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Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre Currículo

Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre Currículo

Questões objetivas sobre currículo


1 - Ao tratar do currículo, Tomaz Tadeu da Silva o faz a partir de diferentes perspectivas teóricas. Assinale a alternativa que corresponde à perspectiva da teoria pós-crítica.
a) O currículo é visto a partir da sua organização, nele devendo estar claramente definidos objetivos em termos de comportamento explícito.
b) O currículo é analisado com ênfase nas relações econômicas do capitalismo e nas relações de classe.
c) O currículo é compreendido fundamentalmente a partir dos conceitos de emancipação e libertação, o que permite às pessoas se tornarem conscientes do papel de controle e poder exercidos pelas instituições e estruturas sociais.
d) O currículo é analisado a partir das relações de poder, expandindo-se para processos de dominação de raça, etnia, gênero e sexualidade.
e) O currículo é analisado a partir das experiências educacionais que propõe e da sua capacidade de organizar eficientemente as experiências educacionais.

2 - (Almirante Tamandaré 2016/UFPR) Sobre o currículo e seus elementos,  pode-se afirmar:
a) Os tempos na escola são definidos por lei, assim não se pode fazer muito para alterá-los, portanto, cabe à escola cumprir as diretrizes para a organização temporal dos conteúdos de ensino.
b) Os conteúdos escolares estão distribuídos no tempo de acordo com uma lógica histórica padronizada em âmbito nacional, ou seja, as escolas devem adaptar a organização do trabalho pedagógico a essa lógica, de maneira a se manter um padrão mínimo nacional para o ensino.
c) As escolas de educação básica devem observar que o ensino da História do Brasil deve considerar as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
d) No Brasil, temos um currículo nacional que se apresenta como referência para cada uma das etapas de ensino, de sorte que os municípios e estados, bem como as escolas privadas, devem desdobrar esse currículo em planos de ensino locais.
e) Os currículos da educação infantil e do ensino fundamental devem ter uma relação de conteúdos prioritários definidos pela escola, à qual se juntarão as referências nacionais complementares, indicadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica.

3 -  (Almirante Tamandaré 2016/UFPR)No cotidiano da prática escolar, um elemento que a literatura especializada aponta como muito influente sobre o processo de ensino-aprendizagem é o currículo oculto. Sobre essa ideia, considere as afirmativas a seguir:

1. O currículo oculto inclui valores, conteúdos e práticas não explícitas, mas que têm forte influência no processo
educativo, determinando muitas vezes o rumo e o resultado da formação.
2. O currículo oculto é um subproduto do currículo oficial e explícito, para o qual a escola e o professor devem estar atentos, uma vez que não é um fenômeno planejado e revelado.
3. O currículo oculto é o resultado de um conjunto de ações dos professores no enfrentamento ao currículo oficial, em uma espécie de oposição às determinações prescritas na referência curricular dominante.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

4 - (Campo Largo 2011)  Identifique as características próprias às teorias críticas (C) ou às teorias pós-críticas (P) do currículo.
( ) Currículo que emerge da realidade social, econômica e cultural.
( ) Currículo construído considerando o fim das metanarrativas.
( ) Currículo como discurso/representação.
( ) Currículo construído a partir de conceitos e conhecimentos históricos e científicos.
( ) Currículo voltado à emancipação e libertação.
( ) Currículo como construção de identidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) C – P – P – C – C – P.
b) P – P – C – C – P – C.
c) C – C – P – P – C – P.
d) P – C – C – P – C – C.
e) C – C – P – C – P – P.



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5. (São José SC/2013) O currículo é carregado de significados históricos, políticos, sociais, simbólicos, afetivos, teóricos, entre outros, responsáveis pela formação dos sujeitos escolares e pela constituição de suas identidades.

No currículo está(ão):
a. ( ) Exclusivamente as disciplinas que compõem a grade curricular, já que são elas que efetivam as aprendizagens das crianças na Educação Básica e ensinam como o professor deve atuar.
b. (  ) A organização escolar como um todo, o que contempla também o espaço, as relações de poder, os textos, os discursos, as práticas pedagógicas, as trajetórias dos estudantes e dos educadores.
c. ( ) Apenas os conceitos que são os fundamentos de cada disciplina da grade curricular, com destaque para a importância do ensino da Língua Portuguesa, único conteúdo necessário na formação dos estudantes.
d. ( ) Somente os conteúdos ensinados por cada professor, de acordo com as disciplinas de sua formação acadêmica, o que evita que os estudantes possam aprender informações de outra natureza.
e. ( ) Unicamente o estatuto da escola e suas normas pedagógicas, já que é este é o documento que regulamenta as atividades escolares e define os conteúdos que devem ser ensinados pelos professores.

6. (Camboriú 2015) O currículo, segundo Tomaz Tadeu da Silva (2003), é o resultado de uma seleção de elementos da cultura.
Na tradição brasileira, a partir de diretrizes e normas gerais provenientes do governo federal, os Estados e municípios devem elaborar e implementar orienta-
ções curriculares às suas redes de escolas.

Em relação ao currículo nacional, é correto afirmar:
a. ( ) Por serem oficiais, essas orientações, ou propostas curriculares, se revestem de um caráter de obrigatoriedade, não cabendo às escolas margem de autonomia na sua interpretação.
b. ( ) O currículo em curso nas salas de aula costuma estar muito atrelado aos livros didáticos, cujas versões, feitas por seus autores, conduzem à não obediência das orientações curriculares mais gerais.
c. ( ) As propostas curriculares nacionais evitam que a educação seja objeto de disputa ideológica de grupos que buscam obter a hegemonia na definição de valores, atitudes e conhecimentos que devem fazer parte da formação das nossas crianças e adolescentes.
d. ( ) As orientações curriculares nacionais constituem-se em referências importantes nas redes de ensino porque elas criam verdades ao oficializarem saberes e legitimarem posturas autoritárias.
e. ( ) A LDB (9394/1996) abre espaço para que as próprias escolas reelaborem especificamente essas orientações, mediante a construção coletiva do projeto pedagógico da escola.


7. (Camboriú 2011) A respeito dos currículos para o ensino fundamental e médio, assinale a alternativa correspondente ao texto apresentado no Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
 a. ( ) Os currículos do ensino fundamental e médio não precisam ter uma base nacional comum e podem ser elaborados, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
 b. ( ) O currículo do ensino fundamental deve ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Já o currículo do ensino médio não precisa ter uma base nacional comum.
 c. ( ) Cada sistema de ensino e estabelecimento escolar deverá elaborar seus próprios currículos do ensino fundamental e médio, levando em consideração as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
 d. ( ) Os currículos do ensino fundamental e médio devem ser todos iguais, não havendo necessidade de cada sistema de ensino e estabelecimento escolar levar em consideração as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
 e. (  ) Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

8 - (Araucária 2017) Sobre as teorias do currículo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) A modelação realizada pelos professores antes, durante e após suas aulas são expressões curriculares.

( ) O livro didático não é considerado como currículo, pois transgride o currículo oficial ao reinterpretar as determinações curriculares, recriando-as e redirecionando os objetivos educacionais.
( ) Entre outros aspectos, o currículo deve lidar com os espaços, os tempos e os saberes escolares.
( ) O currículo é um instrumento neutro, mesmo tendo uma força poderosa para legitimar ideologias e sistemas sociais, políticos e econômicos na educação. Seu papel se resume a instrumentalizar o processo ensino aprendizagem
no que se refere aos conteúdos escolares.
Marque  a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F.
b) V – F – F – F.
c) F – V – F – V.
d) F – F – F – V.
e) V – V – V – F.

9 - (Colombo 2016) Com base no Parecer 20/2009 do Conselho Nacional de Educação e nas definições do que constitui uma proposta curricular na Educação Infantil, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

a) As experiências a serem desenvolvidas na Educação Infantil devem privilegiar as áreas de conhecimento, principalmente a matemática, as ciências e atividades que envolvam a leitura e a escrita.
b) A proposta curricular da Educação Infantil deve ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira.
c) O currículo na Educação Infantil é definido por uma base nacional curricular comum a ser seguida por todos os municípios.
d) O Ensino Fundamental, por ser a etapa subsequente à Educação Infantil, deve ser tomado como orientador das experiências a serem propostas na pré-escola.
e) O currículo e a proposta pedagógica da Educação Infantil devem priorizar o cuidar na educação de 0 a 3 anos e o educar na educação de 4 e 5 anos.


10. O termo Currículo é polissêmico e tem sido empregado para determinar um número muito grande de conceituações. A palavra currículo tem sido também utilizada, para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar.

Esse termo é representado pelo:
a. ( ) Currículo oculto, que envolve, dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.
b. (  ) Currículo padrão, relacionado ao avanço da tendência tradicional e conteudista e transposto na supervalorização da norma culta derivada da alta cultura.
c. (  ) Currículo hermenêutico, caracterizado pela opção preferencial pelo planejamento científico erigido sobre bases teóricas derivadas da teoria da administração pública.
d. (  ) Currículo em ação, que alia planejamento de aula a estudos acerca da influência da ideologia de classes no desenvolvimento das bases da diferença social e econômica presentes na sociedade.
e. (  ) Currículo prescrito, caracterizado por todas as imposições do sistema de ensino, como as orientações advindas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e dos Planos Nacionais de Educação.


Leia também:
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Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre Currículo

Gabarito Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre Currículo

1.D
2.C
3.B
4.A
5.B
6.E
7.E
8.A
9.B
10.A

Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre CurrículoSugerido para estudos e simulado para concurso de professor da educação infantil, ensino fundamental e médio.
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