Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre CurrículoSugerido para estudos e simulado para concurso de professor da educação infantil, ensino fundamental e médio.

Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre Currículo


Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre Currículo


Questões objetivas sobre currículo


1 - Ao tratar do currículo, Tomaz Tadeu da Silva o faz a partir de diferentes perspectivas teóricas. Assinale a alternativa que corresponde à perspectiva da teoria pós-crítica.
a) O currículo é visto a partir da sua organização, nele devendo estar claramente definidos objetivos em termos de comportamento explícito.
b) O currículo é analisado com ênfase nas relações econômicas do capitalismo e nas relações de classe.
c) O currículo é compreendido fundamentalmente a partir dos conceitos de emancipação e libertação, o que permite às pessoas se tornarem conscientes do papel de controle e poder exercidos pelas instituições e estruturas sociais.
►d) O currículo é analisado a partir das relações de poder, expandindo-se para processos de dominação de raça, etnia, gênero e sexualidade.
e) O currículo é analisado a partir das experiências educacionais que propõe e da sua capacidade de organizar eficientemente as experiências educacionais.

2 - (Almirante Tamandaré 2016/UFPR) Sobre o currículo e seus elementos,  pode-se afirmar:
a) Os tempos na escola são definidos por lei, assim não se pode fazer muito para alterá-los, portanto, cabe à escola cumprir as diretrizes para a organização temporal dos conteúdos de ensino.
b) Os conteúdos escolares estão distribuídos no tempo de acordo com uma lógica histórica padronizada em âmbito nacional, ou seja, as escolas devem adaptar a organização do trabalho pedagógico a essa lógica, de maneira a se manter um padrão mínimo nacional para o ensino.
Xc) As escolas de educação básica devem observar que o ensino da História do Brasil deve considerar as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
d) No Brasil, temos um currículo nacional que se apresenta como referência para cada uma das etapas de ensino, de sorte que os municípios e estados, bem como as escolas privadas, devem desdobrar esse currículo em planos de ensino locais.
e) Os currículos da educação infantil e do ensino fundamental devem ter uma relação de conteúdos prioritários definidos pela escola, à qual se juntarão as referências nacionais complementares, indicadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica.

3 -  (Almirante Tamandaré 2016/UFPR)No cotidiano da prática escolar, um elemento que a literatura especializada aponta como muito influente sobre o processo de ensino-aprendizagem é o currículo oculto. Sobre essa ideia, considere as afirmativas a seguir:

1. O currículo oculto inclui valores, conteúdos e práticas não explícitas, mas que têm forte influência no processo
educativo, determinando muitas vezes o rumo e o resultado da formação.
2. O currículo oculto é um subproduto do currículo oficial e explícito, para o qual a escola e o professor devem estar atentos, uma vez que não é um fenômeno planejado e revelado.
3. O currículo oculto é o resultado de um conjunto de ações dos professores no enfrentamento ao currículo oficial, em uma espécie de oposição às determinações prescritas na referência curricular dominante.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
►b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

4 - (Campo Largo 2011)  Identifique as características próprias às teorias críticas (C) ou às teorias pós-críticas (P) do currículo.
( ) Currículo que emerge da realidade social, econômica e cultural.
( ) Currículo construído considerando o fim das metanarrativas.
( ) Currículo como discurso/representação.
( ) Currículo construído a partir de conceitos e conhecimentos históricos e científicos.
( ) Currículo voltado à emancipação e libertação.
( ) Currículo como construção de identidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
*a) C – P – P – C – C – P.
b) P – P – C – C – P – C.
c) C – C – P – P – C – P.
d) P – C – C – P – C – C.
e) C – C – P – C – P – P.



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5. (São José SC/2013) O currículo é carregado de significados históricos, políticos, sociais, simbólicos, afetivos, teóricos, entre outros, responsáveis pela formação dos sujeitos escolares e pela constituição de suas identidades.

No currículo está(ão):
a. ( ) Exclusivamente as disciplinas que compõem a grade curricular, já que são elas que efetivam as aprendizagens das crianças na Educação Básica e ensinam como o professor deve atuar.
b. ( X ) A organização escolar como um todo, o que contempla também o espaço, as relações de poder, os textos, os discursos, as práticas pedagógicas, as trajetórias dos estudantes e dos educadores.
c. ( ) Apenas os conceitos que são os fundamentos de cada disciplina da grade curricular, com destaque para a importância do ensino da Língua Portuguesa, único conteúdo necessário na formação dos estudantes.
d. ( ) Somente os conteúdos ensinados por cada professor, de acordo com as disciplinas de sua formação acadêmica, o que evita que os estudantes possam aprender informações de outra natureza.
e. ( ) Unicamente o estatuto da escola e suas normas pedagógicas, já que é este é o documento que regulamenta as atividades escolares e define os conteúdos que devem ser ensinados pelos professores.


6. (Camboriú 2015) O currículo, segundo Tomaz Tadeu da Silva (2003), é o resultado de uma seleção de elementos da cultura.
Na tradição brasileira, a partir de diretrizes e normas gerais provenientes do governo federal, os Estados e municípios devem elaborar e implementar orienta-
ções curriculares às suas redes de escolas.

Em relação ao currículo nacional, é correto afirmar:
a. ( ) Por serem oficiais, essas orientações, ou propostas curriculares, se revestem de um caráter de obrigatoriedade, não cabendo às escolas margem de autonomia na sua interpretação.
b. ( ) O currículo em curso nas salas de aula costuma estar muito atrelado aos livros didáticos, cujas versões, feitas por seus autores, conduzem à não obediência das orientações curriculares mais gerais.
c. ( ) As propostas curriculares nacionais evitam que a educação seja objeto de disputa ideológica de grupos que buscam obter a hegemonia na definição de valores, atitudes e conhecimentos que devem fazer parte da formação das nossas crianças e adolescentes.
d. ( ) As orientações curriculares nacionais constituem-se em referências importantes nas redes de ensino porque elas criam verdades ao oficializarem saberes e legitimarem posturas autoritárias.
e. ( X ) A LDB (9394/1996) abre espaço para que as próprias escolas reelaborem especificamente essas orientações, mediante a construção coletiva do projeto pedagógico da escola.


7. (Camboriú 2011) A respeito dos currículos para o ensino fundamental e médio, assinale a alternativa correspondente ao texto apresentado no Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
 a. ( ) Os currículos do ensino fundamental e médio não precisam ter uma base nacional comum e podem ser elaborados, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
 b. ( ) O currículo do ensino fundamental deve ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Já o currículo do ensino médio não precisa ter uma base nacional comum.
 c. ( ) Cada sistema de ensino e estabelecimento escolar deverá elaborar seus próprios currículos do ensino fundamental e médio, levando em consideração as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
 d. ( ) Os currículos do ensino fundamental e médio devem ser todos iguais, não havendo necessidade de cada sistema de ensino e estabelecimento escolar levar em consideração as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
 e. ( X ) Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

8 - (Araucária 2017) Sobre as teorias do currículo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A modelação realizada pelos professores antes, durante e após suas aulas são expressões curriculares.
( ) O livro didático não é considerado como currículo, pois transgride o currículo oficial ao reinterpretar as determinações curriculares, recriando-as e redirecionando os objetivos educacionais.
( ) Entre outros aspectos, o currículo deve lidar com os espaços, os tempos e os saberes escolares.
( ) O currículo é um instrumento neutro, mesmo tendo uma força poderosa para legitimar ideologias e sistemas sociais, políticos e econômicos na educação. Seu papel se resume a instrumentalizar o processo ensino aprendizagem
no que se refere aos conteúdos escolares.
Marque  a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
►a) V – F – V – F.
b) V – F – F – F.
c) F – V – F – V.
d) F – F – F – V.
e) V – V – V – F.

9 - (Colombo 2016) Com base no Parecer 20/2009 do Conselho Nacional de Educação e nas definições do que constitui uma proposta curricular na Educação Infantil, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
a) As experiências a serem desenvolvidas na Educação Infantil devem privilegiar as áreas de conhecimento, principalmente a matemática, as ciências e atividades que envolvam a leitura e a escrita.
►b) A proposta curricular da Educação Infantil deve ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira.
c) O currículo na Educação Infantil é definido por uma base nacional curricular comum a ser seguida por todos os municípios.
d) O Ensino Fundamental, por ser a etapa subsequente à Educação Infantil, deve ser tomado como orientador das experiências a serem propostas na pré-escola.
e) O currículo e a proposta pedagógica da Educação Infantil devem priorizar o cuidar na educação de 0 a 3 anos e o educar na educação de 4 e 5 anos.




Postado por: Equipe do Caderno Educação .


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