Publicidade

Resenha do Livro: Lucíola de José de Alencar

Título:    Lucíola

Autor:    José de Alencar 

Categoria:    Literatura

Idioma:    Português

Resenha do Livro "Lucíola" de José de Alencar


Foi o ficcionista que mais agradou o gosto do publico burguês, consolidando o romance nacional brasileiro.
Retratou posturas políticas e burguesas em sintonia com a mentalidade de homem conservador em todos os parâmetros: monarquista, escravocrata, político (senador do império de Pedro II), proprietário de terras

Lucíola é o quinto romance do escritor brasileiro José de Alencar, publicado em 1862. Com a publicação de Lucíola, inicia Alencar a sua série de "Perfis de Mulher", romances em que estuda caracteres femininos, torturados por contradições e antagonismo psicológicos; fazem parte da trilogia também Diva (1864) e Senhora (1875). (Wikipedia)

Lucíola  é  o     primeiro     dos   livros urbanos      de   José   de Alencar que   formaram      a trilogia chamada     por   ele    de "perfis de mulheres",     que   se   completa   com   Diva e Senhora. Tem características    marcantes     do    Romantismo,     como       a exaltação do        amor,     o      Sentimentalismo melancólico e o subjetivismo.

LUCÍOLA, publicado em 1862, é um romance de amor bem ao sabor do Romantismo, muito embora uma ou outra manifestação do estilo Realista aí se faça presente. Trata-se de um romance de "primeira pessoa", ou seja, o narrador da história é um personagem importante da mesma, Paulo Silva. E ele a narra em cartas dirigidas a uma senhora, G. M. (pseudônimo de Alencar), que as publica em livro com o título de LUCÍOLA.

Contexto Histórico e Literário:


"Lucíola" faz parte do movimento literário romântico brasileiro, caracterizado pela ênfase nas emoções, subjetividade e idealização do amor.
O romance é ambientado no Rio de Janeiro do século XIX, durante o Segundo Reinado, um período marcado por transformações sociais e políticas no Brasil.
Enredo:

O protagonista da história, Paulo, é um homem jovem e bem-sucedido que vive uma vida regida por suas paixões e desejos.
Ele conhece a misteriosa e sedutora Lúcia, que adota o nome de Lucíola, e se apaixona profundamente por ela.
Lucíola é uma cortesã, o que cria um conflito moral no protagonista, já que sua sociedade condena relacionamentos com mulheres dessa classe.
O romance aborda temas como amor, moralidade, hipocrisia social e redenção.

Personagens:


Paulo, o narrador e protagonista, é um personagem complexo que passa por uma jornada de autodescoberta.
Lucíola é uma figura enigmática, sedutora e, ao mesmo tempo, vulnerável, que desperta intensas emoções em Paulo.
Outros personagens, como Tia Emília e Castro, desempenham papéis significativos na trama, contribuindo para o desenvolvimento da história.

A Dualidade Humana:


O romance explora a dualidade da natureza humana, retratando personagens que lutam entre seus desejos e valores morais.
Paulo é um exemplo dessa dualidade, pois é um homem culto e respeitado em sociedade, mas também é dominado por suas paixões e impulsos.

Conclusão:

"Lucíola" é uma obra que retrata de forma sensível e profunda os conflitos emocionais e morais enfrentados por seus personagens. José de Alencar constrói uma narrativa envolvente que mergulha nas complexidades do amor, da redenção e da hipocrisia social. A personagem Lucíola, com sua aura misteriosa, representa tanto a tentação quanto a possibilidade de redenção para o protagonista. Esse romance continua a ser relevante pela sua exploração das contradições humanas e da sociedade brasileira da época. "Lucíola" é uma leitura cativante que convida os leitores a refletir sobre a natureza da paixão e da moralidade.





ROMANCES URBANOS - retratam os costumes da sociedade carioca do Segundo Reinado. (Os heróis e heroínas deste romance faziam ou não parte desta sociedade e tinham que superar várias barreiras para a felicidade e a realização do amor e do casamento) 
Lucíola, Diva, Senhora, A Viuvinha, todos de José de Alencar; A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; O Seminarista de Bernardo Guimarâes e Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.




Veja também:


Fonte Domínio Público


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.