Publicidade

ENEM: 7 estratégias para ler um livro e entender o conteúdo.

ENEM: 7 estratégias para ler um livro e entender o conteúdo e se preparar para 


Talvez você tenha alguma dificuldade para ler um livro e entender  do que se trata.

Aqui está uma maneira infalível de aproveitar ao máximo sua leitura:

Primeiro: Visualize cada capítulo

Para entender o livro visualize cada capítulo.   Veja títulos, subtítulos, frases de tópico, palavras em negrito e itálico, figuras, diagramas, gráficos, resumos e analise as perguntas no final. 

Segundo: Perguntas

Faça a si mesmo perguntas sobre os subtítulos. O que isso significa para mim? O que ele quer dizer com esse tema?

Terceiro: Leia uma seção do capítulo.  

Feche o livro e pergunte a si mesmo o que você acabou de ler.  Você entendeu do que se trata?  Você poderia responder a perguntas sobre isso? Você poderia explicar isso para alguém? Continue lendo e parando para pensar no que você acabou de ler.   Para ler um livro e entender bem faça perguntas a si mesmo.

Quarto: Leia os detalhes

Não pule nenhuma parte do capítulo. Leia as laterais, as legendas fotos, definições e qualquer informação adicional que o autor tenha incluído.  Está tudo lá para ajudá-lo a aprender.

Quinto: Marcar seu texto

Não tenha medo de marcar seu texto - use marcadores de cores diferentes para partes particularmente importantes, mas não anule o objetivo de destacar.


Sexto: Esboce o capítulo: 

Quando você ler o capítulo, volte e faça anotações. Defina termos, desenhe diagramas e explique tudo com suas próprias palavras.  Crie truques de memória para ajudar a lembrar de novos termos.   Por exemplo, se você está estudando a parte do cérebro chamada hipocampo você pode usar um truque de memória associado, imaginando um “hipopótamo” com uma boa memória, já que o hipocampo lida com a formação da memória.

Sétimo: Anotações

Desenhe setas ou outros símbolos para direcioná-lo a detalhes importantes ou definições. Se aparecer uma palavra que você não conhece, procure-a e escreva a definição na margem.  Sublinhe os principais pontos.

7 dicas de como ler um livro e entender o conteúdo
Veja também
Entender o conteúdo de um livro envolve uma abordagem cuidadosa e sistemática. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudá-lo a ler um livro e compreender seu conteúdo de maneira eficaz:

Defina um objetivo de leitura: Antes de começar a ler, determine por que você está lendo o livro. Você está lendo por prazer, para obter informações específicas ou para aprofundar seu conhecimento em um tópico? Ter um objetivo claro pode ajudar a orientar sua leitura.

Leitura atenta: Leia o livro com atenção e evite distrações. Encontre um local tranquilo para a leitura, desligue dispositivos eletrônicos e concentre-se no texto.

Anote enquanto lê: Faça anotações à medida que avança na leitura. Isso pode incluir resumos de capítulos, destaques de informações importantes, questões que surgem durante a leitura e suas próprias reflexões.

Use marcadores ou post-its: Utilize marcadores de página ou post-its para marcar passagens importantes, citações interessantes ou partes do livro que você deseja revisitar posteriormente.

Faça perguntas: À medida que você lê, faça perguntas sobre o texto. Questione o que o autor está tentando transmitir, por que ele está dizendo isso e como as partes do livro se relacionam.

Consulte recursos externos: Se o livro estiver relacionado a um tópico complexo ou histórico, é útil consultar recursos externos, como glossários, enciclopédias, dicionários ou fontes na internet, para esclarecer conceitos ou termos desconhecidos.

Acompanhe o enredo ou a estrutura: Se estiver lendo uma obra de ficção, mantenha um registro do enredo, dos personagens e das mudanças na narrativa à medida que avança na história. Isso ajudará a manter o contexto.

Discuta o livro com outros: Compartilhe suas impressões e ideias com outras pessoas que também estejam lendo o livro. A discussão pode ajudar a esclarecer pontos e a obter diferentes perspectivas.

Estabeleça metas de leitura: Defina metas diárias ou semanais de leitura para manter um progresso constante. Isso é especialmente útil para livros longos ou acadêmicos.

Revise e resuma: Após terminar a leitura, faça uma revisão do livro e resuma os principais pontos, conceitos e mensagens. Isso ajudará a consolidar seu entendimento.

Faça anotações finais: Finalize suas anotações, destacando os principais temas, ideias ou mensagens que você extraiu do livro. Isso pode ser útil para futuras referências.

Relacione com experiências pessoais: Tente relacionar o conteúdo do livro com suas próprias experiências, conhecimento prévio e sentimentos. Isso pode ajudar a tornar a leitura mais significativa e memorável.

Ler e entender um livro requer prática e paciência. Não tenha pressa e esteja disposto a voltar e revisitar partes do livro conforme necessário. Cada leitor é único, portanto, adapte essas estratégias de acordo com suas preferências e necessidades pessoais.


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.