Questões sobre Avaliação da Aprendizagem, com gabarito. Questões pedagógicas de concursos públicos sobre a avaliação escolar abordando tipos de avaliação de aprendizagem, instrumentos, papel da avalização escolar e outros temas. Sugeridas para área da pedagogia e magistério, sobretudo, para provas de conhecimentos pedagógicos.


Questões sobre Avaliação da Aprendizagem.


Questões sobre Avaliação da Aprendizagem.


Questões objetivas de avaliação de aprendizagem


1 - (Colombo 2016/UFPR) Com base na abordagem da avaliação escolar apresentada por Luckesi (1996), é correto afirmar:
a) Avaliar implica examinar, ou seja, identificar o que o estudante aprendeu e atribuir uma nota ou conceito. Com isso, identifica-se seu nível de aprendizagem.
b) A prática da avaliação da aprendizagem deve investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, motivo pelo qual é diagnóstica.
c) O ato de avaliar exige do professor diagnosticar e classificar. Antes de aferir o que o estudante aprendeu e classificá-lo de acordo com o seu desempenho e competências, o professor deve ter um diagnóstico do que o estudante sabe e de onde pode chegar.
d) A avaliação da aprendizagem possui uma finalidade em si, já que é uma ferramenta fundamental para o progresso do estudante no seu percurso escolar.
e) A avaliação escolar tem como foco identificar o que o estudante sabe no momento atual, sendo secundários o processo anterior e onde se quer chegar.
2 - (Colombo 2016/UFPR) Quanto à avaliação na Educação Infantil, de acordo com a Resolução 05/2009 CNE/ CEB, é correto afirmar: 
a) Deve seguir protocolo estabelecido pelo Ministério da Educação e acompanhar a criança por todo o seu percurso na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 
b) É constituída por pareceres descritivos, que buscam enfatizar dimensões do desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças. 
c) Devem ser criados instrumentos avaliativos sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. 
d) Deve constituir documentação específica para a Secretaria de Educação acompanhar o desenvolvimento de cada criança. 
e) Deve focar em características cognitivas, sendo esta a dimensão possível de ser avaliada a partir de padrões previamente definidos.

3 - (Almirante Tamandaré 2015/UFPR) A avaliação da aprendizagem é um tema polêmico, mas importante na organização e na prática pedagógica. Sobre este tema, é correto afirmar:
a) A avaliação é a razão da organização do trabalho pedagógico, pois finaliza todo o ciclo do ensino, de forma que os resultados da aprendizagem só ficam evidentes por meio da avaliação.
b) A avaliação tem o papel de definir os alunos que serão aprovados ou reprovados, por meio da verificação da aprendizagem e consequente mensuração do alcance ou não dos objetivos educacionais.
c) O sentido de se avaliar os alunos é permitir sua classificação face aos objetivos educacionais, isto é, a avaliação da aprendizagem permite que o professor e a escola possam identificar os alunos com mais ou menos dificuldades e encaixá-los em turmas ou procedimentos mais avançados ou encaminhá-los para refazerem a trajetória pedagógica.
d) A avaliação da aprendizagem é um processo intencional e sistemático de coleta, análise e interpretação de informações sobre o processo educativo, em que se dimensionam o próprio processo e seus resultados, com vistas a permitir orientar as tomadas de decisões relativas ao próprio processo pedagógico.
e) Os processos modernos de avaliação da aprendizagem têm contestado o uso de provas, porque tais instrumentos são incapazes de auxiliar a mensuração da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos.
4 - (Campo Largo 2011) A avaliação compreende um conjunto de recursos e estratégias com vistas a identificar problemas de aprendizagem e ensino e levantar hipóteses de solução desses problemas. A respeito da avaliação na escola básica brasileira, assinale a alternativa correta.
a) O uso de provas tem sido contestado por especialistas, porque tais instrumentos são incapazes de auxiliar no dimensionamento da aprendizagem.
b) A avaliação pelo desenvolvimento da oralidade é um recurso a ser utilizado com crianças pequenas que ainda não escrevem, uma vez que não faz sentido avaliar a oralidade daqueles que já dominam a escrita.
c) O uso de portfólio é um excelente recurso avaliativo na educação básica, uma vez que ele é capaz de mostrar todo o percurso de aprendizagem do aluno.
d) A autoavaliação é uma estratégia avaliativa adequada, mas que pode ser utilizada somente para alunos com maturidade (anos finais do Ensino Fundamental e adiante), pois crianças menores não conseguem desenvolver a autocrítica.
e) A análise da produção coletiva é um instrumento importante para se verificar o domínio do grupo e mesmo o alcance das estratégias de ensino, mas insuficiente para se dimensionar os níveis individuais de aprendizagem.


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5 - (Guaratuba 2008) Com relação a uma concepção progressista de avaliação, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A avaliação do processo de ensino e aprendizagem deve ser realizada na escola de forma contínua, cumulativa e sistemática.
( ) A LDB 9394/96, ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina a prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
( ) A avaliação representa um papel fundamental, visto que é por intermédio da análise reflexiva dos avanços e dificuldades dos alunos que os professores poderão rever e redefinir sua prática pedagógica.
( ) A avaliação escolar é uma necessidade institucional para classificar os alunos, de modo a constituir classes mais homogêneas quanto ao rendimento.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F.
b) F – V – V – F.
c) F – F – V – F.
d) V – F – F – F.
e) V – V – V – F.

Confira as Questões sobre Tendências Pedagógicas, com gabarito.


6. (St Ant.doGrama/MG 2017)A avaliação do rendimento escolar do aluno NÃO deve observar os seguintes critérios:
a) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos, priorizando também as provas finais sobre as provas parciais.
b) Possibilidade de aceleração de estudos para os alunos com atraso escolar.
c) Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
d) História de vida e contexto social do aluno.

7. Na escola, a avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem está intrinsecamente articulada
com as concepções e práticas curriculares:
a. ( ) A avaliação não evidencia o conteúdo político-pedagógico das ações realizadas pelos profissionais da escola, apenas as relações de poder do currículo para lembrar as tarefas exigidas.
b. ( ) A avaliação opera com alguns conteúdos pedagógicos, mas não tem nenhuma relação com as ações realizadas pelos professores e suas docências, já que eles não incluem os conceitos ensinados.
c. ( ) A avaliação só é importante para que a equipe pedagógica possa registrar, durante o conselho
de classe, os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, aqueles que são indisciplinados.
d. ( ) A avaliação explica como o conteúdo político--pedagógico se realiza nas ações efetuadas
pelos profissionais da escola, como as relações de poder transversalizam o currículo e forjam as identidades.
e. ( ) A avaliação existe para medir o desempenho dos alunos e separá-los entre fracos, médios e
com boa aprendizagem, informação que facilita a organização das turmas no início do ano letivo.


8. (Florianópolis 2010)A avaliação da aprendizagem entendida como fornecedora de informações, com o objetivo de orientar a prática pedagógica durante o processo de aprendizagem dos estudantes, expressa uma concepção de avaliação:

a. ( ) Analítica.
b. ( ) Somativa.
c. ( ) Comportamental.
d. ( ) Classificatória.
e. ( ) Formativa.
9. (Camboriú 2011) Tomando como referência pesquisas relacionadas ao processo de avaliação escolar, pode-se citar as seguintes características da avaliação formativa:

1. é conduzida pelo diretor.
2. destina-se a promover novas aprendizagens aos estudantes.
3. leva em conta o progresso individual dos estudantes.
4. capacidades e ideias equivocadas dos estudantes são consideradas como erros.
5. os estudantes exercem papel central, devendo atuar ativamente em sua própria aprendizagem.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) Estão certas apenas as afirmações 1, 2 e 3.
b. ( ) Estão certas apenas as afirmações 1, 3 e 5.
c. ( ) Estão certas apenas as afirmações 2, 3 e 5.
d. ( ) Estão certas apenas as afirmações 2, 4 e 5.
e. ( ) Estão certas apenas as afirmações 2, 3, 4 e 5.


10. Assinale a alternativa que completa corretamente o texto. A partir dos estudos realizados no campo educacional a avaliação somativa fundamenta-se em uma concepção: 

a. ( ) inclusiva de avaliação cuja função, durante o processo, é a de analisar se houve ou não aquisição de conhecimento. 
b. ( ) processual de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento. 
c. ( ) processual cuja função é o de analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos estudantes, para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, e corrigir as deficiências. 
d. ( ) diagnóstica e processual de avaliação cuja função, durante o processo, é analisar se houve ou não aquisição de conhecimento. 
e. ( ) classificatória de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento.

11. Considerando diferentes concepções sobre o papel
da avaliação da aprendizagem, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas a respeito das respostas da professora:
( ) Em uma perspectiva de avaliação classificatória: “Significa que, a partir das provas que aplicamos em toda a turma, ele está em um nível intermediário na classe, pois uma parte da turma está melhor que ele, e outra está abaixo dele. Ele está na média para ser aprovado, mas precisa melhorar, mãe, se não quiser correr riscos no final do ano”.
( ) Em uma perspectiva de avaliação somatória: “Representa o resultado das atividades avaliativas realizadas, a partir das quais produzimos um cálculo para verificar ao final o rendimento dele, que está, como pode ver, na média de aprovação. É como se ele tivesse feito uma ‘poupança’ de notas que trouxe este resultado”.
( ) Em uma perspectiva de avaliação formativa: “Esta nota é um indicador, uma informação apenas, mãe, ela mostra alguns aspectos da aprendizagem do seu filho. Juntamente com outras informações, poderemos ter um juízo mais elaborado sobre suas dificuldades e, com isso, poderemos ajudá-lo a superar dificuldades e levá-lo a aprender mais e melhor”.
( ) Em uma perspectiva de avaliação emancipatória: “É apenas uma formalidade da escola, não significa muita coisa, mãe, pois o mais importante não é a nota que ele tira, e sim a sua capacidade de aprendizagem e de conduzir autonomamente sua vida e sua trajetória na escola”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F.
b) V – F – F – F.
c) F – V – F – V.
d) F – F – F – V.
e) V – V – V – F


12 - (Araucária 2017) Na Educação Infantil, a avaliação é um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Sobre avaliação, assinale a alternativa correta.
a) A avaliação das crianças de 0 a 5 anos será realizada duas vezes ao ano, permitindo a revisão das propostas no meio do ano letivo e encaminhamentos para a continuidade do percurso educativo das crianças.
b) A avaliação é composta por duas dimensões com igual importância para o acompanhamento das aprendizagens: a quantitativa e a qualitativa.
c) A avaliação na Educação Infantil será registrada através de Parecer Descritivo nos quatro bimestres, resultando em um único registro final que acompanha a criança.
d) A avaliação deve se constituir com base na observação sistemática, crítica e criativa do comportamento de cada criança, de grupos de crianças e das brincadeiras e interações entre as crianças no cotidiano.
e) A avaliação deve focar-se no desenvolvimento efetivo da criança, buscando verificar a aprendizagem, como aponta Luckesi, a partir dos mínimos possíveis.

13 - A avaliação da aprendizagem é um tema polêmico, mas importante na organização e na prática pedagógica. Sobre este tema, é correto afirmar:
a) A avaliação é a razão da organização do trabalho pedagógico, pois finaliza todo o ciclo do ensino, de forma que os resultados da aprendizagem só ficam evidentes por meio da avaliação.
b) A avaliação tem o papel de definir os alunos que serão aprovados ou reprovados, por meio da verificação da aprendizagem e consequente mensuração do alcance ou não dos objetivos educacionais.
c) O sentido de se avaliar os alunos é permitir sua classificação face aos objetivos educacionais, isto é, a avaliação da aprendizagem permite que o professor e a escola possam identificar os alunos com mais ou menos dificuldades e encaixá-los em turmas ou procedimentos mais avançados ou encaminhá-los para refazerem a trajetória pedagógica.

d) A avaliação da aprendizagem é um processo intencional e sistemático de coleta, análise e interpretação de informações sobre o processo educativo, em que se dimensionam o próprio processo e seus resultados, com vistas a permitir orientar as tomadas de decisões relativas ao próprio processo pedagógico






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Gabarito das Questões sobre Avaliação da Aprendizagem.


1 B
2 C
3 D
4 E
5 E
6 A
7 D
8 E
9 C
10 E
11 E
12 D
13 D


Postado por: Equipe do Caderno Educação .


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