Simulado sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Questões de conhecimentos pedagógicos para concursos públicos de magistério e pedagogia. 


Simulado sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental


Questões objetivas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Educação Básica

Simulado sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

01 - (Colombo 2016/UFPR) Os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem ser considerados como um ciclo. De acordo com o parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, considere os seguintes itens:
1. A alfabetização e o letramento.
2. O desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia.
3. A continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo, e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
Devem ser assegurados durante os três primeiros anos os itens:
a) 1 apenas.
b) 1 e 2 apenas.
c) 1 e 3 apenas.
d) 2 e 3 apenas.
►e) 1, 2 e 3.

02 - (Colombo 2016/UFPR) Assinale a alternativa que NÃO corresponde à concepção de currículo apresentada pelo parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
a) O currículo constitui um conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no
espaço social e que contribuem intensamente para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes.
b) A organização do tempo curricular deve ser construída em função das peculiaridades de seu meio e das características
próprias dos seus estudantes, não se restringindo às aulas das várias disciplinas.
►c) Na organização e gestão do currículo, a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade têm a mesma característica e dizem respeito à relação entre os conhecimentos trabalhados nas diferentes disciplinas.
d) Cada sistema pode conferir à comunidade escolar autonomia para seleção dos temas e delimitação dos espaços curriculares a eles destinados.
e) O currículo deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao
bem comum e à ordem democrática.

03 - (Colombo 2016/UFPR) A LDB definiu princípios e objetivos curriculares gerais para o Ensino Fundamental e Médio. A partir do Parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, assinale a alternativa que corresponde aos aspectos sob os quais foram definidos os princípios e objetivos:
►a) Duração (anos, dias letivos e carga horária mínimos); uma base nacional comum; uma parte diversificada.
b) Disciplinas (áreas e conteúdos); objetivos de aprendizagem; métodos de ensino.
c) Objetivos (longo prazo e curto prazo); conteúdos; procedimentos de avaliação.
d) Organização (temporal e espacial); currículo comum; currículo específico.
e) Ciclos (primeiro, segundo e terceiro); carga horária; conteúdos; procedimentos didáticos.


4 - (Araucária 2017) Quanto às definições presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, assinale a alternativa correta.
a) É obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com seis anos completos ou a completar até o dia 31 de dezembro do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.
b) O Ensino Religioso, componente obrigatório do currículo e de matrícula do aluno, é parte integrante da formação básica
do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental.
c) O princípio da continuidade pode ser traduzido como “promoção automática” de alunos de um ano, série ou ciclo para o seguinte, para promover o combate à repetência.
►d) A história e as culturas indígena e afro-brasileira, devem estar presentes, obrigatoriamente, nos conteúdos desenvolvidos no âmbito de todo o currículo escolar.
e) A oferta de cursos de Educação de Jovens e Adultos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, poderá ser presencial ou a distância, e a sua duração ficará a critério de cada sistema de ensino.


5 - (Colombo 2016/UFPR) Princípios norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos:
a) Educar e cuidar.
b) Ensinar e aprender.
c) Formação para a vida e formação para as relações.
►d) Éticos, políticos e estéticos.
e) Participação e gestão.




Por blog caderno de educação


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