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Simulado sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

Simulado sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental

Questões objetivas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Educação Básica

01 - (Colombo 2016/UFPR) Os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem ser considerados como um ciclo. De acordo com o parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, considere os seguintes itens:

  • 1. A alfabetização e o letramento.
  • 2. O desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia.
  • 3. A continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo, e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
Devem ser assegurados durante os três primeiros anos os itens:
a) 1 apenas.
b) 1 e 2 apenas.
c) 1 e 3 apenas.
d) 2 e 3 apenas.
e) 1, 2 e 3.

02 - (Colombo 2016/UFPR) Assinale a alternativa que NÃO corresponde à concepção de currículo apresentada pelo parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
a) O currículo constitui um conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no
espaço social e que contribuem intensamente para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes.
b) A organização do tempo curricular deve ser construída em função das peculiaridades de seu meio e das características
próprias dos seus estudantes, não se restringindo às aulas das várias disciplinas.
c) Na organização e gestão do currículo, a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade têm a mesma característica e dizem respeito à relação entre os conhecimentos trabalhados nas diferentes disciplinas.
d) Cada sistema pode conferir à comunidade escolar autonomia para seleção dos temas e delimitação dos espaços curriculares a eles destinados.
e) O currículo deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao
bem comum e à ordem democrática.

03 - (Colombo 2016/UFPR) A LDB definiu princípios e objetivos curriculares gerais para o Ensino Fundamental e Médio. A partir do Parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, assinale a alternativa que corresponde aos aspectos sob os quais foram definidos os princípios e objetivos:
a) Duração (anos, dias letivos e carga horária mínimos); uma base nacional comum; uma parte diversificada.
b) Disciplinas (áreas e conteúdos); objetivos de aprendizagem; métodos de ensino.
c) Objetivos (longo prazo e curto prazo); conteúdos; procedimentos de avaliação.
d) Organização (temporal e espacial); currículo comum; currículo específico.
e) Ciclos (primeiro, segundo e terceiro); carga horária; conteúdos; procedimentos didáticos.


4 - (Araucária 2017) Quanto às definições presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, assinale a alternativa correta.

a) É obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com seis anos completos ou a completar até o dia 31 de dezembro do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.
b) O Ensino Religioso, componente obrigatório do currículo e de matrícula do aluno, é parte integrante da formação básica
do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental.
c) O princípio da continuidade pode ser traduzido como “promoção automática” de alunos de um ano, série ou ciclo para o seguinte, para promover o combate à repetência.
d) A história e as culturas indígena e afro-brasileira, devem estar presentes, obrigatoriamente, nos conteúdos desenvolvidos no âmbito de todo o currículo escolar.
e) A oferta de cursos de Educação de Jovens e Adultos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, poderá ser presencial ou a distância, e a sua duração ficará a critério de cada sistema de ensino.


5 - (Colombo 2016/UFPR) Princípios norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos:
a) Educar e cuidar.
b) Ensinar e aprender.
c) Formação para a vida e formação para as relações.
d) Éticos, políticos e estéticos.
e) Participação e gestão.

Leia também:


6. (Florianópolis/2018) As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010) enfatizam que, na organização e gestão do currículo, as abordagens interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.

Em relação à interdisciplinaridade e à transversalidade, é correto afirmar:
a. ( ) A primeira se refere à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento e a segunda, à dimensão didático-pedagógica.
b. ( ) Os dois conceitos se fundem num mesmo objeto de conhecimento, a partir da complementação didático-pedagógica num único núcleo conceitual.
c. ( ) A interdisciplinaridade expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, ao passo que a transversalidade estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo.
d. ( ) A interdisciplinaridade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos integrados às disciplinas, de forma a estarem presentes em todas elas.
e. ( ) A transversalidade difere-se da interdisciplinaridade uma vez que rejeita a concepção de conhecimento teoricamente sistematizado a partir de disciplinas.


7. (FEPESE/Chapecó/2018) São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica:


  • 1. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
  • 2. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica.
  • 3. Formular princípios que considerem a formação humana de sujeitos concretos, que vivem em determinado meio ambiente, contexto histórico e sociocultural, com suas condições físicas, emocionais e intelectuais.
  • 4. Prescrever linearmente atividades de ensino ou estabelecer parâmetros ou diretrizes curriculares que atendam à demanda do mercado financeiro.

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
a. ( ) São corretos apenas os itens 1 e 4.
b. ( ) São corretos apenas os itens 2 e 3.
c. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
d. ( ) São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.

e. ( ) São corretos os itens 1, 2, 3 e 4.


8. (FEPESE/Chapecó/2018) São elementos constitutivos para a organização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:


  • 1. Projeto Político-Pedagógico
  • 2. Regimento Escolar
  • 3. Avaliação da aprendizagem
  • 4. Avaliação institucional (interna e externa)
  • 5. Avaliação de redes da Educação Básica
  • 6. Gestão democrática e organização da escola
  • 7. Formação inicial e continuada

8. Plano diretor do município
Assinale a alternativa que indica todos os itens
corretos.
a. ( ) São corretos apenas os itens 3, 4, 5, 7 e 8.
b. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2, 3, 5, 6 e 8.
c. ( ) São corretos apenas os itens 1, 3, 4, 5, 7 e 8.
d. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

e. ( ) São corretos os itens 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.



9. (FEPESE/SãoJosé) De acordo com as Diretrizes Curriculares Gerais Nacionais Para a Educação Básica (BRASÍLIA, 2013), são etapas correspondentes a diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional:
a. ( ) Creche, Pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
b. ( ) Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.
c. ( ) Educação Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Ensino Técnico.
d. ( ) Educação Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Ensino Técnico e Profissionalizante.
e. (  ) Educação Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental e Ensino Médio


10. (FEPESE/SãoJosé)  “A Educação Básica de qualidade é um direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente” (BRASÍLIA, 2013).

Analise as afirmativas abaixo com relação às diretrizes que os conteúdos curriculares da Educação Básica deverão observar.

  • 1. Orientação para o trabalho.
  • 2. Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.
  • 3. Consideração das condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento.
  • 4. Iniciação às práticas esportivas como forma de representatividade da instituição de ensino.
  • 5. A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Leia também:

Simulado sobre Piaget, com gabarito
Questões de concurso sobre gestão escolar com gabarito
Questões de conhecimentos pedagógicos, com gabarito.
Simulado sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

Gabarito Simulado sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

1.E
2.C
3.A
4.D
5.D
6.A
7.C
8.D
9.E
10.C

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Questões de conhecimentos pedagógicos para concursos públicos de magistério e pedagogia. 
 



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