Publicidade

Resenha do Livro "Manifesto Comunista" de Friedrich Engels e Karl Marx


Título:    Manifesto Comunista

Autor:    Friedrich Engels

Categoria:    Filosofia

Idioma:    Português

Resenha do Livro "Manifesto Comunista" de Friedrich Engels e Karl Marx


O Manifesto comunista (Das Kommunistische Manifest), originalmente denominado Manifesto do Partido comunista (em alemão: Manifest der Kommunistischen Partei), publicado pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1848, é historicamente um dos tratados políticos de maior influência mundial. Comissionado pela Liga dos Comunistas e escrito pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, expressa o programa e propósitos da Liga.


O Manifesto comunista foi escrito no meio do grande processo de lutas urbanas das Revoluções de 1848, chamadas também de Primavera dos Povos, um processo revolucionário de quase um ano que atingiu os principais países Europeus e é uma análise da Revolução Industrial contemporânea a ela. Duas de suas maiores reivindicações foram reformas sociais: a conquista da diminuição da jornada diária de trabalho de doze para dez horas e o voto universal, embora apenas para os homens. (Wikipedia)

Um espectro ronda a Europa - o espectro do comunismo. Todas as potências da velha Europa unem-se numa Santa Aliança para conjurá-lo: o papa e o czar, Metternich e Guizot, os radicais da França e os policiais da Alemanha.

Que partido de oposição não foi acusado de comunista por seus adversários no poder? Que partido de oposição, por sua vez, não lançou a seus adversários de direita ou de esquerda a pecha infamante de comunista?

Duas conclusões decorrem desses fatos:

1a. O comunismo já é reconhecido como força por todas as potências da Europa;
2.a. É Tempo de os comunistas exporem, .à face do mundo inteiro, seu modo de ver, seus fins e suas tendências, opondo um manifesto do próprio partido à lenda do espectro do comunismo.

Com este fim, reuniram-se, em Londres, comunistas de várias nacionalidades e redigiram o manifesto seguinte, que será publicado em inglês, francês, alemão, italiano, flamengo e dinamarquês.


Contexto Histórico:


O "Manifesto Comunista" foi escrito em meio às transformações sociais e econômicas da Revolução Industrial na Europa do século XIX.
Esse período foi marcado pelo surgimento de uma classe trabalhadora industrial, frequentemente submetida a condições desumanas de trabalho e exploração.
Os Principais Tópicos:

Materialismo Histórico:


Marx e Engels introduzem a ideia de materialismo histórico, que sugere que as mudanças sociais e políticas são impulsionadas principalmente por fatores econômicos.
Eles argumentam que a história da humanidade é uma história de luta de classes, onde os conflitos entre proprietários dos meios de produção e trabalhadores determinam o curso dos acontecimentos.
A Luta de Classes:

O manifesto destaca a existência de duas classes principais na sociedade capitalista: a burguesia (proprietários dos meios de produção) e o proletariado (trabalhadores assalariados).
A luta de classes é apresentada como uma força motriz da história, levando a conflitos e revoluções.
A Abolição da Propriedade Privada:

Marx e Engels argumentam que a burguesia é responsável pela criação de uma sociedade baseada na propriedade privada dos meios de produção.
Eles defendem a abolição da propriedade privada e a socialização dos meios de produção como um passo fundamental para alcançar uma sociedade comunista.

A Crítica ao Capitalismo:


O manifesto critica duramente o capitalismo, acusando-o de explorar o trabalhador, criar desigualdades sociais e alienar as pessoas do trabalho.
Marx e Engels argumentam que o capitalismo é um sistema intrinsecamente instável, caracterizado por crises cíclicas.

O Comunismo como Solução:


O "Manifesto Comunista" propõe o comunismo como uma solução para os problemas do capitalismo.
Eles descrevem um futuro no qual a propriedade privada dos meios de produção é abolida, e os recursos são distribuídos de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Conclusão:

O "Manifesto Comunista" é uma obra que teve um impacto profundo na história política e social. Marx e Engels apresentam uma análise crítica do capitalismo e defendem uma visão de sociedade baseada na igualdade e na propriedade coletiva dos recursos. Embora o comunismo tenha sido objeto de controvérsia e tenha tido várias interpretações ao longo da história, o manifesto continua a ser uma leitura fundamental para quem deseja compreender as origens e os princípios do pensamento comunista. É um chamado à ação e à reflexão sobre as injustiças do sistema capitalista e as possibilidades de uma sociedade mais justa e igualitária.
Manifesto Comunista Friedrich Engels


Veja também:


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.