Publicidade

Questões de Teoria Musical, com Gabarito

[FEPESE] 10 Questões de Teoria Musical de Concurso Público

1. (Fepese/2015/SãoJosé) Relacione os termos musicais a seguir com seus conceitos:
Coluna 1 Termos musicais
1. Timbre
2. Melodia
3. Duração
4. Harmonia
Coluna 2 Conceitos
( ) Extensão de um som.
( ) Conjunto de sons dispostos em ordem
simultânea.
( ) “Cor” do som de cada instrumento ou voz.
( ) Conjunto de sons dispostos em ordem
sucessiva.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) 2 • 4 • 3 • 1
b. ( ) 3 • 1 • 4 • 2
c. ( ) 3 • 2 • 1 • 4
d. ( ) 3 • 4 • 1 • 2
e. ( ) 4 • 2 • 3 • 1

2. (Fepese/2015/SãoJosé) Assinale a alternativa correta.
a. ( ) O bemol eleva a nota em dois semitons.
b. ( ) O sustenido eleva a nota em um semitom.
c. ( ) O sustenido abaixa a nota em um semitom.
d. ( ) O dobrado bemol eleva a nota em dois semitons.
e. ( ) O bequadro abaixa a nota natural em um semitom.


3. (Fepese/2015/SãoJosé) Uma semínima pontuada tem a mesma duração que:
a. ( ) 9 fusas.
b. ( ) 3 mínimas.
c. ( ) 6 semicolcheias.
d. ( ) 3 semicolcheias.
e. ( ) 12 semicolcheias.


4. (FEPESE/FLORIANÓPOLIS/2015) Analise as afirmativas abaixo:
1. O intervalo é a distância entre dois sons.
2. As escalas, os modos e os acordes são definidos pelos intervalos entre os sons que os
constituem.
3. Intervalos compostos são aqueles formados por mais de três sons e que podem ser
reduzidos.
4. O intervalo de 4a  aumentada abrange três tons.
5. O intervalo de 6a  maior ao ser invertido transforma-se em um intervalo de 3a  maior.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

5. (FEPESE/FLORIANÓPOLIS/2015) A marcação de compasso, realizada pelo maestro,
serve para indicar os tempos e segue um padrão universal.
Sobre a marcação do compasso quaternário, é correto afirmar:
a. ( ) Marca-se o 1 para baixo, o 2 para dentro, o 3 para fora e o 4 para cima.
b. ( ) Marca-se o 1 para baixo, o 2 para fora, o 3 para dentro e o 4 para cima.
c. ( ) Marca-se o 1 para cima, o 2 para dentro, o 3 para fora e o 4 para baixo.
d. ( ) Marca-se o 1 para baixo, o 2 para fora, o 3 para cima e o 4 para dentro.
e. ( ) Marca-se o 1 para dentro, o 2 para baixo, o 3 para fora e o 4 para cima.

6. (FEPESE/FLORIANÓPOLIS/2015) Articulação é a maneira que o músico executa as
notas musicais. Existem diversos tipos de articulação, cada uma com uma nomenclatura própria. Na regência, o maestro deve indicar, através de seus gestos, a(s) articulação(ões) presente(s) na partitura.
Assinale a alternativa na qual constam somente articulações.
a. ( ) Legato • Staccato • Marcato • Tenuto
b. ( ) Non legato • Vibrato • Staccato • Mordente
c. ( ) Staccato • Moderato • Acelerando • Portato
d. ( ) Marcato • Grupetto • Tenuto • Portamento
e. ( ) Legato • Non legato • Apojatura • Marcato

(FEPESE/FLORIANÓPOLIS/2015) Os sinais de repetição utilizados na música têm
como função evitar a repetição escrita de um trecho na partitura. São sinais de repetição:
a. ( ) Coda • Fine • Mordente
b. ( ) Staccato • Ritornello • Fine
c. ( ) Casa 1 • Da Capo al Fine • Tenuto
d. ( ) Da Capo • Sustenido • Segno
e. ( ) Ritornello • Da Capo • Segno


8. (FEPESE/FLORIANÓPOLIS/2015) Andamento é a indicação da velocidade que se
imprime à execução de um trecho musical.
Assinale a alternativa que corresponde à ordem crescente de andamentos:
a. ( ) Sostenuto • Lento • Presto • Vivo
b. ( ) Grave • Andantino • Adagio • Vivo
c. ( ) Largo • Adagio • Moderato • Allegro
d. ( ) Andante • Adagio • Allegro • Allegretto
e. ( ) Larghetto • Presto • Andantino • Maestoso


9. (FEPESE/FLORIANÓPOLIS/2015) Relacione o número e tipo de acidentes da armadura
de clave indicadas na coluna 2 com cada uma das tonalidades indicadas na coluna 1.
Coluna 1 Tonalidades
1. Ré Maior
2. Si Maior
3. Ré menor
4. Lá bemol Maior
5. Dó menor

Coluna 2 Número e tipo de acidentes
( ) 5 sustenidos
( ) 4 bemóis
( ) 2 sustenidos
( ) 3 bemóis
( ) 1 bemol

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) 1 • 4 • 5 • 2 • 3
b. ( ) 2 • 3 • 1 • 5 • 4
c. ( ) 2 • 4 • 1 • 5 • 3
d. ( ) 3 • 2 • 4 • 1 • 5
e. ( ) 5 • 3 • 1 • 2 • 4

10. FEPESE/Palhoça) Relacione as cifras (Coluna 1) com as suas respectivas nomenclaturas (Coluna 2).
Coluna 1 Cifras
1. D7
2. Dm7
3. C#7M
4. Eb
5. F5+

Coluna 2 Nomenclaturas
( ) Mi bemol.
( ) Ré menor com sétima menor.
( ) Fá maior com quinta aumentada.
( ) Ré maior com sétima menor.
( ) Dó sustenido maior com sétima maior.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) 2 • 4 • 1 • 3 • 5
b. ( ) 3 • 1 • 5 • 2 • 4
c. ( ) 4 • 2 • 5 • 1 • 3
d. ( ) 4 • 3 • 2 • 5 • 1
e. ( ) 5 • 4 • 1 • 2 • 3
[FEPESE] 10 Questões de Teoria Musical de Concurso Público

Gabarito das questões

D
B
C
A
A
A
E
C
C
C


Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.


0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar