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Simulado sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Questões de conhecimentos pedagógicos para concursos públicos de magistério e pedagogia. 

Simulado sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental

Questões objetivas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Educação Básica




01 - (Colombo 2016/UFPR) Os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem ser considerados como um ciclo. De acordo com o parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, considere os seguintes itens:

  • 1. A alfabetização e o letramento.
  • 2. O desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia.
  • 3. A continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo, e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
Devem ser assegurados durante os três primeiros anos os itens:
a) 1 apenas.
b) 1 e 2 apenas.
c) 1 e 3 apenas.
d) 2 e 3 apenas.
►e) 1, 2 e 3.

02 - (Colombo 2016/UFPR) Assinale a alternativa que NÃO corresponde à concepção de currículo apresentada pelo parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
a) O currículo constitui um conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no
espaço social e que contribuem intensamente para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes.
b) A organização do tempo curricular deve ser construída em função das peculiaridades de seu meio e das características
próprias dos seus estudantes, não se restringindo às aulas das várias disciplinas.
►c) Na organização e gestão do currículo, a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade têm a mesma característica e dizem respeito à relação entre os conhecimentos trabalhados nas diferentes disciplinas.
d) Cada sistema pode conferir à comunidade escolar autonomia para seleção dos temas e delimitação dos espaços curriculares a eles destinados.
e) O currículo deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao
bem comum e à ordem democrática.

03 - (Colombo 2016/UFPR) A LDB definiu princípios e objetivos curriculares gerais para o Ensino Fundamental e Médio. A partir do Parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, assinale a alternativa que corresponde aos aspectos sob os quais foram definidos os princípios e objetivos:
►a) Duração (anos, dias letivos e carga horária mínimos); uma base nacional comum; uma parte diversificada.
b) Disciplinas (áreas e conteúdos); objetivos de aprendizagem; métodos de ensino.
c) Objetivos (longo prazo e curto prazo); conteúdos; procedimentos de avaliação.
d) Organização (temporal e espacial); currículo comum; currículo específico.
e) Ciclos (primeiro, segundo e terceiro); carga horária; conteúdos; procedimentos didáticos.


4 - (Araucária 2017) Quanto às definições presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, assinale a alternativa correta.

a) É obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com seis anos completos ou a completar até o dia 31 de dezembro do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.
b) O Ensino Religioso, componente obrigatório do currículo e de matrícula do aluno, é parte integrante da formação básica
do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental.
c) O princípio da continuidade pode ser traduzido como “promoção automática” de alunos de um ano, série ou ciclo para o seguinte, para promover o combate à repetência.
►d) A história e as culturas indígena e afro-brasileira, devem estar presentes, obrigatoriamente, nos conteúdos desenvolvidos no âmbito de todo o currículo escolar.
e) A oferta de cursos de Educação de Jovens e Adultos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, poderá ser presencial ou a distância, e a sua duração ficará a critério de cada sistema de ensino.


5 - (Colombo 2016/UFPR) Princípios norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos:
a) Educar e cuidar.
b) Ensinar e aprender.
c) Formação para a vida e formação para as relações.
►d) Éticos, políticos e estéticos.
e) Participação e gestão.

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6. (Florianópolis/2018) As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010) enfatizam que, na organização e gestão do currículo, as abordagens interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.

Em relação à interdisciplinaridade e à transversalidade, é correto afirmar:
a. (x) A primeira se refere à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento e a segunda, à dimensão didático-pedagógica.
b. ( ) Os dois conceitos se fundem num mesmo objeto de conhecimento, a partir da complementação didático-pedagógica num único núcleo conceitual.
c. ( ) A interdisciplinaridade expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, ao passo que a transversalidade estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo.
d. ( ) A interdisciplinaridade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos integrados às disciplinas, de forma a estarem presentes em todas elas.
e. ( ) A transversalidade difere-se da interdisciplinaridade uma vez que rejeita a concepção de conhecimento teoricamente sistematizado a partir de disciplinas.


7. (FEPESE/Chapecó/2018) São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica:


  • 1. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
  • 2. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica.
  • 3. Formular princípios que considerem a formação humana de sujeitos concretos, que vivem em determinado meio ambiente, contexto histórico e sociocultural, com suas condições físicas, emocionais e intelectuais.
  • 4. Prescrever linearmente atividades de ensino ou estabelecer parâmetros ou diretrizes curriculares que atendam à demanda do mercado financeiro.

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
a. ( ) São corretos apenas os itens 1 e 4.
b. ( ) São corretos apenas os itens 2 e 3.
c. (x) São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
d. ( ) São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.

e. ( ) São corretos os itens 1, 2, 3 e 4.


8. (FEPESE/Chapecó/2018) São elementos constitutivos para a organização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:


  • 1. Projeto Político-Pedagógico
  • 2. Regimento Escolar
  • 3. Avaliação da aprendizagem
  • 4. Avaliação institucional (interna e externa)
  • 5. Avaliação de redes da Educação Básica
  • 6. Gestão democrática e organização da escola
  • 7. Formação inicial e continuada

8. Plano diretor do município
Assinale a alternativa que indica todos os itens
corretos.
a. ( ) São corretos apenas os itens 3, 4, 5, 7 e 8.
b. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2, 3, 5, 6 e 8.
c. ( ) São corretos apenas os itens 1, 3, 4, 5, 7 e 8.
d. (x) São corretos apenas os itens 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

e. ( ) São corretos os itens 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.



9. (FEPESE/SãoJosé) De acordo com as Diretrizes Curriculares Gerais Nacionais Para a Educação Básica (BRASÍLIA, 2013), são etapas correspondentes a diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional:
a. ( ) Creche, Pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
b. ( ) Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.
c. ( ) Educação Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Ensino Técnico.
d. ( ) Educação Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Ensino Técnico e Profissionalizante.
e. ( X ) Educação Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental e Ensino Médio


10. (FEPESE/SãoJosé)  “A Educação Básica de qualidade é um direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente” (BRASÍLIA, 2013).

Analise as afirmativas abaixo com relação às diretrizes que os conteúdos curriculares da Educação Básica deverão observar.

  • 1. Orientação para o trabalho.
  • 2. Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.
  • 3. Consideração das condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento.
  • 4. Iniciação às práticas esportivas como forma de representatividade da instituição de ensino.
  • 5. A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.


Simulado sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica


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