Título: Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Fonte: Domínio Público
Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis
Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim, de março a dezembro de 1881, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro, pela então Tipografia Nacional. (Wikipedia)Publicado em 1881, aborda as experiências de um filho abastado da elite brasileira do século XIX, Brás Cubas. Começa pela sua morte, descreve a cena do enterro, dos delírios antes de morrer, até retornar a sua infância, quando a narrativa segue de forma mais ou menos linear – interrompida apenas por comentários digressivos do narrador.

Veja também:
- A Escrava Isaura Bernardo Guimarães
- O triste fim de Policarpo Quaresma Afonso Henriques de Lima Barreto
- Amor de Perdição Camilo Castelo Branco
- Os Sertões Euclides da Cunha
- O Príncipe Nicolau Maquiavel (Niccolò Machiavelli)
- Os Lusíadas Luís Vaz de Camões
- Arte Poética Aristóteles
- Édipo-Rei Sófocles
- Lucíola José de Alencar
- Manifesto Comunista Friedrich Engels
Memórias Póstumas de Brás Cubas retrata a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época, chegando a criar, inclusive, uma nova filosofia, mais bem desenvolvida posteriormente em Quincas Borba (1891) — o Humanitismo, sátira à lei do mais forte.
Críticos escrevem que, com esse romance, Machado de Assis precedeu elementos do Modernismo e do realismo mágico de escritores como Jorge Luis Borges e Julio Cortázar, e, de fato, alguns autores chamam-na "primeira narrativa fantástica do Brasil"
Caderno de Educação
Confira:



Compartilhe em sua s Redes Sociais!
Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.
Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios
0 comentários:
Postar um comentário