Publicidade

[IBFC] 15 Questões de Didática e Fundamentos da Educação, com gabarito

[IBFC] 15 Questões de Didática e Fundamentos da Educação


Conhecimentos Pedagógicos

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 

7) (IBFC/CONDE/2019) Para Vygotsky, interação social e mediação estão intrinsecamente relacionados ao processo educativo, portanto, de constituição e desenvolvimento dos sujeitos. A partir deste pressuposto, assinale a alternativa incorreta. 
a) A atuação do professor é de suma importância já que ele exerce o papel de mediador da aprendizagem do aluno 
b) A questão da qualidade de mediação exercida pelo professor não será importante ao aluno, pois os avanços e as conquistas do aluno em relação à aprendizagem na escola dependerão de fatores externos a esta interação 
c) Organizar uma prática escolar sob tal pressuposto, é sem dúvida, conceber o aluno um sujeito em constante construção e transformação que, a partir das interações, tornar-se-á capaz de agir e intervir no mundo, conferindo novos significados para a história dos homens 
d) Uma escola baseada no processo de interação, não significa um lugar onde cada um faz o que quer, mas um espaço de construção, de valorização e respeito, no qual todos se sintam mobilizados a pensarem em conjunto 

8) (IBFC/CONDE/2019) Na teoria de Vygotsky, é importante perceber como o aluno se constitui na relação com o outro. Para tanto, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
( ) A escola é um local privilegiado em reunir grupos bem diferenciados a serem trabalhados no processo de interação. 
( ) A realidade escolar acaba contribuindo para que, no conjunto de tantas vozes, as singularidades de cada aluno sejam respeitadas. 
( ) A sala de aula é um dos espaços mais oportunos para a construção de ações partilhadas entre os sujeitos. ( ) A mediação é um elo que se realiza numa interação constante no processo ensino aprendizagem. 
( ) Pode-se dizer que o ato de educar é nutrido pelas relações estabelecidas entre professoraluno. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

a) V, V, F, V, F 
b) V, F, V, F, V 
c) F, V, F, V, F 
d) V, V, V, V, V 

9) (IBFC/CONDE/2019) O ato de planejar está presente em todos os momentos da vida humana. A todo o momento as pessoas são obrigadas a planejar, a tomar decisões que, em alguns momentos, são definidas a partir de improvisações; em outros, são decididas partindo de ações previamente organizadas (KENSKI, 1995). Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo: 
I. O planejamento é um processo de sistematização e organização das ações do professor. É um instrumento da racionalização do trabalho pedagógico que articula a atividade escolar com os conteúdos do contexto social. 
II. O significado do termo ‘planejamento’ é muito ambíguo, mas no seu uso trivial ele compreende a ideia de que sem um mínimo de conhecimento das condições existentes numa determinada situação e sem um esforço de previsões das alterações possíveis desta situação, nenhuma ação de mudança será eficaz e eficiente, ainda que haja clareza dos objetivos dessa ação. Nesse sentido trivial, qualquer indivíduo razoavelmente equilibrado é um planejador [...]. 
III. Planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, na busca da melhoria do funcionamento do sistema educacional. 

Estão corretas as afirmativas: 
a) I apenas 
b) II apenas 
c) III apenas 
d) I, II e III 

10) (IBFC/CONDE/2019) O planejamento da educação é composto por diferentes níveis de organização. Assim, podemos pensar em nível macro, no Planejamento do Sistema de Educação, que corresponde ao planejamento da educação em âmbito nacional, estadual e municipal. Este planejamento elabora, incorpora e reflete as políticas educacionais (UESC, Didática e Tecnologia – Unidade 3, p. 59). Nesse sentido, leia as descrições do quadro abaixo. 
_____ corresponde às ações sobre o funcionamento dos dois âmbitos da escola; para tanto, este planejamento necessita da participação em conjunto da comunidade escolar. 
____ é a organização da dinâmica escolar. É um instrumento que sistematiza as ações escolares do espaço físico às avaliações da aprendizagem. 
_____ envolve a organização das ações dos educadores durante o processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma proposta de ensino, que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada. 
_____ organiza ações referentes ao trabalho em um dado espaço; o professor prepara para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos coerentemente articulado com outras dimensões do planejamento. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas 
a) planejamento global / planejamento curricular / planejamento de ensino / planejamento de aula 
b) planejamento curricular / planejamento administrativo / planejamento de aula / planejamento didático 
c) planejamento gestor / planejamento de infraestrutura / planejamento individual e interdisciplinar / planejamento de adequação 
d) planejamento disciplinar / planejamento pedagógico / planejamento curricular / planejamento do dia

11) (IBFC/CONDE/2019) “Apesar de não ter sido concebido num ambiente escolar, o conceito de equilibração ecoa diretamente na sala de aula. Juan Delval, aluno de Piaget e atualmente professor da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, explica que a ideia reforça a diferença entre ensino e aprendizagem [...]” (Nova Escola - Elisângela Fernandes, 01 de Abril de 2011). Sobre o conceito e respectivas implicações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta. ________ 
a) Em uma perspectiva da equilibração, deve-se procurar nos equilíbrios a fonte de progresso no desenvolvimento dos conhecimentos, pois só os equilíbrios obrigam um sujeito a ultrapassar seu estado atual e procurar, seja o que for, em direções novas 
b) Aquilo que cada estudante aprenderá não é exatamente o que o professor verbaliza em sala de aula, nem mesmo o que ele espera que seja assimilado 
c) Com o conceito de equilibração, Piaget demonstrou que a Inteligência deve ser confrontada para evoluir. Por outro lado, conseguir o equilíbrio, atingir uma posição estável após superar dificuldades e sobressaltos 
d) O conceito de equilibração também provoca reflexões sobre as formas de ensino mais efetivas, que possibilitem a todos avançar 

12) (IBFC/CONDE/2019) Anísio Teixeira foi um importante teórico da Educação no país. Sua passagem “pelo Teachers College da Universidade de Colúmbia, no final da década de 1920, foi vivida com uma intensa carga afetiva, uma experiência de conversão pelo avesso. Numa dimensão laica, Anísio reviveu situações que conhecera no “mundo dos colégios jesuítas”, o que o empurrou a reinterpretar a realidade e produziu aos seus olhos e aos olhos dos outros uma ruptura biográfica que acentua o antes e o depois da estadia nos Estados Unidos. Adotou ______________ como sua plataforma de lançamento para o mundo, como viga mestra para compreender o que se passava na sociedade norte-americana. Escolhera um (a) crítico (a) contundente dos impasses da (o) ___________dessa sociedade, um (a) colaborador (a) direto (a) de instituições instaladas no meio da população pobre e imigrante com objetivos filantrópicos e educativos, um (a) pensador (a) que denunciava, nos Estados Unidos, que a ameaça da (o) (s) ________________não estava fora do país, mas dentro dele: nas atitudes pessoais e nas instituições” (MEC - Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana). 

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 
a) J.F. Herbart / educação / educação 
b) J. Dewey / democracia / democracia 
c) M. Montessori / fascismo / escolarização 
d) C. Freinet / escolarização / democratização 

13) (IBFC/CONDE/2019) “Influenciado pelas ideias do Movimento Escolanovista, e muito próximo de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um dos principais antropólogos e pensadores da educação no país (Centro de Referências em Educação Integral). Sobre duas de suas principais contribuições para compreensão da Educação atual do país, analise as afirmativas abaixo: 
I. Atuou fortemente pela defesa da escola pública. 
II. Foi o fundador das Classes Experimentais, proposta de educação que visava fortalecer a autonomia dos educandos e seu envolvimento na gestão escolar. 
III. Defendeu o desenvolvimento integral dos estudantes. IV. Implementou, junto ao Governo do estado do Rio de Janeiro da época, os Centros Integrados de Ensino Público (CIEPs). V. Como ideia central em seu pensamento, a educação teria a capacidade de transformar a sociedade, e a escola seria a instituição prioritária, uma cultura cívica de atenção ao interesse comum, àquilo que é público. 
Estão corretas as afirmativas: 
a) I, II e V apenas 
b) II e III apenas 
c) I, III e IV apenas 
d) III e V apenas 

Veja também:


14)(IBFC/CONDE/2019)  “A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado” (UFRGS – Teoria de Piaget). Quanto à assimilação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
( ) É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. 
( ) É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento etc.) a um esquema ou estrutura do sujeito. 
( ) É o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
a) V, V, F 
b) F, F, V 
c) V, F, F 
d) V,V, V 

DIDÁTICA


15) (IBFC/CONDE/2019) Embora tenham conceituações distintas, _____________ _____________ Didática e Metodologia são, ainda na ___________ _________ atualidade, concebidas de modo equivocado, portanto como acepções sinônimas. Contudo, Libâneo (2006) traz alguns aspectos que elucidam, claramente, a Didática no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
( ) ADidática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa. 
( ) Ela ajuda o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional. Essa segurança ou competência profissional é muito importante, mas é insuficiente. 
(  ) A Didática trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, ligando meios pedagógico-didáticos a objetivos sócio-políticos. Por outro lado, cabe lembrar que a técnica pedagógica não está ligada a uma concepção de homem e de sociedade, simultaneamente há uma concepção de homem e sociedade independente da competência técnica para realizá-la educacionalmente. 

Assinale a alternativa que apresenta a  sequência correta de cima para baixo. 
a) V, F, V 
b) F, V, F 
c) V, V, F 
d) F, F, V 

16) (IBFC/CONDE/2019) Leia a seguir uma reflexão sobre a Didática: “A Didática está impregnada de e de . Ela se enriquecerá mais quanto mais der conta de postular o que lhe é específico e, a partir daí, explorar as fronteiras e zonas intermediárias do conhecimento cientifico. A (O) e a integração são dois movimentos que se articulam. Quanto mais se busca a especificidade mais se destacam os limites de uma disciplina, forçando a interdisciplinaridade e a integração. Quanto mais , mais necessidade de estruturação de cada campo de conhecimento. Quero dizer com isso que a estruturação do conteúdo próprio da Didática é um passo prévio para a interdisciplinaridade e não uma limitação” (LIBÂNEO, 2006, p.17). 
Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas. 
a) multidisciplinaridade / interdisciplinaridade / especificidade / integração 
b) integração / interdisciplinaridade / relação / especificidade 
c) interdisciplinaridade / integração / interdisciplinaridade / integração 
d) relação / integração / multidisciplinaridade / especificidade 

17) (IBFC/CONDE/2019) Comenius (1592 a 1670) foi um religioso “dotado de um humanismo ímpar e de uma visão globalizante. Era atraído por todas as esferas do conhecimento e sonhava em construir uma pansofia, ou seja, uma sabedoria que abrangesse a totalidade.” “[...] Seu ideal pedagógico resumia as bases e as normas que regem o Homem no seu desempenho na esfera terrena, como criador de sua trajetória” (InfoEscola: A Pedagogia de Comenius). 
Sobre o preceito trazido por seu ideal pedagógico, assinale a alternativa correta.
 a) Aprender uns aos outros 
b) Guiar e direcionar a todos 
c) Promover o aprender sem ofender 
d) Ensinar tudo a todos 

18) (IBFC/CONDE/2019) Rousseau (1712-1778) foi um dos principais influenciadores da formação do pensamento político e educacional moderno. O princípio defendido por este teórico consiste em afirmar que “o homem nasce naturalmente bom”. Defendeu que era preciso partir dos instintos naturais da criança para desenvolvê-los. O ciclo completo desta nova educação, que propõe na sua obra, comporta quatro períodos. 
Sobre isto, analise as afirmativas expostas na tabela a seguir e use: I (primeiro período) a IV (quarto ou último período) para relacionar. CICLO DA NOVA EDUCAÇÃO: PERÍODOS 
_____ corresponde a uma vida puramente física, apta a fortificar o corpo sem forçá-lo; período espontâneo e orientado graças, notadamente, ao aleitamento materno. 
_____ é aquele no qual a criança desenvolve seu corpo e seu caráter no contato com as realidades naturais, sem intervenção ativa de seu preceptor. 
_____ neste o preceptor intervém mais diretamente; período no qual o jovem se inicia, essencialmente pela experiência, à geografia e à física, ao mesmo tempo em que aprende uma profissão manual ou ofício. 
_____ compreende-se este período em que o homem floresce para a vida moral, religiosa e social. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
a) II, III, I e IV 
b) I, II, III e IV 
c) III, I, IV e II 
d) IV, III, II e I 

19) (IBFC/CONDE/2019) O planejamento da ação docente envolve _________ também, a integração de alguns elementos que ficam dispostos em um mesmo documento. 

Nesse sentido, leia o trecho a seguir: “A (O) , é um processo pelo qual se determinam o grau dos resultados alcançados em relação aos objetivos, considerando o contexto das condições em que o trabalho foi desenvolvido. Deve-se considerar que este processo está relacionado com o processo de aprendizagem, deve ser pensado, planejado e realizado de forma contínua, coerente e consequente com os objetivos propostos para a aprendizagem” (Portal Educação). 
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
a) avaliação 
b) metodologia de ensino 
c) objetivo de ensino 
d) procedimento 

20) (IBFC/CONDE/2019) O plano de aula que especifica a prática do cotidiano, a dinâmica da sala de aula e,da interação e articulação entre professor e aluno. O professor tem a liberdade de trabalhar com plano de aula desde que mantenha coerência com planos antecedentes. Nesse sentido, nota-se que o plano de aula representa uma parte dentro de outras já existentes em um grande planejamento (Portal Educação). Sobre os componentes básicos de um plano de aula, considere as afirmativas: 
I. O conteúdo faz parte do plano de aula e é a base para a aquisição de informações, conceitos, princípios e desenvolvimento de habilidades e atitudes nos alunos, por meio dos conteúdos, são alcançados os objetivos propostos. 
II. Os procedimentos de ensino também integram o planejamento diário e são utilizados pelo professor para facilitar o processo de elaboração do conhecimento pelo aluno. Os procedimentos de ensino, então, são apenas uma coletânea de técnicas isoladas e envolvem o desenvolvimento de uma atividade. 
III. A metodologia de ensino refere-se aos objetivos de aprendizagem e está organizada para mediar esta aprendizagem dos alunos, visando à consecução de objetivos de ensino propostos. 
IV. Os recursos de ensino são os componentes do ambiente da aprendizagem que oferecem estímulo ao aluno. Podem ser humanos: professor, aluno, pessoas da escola e comunidade; materiais: do ambiente (água, folha, pedra, materiais diversos, etc.), da escola (quadro negro, giz, cartazes, data show, TV, vídeo, computador, materiais de laboratório, etc.), da comunidade (biblioteca, indústria, loja, cinema, horta, museu etc.). 

Estão corretas as afirmativas: 
a) I, II e III apenas 
b) III e IV apenas 
c) I e IV apenas 
d) II e III apenas 

21) (IBFC/CONDE/2019) Trata-se de uma avaliação que “deve estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo modo capitalista de produção. [...] É condição de sua existência e articulação com uma concepção pedagógica progressista" (LUCKESI, 2003, p.82). 
Quanto a esta concepção ou tipo de avaliação, assinale a alternativa correta. 
a) Somatória 
b) Punitiva 
c) Emancipatória 
d) Diagnóstica 

22) (IBFC/CONDE/2019) Sobre as avaliações dos tipos classificatória e formativa, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
( ) A avaliação classificatória preocupa-se em fazer do aluno, um aluno cidadão. ( ) A avaliação classificatória só almeja, pela nota, avaliar o quanto o aluno aprendeu. 
( ) A avaliação formativa é o todo do aluno - o seu crescimento com aquele conteúdo, se houve melhora no aprendizado; se sua vida socioeducativa melhorou. 
( ) Na avaliação classificatória o professor avalia os alunos por meio de trabalhos com o objetivo de observar se os alunos aprenderam ou não. 
( ) A avaliação formativa não se preocupa com o ensino aprendizagem ao longo do desenvolvimento curricular e sim por um curto período. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
a) F, F, F, V, V 
b) V, V, V, F, V 
c) F, V, V, V, F 
d) V, F, F, F, F

Gabarito


[IBFC] 15 Questões de Didática e Fundamentos da Educação



Destaques:

Por Blog Caderno de Educação


CompartilheCompartilheCompartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar