) 
BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012: Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (anexo o Parecer CNE/CP nº 8/2012) 
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Protocolo Facultativo. 
DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009 Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em
Nova York, em 30 de março de 2007.


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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

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