Publicidade

Exercícios de História sobre as Civilizações da Antiguidade


Exercícios sobre as Civilizações da Antiguidade Hebraica e Egípcia para o Ensino Médio e Ensino Fundamental. Matéria relacionada com as primeiras civilizações consideradas antigas como Egito e mesopotâmia que caracterizam grandes civilizações antigas da história.

Exercícios de História sobre as Civilizações da Antiguidade

Hebraica


1. Sobre as civilização da antiguidade é INCORRETO afirmar que:
a) Na maioria das civilizações da Antiguidade, as religiões eram politeístas, 
b) Essas civilizações fundamentavam-se na crença em dezenas de divindades ligadas à agricultura, à fertilidade, etc.
c) Na Hebraica, no entanto, sobreviveu a crença em um único Deus, que não podia ser representado por estátuas 
xd) O nome de Deus da religião hebraica, por sua santidade, podia e deveria ser pronunciado em alto e bom som para todos ouvirem

2. O monoteísmo foi base da religião

xa) Hebraica  

b) Mitologia Grega
c) Egípcia
d) Oriental



Pirâmides - Civilizações da Antiguidade
Pirâmides do Egito - By Pixabay



Egípcia


3. Sobre o Egito assinale a alternativa ERRADA
a) Algumas das civilizações da Antiguidade Oriental são conhecidas como “potâmicas”
b) Nas civilizações potâmicas o seu desenvolvimento dependente de grandes rios. 
xc)  As civilizações potâmicas por seu caráter nômade
d) Uma civilização que pode ser considerada potâmica é a Egípcia

4. Algumas das sociedades da Antiguidade, entre as quais a egípcia, surgiram em uma região do Oriente Médio
I. caracterizada pela presença de grandes rios, cujos vales apresentavam solos férteis propícios para a prática da agricultura. 
II. O nome pelo qual é conhecida essa região é o Crescente Fértil

Os itens acimas está(ão)


xa) Corretos I e II

b) Errados I e II
c) Correto somente I
d) Errado somente I

5. Analise os itens
I. No Egito Antigo, o sistema hieroglífico era uma das formas mais usadas. 
II. Na Mesopotâmia, aprendia-se o que chamamos de cuneiforme que era o sistemas de escrita do Antigo Egito e de povos da Mesopotâmia.

Está(ão) Correto(s)


a) Somente I

xb) I e II
c) Somente II
d) nenhum

01. Kwame Nkrumah era o líder do Bloco de Casablanca (capital do Reino de Marrocos) – onde se realizou a primeira reunião dos Chefes dos Estados africanos – que dava primazia à libertação da África e à construção da unidade do continente africano.
Também integraram este bloco:
xA) Sekou Touré, Modibo Keita, Julius Nyerere.
B) Leopold Senghor, Mamadou Dia, Sekou Touré.
C) Frantz Fanon, Sekou Touré, Felix Houphouet Boigny.
D) Felix Houphouet Boigny, Hailé Selasié, Sekou Touré.
E) Sekou Touré, Cheikh Antah Diop, Leopold Senghor.


02. (IF/PB 2014)Tradicionalmente, a civilização egípcia foi situada por pesquisadores e historiadores no chamado Oriente Próximo, em um esforço para identificá-la mais com povos levantinos e mesopotâmicos do que com povos do continente africano. Com relação a tais povos da Antiguidade, assinale (V) para
Verdadeiro ou (F) para Falso:
( ) O Egito mantinha relações com povos da região da Núbia que viviam ao sul da primeira catarata do Nilo, região que era conhecida como “o país do ouro”.
( ) O reino de Kush reforçou sua autonomia política frente ao Egito faraônico devido à invasão dos hicsos, durante o final do Antigo Império.
( ) Os assírios invadiram o Egito durante o período de declínio do Novo Império, mas sua suserania foi eliminada pelos próprios egípcios, que os venceram posteriormente.
( ) O reino de Kush enfraqueceu-se bastante por volta do século III, tornando-se alvo da conquista de povos vizinhos.
A sequência CORRETA é:
a) V F V F
b) F F V V
c) V V F F
d) F V F V
Xe) V F V V

03. A Mesopotâmia foi o espaço geográfico que na Antiguidade abrigou as primeiras civilizações de que se tem conhecimento: Primeiro os sumérios e na sequência os acádios, os amoritas (amorritas), assírios e os caldeus. Sobre tais civilizações mesopotâmicas, são apresentados os itens a seguir, que podem ser
verdadeiros ou falsos. Leia-os atentamente e responda ao que se pede.
I – Os povos mesopotâmicos tiveram que fazer frente às condições naturais da região, como as inundações nos vales e o clima seco, para propiciar a garantia de suas necessidades de sobrevivência. Diques e barragens foram construídos, bem como canais de irrigação para levar água de rios como o Tigre, o Eufrates, o Jordão e o Indo, para lugares mais distantes, destinados ao cultivo agrícola.
II – Durante o Domínio babilônio, no governo do rei Hamurábi, consagrou-se a divisão da sociedade em três grandes categorias: awilum, muschkenum e escravos. A categoria dos mushkenum era representada pelos homens livres de média posição, que trabalhavam como servidores nos palácios, artesãos ou pequenos comerciantes.
III – O domínio neobabilônico (assírio) sobre a Mesopotâmia não durou muito tempo. Em 1509 a.C. os babilônios (acádios), conquistaram as cidades-estados, integrando-as ao seu império.
IV – O artesanato e o comércio mesopotâmicos atingiram um alto grau de desenvolvimento, com seus negociantes organizando caravanas que iam do norte da África para o sudoeste da Europa, buscando ou levando produtos, como lã, tecidos, cevada e minerais, entre outras mercadorias.
V – Para alcançar as vantagens terrenas, os mesopotâmicos submetiam-se aos rituais religiosos, comandados pelos sacerdotes, os quais faziam dos templos o centro de toda religiosidade. Estes Templos podiam abrigar também o celeiro e as oficinas, integrando, inclusive, a torre do zigurate.

Assinale a alternativa:
a) Se somente o item I for verdadeiro.
Xb) Se somente os itens II e V forem verdadeiros.
c) Se os itens II, III, IV e V forem verdadeiros.
d) Se somente o item V for verdadeiro.
e) Se os itens I, II e V forem falsos. 

Fonte: FEPESE



Por Blog Caderno de Educação


CompartilheCompartilheCompartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias públicadas são opinativas, informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar