Publicidade

Simulado sobre Pedagogia Teorias Pedagógicas

Nesta postagem você poderá acompanhar um simulado sobre Pedagogia Histórico-Crítica. São questões de provas sobre Pedagogia Histórico-Crítica  sugeridas para estudo, aulas e preparação para concursos públicos.

Simulado sobre Pedagogia Teorias Pedagógicas

Questões objetivas de Pedagogia Histórico-Crítica

1 - Com relação à Pedagogia Histórico-Crítica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Compreende que a prática pedagógica situa-se no âmbito da violência simbólica, da inculcação ideológica e da reprodução das relações de produção.
( ) Compreende a educação escolar tal como ela se manifesta no presente, mas entendida essa manifestação presente como resultado de um longo processo de transformação histórica.
( ) Entende que a tendência a secundarizar a escola traduz o caráter contraditório que atravessa a educação, a partir da contradição da própria sociedade.
( ) Defende que, para se compreenderem as diferentes modalidades de educação, exige-se a compreensão da escola. Em contrapartida, a escola pode ser compreendida independentemente das demais modalidades de educação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – F – F.
b) F – V – V – F.
c) F – V – V – V.
d) V – F – F – V.
e) F – F – V – V.


2 - (Colombo 2016) Quanto à Pedagogia Histórico-Crítica, é correto afirmar:
a) Revela-se capaz de fazer a crítica do existente, de explicitar os mecanismos do existente, mas não tem proposta de intervenção prática, isto é, faz constatações, mas, mais do que isso, constata que é assim e que não pode ser de outro modo.
b) É dotada de certa homogeneidade, não distinguindo o reprodutivismo do não reprodutivismo; o próprio reprodutivismo é entendido como de inspiração marxista, de caráter dialético, misturando esses enfoques.
c) Entende a prática pedagógica no âmbito da violência simbólica, da inculcação ideológica e da reprodução das relações de produção.
d) Implica a clareza dos determinantes da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação e, consequentemente, como é preciso se posicionar diante das contradições.
e) A tendência liberal renovada centraliza no professor e na sua prática pedagógica a possibilidade de superação das diferenças existentes na sociedade.

3 - Sobre os princípios da pedagogia histórico-crítica, considere as alternativas a seguir:
I.  Entende que a escola pode ser instrumento em favor das camadas populares.
II. Os conteúdos são de grande relevância, uma vez que são historicamente acumulados pela humanidade.
III. Deve-se promover a aprendizagem significativa dos conteúdos essenciais para a compreensão da realidade vivida dos educandos.
IV. O aluno desempenha um papel ativo, isto é, participa passivamente do processo de ensino aprendizagem.

 Está (ão) CORRETA(S) a(s):
a) Apenas I.
b) I e IV.
c) I, II e III.
d) Nenhuma das alternativas.

4. (FEPESE) Complete a frase abaixo:

A pedagogia................. , que surge no final dos anos 1970 e início dos 1980, se põe como uma reação de alguns educadores que não aceitam a pouca relevância que a pedagogia libertadora dá ao aprendizado do chamado saber elaborado, historicamente acumulado, que constitui parte do acervo cultural da humanidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a. ( ) tradicional
b. ( )  freinetiana
c. ( )  ambientalista
d. ( )  existencialista
e. ( )  crítico-social dos conteúdos



5. (FEPESE/Chapecó2018) De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, a
aprendizagem ocorre:
a. ( ) De forma natural.
b. ( ) De maneira espontânea.
c. ( ) Sempre de maneira linear.
d. ( ) Por meio da mediação.
e. ( ) De maneira intuitiva.


6. (FEPESE/Chapecó2018) Dentre as teorias de educação, quais delas são consideradas Teorias não críticas?

1. Tradicional
2. Nova
3. Histórico-cultural
4. Tecnicista
5. Libertária
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
a. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
b. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 4.
c. ( ) São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.
d. ( ) São corretos apenas os itens 3, 4 e 5.

e. ( ) São corretos apenas os itens 1, 3, 4 e 5.

7. (FEPESE/Chapecó2018) A teoria Humanista tem como precursor:
a. ( ) Carl Rogers.
b. ( ) David Ausubel.
c. ( ) Howard Gardner.
d. ( ) Robert Gagné.
e. ( ) Ivan Pavlov.

8. Libâneo (1985) apresentou a seguinte classificação de Pedagogias Liberais, Exceto:
a) Tradicional, 
b) Renovada Progressista, 
c) Renovada Não Diretiva 
d) Tecnicista 
e)  Escola Dualista

9. (São José SC/2013) A “Pedagogia Progressista” tem entre seus pressupostos:

a. ( ) Refutar os ideais da teoria crítica, por não admitir que a educação tem uma finalidade sociopolítica.
b. ( ) Reconhecer a escola como parte dos cenários sociais, políticos e culturais, e situar nela os espaços de contradição que apontam a possibilidade
de transformação social.
c. ( ) Recusar a educação como dimensão formativa que possibilite a compreensão da realidade histórico-social e explicite o papel de intervenção do sujeito na realidade.
d. ( ) Contestar a reflexão crítica como instrumento de luta dos professores, associados com outras práticas sociais emancipatórias.

e. ( ) Formar o indivíduo para atender, prioritariamente, as exigências do mercado na sociedade contemporânea.

Gabarito das questões sobre Pedagogia Histórico-Crítica

1 C
2 D
3 C
4 E
5 D
6 B
7 A
8 E
9 B


Leia também:

Questões sobre Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS

Gabarito


Tópicos relacionados que mais caem em provas:

  • Teorias contemporâneas da aprendizagem
  • Pratica pedagogica do professor em sala de aula 
  • Teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil 
  • Tendencias liberais 
  • Teorias da aprendizagem e desenvolvimento humano 
  • Pedagogia progressista 
  • Pedagogia não diretiva 
  • Pedagogia nova 
  • Tendências pedagógicas 
  • Pedagogia tradicional 
  • Características da pedagogia tradicional 
  • Psicologia e aprendizagem 
  • Pedagogia tecnicista 
  • Pedagogia renovada 
  • Quais são os tipos de pedagogia?



Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.