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50 Exercícios de Teoria Musical, com Gabarito

50 Exercícios de Teoria Musical, com Gabarito


1) Na clave de fá, a nota ré corresponde à seguinte linha (de baixo para cima):
(A) 1ª
(B) 2ª
(C) 3ª
(D) 4ª

2) O acorde dominante corresponde ao seguinte grau da escala:
(A) I;
(B) III;
(C) IV;
(D) V.

3) Quantas quiálteras de 3 cabem num compasso quaternário, tendo a semínima como unidade de tempo?
(A) 6;
(B) 1;
(C) 4;
(D) 3.

4) A duração da mínima é:
(A) o dobro da semínima;
(B) metade da semínima;
(C) o dobro da semibreve;
(D) metade da breve.

5) Quantos semitons formam um intervalo de terça menor?
(A) 4;
(B) 5;
(C) 6;
(D) 3.

6) Considerando o compasso composto 6/8, que figuras completam-no corretamente?
(A) duas semínimas pontuadas;
(B) seis semínimas;
(C) oito colcheias;
(D) duas mínimas pontuadas

7) Quantos sustenidos (#) compõem a armadura de sol maior?
(A) 3;
(B) 1;
(C) 2;
(D) 4.

8) A definição de “trítono” é:
(A) canto a três vozes;
(B) intervalo de 4ª aumentada;
(C) terças em uníssono;
(D) intervalo de três semitons.

9) O tom relativo de Dó maior é o:
(A) Dó menor;
(B) Ré maior;
(C) Si b menor;
(D) Lá menor.

10) Numa partitura com dois bemóis (b) na armadura,
podemos deduzir que o tom será:
(A) Si b maior ou Sol menor;
(B) Si maior ou Sol menor;
(C) Mi b maior ou Dó menor;
(D) Mi maior ou Dó b menor.

11) A seguinte escala sobe diferente de sua descida:
(A) escala menor natural;
(B) escala menor harmônica;
(C) escala menor melódica;
(D) escala menor dissonante.

12) Em relação à “fermata” é correto afirmar que:
(A) diminui metade do valor da nota;
(B) aumenta a duração da nota, ficando esta a critério do
intérprete ou do regente;
(C) aumenta meio tom da nota original;
(D) diminui meio tom da nota original.

13) Complete a sequência da escala de Sol maior:
Sol - lá - si - dó - (...) - (...) - (...) - (...)
(A) réᵇ - mi - fá# - sol;
(B) ré - mi - fá# - sol;
(C) ré# - mi - fá - sol;
(D) réᵇ - mi - fá – sol.

14) O estilo rock é fundamentalmente:
(A) quaternário;
(B) ternário;
(C) binário;
(D) compasso composto.

15) O andamento que corresponde a aproximadamente 200 bpm é o:
(A) andante;
(B) prestíssimo;
(C) largo;
(D) adágio.

16) Complete de modo a formar um acorde dissonante:
Ré - (...) - (...)
(A) Ré - fá - lá;
(B) Ré - fá# - lá;
(C) Ré - fá# -lá#;
(D) Ré - solᵇ – lá.

17) Complete a escala cromática:
dó - dó# - ré - ré# - (...) – (...) – fá# - sol - sol# - lá
(A) miᵇ - mi;
(B) mi - fá;
(C) mi - fáᵇ;
(D) miᵇ - fá.

18) Complete a escala diatônica de Sol:
sol – lá – si – dó – ré – (...) – (...) – sol
(A) mi – fá#;
(B) mi - fá;
(C) mi# - fá;
(D) mi – fáᵇ.

19)Assinale o intervalo de segunda menor:
(A) sol - lá;
(B) sol - fá;
(C) sol - láᵇ;
(D) sol - siᵇ

20) O bequadro:
(A) eleva a nota em meio tom;
(B) retorna a nota ao som natural;
(C) apaga a nota;
(D) prolonga a nota.


Prova de Teoria Musical para iniciantes


GABARITO DAS QUESTÕES DE TEORIA MUSICAL


1.C
2.D
3.A
4.A
5.D
6.A
7.B
8.B
9.D
10.A
11.C
12.B
13.B
14.A
15.B
16.C
17.B
18.A
19.C
20.B


Fonte: PMAM/2011

Questões de Teoria Musical


1) São duas espécies de semitom. Um deles formado por 2 notas diferentes com sons sucessivos. O outro formado por 2 notas do mesmo nome com entoação diferente. Estamos falando respectivamente de:
Assinale â alternativa CORRETA.
a) Semitom cromático e diatônico.
b) Semitom diatônico e cromático.
c) Semitom cromático e clássico.
d) Nenhuma das alternativas.

2) Assinale a alternativa CORRETA que apresenta instrumentos de corda pinçada com auxílio de um teclado:
a) Cravo , Virginal, Espineta , Claviarpa.
b) Clavicórdio, Rebab , Kantele , Koto.
c) Cravo, Eufônico , Cítara, Lira.
d) Nenhuma das alternativas.

3)Assinale a alternativa CORRETA sobre a clave de Sol:
a) é usada para instrumentos graves e na mão esquerda do piano ou instrumentos de teclas.
b) é usada para instrumentos médios e agudos e na mão direita do piano ou instrumento de teclas.
c) é usada para instrumentos graves e médios e na mão direita do piano ou instrumentos de teclas.
d)Nenhuma das alternativas.

4) A figura abaixo representa:
10 Exercícios de Teoria Musical de Nível Médio

a) Clave Fá.
b) Clave Sol.
c) Clave Dó.
d) Nenhuma das alternativas.

5) Analise os contextos a seguir: [1] Na Harmonia Funcional, os acordes são analisados sintaticamente desenvolvendo uma relação entre eles, dentro de um contexto harmônico. [2] A Harmonia Funcional estuda as propriedades morfológicas dos acordes, onde se tem o objetivo de tratar das características formais dos acordes, ou seja, se ele é maior, menor, se é uma
tríade ou uma tétrade, com sétima, diminuto, nona, quarta, sexta, com suas eventuais alterações.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Os dois contextos estão corretos.
b) Apenas o primeiro contexto está correto.
c) Apenas o segundo contexto está correto.
d) Nenhuma das alternativas.

6) Relacione as colunas sobre as funções
harmônicas :
1- Tônica:
2- Dominante:
3- Subdominante:

( ) Provoca uma sensação de tensão, a música fica tensionada no pico, ―chamando‖ um repouso ou um alívio o acorde passa a impressão de algo não finalizado. A sensação é de que algo está pendente na música, algo que precisa ser resolvido.
( ) Transmite a ideia e uma sensação de preparação, mas com uma menor intensidade, pode-se levar a música a um outro acorde.
( ) Transmite uma sensação de finalização, de repouso. Traz a música a ideia de conclusão,  encerramento, um acorde cumprindo essa função produzirá uma sensação de relaxamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
a) 1-3-2.
b) 2-1-3.
c) 3-1-2.
d) Nenhuma das alternativas.

7) Os andamentos podem ser classificados em movimentos: vagarosos, moderados e rápidos.
Assinale a alternativa que apresenta os movimentos rápidos:
a) Allegro; Vivace; Vivascíssimo; Presto; Prestíssimo;
b) Grave; Largo; Adágio; Vivascíssimo; Presto.
c) Andante; Andantino; Allegretto; Adágio; Prestíssimo.
d) Nenhuma das alternativas.

8) A ligadura é um sinal de forma semicircular que se coloca acima ou abaixo das notas para ligar sons. Considerando alguns tipos de ligadura assinale a
alternativa CORRETA:
a) Ligadura de frase ou fraseado é a união de duas ou mais notas da mesma altura e mesmo nome.
b) A ligadura de expressão liga duas notas de nomes diferentes.
c) A ligadura de prolongação liga três ou mais notas de nomes diferentes.
d) Nenhuma das alternativas.

9) Referente aos intervalos musicais considerando a Distância > Intervalo, assinale a alternativa CORRETA:
a) 10 semitons > Sétima maior.
b) 5 semitons > Quarta aumentada.
c) 7 semitons > Quinta justa.
d) Nenhuma das alternativas.

10) A respeito dos intervalos leia o trecho abaixo e assinale a alternativa a que se refere :
―Esse tipo de intervalo é o que obtemos quando tocamos duas notas separadas no tempo, uma após a
outra.‖
a) Intervalo melódico.
b) Intervalo harmônico.
c) Intervalo composto.
d) Nenhuma das alternativas. 




Gabarito dos Exercícios de Teoria Musical


1.B 2.A 3.B 4.C 5.B 6.D 7.A 8.B 9.C 10.A

Fonte: ICSL/2018



Exercícios de Teoria Musical, com gabarito.


1. (FEPESE/IÇARA) A extensão entre a nota mais grave e a mais aguda que uma pessoa pode alcançar quando canta, é conhecida como:
a. ( ) Estilo.
b. ( ) Tessitura.
c. ( ) Harmonia.
d. ( ) Frequência.
e. ( ) Ressonância.


2. (FEPESE/IÇARA)O elemento estrutural da música que permite distinguir a voz das pessoas e o som dos instrumentos, mesmo que estejam produzindo a mesma nota com a mesma altura e a mesma intensidade, é denominado:
a. ( ) Timbre.
b. ( ) Duração.
c. ( ) Densidade.
d. ( ) Forma.
e. ( ) Ritmo.

3. (FEPESE/IÇARA)Na organização de diferentes arranjos musicais para o ensino e a execução, o ato de reescrever uma peça feita para numerosos instrumentos, de modo que possa ser tocada por um só instrumento ou por um conjunto de câmara, pode ser definido como:
a. ( ) Releitura.
b. ( ) Transcrição.
c. ( ) Orquestração.
d. ( ) Modulação.
e. ( ) Redução.

4. (FEPESE/IÇARA)A mistura composta de sons distintos, cuja diferença de frequência é predominantemente menor que os sons mais graves, ainda audíveis, pode ser mais bem definida como:
a. ( ) Som.
b. ( ) Ruído.
c. ( ) Barulho.
d. ( ) Acordes.
e. ( ) Bloco sonoro.

24. (FEPESE/IÇARA)Conforme os estudos contemporâneos o desenvolvimento da educação musical acontece através de:
a. ( ) Leitura, Escrita musical, Improvisação.
b. ( ) Audição, Repetição e Transcrição sonora.
c. ( ) Percepção, Criação e Execução de elementos sonoros.
d. ( ) Transcrição, Improvisação e Execução coletiva.
e. ( ) Pesquisa sonora, Análise descritiva e Criação estética.

5. (FEPESE/IÇARA)A partitura pode ser descrita como:
a. ( ) Marcação do compasso da música durante a sua execução.
b. ( ) Conjunto das relações de valores de duração da estrutura musical.
c. ( ) Valores de duração subjugada ou não, a uma ordem métrica.
d. ( ) Escrita em papel das partes vocais e instrumentais de uma composição.
e. ( ) Criação da música no momento em que a estão tocando ou cantando.

6 - Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda.
1. Semitom.
2. Sustenido.
3. Bequadro.
4. Trítono.
( ) Divide a oitava musical ao meio.
( ) É a menor distância entre duas notas.
( ) Eleva meio tom para o agudo.
( ) Anula efeitos de sustenido e bemol.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 2 – 1 – 3 – 4.
b) 1 – 4 – 2 – 3.
c) 4 – 1 – 3 – 2.
d) 2 – 4 – 3 – 1.
e) 4 – 1 – 2 – 3.

Com base na figura a seguir e nos conhecimentos sobre harmonia, ritmo, métrica e leitura em clave de sol e fá, responda


7 - Identifique as alternativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) 1 mínima = 4 colcheias; 1 mínima = 4 fusas + 1 semínima pontuada.
( ) O compasso binário composto 6/8 possui 2 pulsações principais com subdivisões binárias.
( ) A quiáltera permite subdivisões (de um pulso) diferentes da subdivisão binária.
( ) No exemplo acima, temos respectivamente: compassos composto binário e quaternário, compasso composto ternário.
( ) 6/8 é um compasso binário composto, assim como 2/4 é um compasso binário simples.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – F – V – F.
b) F – V – F – V – F.
c) V – F – V – V – F.
d) F – V – V – F – V.
e) V – F – V – F – V.


8. (IBADE)Observe os intervalos abaixo. A alternativa correta é:
(A) a terça maior é formada por 2 tons.
(B) a quinta justa é formada por 4 tons.
(C) a oitava é formada por 7 tons.
(D) a quarta justa é formada por 3 tons e meio.
(E) a quinta aumentada é formada por 7 tons.

9. (IBADE) A tonalidade de Lá Maior e seu homônimo têm armaduras com, respectivamente:
(A) 3 sustenidos e 3 sustenidos.
(B) 2 sustenidos e 3 sustenidos.
(C) 1 sustenido e nenhum sustenido.
(D) 3 sustenidos e nenhum sustenido.
(E) 2 sustenidos e 1 sustenido.

10. (IBADE) Um acorde maior é formado por:
(A) tônica, terça menor e quinta justa.
(B) tônica, terça maior e quinta diminuta.
(C) tônica, terça aumentada e quinta aumentada.
(D) tônica, terça maior e quinta maior.
(E) tônica, terça maior e quinta justa.

11.(EDUCA/2015) Compasso é a expressão objetiva do ritmo intrínseco na melodia. Assinale a alternativa CORRETA em que apresenta às barras de compasso.
A. Barra de compasso de linha fina, barra dupla de linhas finas e barra dupla com uma linha fina e outra grossa.
B. Barra de compasso composto e barra de compasso simples.
C. Barra dupla com uma linha fina e outra grossa.
D. Barra mista e composta.
E. Barra dupla de linhas finas e barra dupla com uma linha fina e outra grossa.

12.(EDUCA/2015) Assinale a alternativa que completa, correta e RESPECTIVAMENTE as lacunas do texto a seguir. ___________________é uma sucessão de 8 ______ conjuntos guardando de um para outro _________ de tom ou de ___________.
A. Escala diatônica, sons, intervalo, semitom.
B. Sons, semitom, intervalo e escala diatônica.
C. Semitom; escala diatônica; sons e intervalo.
D. Intervalo, Semitom; escala diatônica e sons.
E. Intervalo escala diatônica, sons e semitom.

13.(EDUCA/2015) Acentuação refere-se à intensidade empregada na execução do instrumento, ou seja, o ato de tocar mais forte ou mais fraco. Ao executarmos uma música, os tempos dos compassos obedecem a determinadas acentuações. Assinale a alternativa CORRETA que representa as determinadas acentuações.
A. Acento métrico.
B. Rítmo tético.
C. Ritmo anacrúsico.
D. Acento grave.
E. Acento inicial.

14. (EDUCA/2015) Assinale a alternativa CORRETA em que apresenta um contratempo.
A. É um som que se inicia em tempo fraco ou parte fraca do tempo e se prolonga até o tempo forte ou parte forte do tempo seguinte.
B. Quando as notas “sincopadas”, possuem a mesma duração.
C. Quando as notas “sincopadas” possuem durações diferentes.
D. São pequenos grupos de notas que possuem a quantidade de figuras alteradas.
E. É quando executamos as notas nos tempos fracos ou nas partes fracas de tempo, deixando que os tempos fortes ou as partes fortes dos tempos sejam preenchidos por pausas.

15.(EDUCA/2015) É através dele que podemos construir, interpretar e elaborar arranjos e melodias dentro da música. Podemos definir este conceito como:
A. Intervalos musicais.
B. Intervalo melódico.
C. Intervalo harmônico.
D. Intervalo simples.
E. Intervalo composto.

16.(EDUCA/2015) Assinale a alternativa que completa, correta e RESPECTIVAMENTE as lacunas do texto a seguir. A Notação Musical mais comum é o _________________e, como o próprio nome já diz, o mesmo é composto por ______ linhas e, consequentemente, por ________ espaços. O________ pode ser também chamado de ________, ou Pauta Musical.

 A. Pauta, Pentagrama Musical, cinco, quatro e pentagrama.
B. Pentagrama, Pauta, Pentagrama Musical, cinco e quatro.
C. Pentagrama, pauta Pentagrama Musical, cinco e quatro.
D. Cinco, quatro, pentagrama, pentagrama musical, e pauta.
E. Pentagrama Musical, cinco, quatro, pentagrama e pauta.

17. (EDUCA/2015) Os tempos serão agrupados em partes iguais, logo, teremos divisões em dois tempos, três tempos e quatro tempos.
I. Os compassos de dois tempos são chamados de binários.
II. Os compassos de três tempos são chamados de ternários.
III. Os compassos de quatro tempos são chamados de quaternários.
IV. Os compassos de três tempos são chamados de terciários.
V. Os compassos de dois tempos são chamados de ternários.

Assinale a alternativa que apresenta os tempos agrupados CORRETAMENTE.
A. I, II e V.
B. I, IV e V.
C. I, II e III.
D. I,II,III,IV e
V. E. II, III e IV.

18) (SEPLAG/IBFC/2013) Em uma tríade Maior, temos dois intervalos de terças sobrepostas. São elas, de baixo para cima:
a) Menor / menor.
b) Maior / maior.
c) Maior / menor.
d) Menor / maior.

19) (SEPLAG/IBFC/2013) Já em uma tríade diminuta temos:
a) Duas terças menores, resultando em uma quinta diminuta.
b) Terça menor / terça maior, resultando em uma quinta justa.
c) Duas terças menores, resultando em uma quinta aumentada.
d) Duas terças maiores, resultando em uma quinta diminuta.

20) O grau que modifica o modo de uma tonalidade é:
(A) 1º
(B) 3ª
(C) 5ª
(D) 7ª

Veja também:

Gabarito

  1. B
  2. A
  3. E
  4. B
  5. C
  6. D
  7. E
  8. A
  9. D
  10. E
  11. C
  12. A
  13. B


Por Blog Caderno de Educação


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