Publicidade

Resenha do Livro "Édipo-Rei" de Sófocles

Título:    Édipo-Rei

Autor:    Sófocles   

Categoria:    Literatura

Idioma:   Português-Traduzido

Resenha do Livro "Édipo-Rei" de Sófocles

É conhecido por uma variedade de títulos, incluindo Édipo Rei e Édipo Tyrannus . 

Sófocles primeiro produziu a peça em Atenas por volta de 430 aC na Grande Dionísia, um festival religioso e cultural realizado em honra do deus Dionísio, onde ganhou o segundo prêmio. 

Na peça Édipo, rei de Tebas, ao ouvir que sua cidade está sendo devastada pelo fogo e pela peste, envia seu cunhado Creon para encontrar um solução do Oráculo de Apolo em Delfos. Quando Creonte retorna, Édipo começa a investigar a morte de seu predecessor, Laius, e descobre por vários meios que ele mesmo foi quem matou Laius sem saber e depois casou com sua própria mãe, Jocasta. 

Jocasta comete suicídio, Édipo se cega, se despede de seus filhos, e é levado embora.


"Édipo-Rei" é uma das mais famosas tragédias gregas escritas pelo dramaturgo Sófocles por volta de 429 a.C. A peça faz parte de uma trilogia, sendo a primeira delas, seguida por "Antígona" e "Édipo em Colono". Ela aborda temas complexos, como destino, livre-arbítrio, cegueira e identidade, e permanece como uma das obras mais influentes da literatura clássica.

Enredo:

A história gira em torno de Édipo, o protagonista, que, após receber um terrível destino de profecia, sai de sua cidade natal, Corinto, para evitar a concretização da previsão de que mataria o próprio pai e se casaria com a mãe. Ele acaba em Tebas, onde, sem saber, cumpre inadvertidamente a profecia ao matar um homem mais velho em um confronto na estrada e, posteriormente, casar-se com a rainha viúva, Jocasta. Ao longo da trama, Édipo busca desvendar a verdade sobre sua origem e seu destino trágico.

O Destino e o Livre-Arbítrio:

A peça levanta questões profundas sobre o conceito de destino versus livre-arbítrio. Édipo luta contra a profecia que parece se cumprir inevitavelmente, mas, ao fazê-lo, acaba realizando as ações que tentou evitar. Isso coloca em xeque a capacidade do homem de controlar seu destino.

Cegueira e Ignorância:

A cegueira é um tema recorrente em "Édipo-Rei", tanto no sentido físico quanto no simbólico. A tragédia culmina com Édipo arrancando os próprios olhos ao descobrir a verdade sobre seu passado e a natureza de seus atos. Isso representa a transição da ignorância para o conhecimento, bem como a punição autoinfligida pelo protagonista.

Complexidade dos Personagens:

Os personagens de "Édipo-Rei" são profundamente complexos. Édipo é um herói trágico que luta contra seu destino, mas também comete atos terríveis. Jocasta, sua esposa e mãe, é uma figura trágica que tenta proteger sua família enquanto lida com seu próprio passado obscuro. O coro da peça serve como um observador e comentarista da ação, representando a voz do povo de Tebas.

Alguns Personagens
Édipo: rei de Tebas Sacerdote: o sumo sacerdote de Tebas 
CREON: Cunhado de Édipo 
TEIRESIAS: um velho profeta cego 
MENINO: atendente em Teiresias 
JOCASTA: esposa de Édipo, irmã de Creonte 
MENSAGEIRO: um velho 
SERVENTE: um velho pastor 
SEGUNDO MENSAGEIRO: um servo de Édipo 
ANTÍGONE: filha de Édipo e Jocasta, uma criança 
ISMENE: filha de Édipo e Jocasta, uma criança 

Conclusão:

"Édipo-Rei" é uma obra-prima da literatura grega antiga que continua a ser estudada e encenada nos dias de hoje. Ela aborda questões filosóficas atemporais, como destino, livre-arbítrio e a busca pela verdade, de uma maneira que mantém seu poder e relevância. A complexidade dos personagens, a rica simbologia e a narrativa envolvente fazem desta tragédia de Sófocles uma leitura fascinante e provocativa para todos aqueles interessados na condição humana e nas complexidades da existência. "Édipo-Rei" é uma obra que nos lembra da inevitabilidade da tragédia na vida e da complexidade de nossas escolhas e ações.
Livro: Édipo-Rei de Sófocles | Baixar em PDF

Veja também:


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.