Publicidade

Resenha do Livro Os Sertões de Euclides da Cunha

Título: Os Sertões

Autor: Euclides da Cunha

Categoria: Literatura

Idioma: Português

Os Sertões Euclides da Cunha - Resumo

Resenha do livro "Os Sertões" de Euclides da Cunha


Introdução

"Os Sertões" é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Euclides da Cunha e publicada em 1902. Este livro é uma combinação magistral de ensaio, reportagem e narrativa, que aborda a Guerra de Canudos no interior da Bahia, oferecendo uma análise profunda dos eventos históricos, das questões sociais e das tensões culturais que moldaram o Brasil da época.

Contexto Histórico e Social

Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões" durante um período de transformação no Brasil, quando a República estava em processo de consolidação e a sociedade enfrentava desafios profundos relacionados à identidade nacional, desigualdades sociais e o choque de culturas.

Análise dos Tópicos Principais


A Guerra de Canudos

"Os Sertões" descreve de forma meticulosa e impactante a Guerra de Canudos (1896-1897), um conflito brutal entre as forças governamentais e os habitantes do arraial de Canudos, liderados por Antonio Conselheiro. Euclides da Cunha analisa as causas, os desdobramentos e as implicações desse conflito, fornecendo uma visão crítica da política, da religião e da cultura do sertão nordestino.

A Geografia e a Natureza

Euclides da Cunha dedica uma parte significativa do livro à descrição da geografia do sertão, sua flora, fauna e clima extremo. Ele explora como esses elementos naturais influenciaram a vida e a cultura dos habitantes locais, bem como a dinâmica da guerra.

O Homem Sertanejo

O autor realiza uma análise antropológica profunda do homem sertanejo, descrevendo suas características físicas e psicológicas, suas tradições culturais e suas lutas diárias em um ambiente árido e hostil.

Questões Sociais e Raciais

"Os Sertões" aborda questões sociais e raciais, destacando as desigualdades profundas que existiam entre os sertanejos e a elite urbana. O livro também lança luz sobre a violência e a discriminação contra os negros na região.
Os Sertões de Euclides da Cunha

Conclusão

"Os Sertões" de Euclides da Cunha é uma obra literária e histórica extraordinária que oferece uma análise profunda e multifacetada da Guerra de Canudos e de sua época. A escrita de Euclides combina detalhes minuciosos com um estilo literário envolvente, criando uma narrativa que é ao mesmo tempo informativa e emocionante. Além de seu valor como registro histórico, o livro também levanta questões profundas sobre a identidade brasileira, as disparidades sociais e as relações entre cultura e poder. "Os Sertões" é uma leitura essencial para quem deseja compreender a complexidade da história e da sociedade do Brasil no final do século XIX.


Os Sertões é um livro do escritor e jornalista brasileiro Euclides da Cunha, publicado em 1902. É considerado como o primeiro livro-reportagem brasileiro. Trata da Guerra de Canudos (1896-1897), no interior da Bahia. Euclides da Cunha presenciou uma parte da guerra como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo (Wikipedia).

Os Sertões Divide-se em três partes

Meio – a terra
Raça – o homem
Momento histórico – a luta

Literatura
História
Sociologia
Geografia
Pré-Modernismo




Os Sertões é uma obra de valor sociológico muito forte, pois, entre outros fatores, relata a sociedade nordestina num teor de estudo minucioso, a análise populacional, da vida do sertanejo por EUCLIDES DA CUNHA.

Intérprete do Brasil
Guerra de Canudos
Sertão da Bahia
Análise sociológica
Rebuscado



Veja também:
  • Lucíola José de Alencar
  • Manifesto Comunista Friedrich Engels



  • Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



    Compartilhe Compartilhe Compartilhe
    Compartilhe em sua s Redes Sociais!


    0 comentários:

    Tecnologia do Blogger.
     
    Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

    João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.