Simulado sobre Pedagogia Histórico-Crítica

Nesta postagem você poderá acompanhar um simulado sobre Pedagogia Histórico-Crítica. São questões de provas sobre Pedagogia Histórico-Crítica  sugeridas para estudo, aulas e preparação para concursos públicos. As questões etão com gabarito.

Simulado sobre Pedagogia Histórico-Crítica

Escrevendo - Simulado sobre Pedagogia Histórico-Crítica
by Pixabay

Questões objetivas de Pedagogia Histórico-Crítica


1 - Com relação à Pedagogia Histórico-Crítica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Compreende que a prática pedagógica situa-se no âmbito da violência simbólica, da inculcação ideológica e da reprodução das relações de produção.
( ) Compreende a educação escolar tal como ela se manifesta no presente, mas entendida essa manifestação presente como resultado de um longo processo de transformação histórica.
( ) Entende que a tendência a secundarizar a escola traduz o caráter contraditório que atravessa a educação, a partir da contradição da própria sociedade.
( ) Defende que, para se compreenderem as diferentes modalidades de educação, exige-se a compreensão da escola. Em contrapartida, a escola pode ser compreendida independentemente das demais modalidades de educação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – F – F.
b) F – V – V – F.
c) F – V – V – V.
d) V – F – F – V.
e) F – F – V – V.


14 - (Colombo 2016) Quanto à Pedagogia Histórico-Crítica, é correto afirmar:
a) Revela-se capaz de fazer a crítica do existente, de explicitar os mecanismos do existente, mas não tem proposta de intervenção prática, isto é, faz constatações, mas, mais do que isso, constata que é assim e que não pode ser de outro modo.
b) É dotada de certa homogeneidade, não distinguindo o reprodutivismo do não reprodutivismo; o próprio reprodutivismo é entendido como de inspiração marxista, de caráter dialético, misturando esses enfoques.
c) Entende a prática pedagógica no âmbito da violência simbólica, da inculcação ideológica e da reprodução das relações de produção.
d) Implica a clareza dos determinantes da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação e, consequentemente, como é preciso se posicionar diante das contradições.
e) A tendência liberal renovada centraliza no professor e na sua prática pedagógica a possibilidade de superação das diferenças existentes na sociedade.

14)Sobre os princípios da pedagogia histórico-crítica, considere as alternativas a seguir:
I.  Entende que a escola pode ser instrumento em favor das camadas populares.
II. Os conteúdos são de grande relevância, uma vez que são historicamente acumulados pela humanidade.
III. Deve-se promover a aprendizagem significativa dos conteúdos essenciais para a compreensão da realidade vivida dos educandos.
IV. O aluno desempenha um papel ativo, isto é, participa passivamente do processo de ensino aprendizagem.

 Está (ão) CORRETA(S) a(s):
a) Apenas I.
b) I e IV.
c) I, II e III.
d) Nenhuma das alternativas.


Gabarito das questões sobre Pedagogia Histórico-Crítica


1  C
2  D
3  C



Por blog caderno de educação


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.