Publicidade

Resenha do Livro O triste fim de Policarpo Quaresma de Afonso Henriques de Lima Barreto | Vestibular e ENEM


Título: 
 O triste fim de Policarpo Quaresma

Autor:  Afonso Henriques de Lima Barreto

Categoria: Literatura

Idioma:  Português


O triste fim de Policarpo Quaresma Afonso Henriques de Lima Barreto

Triste Fim de Policarpo Quaresma é um romance do pré-modernismo brasileiro e considerado por alguns o principal representante desse movimento. Escrito por Lima Barreto, foi levado a público pela primeira vez em folhetins, publicados, entre agosto e outubro de 1911, na edição da tarde do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Em 1915, também no Rio de Janeiro, a obra foi pela primeira vez impressa em livro, em edição do autor.

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA 

AUTOR: LIMA BARRETO

O AUTOR 
Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) era filho de um tipógrafo e de uma professora primária, ambos mestiços.

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA 

O significado do nome.

No Major Policarpo Quaresma afloram tanto as revoltas do brasileiro marginalizado em uma sociedade onde o capital já não tem pátria, quanto a própria consciência do romancista de que o caminho me ufanista é veleitário e impotente. Tal duplicidade de planos, o narrativo (relatos dos percalços do brasileiro em sua pátria) e o crítico (enfoque dos limites da ideologia) aviva de forma singular a personalidade literária de Lima Barreto, em que se reconhece a inteligência como força sempre atuante. (BOSI, Alfredo. In História Concisa da Literatura Brasileira, p.359)

O triste fim de Policarpo Quaresma Afonso Henriques de Lima Barreto



Veja também:



TEMPO DA NARRATIVA 
 

O tempo da narrativa corresponde ao final do século XIX, especificamente ao período do governo de Floriano Peixoto.
As questões políticas, a visão da mulher, os dramas do subúrbio, as fraquezas do governo constituem-se em fatos do romance que são retirados da ideologia do período compreendido entre 1891 e 1894.
É de modo irônico que o narrador descreve a batalha:“queimou” torna-se expressão de riso e deboche por parte do povo que assiste à batalha.



Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade | LexiWiki

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.