Questões sobre Tendências Pedagógicas, com gabarito. exercícios resolvidos considerando a tendência pedagógica em questão. Atividades com gabarito sobre concepção pedagógica tradicional, libertadora, tecnicista, liberal, tradicional, nova, renovada, renovadora, libertadora, crítica social dos conteúdos e progressista. Questões de provas de concurso público.
Questões sobre Tendências Pedagógicas, com gabarito.
by Pixabay Caderno



Questões sobre Tendências Pedagógicas com gabarito.



Questões objetivas de tendências pedagógicas




1) (IBEMA/PR 2017)As tendências pedagógicas influenciaram as práticas pedagógicas e
buscaram atender às expectativas da sociedade. A Pedagogia Progressista é no Brasil um paradigma educacional que propõe a transformação social por meio da educação. Analise os seus pressupostos abaixo:
I- Surge com a finalidade de contrapor-se as tendências liberais. A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social.
II-Propõe uma analise crítica das realidades sociais, sustentando a parte sócio-política da educação.
III- Considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história onde o professor assume o papel de mediador entre o saber elaborado e o conhecimento a ser produzido.
IV- Propõe um ensino organizado em função de pré-requisitos onde a aprendizagem é simplesmente uma modificação de desempenho.
Está correto o que se afirma em:
a) II, III e IV apenas.
b) I, II e III apenas.
c) I e II apenas.
d) I, II e IV apenas.


2) (IBEMA/PR 2017)O conhecimento das tendências pedagógicas e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa. Analise as afirmativas abaixo em relação às tendências pedagógicas:
I- A pedagogia progressista sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II- A pedagogia progressista enfatiza aspectos sócio-políticos envolvendo a cultura popular, é quando o homem se constrói chegando a ser sujeito na medida em que se integra em seu contexto o conhecimento de sua historicidade, dando ênfase ao ato de conscientização.
III- A pedagogia liberal propiciou o surgimento de métodos voltados para o interesse dos alunos e para um ensino ativo, enfatizando suas atividades no processo do ensino-aprendizagem.
IV- A Pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e auto gestionário em que as matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas.
V- A Pedagogia Liberal é centrada na discussão de temas sociais e políticos nos quais o professor e alunos analisam problemas e realidades do meio socioeconômico e cultural.
As crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Tem capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração.
Está correto o que se afirma em:
a) II e IV apenas.
b) I, II e III apenas.
c) I, II, IV e V apenas.
d) III, IV e V apenas.


3 - (Colombo-2016/UFPR) Quanto às tendências pedagógicas na prática escolar, é correto afirmar:
a) A tendência liberal da pedagogia caracteriza-se por uma prática democrática, avançada e aberta, tendo em vista que vê a educação como possibilidade de superação da divisão de classes presente na sociedade.
b) A Pedagogia Progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais e sustenta implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
c) A tendência libertadora enfatiza o ensino escolar e a transmissão de conteúdos específicos pela escola como forma de liberdade e transformação dos sujeitos.
d) A tendência progressista libertária destaca o papel da escola para a transformação do indivíduo ao assegurar o acesso ao
conhecimento sistematizado, delimitado pelo Estado como relevante para a formação humana.
e) A tendência liberal renovada centraliza no professor e na sua prática pedagógica a possibilidade de superação das diferenças existentes na sociedade.


4 - (Almirante Tamandaré 2015/UFPR) Há um conjunto de tendências pedagógicas que predominaram na educação brasileira ao longo da nossa história. Sobre essas tendências, é correto afirmar:
a) A concepção tradicional de educação defende a tradição e a cultura como base do processo formativo, incentivando o
registro histórico e o uso da história como base do ensino.
b) A pedagogia liberal indica que a escola tem o papel de formar as pessoas para desempenhar papéis sociais, com base
nas aptidões individuais, as quais devem ser desenvolvidas por meio dos processos de ensino-aprendizagem.
c) O tecnicismo é uma tendência pedagógica voltada ao incremento da técnica, e, por isso, foi a base para a elaboração dos
currículos dos cursos profissionalizantes, nos quais o domínio da técnica é o objetivo principal.
d) A pedagogia libertadora foi elaborada no final do século XIX com vistas, inicialmente, a combater o princípio do escravismo
presente na sociedade brasileira. Posteriormente, esta concepção foi utilizada para se defender propostas educacionais
defensoras da liberdade de ensinar e aprender.
e) A concepção histórico-crítica da educação afirma que a escola tem o papel de contribuir complementarmente com a formação das pessoas, mas reconhece que a principal agência formadora é a família.

5 - (SEED/PR 2007) A Educação Brasileira, ao longo de sua história, foi marcada por diferentes pedagogias. Correlacione cada educador da coluna da direita com sua corrente pedagógica na coluna da esquerda.

1. Pedagogia Tradicional.                  ( ) Dewey
2. Pedagogia da Escola Nova.            ( ) Herbart
3. Pedagogia Libertadora.                  ( ) Dermeval Saviani
4. Pedagogia Histórico-Crítica.            ( ) Paulo Freire

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 1 – 2 – 3 – 4.
b) 4 – 3 – 2 – 1.
c) 2 – 1 – 3 – 4.
d) 3 – 4 – 1 – 2.
e) 2 – 1 – 4 – 3.

6. (Palhoça 2011) A análise das tendências pedagógicas no Brasil mostra a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressa as especificidades da história política, social e cultural
de nosso país. Vários pesquisadores identificam, na tradição pedagógica brasileira, a presença de grandes tendências:
a. ( ) A tradicional e a crítica dos conteúdos.
b. ( ) A tradicional, a renovada e a cientificista.
c. ( ) A tradicional, a tecnicista e a construtivista.
d. ( ) A tradicional, a renovada, a tecnicista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.
e. ( ) A tradicional, a construtivista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.

7. (São José SC/2013) A tendência pedagógica chamada de “Pedagogia Liberal” tinha como intenção principal:
a. ( ) Prestigiar a escola por suas iniciativas pedagógicas oriundas de práticas de cooperação, de trocas, onde cada sujeito é considerado no contexto de sua cultura, na história de sua comunidade.
b. ( ) Não reconhecer o indivíduo como protagonista de seus sucessos e fracassos, remetendo as conquistas pessoais à inserção de cada um e de cada uma, nas relações com a coletividade.
c. ( ) Defender o sistema cooperativo entre todos os setores da sociedade capitalista, com base na fraternidade social e na igualdade de direitos para todos os cidadãos que habitem uma mesma nação.
d. ( ) Valorizar as ações pedagógicas altruístas, assentadas em princípios de solidariedade, de caridade, de reconhecimento das diferenças e de respeito às potencialidades dos seres humanos.
e. ( X ) Justificar o sistema capitalista, atribuindo ênfase na defesa da liberdade, dos direitos e dos interesses individualistas de cada pessoa que integra a sociedade, já que a sua forma de organização social é baseada na propriedade
privada dos meios de produção.

8. As diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: liberal e progressista.
Relacione as colunas 1 e 2 abaixo de acordo com a concepções pedagógicas da educação brasileira:

Coluna 1 Tendência
1. Liberal
2. Progressista

Coluna 2 Pedagogia

( ) tradicional
( ) tecnicista
( ) libertária
( ) renovada-progressista
( ) libertadora
( ) crítico-social dos conteúdos
( ) renovada não-diretiva

assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) 1 • 1 • 2 • 1 • 2 • 2 • 1
b. ( ) 1 • 1 • 2 • 2 • 2 • 2 • 1
c. ( ) 1 • 2 • 2 • 1 • 2 • 2 • 1
d. ( ) 1 • 2 • 1 • 1 • 2 • 1 • 2
e. ( ) 1 • 2 • 2 • 2 • 1 • 1 • 1

9. (Tijucas 2015/P. Auxiliar) As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX e foram influenciadas pelas ideias do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado.
As tendências pedagógicas liberais mais importantes são:

1. Liberal Tradicional.
2. Liberal Educacional.
3. Tendência Liberal Renovada.
4. Tendência Liberal Formal.

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

a. ( ) São corretos apenas os itens 1 e 3.
b. ( ) São corretos apenas os itens 3 e 4.
c. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
d. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 4.
e. ( ) São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.


21. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.
Elas são:
a. ( ) Pensamento Moderno e
Pensamento Transgressor.
b. ( ) Pensamento Conservador e Pensamento Liberal.
c. ( ) Tendências Tecnicistas e Tendências Liberais.
d. ( ) Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
e. ( ) Tendências Transgressoras e Tendências Progressistas



Publicidade


Gabarito das questões sobre tendências pedagógicas

1 B
2 A
3 B
4 B
5 E
6 D
7 E
8 A
9 A
10 D




Postado por: Equipe do Caderno Educação .


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!

Publicidade

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios
 
Top