Publicidade

Saiba como elaborar uma aula de revisão eficaz

Saiba como elaborar uma aula de revisão eficaz

I.A LEI DA REVISÃO.

A. A lei afirma : “O ensino deve ser concluído, confirmado e testado por meio de revisão, repensar e aplicar.”

B. A Lei Explicada .

1. Revise, revise, revise, reproduzindo o antigo, encontrando novos aplicativos, corrigindo quaisquer ideias falsas e completando o novo.

2. O material estudado deve ser testado, corrigido, concluído, confirmado e aplicado por meio de um processo sistemático de revisão.

3.A revisão tem três objetivos principais: aperfeiçoar o conhecimento; para confirmar o conhecimento; e, para tornar o conhecimento pronto e útil.

4.Revisar é mais do que repetição. Repetição de máquinas; revisão de mentes. A revisão envolve novos conceitos, novas associações.

5. A revisão parcial pode abranger uma única lição, um único tópico dentro de uma lição ou um único fato dentro de um tópico. A revisão completa pode ser uma revisão superficial de todo o material por meio de perguntas gerais ou uma revisão completa e final por meio de perguntas detalhadas.

6. Devemos retornar repetidamente a uma lição se quisermos ver tudo que há para ela. Um aluno que aprende a importância da revisão com o professor será incentivado a revisar por conta própria e estará preparado para as perguntas de revisão.

C. A lei praticada .

1. Plano - considere as revisões como importantes e necessárias. Estabeleça horários em cada período de aula para revisão. No início do plano de aula, faça uma breve revisão de como os estudos anteriores se relacionam com o tópico atual. No final do plano de aula, faça uma breve revisão de tudo o que foi abordado no presente tópico. No final de um período de ensino (trimestre, semestre) planeje uma revisão final. Deve ser investigativo, abrangente e magistral, reunindo todos os tópicos que foram estudados.

2.Creativo - Crie novas perguntas, ilustrações, atividades, aplicativos, etc., para as lições anteriores estudadas. Uma revisão lucrativa sempre estimula um novo interesse por material antigo.

3. Manuais - Atividades práticas e práticas tornam a revisão mais eficaz, especialmente nas séries iniciais.

4.Aplicação - Encontre quantas aplicações pessoais atuais para a lição em questão (bem como lições anteriores) e use-as em sua revisão.

D. Nota: Não gaste muito tempo revisando. Não substitua a revisão por novo material. Não tente disfarçar a preguiça (sua própria falta de preparação de novo material) com uma longa revisão de material antigo. Não engane os alunos com novos materiais com longas revisões a cada período de aula.

E. A lei violada .

1. Negligenciar a revisão todos juntos.

2. Apressar a revisão ou fornecer apenas uma revisão parcial.

3. Atrasar todo o trabalho de revisão para o final do trimestre ou semestre.

F. Tentar revisar pela mera repetição palavra por palavra de material antigo.

G. Sugestões.

1. Precisa de mais foco na revisão? Não trabalhe na revisão durante todo o tempo de aula. Separe o tempo / exercícios de revisão do resto da lição. Isso geralmente é feito no início e no final da aula.

2. Precisa de mais foco na aplicação? Não trabalhe no aplicativo durante todo o tempo de aula. Separe o tempo de aplicação / exercícios do resto da lição. Isso geralmente é feito no final da aula.

Saiba como elaborar uma aula de revisão eficaz


Conclusão

A. “O ensino deve ser concluído, confirmado e testado por meio de revisão, repensar e aplicar.”

B. Ajude os alunos a pegar o que aprenderam e moldar suas lições em ideais permanentes, e fixar suas lições em hábitos ativos.

Fonte: Chris Reeves 6 de junho de 1996


Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar