Publicidade

Resenha do Livro Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis | Livros para ENEM e Vestibular

Título:  Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autor: Machado de Assis

Categoria: Literatura

Idioma:   Português

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis

Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim, de março a dezembro de 1881, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro, pela então Tipografia Nacional. (Wikipedia)

Publicado em 1881, aborda as experiências de um filho abastado da elite brasileira do século XIX, Brás Cubas. Começa pela sua morte, descreve a cena do enterro, dos delírios antes de morrer, até retornar a sua infância, quando a narrativa segue de forma mais ou menos linear – interrompida apenas por comentários digressivos do narrador.


  Memórias Póstumas de Brás Cubas retrata a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época, chegando a criar, inclusive, uma nova filosofia, mais bem desenvolvida posteriormente em Quincas Borba (1891) — o Humanitismo, sátira à lei do mais forte. 

Críticos escrevem que, com esse romance, Machado de Assis precedeu elementos do Modernismo e do realismo mágico de escritores como Jorge Luis Borges e Julio Cortázar, e, de fato, alguns autores chamam-na "primeira narrativa fantástica do Brasil"

O romance é uma narrativa póstuma, contada por Brás Cubas, um defunto autor, que decide escrever suas memórias do além-túmulo. A obra é um marco do Realismo no Brasil e se destaca pela narrativa inovadora, pelo humor ácido e pela crítica social e filosófica.

Enredo


A história é narrada em primeira pessoa por Brás Cubas, um aristocrata brasileiro já falecido que decide relatar sua vida e suas observações sobre a sociedade após a morte. O protagonista é um anti-herói, egoísta, cínico e irônico, que utiliza suas memórias como uma forma de exibir seu sarcasmo e sua perspicácia.

O enredo aborda a vida de Brás Cubas, suas relações com a sociedade carioca da época, suas frustrações amorosas e suas reflexões filosóficas. Um dos pontos altos do romance é o relacionamento de Brás Cubas com Virgília, uma mulher casada por quem ele se apaixona, explorando temas como adultério e hipocrisia.

Temas Centrais


Crítica Social: A obra de Machado de Assis é uma crítica mordaz à sociedade brasileira do século XIX, revelando as contradições, a hipocrisia e a moralidade duvidosa das classes dominantes.

Morte e Finitude: A narrativa póstuma permite ao autor explorar temas como a morte, a finitude da vida e a efemeridade da existência humana.

Anti-Herói: Brás Cubas é um anti-herói memorável da literatura, um personagem egoísta e complexo que desafia as convenções literárias tradicionais.

Estilo e Narrativa


Machado de Assis utiliza um estilo de escrita refinado e irônico. A estrutura do romance é não linear, com digressões, comentários do autor e capítulos curtos, quebrando a linearidade narrativa tradicional.

Conclusão


"Memórias Póstumas de Brás Cubas" é uma obra-prima que transcende seu tempo e continua a ser uma das mais importantes da literatura brasileira. Machado de Assis, com sua narrativa ousada e provocativa, cria um retrato afiado da sociedade carioca do século XIX, revelando a mesquinhez e a hipocrisia das classes dominantes.

Através do personagem Brás Cubas, o autor explora questões existenciais, morais e filosóficas, convidando o leitor a refletir sobre a vida, a morte e a natureza humana. O humor ácido e a narrativa inovadora tornam a leitura cativante e desafiadora.

"Memórias Póstumas de Brás Cubas" é uma leitura essencial para quem deseja explorar a genialidade de Machado de Assis e a complexidade da literatura realista brasileira. É uma obra que enriquece o entendimento da sociedade brasileira do século XIX e, ao mesmo tempo, permanece universal em sua abordagem de temas humanos fundamentais

  Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis  


Veja também:


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.