Publicidade

Resumo de Novela: Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco


Título:
Amor de Perdição

Autor: Camilo Castelo Branco

Categoria: Literatura

Idioma: Português

Livro Amor de Perdição de Camillo Castello Branco

Novela: Amor de Perdição Camilo Castelo Branco


A novela Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, atingiu grande popularidade entre o público português do século XIX

A ação da narrativa centra-se no triângulo amoroso constituído por Simão, Teresa e Mariana.


Publicidade
"Amor de Perdição" é uma das obras mais conhecidas do autor português Camilo Castelo Branco. Publicada em 1862, a novela é um exemplo clássico do romantismo literário em Portugal e é considerada uma das melhores histórias de amor trágico da literatura lusófona. Aqui está um resumo da trama:

A história se passa no início do século XIX e gira em torno do amor proibido entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque. Simão pertence à família Botelho, que é inimiga jurada da família Albuquerque devido a antigas rivalidades familiares. Apesar da rivalidade entre suas famílias, Simão e Teresa se apaixonam profundamente um pelo outro.

Quando o pai de Teresa, Dom Afonso, descobre o romance, ele fica furioso e decide enviar sua filha para um convento a fim de evitar que ela se case com Simão. No entanto, o casal está determinado a ficar junto e elabora um plano para fugir juntos. Infelizmente, o plano dá errado, e eles são capturados pelas autoridades.

Simão é preso e condenado à morte por tentativa de sequestro de Teresa e outros crimes relacionados. Enquanto ele está na prisão, Teresa é forçada a se casar com seu primo Baltasar Coutinho. A separação do casal apaixonado é devastadora.

A narrativa é repleta de elementos típicos do romantismo, como o amor intenso e trágico, o destino cruel e as emoções extremas. O livro é escrito em forma de carta, com os personagens principais, Simão e Teresa, expressando seus sentimentos e emoções por meio de correspondências.

"Amor de Perdição" é uma história de paixão, tragédia e destino inexorável. Ela explora temas como o conflito entre o amor e a sociedade, a honra, a vingança e a inevitabilidade do destino trágico. A obra de Camilo Castelo Branco continua sendo uma leitura popular e influente na literatura portuguesa, destacando-se pela sua narrativa intensa e emotiva.

Personagens Principais

Simão Botelho: no início da obra, apresenta-se como pessoa de temperamento difícil,
encrenqueiro. Esse caráter é posteriormente transformado pelo amor a Teresa, prenunciando que o amor é uma virtude transformadora. Simão é transformado em herói do ultra romantismo. Nem o sofrimento abala os sentimentos nobres que ele nutre pela amada Teresa. É importante notar que a ação cabe a Simão e a reação, a Teresa.


Teresa de Albuquerque: ela reage às atitudes do amado, endossando-as e revelando a
distinção dos papéis masculino e feminino da sociedade da época; a fragilidade feminina
ampara-se na agressividade masculina. Teresa simboliza a perfeição do caráter na mulher
romântica. Socialmente nivelados, Simão e Teresa têm como obstáculo ao amor o ódio de seus familiares.

Mariana: filha de um ferreiro — João da Cruz —, esta personagem aponta para a distinção
social que impede a concretização do amor. Contenta-se com seu amor secreto, disfarçado em bondade e cortesia. Sabe sua condição; mesmo assim, o amor não lhe é menos intenso.

Novela: Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Veja também:


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.