Publicidade

Resenha do Livro O triste fim de Policarpo Quaresma de Afonso Henriques de Lima Barreto | Vestibular e ENEM


Título: 
 O triste fim de Policarpo Quaresma

Autor:  Afonso Henriques de Lima Barreto

Categoria: Literatura

Idioma:  Português


O triste fim de Policarpo Quaresma Afonso Henriques de Lima Barreto

Triste Fim de Policarpo Quaresma é um romance do pré-modernismo brasileiro e considerado por alguns o principal representante desse movimento. Escrito por Lima Barreto, foi levado a público pela primeira vez em folhetins, publicados, entre agosto e outubro de 1911, na edição da tarde do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Em 1915, também no Rio de Janeiro, a obra foi pela primeira vez impressa em livro, em edição do autor.

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA 

AUTOR: LIMA BARRETO

O AUTOR 
Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) era filho de um tipógrafo e de uma professora primária, ambos mestiços.

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA 

O significado do nome.

No Major Policarpo Quaresma afloram tanto as revoltas do brasileiro marginalizado em uma sociedade onde o capital já não tem pátria, quanto a própria consciência do romancista de que o caminho me ufanista é veleitário e impotente. Tal duplicidade de planos, o narrativo (relatos dos percalços do brasileiro em sua pátria) e o crítico (enfoque dos limites da ideologia) aviva de forma singular a personalidade literária de Lima Barreto, em que se reconhece a inteligência como força sempre atuante. (BOSI, Alfredo. In História Concisa da Literatura Brasileira, p.359)


TEMPO DA NARRATIVA 

O tempo da narrativa corresponde ao final do século XIX, especificamente ao período do governo de Floriano Peixoto.

As questões políticas, a visão da mulher, os dramas do subúrbio, as fraquezas do governo constituem-se em fatos do romance que são retirados da ideologia do período compreendido entre 1891 e 1894.
É de modo irônico que o narrador descreve a batalha:“queimou” torna-se expressão de riso e deboche por parte do povo que assiste à batalha.

"O Triste Fim de Policarpo Quaresma" é uma das obras mais emblemáticas da literatura brasileira. Escrito por Lima Barreto e publicado em folhetins entre 1911 e 1912, o romance é uma crítica satírica à sociedade e à política do Brasil da época. A obra se destaca pela riqueza de personagens, pelo humor ácido e pela análise profunda dos problemas nacionais.

Enredo


A história se desenrola no Rio de Janeiro no início do século XX e gira em torno de Policarpo Quaresma, um funcionário público patriota e idealista que sonha em ver o Brasil valorizando sua cultura nacional e adotando o tupi-guarani como língua oficial. Quaresma, movido por um fervor nacionalista, embarca em diversas empreitadas para promover a cultura brasileira, incluindo o aprendizado da língua indígena e a tentativa de reformar a agricultura.

Contudo, suas ações bem-intencionadas frequentemente resultam em situações cômicas e desastres pessoais. Ele é visto como um homem excêntrico pela sociedade e acaba sendo internado em um hospício. A narrativa é conduzida com ironia e humor, revelando a hipocrisia e a falta de comprometimento das elites brasileiras com a verdadeira identidade nacional.

Temas Centrais


Nacionalismo e Identidade: O livro aborda o nacionalismo e a busca por uma identidade brasileira autêntica em contraste com a imitação acrítica de modelos estrangeiros.

Crítica à Sociedade: Lima Barreto critica a sociedade carioca da época, destacando a superficialidade, a corrupção e a falta de comprometimento com valores verdadeiramente brasileiros.

Sátira Política: A obra faz uma sátira mordaz da política e da burocracia brasileira, retratando a ineficácia do governo e a manipulação da opinião pública.

Estilo e Narrativa


Lima Barreto utiliza um estilo claro e direto, com descrições vívidas e diálogos afiados. A narrativa em terceira pessoa permite ao autor explorar os pensamentos e motivações dos personagens, especialmente os delírios patrióticos de Quaresma.

Conclusão


"O Triste Fim de Policarpo Quaresma" é uma obra-prima da literatura brasileira que permanece relevante e impactante até os dias de hoje. Lima Barreto constrói uma narrativa rica em ironia e humor, mas também profundamente crítica em relação à sociedade e à política do Brasil no início do século XX. A história de Policarpo Quaresma é um retrato de um homem idealista que colide com a dura realidade de um país em transformação.

Através das desventuras de Quaresma, o autor convida o leitor a refletir sobre questões de identidade nacional, nacionalismo e os desafios enfrentados por aqueles que ousam questionar o status quo. "O Triste Fim de Policarpo Quaresma" é uma leitura essencial para quem deseja compreender as complexidades da história e da cultura brasileira e apreciar a genialidade satírica de Lima Barreto

O triste fim de Policarpo Quaresma Afonso Henriques de Lima Barreto



Veja também:



Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.