Publicidade

Simulado sobre Pedagogia Teorias Pedagógicas

Publicidade

Nesta postagem você poderá acompanhar um simulado sobre Pedagogia Histórico-Crítica. São questões de provas sobre Pedagogia Histórico-Crítica  sugeridas para estudo, aulas e preparação para concursos públicos. As questões etão com gabarito.

Simulado sobre Pedagogia Teorias Pedagógicas

Questões objetivas de Pedagogia Histórico-Crítica

1 - Com relação à Pedagogia Histórico-Crítica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Compreende que a prática pedagógica situa-se no âmbito da violência simbólica, da inculcação ideológica e da reprodução das relações de produção.
( ) Compreende a educação escolar tal como ela se manifesta no presente, mas entendida essa manifestação presente como resultado de um longo processo de transformação histórica.
( ) Entende que a tendência a secundarizar a escola traduz o caráter contraditório que atravessa a educação, a partir da contradição da própria sociedade.
( ) Defende que, para se compreenderem as diferentes modalidades de educação, exige-se a compreensão da escola. Em contrapartida, a escola pode ser compreendida independentemente das demais modalidades de educação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – F – F.
b) F – V – V – F.
c) F – V – V – V.
d) V – F – F – V.
e) F – F – V – V.


2 - (Colombo 2016) Quanto à Pedagogia Histórico-Crítica, é correto afirmar:
a) Revela-se capaz de fazer a crítica do existente, de explicitar os mecanismos do existente, mas não tem proposta de intervenção prática, isto é, faz constatações, mas, mais do que isso, constata que é assim e que não pode ser de outro modo.
b) É dotada de certa homogeneidade, não distinguindo o reprodutivismo do não reprodutivismo; o próprio reprodutivismo é entendido como de inspiração marxista, de caráter dialético, misturando esses enfoques.
c) Entende a prática pedagógica no âmbito da violência simbólica, da inculcação ideológica e da reprodução das relações de produção.
d) Implica a clareza dos determinantes da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação e, consequentemente, como é preciso se posicionar diante das contradições.
e) A tendência liberal renovada centraliza no professor e na sua prática pedagógica a possibilidade de superação das diferenças existentes na sociedade.

3 - Sobre os princípios da pedagogia histórico-crítica, considere as alternativas a seguir:
I.  Entende que a escola pode ser instrumento em favor das camadas populares.
II. Os conteúdos são de grande relevância, uma vez que são historicamente acumulados pela humanidade.
III. Deve-se promover a aprendizagem significativa dos conteúdos essenciais para a compreensão da realidade vivida dos educandos.
IV. O aluno desempenha um papel ativo, isto é, participa passivamente do processo de ensino aprendizagem.

 Está (ão) CORRETA(S) a(s):
a) Apenas I.
b) I e IV.
c) I, II e III.
d) Nenhuma das alternativas.





Escrevendo - Simulado sobre Pedagogia Histórico-Crítica
by Pixabay

Gabarito das questões sobre Pedagogia Histórico-Crítica

1  C
2  D
3  C

Leia também:



Outras questões 


4. (FEPESE) Complete a frase abaixo:

A pedagogia................. , que surge no final dos anos 1970 e início dos 1980, se põe como uma reação de alguns educadores que não aceitam a pouca relevância que a pedagogia libertadora dá ao aprendizado do chamado saber elaborado, historicamente acumulado, que constitui parte do acervo cultural da humanidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a. ( ) tradicional
b. ( )  freinetiana
c. ( )  ambientalista
d. ( )  existencialista
e. (x)  crítico-social dos conteúdos



5. (FEPESE/Chapecó2018) De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, a
aprendizagem ocorre:
a. ( ) De forma natural.
b. ( ) De maneira espontânea.
c. ( ) Sempre de maneira linear.
d. (x) Por meio da mediação.
e. ( ) De maneira intuitiva.


6. (FEPESE/Chapecó2018) Dentre as teorias de educação, quais delas são consideradas Teorias não críticas?

1. Tradicional
2. Nova
3. Histórico-cultural
4. Tecnicista
5. Libertária
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
a. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
b. (x) São corretos apenas os itens 1, 2 e 4.
c. ( ) São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.
d. ( ) São corretos apenas os itens 3, 4 e 5.

e. ( ) São corretos apenas os itens 1, 3, 4 e 5.

7. (FEPESE/Chapecó2018) A teoria Humanista tem como precursor:
a. (x) Carl Rogers.
b. ( ) David Ausubel.
c. ( ) Howard Gardner.
d. ( ) Robert Gagné.
e. ( ) Ivan Pavlov.

Leia também:



Tópicos relacionados que mais caem em provas:

  • Teorias contemporâneas da aprendizagem
  • Pratica pedagogica do professor em sala de aula 
  • Teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil 
  • Tendencias liberais 
  • Teorias da aprendizagem e desenvolvimento humano 
  • Pedagogia progressista 
  • Pedagogia não diretiva 
  • Pedagogia nova 
  • Tendências pedagógicas 
  • Pedagogia tradicional 
  • Características da pedagogia tradicional 
  • Psicologia e aprendizagem 
  • Pedagogia tecnicista 
  • Pedagogia renovada 
  • Quais são os tipos de pedagogia?



Por Blog Caderno de Educação - CDEDU


Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe .
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação - CDEDU visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias públicadas são opinativas, informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar