Publicidade

Exercícios de História sobre a Belle Époque (Bela Época), com gabarito

 

Exercícios de História sobre a Belle Époque (Bela Época), com gabarito



1. Sobre a Belle Époque é INCORRETO afirmar que:

a) “Belle Époque”, do francês “bela época”

b) foi um período de grandes guerras exceto em Paris

c) Ocorre aproximadamente entre 1871 até 1914

d) Paris era o núcleo da Belle Époque Mundial.

2. Não é uma das Características da Belle Époque são

a) Estilo de vida boêmio e otimista, com destaque para a França, a qual se tornou o centro Global de toda influência educacional, científica, médica e artística.

b) As políticas de saneamento público e urbanização de Haussmann – que renovaram Paris (drasticamente) sob os preceitos dos saberes médicos-higienistas e reduziram as taxas de mortalidade, tornando aquela um modelo para o Mundo; 

c) os cabarés, como o Moulin Rouge; a Torre Eiffel (1889); o Casino de Paris (1890); o Metrô de Paris, etc.

d) A Semana de Arte Moderna no Brasil

3. Sobre A Belle Époque brasileira assinale a alternativa ERRADA

a) também conhecida como Belle Époque Tropical e Era Dourada, 

b)  Foi um período de cultura cosmopolita, de mudanças nas artes, na cultura, na tecnologia e na política do Brasil caracterizado pelo desenvolvimentismo de Getúlio Vargas

c) A Belle Époque, no Brasil se deu, principalmente, nas regiões mais prósperas do país na época: a região do ciclo da borracha (Amazonas e Pará), a região cafeeira (São Paulo e Minas Gerais) e as três principais cidades coloniais brasileiras (Recife, Rio de Janeiro e Salvador).

d) No Rio de Janeiro, houve profundas mudanças sociais em sua paisagem urbana

4. Ainda na França surgiram o pneumático de borracha removível de Edouard Michelin (1890), o Peugeot Tipo 3 (1891), a primeira força aérea nacional (1910), a indústria cinematográfica de Auguste e Louis Lumière, dentre outras.

4) Qual dos artistas abaixo não é um destaque da Belle Époque

a) Odilon Redon (1840-1916), 

b) Émile Zola (1840-1902)

c) Henri Rousseau (1844-1910), 

d) Marilyn Monroe (1926- 1962)


5) Analise os itens

I. A Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa, que começou no fim do século XIX, com o final da Guerra Franco-Prussiana, em 1871, e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914.

II.  A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.

Está(ão) Correto(s)

a) Somente I

b) Somente II

c) I e II

d) Nenhum dos itens


6) Na Grã-Bretanha, a Belle Époque coincidiu com

a) a Era Vitoriana tardia e a Era Eduardiana. 

b) o início da Era Vitoriana, somente.

c) a Era Elisabetana

d) o início do reinado de Vítor Emanuel III


7) Na Belle Époque o Brasil 

a) Comemorava e Independência da República

b) Vivia os anos finais do Império e os primeiros anos da República.

c) Consagrava a aclamação de D. João VI

d) Vivia a redemocratização


8) Pode ser considerado símbolo progressista da Belle Époque.

a) James Watson e a Máquina a Vapor

b) A chegada do Homem a Lua

c) O Ford T, um carro "bom e barulhento"

d) Desenvolvimento da Bomba Nuclear


9) Sobre a Belle Époque é INCORRETO afirmar que

a) Inovações tecnológicas como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, inspiravam novas percepções da realidade. 

b) Com seus cafés-concertos, balés, óperas, livrarias, teatros, boulevards e alta costura. Paris, a Cidade Luz, era considerada o centro produtor e exportador da cultura mundial. 

c) O estilo chamado art nouveau ("arte nova" em português) foi típico da Belle Époque. 

d) No fim do século XIX com as imigrações para áreas rurais era possível encontrar a fusão dos elementos rurais e urbanos nos movimentos da Belle Époque

10) Analise os itens:

I. A indústria do divertimento (parque de diversão e cinema) foi possível devido ao desenvolvimento da eletricidade e a diminuição da jornada de trabalho, fazendo com que os operários tivessem mais horas livres para o lazer. 

II. Os parques e os cinemas transformaram-se em entretenimento de massa, por ter ingressos baratos e provocarem um desprendimento momentâneo da realidade cotidiana das pessoas.

Está(ão) Correto(s)

a) Somente I

b) Somente II

c) I e II

d) Nenhum dos itens


Exercícios de História sobre a Belle Époque (Bela Época), com gabarito

Gabarito dos Exercícios de História sobre a Belle Époque (Bela Época)


1.B
2.D
3.B
4.D
5.C
6.A
7.B
8.C
9.D
10.C





Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar