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Questões sobre Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS - Questões sobre temas transversais com gabarito, simulado diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental. Perguntas e respostas sobre o tema.


Questões sobre Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS
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Questões sobre Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS 



QUESTÃO 01(Fran.Dumont/MG 2016)
O Caderno de Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais trata, entre outros, do tema Conteúdos e assim se expressa: A definição dos conteúdos a serem tratados deve considerar o desenvolvimento de capacidades adequadas às características sociais, culturais e econômicas particulares de cada localidade. Assim, a definição de conteúdos nos Parâmetros Curriculares Nacionais é uma referência suficientemente aberta para técnicos e professores analisarem, refletirem e tomarem decisões, resultando em ampliações ou reduções de certos aspectos, em função das necessidades de aprendizagem de seus alunos.
Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar:
A) A escolha dos conteúdos e a sua organização devem levar em consideração, tanto em sua seleção, quanto em sua extensão e, ainda, em sua profundidade, as particularidades do grupo de alunos a serem atendidos, de forma a propiciar um avanço contínuo na ampliação de conhecimentos.
B) A igualdade de direitos dos alunos requer que, no processo de aprendizagem, os conteúdos sejam tratados da mesma maneira, ainda que em diferentes localidades.
C) A complexidade dos próprios conteúdos e as necessidades de aprendizagens compõem um todo dinâmico de difícil desarticulação para trabalho diferenciado em diferentes realidades.
D) A consciência da importância dos conteúdos para o desenvolvimento de capacidades e a sua vinculação à função social da escola devem conduzir a ação de professores e pedagogos para que sigam, rigorosamente, as indicações curriculares contidas nas normas gerais do Estado e da Nação.

QUESTÃO 02(Fran.Dumont/MG 2016)
Nos termos dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Vol. 3, é CORRETO afirmar:
A) Na reflexão acerca das possibilidades posturais e motoras oferecidas no conjunto das atividades, é desnecessário planejar situações de trabalho voltadas para aspectos mais específicos do desenvolvimento corporal e motor, considerando que as crianças pequenas estão sempre mudando de postura.
B) O professor de crianças pequenas não precisa avaliar constantemente o tempo de contenção motora ou de manutenção de uma mesma postura. A própria criança já o faz instintivamente.
C) As diferentes atividades que ocorrem nas instituições requerem das crianças posturas corporais distintas. Cabe ao professor organizar o ambiente de forma a garantir a postura mais adequada para cada
atividade, não as restringindo a modelos estereotipados.
D) Durante o processo de definição da lateralidade, o professor deve intervir, constantemente, corrigindo quando alguma criança manifestar a preferência pelo uso da mão esquerda, definindo-se como canhota.

QUESTÃO 03(Fran.Dumont/MG 2016)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa 1.º e 2.º ciclos do Ensino Fundamental, discutindo sobre tratamento didático em determinado momento, assim se expressam: No 2.º ciclo, “esperase que o aluno já tenha aprendido a escrever alfabeticamente e já realize atividades de leitura e de escrita com maior independência. [...]. Espera-se que os alunos consigam utilizar autonomamente estratégias de leitura, decifrar, antecipar, inferir, verificar e coordenar, mesmo que com ajuda, os diferentes papéis que precisam assumir ao produzir um texto: planejar, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação.”
Nesse sentido, conforme o documento citado, é INCORRETO afirmar:
A) As propostas de análise e reflexão sobre a língua já podem buscar, a partir desse ciclo, uma maior explicitação de regras de ortografia, acentuação e sistematização de conteúdos de natureza gramatical.
B) Os conteúdos desse ciclo devem continuar sendo selecionados em função das necessidades apresentadas pelos alunos no processo de produção e compreensão de textos.
C) De maneira geral, o segundo ciclo deve caracterizar-se por possibilitar ao aluno, de um lado, maior autonomia na realização de atividades que envolvam conteúdos desenvolvidos no ciclo anterior, e, de outro, introduzir o trabalho com novos e diferentes aspectos relacionados aos usos e formas da língua.
D) Nesse ciclo, o grau de autonomia na realização das atividades já deve ser completo, de forma a dispensar a colaboração de outros ou o monitoramento do professor.

QUESTÃO 04 (Fran.Dumont/MG 2016)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para Matemática no Ensino Fundamental, falando da resolução de problemas, em determinado momento, assim se expressam: Ao colocar o foco na resolução de problemas, o que se defende é uma proposta que poderia ser resumida nos seguintes princípios:
Entre os princípios expressos no citado documento, NÃO se encontra:
A) O problema, certamente, não é um exercício em que o aluno aplica, de forma quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório. Só há problema se o aluno for levado a interpretar o enunciado da questão que lhe é posta e a estruturar a situação que lhe é apresentada.
B) A resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem, pois proporciona o contexto em que se apreendem conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas.
C) O ponto de partida da atividade matemática é a definição, não o problema, pois conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados da forma mais segura para resolvê-las, ou seja, pela estratégia da memorização.
D) O aluno não constrói um conceito em resposta a um problema, mas constrói um campo de conceitos que tomam sentido num campo de problemas. Um conceito matemático se constrói articulado com outros
conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações.


Questão 05 (Cuiabá 2015)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõem como um dos objetivos gerais para o ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:
“saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir conhecimentos”
Assinale a opção que apresenta a atividade que foi planejada para atender a esse objetivo.
(A) Analisar, esteticamente, o poema selecionado.
(B) Revisar a sua própria produção textual.
(C) Resolver os problemas indicados, apresentando duas opções de resolução.
(D) Discutir, em grupo, os resultados das entrevistas realizadas sobre o tema de pesquisa.
(E) Expressar plasticamente os sentimentos experimentados ao
assistirem à peça.


Gabarito


1 A  2 C  3 D  4 C 5D

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