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+100 Exercícios de História para Ensino Fundamental e Médio, com Gabarito

 +100 Exercícios de História para Ensino Fundamental e Médio

Confira esta relação de exercícios de história sobre várias unidades temáticas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio:

Para acessar os Exercícios de História clique no Link do assunto desejado.


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Resumos de História
  1. Resumo Sobre A idade média- Período Medieval
  2. Resumo sobre Astecas
  3. Resumo sobre Feudalismo
  4. Resumo Sobre a Pré-História
  5. Resumo Sobre A Grécia Antiga
  6. Resumo Sobre A Revolução Russa 
  7. Resumo sobre a Revolução Francesa
  8. Resumo sobre Iluminismo: 25 Pensadores
  9. Resumo sobre a Revolução Industrial
  10. Resumo sobre Globalização
  11. Resumo sobre a Segunda Guerra Mundial
  12. Resumo sobre a Guerra Fria
  13. Resumo sobre a Primeira Guerra Mundial
  14. Resumo sobre a França: Geografia, História e Cultura
  15. Resumo sobre o sistema Político Suíço
  16. Resumo de História sobre Desembarque na Normandia - Dia D
  17. Resumo de História sobre O Panteão Egípcio
  18. Resumo de História sobre a Idade da Pedra: Fogo e Ferramentas - Pré-História
  19. Resumo sobre a Rússia: Características Gerais, Culturais, Sociais, Geográficas, Econômicas Resumo de História sobre Egito Antigo: A Vida ao longo do Nilo
  20. Resumo sobre Sócrates
  21. Resumo sobre o Renascimento
  22. Resumo sobre Romantismo

Conteúdo de História com base na BNCC


HISTÓRIA – 6º ANO
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
História: tempo, espaço e formas de registros
A questão do tempo, sincronias e diacronias:reflexões sobre o sentido das cronologias
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas
(pré-colombianos)
Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais
O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma
Lógicas de organização política As noções de cidadania e política na Grécia e em
Roma
• Domínios e expansão das culturas grega e romana
• Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação
dessa forma de organização política As diferentes formas de organização política
na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias
A passagem do mundo antigo para o mundo medieval
A fragmentação do poder político na Idade Média
O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio
Trabalho e formas de organização social e cultural
Senhores e servos no mundo antigo e no medieval 
Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa
medieval e África)
Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval
O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média
O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval
Exercícios de História

HABILIDADES
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização
dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das
fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua
historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
(EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos
de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a
natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no
Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e
na tradição oral dessas sociedades.
(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais
e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição
ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
(EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas
transformações políticas, sociais e culturais.
(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e
políticas nos períodos monárquico e republicano.
(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e
Roma antigas.
(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas
de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre
populações em diferentes tempos e espaços.
(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no
Mediterrâneo e seu significado.
(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização
do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as
relações entre senhores e servos.
(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
(EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no
período medieval.
(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e
nas sociedades medievais.

HISTÓRIA – 7º ANO
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias
A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História
A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na
emergência do mundo moderno
Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial
Humanismos, Renascimentos e o Novo
Mundo
Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo
Renascimentos artísticos e culturais
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada
As descobertas científicas e a expansão marítima
A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano
A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os
conflitos na Europa
A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação
A estruturação dos vice-reinos nas Américas
Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa
Lógicas comerciais e mercantis da modernidade
As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto Oriental
As lógicas internas das sociedades africanas
As formas de organização das sociedades ameríndias
A escravidão moderna e o tráfico de escravizados
A emergência do capitalismo

HABILIDADES
(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com
base em uma concepção europeia.
(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa,
da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que
ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas
antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o
desenvolvimento de saberes e técnicas.
(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e
analisar seus significados.
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos
culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
(EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas
principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
(EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da
conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as
populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
(EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as
dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
(EF07HI11) Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por
meio de mapas históricos.
(EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas,
considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no
mundo atlântico.
(EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e
analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao
escravismo antigo e à servidão medieval.
(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas
diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas
africanas de procedência dos escravizados.
(EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.

HISTÓRIA – 8º ANO
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
A questão do iluminismo e da ilustração
As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo
Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas
Revolução Francesa e seus desdobramentos
Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana
Os processos de independência nas Américas
Independência dos Estados Unidos da América
Independências na América espanhola
• A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e
desdobramentos: o caso do Haiti
Os caminhos até a independência do Brasil
A tutela da população indígena, a escravidãodos negros e a tutela dos egressos da escravidão

HABILIDADES
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e
discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
(EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e
analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos,
produtos e culturas.
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus
desdobramentos na Europa e no mundo.
(EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as
temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
(EF08HI06) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o
entendimento de conflitos e tensões.
(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de
independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
(EF08HI08) Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas
revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
(EF08HI09) Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
(EF08HI10) Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento
da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
(EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e
étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte
portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e
comparar as formas de governo neles adotadas.
(EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na
sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de
preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e
nas Américas.

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
O Brasil no século XIX Brasil: Primeiro Reinado
O Período Regencial e as contestações ao poder central
O Brasil do Segundo Reinado: política e economia
• A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado
• Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai
O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e
políticas migratórias no Brasil Imperial
Políticas de extermínio do indígena durante o Império
A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o
Romantismo no Brasil
Configurações do mundo no século XIX Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias
Uma nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias
africanas e asiáticas nas dinâmicas globais
Os Estados Unidos da América e a América
Latina no século XIX
O imperialismo europeu e a partilha da África eda Ásia
Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo
O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas
de integração e destruição de comunidades e povos indígenas
A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória

HISTÓRIA – 8º ANO (Continuação)

HABILIDADES
(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas
políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas
rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
(EF08HI17) Relacionar as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras, com
as tensões e conflitos durante o Império.
(EF08HI18) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do
Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.
(EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base
na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os
legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
(EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o
Império.
(EF08HI22) Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das
identidades no Brasil do século XIX.
(EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no
contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
(EF08HI24) Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do
continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais
na forma de organização e exploração econômica.
(EF08HI25) Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da
América e a América Latina no século XIX.
(EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência
ao imperialismo na África e Ásia.
(EF08HI27) Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus
impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.

HISTÓRIA – 9º ANO
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX
Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo
A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos
A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição
Os movimentos sociais e a imprensa negra;a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações
Primeira República e suas características Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930
O período varguista e suas contradições
A emergência da vida urbana e a segregação espacial
O trabalhismo e seu protagonismo político
A questão indígena durante a República (até 1964)
Anarquismo e protagonismo feminino
Totalitarismos e conflitos mundiais O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial
A questão da Palestina
A Revolução Russa
A crise capitalista de 1929
A emergência do fascismo e do nazismo
A Segunda Guerra Mundial
Judeus e outras vítimas do holocausto
O colonialismo na África
As guerras mundiais, a crise do colonialismo e o advento dos nacionalismos africanos e asiáticos
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos Direitos Humanos

HABILIDADES
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e
políticos da emergência da República no Brasil.
(EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando
particularidades da história local e regional até 1954.
(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira
pós-abolição e avaliar os seus resultados.
(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação
econômica, política e social do Brasil.
(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e
avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
(EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no
Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
(EF09HI07) Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as pautas dos
povos indígenas, no contexto republicano (até 1964), e das populações afrodescendentes.
(EF09HI08) Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da
diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de
abordagem em relação ao tema.
(EF09HI09) Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de
movimentos sociais.
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes
conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
(EF09HI11) Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e
seu significado histórico.
(EF09HI12) Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia
global.
(EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo,
a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).
(EF09HI14) Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e
asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.
(EF09HI15) Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas
(ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização.
(EF09HI16) Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos
fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a
defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946
O Brasil da era JK e o ideal de uma nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos
em um país em transformação
Os anos 1960: revolução cultural?
A ditadura civil-militar e os processos de resistência
As questões indígena e negra e a ditadura
O processo de redemocratização
A Constituição de 1988 e a emancipação dascidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens
etc.)
A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989
aos dias atuais
Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira
A questão da violência contra populações marginalizadas
O Brasil e suas relações internacionais na era da globalização

HISTÓRIA – 9º ANO (Continuação)

HABILIDADES
(EF09HI17) Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a
partir de 1946.
(EF09HI18) Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos
na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.
(EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil
e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de
violação dos direitos humanos.
(EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade
brasileira durante a ditadura civil-militar.
(EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de
contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
(EF09HI22) Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período
ditatorial até a Constituição de 1988.
(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e
relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas
formas de preconceito, como o racismo.
(EF09HI24) Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos
dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores
democráticos.
(EF09HI25) Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da
sociedade civil após 1989.
(EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas
(negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de
consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.
(EF09HI27) Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil
a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização.

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
A história recente A Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos
A Revolução Chinesa e as tensões entre China e Rússia
A Revolução Cubana e as tensões entre Estados
Unidos da América e Cuba
As experiências ditatoriais na América Latina
Os processos de descolonização na África e na Ásia
O fim da Guerra Fria e o processo de globalização
Políticas econômicas na América Latina
Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo
Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade
As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional,
nacional e internacional

HISTÓRIA – 9º ANO (Continuação)

HABILIDADES
(EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões
geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
(EF09HI29) Descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus
procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de
movimentos de contestação às ditaduras.
(EF09HI30) Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com
especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as
reformas econômicas e sociais e seus impactos.
(EF09HI31) Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia.
(EF09HI32) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização,
considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.
(EF09HI33) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo
desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
(EF09HI34) Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América
Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
(EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na
contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos
e culturas.
(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no
início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência



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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.