Título: A Escrava Isaura
Autor: Bernardo Guimarães
Categoria: Literatura
Idioma: Português
A Escrava Isaura Bernardo Guimarães
A Escrava Isaura é um romance escrito por Bernardo Guimarães em 1875 e publicado no mesmo ano pela B.L. Garnier, Rio de Janeiro. Com o romance, Bernardo Guimarães obteve fama, sendo reconhecido até pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II (Wikipedia).
O romance mais popular "A Escrava Isaura", publicado em 1875, foi reproduzido para a televisão, com grande sucesso e levado para mais de 150 países. O romance conta o amor de Isaura, uma escrava branca, e Álvaro um jovem abolicionista e republicano
Assim, o livro pertencente ao movimento literário romântico brasileiro, A Escrava Isaura, do escritor Bernardo Guimarães, que traz em seu bojo, a história de uma escrava branca, filha de uma ex-escrava, Juliana e Miguel que era trabalhador do dono da fazenda situada em campo dos Goitacazes, Rio de Janeiro e a narrativa se dá no século XIX, na época do reinado de D. Pedro II.
Isaura, escrava de pele branca, foi criada como filha na família em que serve.
Foi durante muito tempo a protegida da matriarca, que prometeu que após a sua morte a moça deveria ser liberta. Entretanto, esse último desejo não foi satisfeito e Isaura se tornou propriedade de Leôncio, um jovem sem caráter que por ela se interessa, apesar de casado.
A beleza da jovem cativa desperta paixões em vários dos personagens, além de Leôncio, o jardineiro Belchior, o feitor da fazenda e até o irmão de Malvina, esposa de Leôncio, fazem propostas à moça”.
O livro trata da história de uma escrava que possuía uma condição um pouco diferente da maioria dos outros escravos daquela sociedade.
Dia 13 de Maio é símbolo da escravidão no Brasil. Memória da abolição dos escravos (escravismo, escravatura). Hoje ainda se discute em nossa sociedade a discriminação.
Veja também:
- A Escrava Isaura Bernardo Guimarães
- O triste fim de Policarpo Quaresma Afonso Henriques de Lima Barreto
- Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis
- Amor de Perdição Camilo Castelo Branco
- Os Sertões Euclides da Cunha
- O Príncipe Nicolau Maquiavel (Niccolò Machiavelli)
- Os Lusíadas Luís Vaz de Camões
- Arte Poética Aristóteles
- Édipo-Rei Sófocles
- Lucíola José de Alencar
- Manifesto Comunista Friedrich Engels
Temas relacionados
- etnocentrismo
- cultura popular
- patrimonio historico
- zumbi dos palmares
- negros
- afro
- cultura africana
- afrodescendente
Trata-se de um livro comum em concursos, vestibular e ENEM.
Caderno de Educação
Confira:



Compartilhe em sua s Redes Sociais!
Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.
Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios
0 comentários:
Postar um comentário