Publicidade

Resenha sobre o Livro: Arte Poética de Aristóteles

Título:   Poética

Autor:    Aristóteles

Categoria:    Literatura

Idioma:    Português

Resenha do Livro "Arte Poética" de Aristóteles


A Poética (em grego antigo: Περὶ ποιητικῆς; em latim: poiétikés), provavelmente registrada entre os anos 335 a.C. e 323 a.C. (Eudoro de Souza, 1993, pg.8), é um conjunto de anotações das aulas de Aristóteles sobre o tema da poesia e da arte em sua época, pertencentes aos seus alunos escritores. (para serem transmitidos oralmente aos seus alunos) ou esotéricos (textos para iniciados). (Wikipedia)

"Arte Poética" é uma obra fundamental da crítica literária e da teoria dramática escrita pelo filósofo grego Aristóteles. Este livro, composto por 26 capítulos, é considerado um dos textos mais influentes na história da poesia, do teatro e da estética. Nele, Aristóteles explora os princípios da arte, da tragédia e da epopeia.

Definição da Poesia:

Aristóteles começa sua obra definindo a poesia como uma imitação da natureza, uma representação da realidade por meio da linguagem. Ele distingue três gêneros poéticos principais: épico, lírico e trágico, com ênfase especial na tragédia.

Estrutura da Tragédia:

O filósofo descreve os elementos que compõem a tragédia, incluindo enredo, personagens, pensamento, dicionário, melodia e espetáculo. Aristóteles argumenta que a tragédia é a mais elevada forma de poesia devido à sua capacidade de provocar a catarse das emoções no público.

Unidade de Ação, Tempo e Lugar:

Um dos conceitos mais conhecidos de "Arte Poética" é a ideia de unidade. Aristóteles enfatiza a importância da unidade de ação, tempo e lugar em uma tragédia, argumentando que a história deve ter uma estrutura coerente e seguir uma sequência lógica de eventos.

Características do Herói Trágico:

O filósofo discute o personagem central da tragédia, o herói trágico. Ele descreve as qualidades e características desse personagem, como a grandeza, a virtude, o trágico erro de julgamento (hamartia) e a reversão da fortuna (peripécia).

Moralidade e Catarse:

Aristóteles acredita que a tragédia tem um papel educativo e moralizador. Ele argumenta que a catarse das emoções, experimentada pelo público ao testemunhar a tragédia do herói, leva à purificação e à compreensão da natureza humana.

Conclusão:

"Arte Poética" de Aristóteles é uma obra clássica que influenciou profundamente a teoria literária e o desenvolvimento do teatro ocidental. Suas ideias sobre a poesia, a tragédia e a estética continuam a ser debatidas e estudadas até os dias de hoje. A ênfase na unidade, na moralidade e na catarse como elementos essenciais da tragédia deixou um legado duradouro na literatura e no pensamento crítico. Aristóteles oferece uma visão perspicaz e detalhada da arte poética que ainda é relevante e inspiradora para estudantes, críticos e amantes da literatura e do teatro em todo o mundo.

Livros

Aristóteles 

Aristóteles não concorda com Platão em função da poesia de tornar as pessoas mais fracas e emocionais / sentimentais. Para ele, a catarse enobrece e humilha o ser humano.
No que diz respeito à natureza moral da poesia, Aristóteles acreditava que o objetivo da poesia é agradar; no entanto, o ensino pode ser dado. Esse prazer é superior ao outro prazer porque ensina moralidade cívica. Portanto, toda boa literatura dá prazer que não está divorciado das lições de moral.

Teoria 
Todas as coisas são compostas por dois elementos - a “Forma” e a “Matéria”. «Matéria» - é uma possibilidade passiva. “Forma” é o princípio ativo, a realidade. 

Aristóteles criou um sistema filosófico de disciplinas científicas. Disciplinas teóricas: (matemática, física, psicologia. Disciplinas práticas: ética. Disciplinas criativas: técnica, estética).



Veja também:


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.