Exercícios de interpretação de textos resolvidos. Nesta postagem você vai encontrar: exercícios de interpretação de textos para ensino fundamental e ensino médio com gabarito. Texto com perguntas de interpretação.


Exercícios de interpretação de textos resolvidos.

Exercícios de interpretação de textos resolvidos.


Exercícios de interpretação de textos I


Leia o texto.
1 - (Criciúma 2016) A criação de pneu
A borracha cheia de ar comprimido tornou o carro possível. E o avião também (não tente pousar o seu sem pneus no trem de pouso). Mas a estreia dela foi
na bicicleta.

Jonh Dunlop, o escocês que criou o pneu, instalou os primeiros da história na bicicleta de seu filho em 1887, porque a trepidação das rodas de madeira deixava o garotinho com dor de cabeça.

Superinteressante, no 288. In Cereja, Wiliam Roberto.

1. Assinale a alternativa correta de acordo com o texto.
a. ( ) A origem do pneu é desconhecida.
b. ( ) O trem precisa de pneus de borracha.
c. ( ) Jonh Dunlop é o personagem principal do texto.
d. ( ) Os pneus de borracha substituíram as rodas de madeira.
e. ( ) A trepidação dos pneus de borracha deixava um garotinho com dor de cabeça.

Gabarito D

Exercícios de interpretação de textos II


2 - (FEPESE) Saúde e Bem-Estar
Saúde não é somente uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem-estar físico, mental e social. Segundo a Constituição Federal de 1988, Artigo 196, ela é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Diante desses aspectos, fica claro que a promoção da saúde depende de comportamentos individuais e também de aspectos de dimensão coletiva sendo, este último caso, uma questão intimamente relacionada às políticas públicas.
Nesse contexto, propiciar às pessoas condições dignas de vida é um fator determinante na prevenção contra a ausência de saúde – o que não significa que devemos esperar somente intervenções externas para que, de fato, conquistemos uma boa saúde.
Mariana Araguaia
(http://www.mundoeducacao.com/saude-bem-estar/)

1. Assinale a alternativa que apresenta uma verdade em relação ao texto.
a. ( ) A saúde é direito do estado e dever de todos.
b. ( ) A ausência de doenças é sinônimo exclusivo de bem-estar social.
c. ( ) Os comportamentos individuais para a busca da saúde dependem do esforço coletivo.
d. ( ) Saúde se caracteriza pela ausência de doenças e pelo bem- estar físico, mental e social.
e. ( ) A boa saúde da população depende de iniciativas políticas, só elas garantirão o bem-estar físico.

Gabarito D



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Exercícios de interpretação de textos III


3 - (São José 2014) Aniversário de São José
A cidade de São José completa 264 anos de fundação nesta quarta-feira, dia 19 de março. Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal organizou uma programação especial, iniciada na semana passada. O dia do aniversário será marcado pela tradicional missa, pelo corte simbólico do bolo e o descerramento de placas comemorativas.
(…)
Às 15h acontece o lançamento do DVD “O Barro e Canoa”, na Casa da Cultura. O documentário mostra o processo de trabalho artesanal de transformação de um tronco de Garapuvu em uma canoa, como faziam os antigos açorianos. O vídeo será reprisado às 17h e às 19h, também na Casa da Cultura. À noite será
realizada a Sessão Solene da Câmara de Vereadores, a partir das 19h, no Centro Multiuso.
http://www.pmsj.sc.gov.br/2014/03/sao-josecompleta-264-anos-nesta-quarta-feira-19.

1. Assinale a alternativa correta em relação ao texto.
a. ( ) Garapuvu é uma canoa.
b. ( ) “O Barro e Canoa” é um documentário.
c. ( ) A festa de comemoração durará três semanas.
d. ( ) A Casa da Cultura será o palco para as todas as comemorações.
e. ( ) Um vídeo sobre hábitos de antigos açorianos será passado quatro vezes na festa de comemoração do aniversário da cidade.

Gabarito B


Exercícios de interpretação de textos IV


4 - (Palhoça 2014) Texto
“Três irmãs velhinhas tomavam chá.
— Acho que estou ficando esclerosada – disse uma delas. – Hoje eu me peguei com a vassoura na mão e não lembrava se já havia ou não varrido a casa.
— Isso não é nada – falou a outra. – Ontem eu me vi de pé, ao lado da cama, de camisola, e não sabia se tinha acabado de acordar ou se estava me preparando para dormir.
A terceira abanou a cabeça.
— Deus me livre de ficar como vocês… – Deu três batidinhas na mesa: Toc-toc-toc.
Olhou para as outras e disse, espantada:
— Esperem um pouco, que eu já volto! Tem gente batendo na porta!.”

1. Assinale a alternativa correta.
A terceira velhinha:
a. ( ) não percebeu se havia ou não varrido a casa.
b. ( ) não percebeu que se encontrava na mesma situação das irmãs.
c. ( ) mostrou-se aborrecida com o fato de as irmãs serem mais esquecidas que ela.
d. ( ) explicou às irmãs que todas elas realmente estavam esclerosadas.
e. ( ) à noite, ao pé da cama, não sabia se estava de camisola porque iria dormir ou porque acabava de acordar.

Gabarito B




Exercícios de interpretação de textos V



O texto abaixo é referência para as questões 01 e 02.

“Cláusula 17ª – Caso o imóvel seja utilizado de forma diversa da locação residencial, salvo autorização expressa do locador, restará facultado a este rescindir o presente contrato de plano, sem gerar direito a indenização ou qualquer ônus por parte deste último, sem prejuízo da obrigação da locatária de efetuar o pagamento das multas e despesas previstas na Cláusula 7ª”.
(site Proteste.org, setembro/2015)

01 -(UFPR Prefeitura de Tamadaré) - O texto acima é parte de um contrato de:

a) aluguel de imóvel.
b) compra e venda de imóvel.
c) arrendamento de terreno.
d) compra e venda de materiais de construção.
e) prestação de serviço de limpeza residencial.

02  -(UFPR Prefeitura de Tamadaré)  - A palavra “diversa”, sublinhada na primeira linha do texto, significa:

a) múltipla.
b) dividida.
c) parecida.
d) diferente.
e) variada.


Gabaritos 1 A 2 D

Exercícios de interpretação de textos VI


(UFPR Matinhos 2015) Para responder às questões 07 a 10, leia a seguinte notícia:
A polícia no Brasil não só está agindo com violência demasiada como também tem sido uma das vítimas dessa violência, presente em todas as regiões do país. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2014, divulgado na terça-feira, 11, os policiais foram responsáveis por seis mortes por dia em 2013. Por outro lado, 490 deles morreram violentamente no ano passado.
O estudo constata que existe um profundo fosso separando o Brasil das nações desenvolvidas. Segundo o levantamento, 11.197 pessoas foram assassinadas por policiais brasileiros nos últimos cinco anos – nos Estados Unidos, por exemplo, 11.090 foram mortos pelas mãos da polícia de 1983 a 2012, num período de 30 anos, apesar de lá a população ter 125 milhões de cidadãos a mais. Na outra ponta da crise da segurança pública brasileira está o número de mortes de agentes policiais. Desde 2009, o índice aumentou 86% – saltando de 264 para 490 casos no ano passado.
ISTOÉ, ed. 2347, 19 nov. 2014.

01 -  Assinale a alternativa correta com base nas informações do texto.
a) No Brasil, os policiais estão envolvidos em casos de violência tanto como agentes quanto como vítimas.
b) As informações sobre a violência envolvendo policiais no Brasil foram divulgadas em novembro de 2013.
c) A violência envolvendo policiais está restrita a algumas cidades brasileiras, a maioria localizada em uma mesma região.
d) Nos últimos anos foi observado um pequeno decréscimo no número de mortes de policiais no Brasil.
e) A violência envolvendo policiais no Brasil apresenta índices semelhantes aos dos países desenvolvidos.

02 - Ao comparar as mortes provocadas por policiais, o texto menciona 11.197 casos no Brasil e 11.090 nos Estados Unidos. Esses números mostram:
a) que os índices entre os dois países são muito semelhantes.
b) que os índices no Brasil são ligeiramente superiores aos observados nos Estados Unidos.
c) que os índices americanos são muito superiores, pois correspondem a um período muito maior.
d) que a violência está em ascensão no Brasil e em declínio nos Estados Unidos.
e) que os índices brasileiros são significativamente maiores, pois correspondem a um período mais curto.

03 - “O estudo constata que existe um profundo fosso separando o Brasil das nações desenvolvidas”.
Considerando o sentido que o trecho sublinhado tem no texto, ele poderia ser substituído por:
a) existem muitas diferenças econômicas entre o Brasil e as nações desenvolvidas.
b) há uma grande dificuldade de comunicação entre o Brasil e as nações desenvolvidas.
c) existe uma grande distância física entre o Brasil e as nações desenvolvidas.
d) há uma grande diferença entre os índices de violência no Brasil e nas nações desenvolvidas.

e) existe uma leve semelhança entre a situação brasileira e a observada nas nações desenvolvidas.


Gabarito
1 A  2 E   3 D


Exercícios de interpretação de textos VII


(Araucária 2011 UFPR) O texto a seguir é referência para as questões 03 a 05.

Sabão contra a dengue Um produto de baixo custo que pode combater o mosquito transmissor da dengue e preservar o meio ambiente está em processo de desenvolvimento na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Trata-se de um sabão repelente de mosquitos, feito a partir do óleo de cozinha e de essências naturais de plantas. 
A ocorrência cada vez maior de casos de dengue no país foi um dos motivos que levaram o Laboratório de Ciências Químicas da UENF a procurar uma forma barata e simples de conter a doença, permitindo que camadas de menor poder aquisitivo da população pudessem ter acesso ao produto.
(Ciência Hoje, maio de 2008. Adaptado.)

01 -  De acordo com o texto, a pesquisa do Laboratório de Ciências Químicas da UENF tem como objetivo desenvolver um sabão que:
a) cure as pessoas picadas pelo mosquito da dengue.
b) elimine o mosquito dos laboratórios químicos.
c) diminua o número de mosquitos da dengue.
d) preserve o meio ambiente do mosquito transmissor da dengue.
e) afaste o mosquito transmissor da dengue.

02 - A produção de um sabão contra a dengue foi motivada pelo:
a) custo expressivo que ela representa.
b) elevado poder econômico dos brasileiros.
c) aumento da doença no país.
d) modo fácil de realizar a pesquisa.
e) acesso especializado ao produto.

03 - As informações do texto deixam claro que o sabão contra a dengue:
a) ainda está em estudo.
b) deverá ser caro.
c) é vendido pela UENF.
d) prejudica a natureza.

e) acabou com a doença na UENF.

Gabarito
1 E  2 C  3 A Obs. Conteúdo sugestivo sendo possível a existência de entendimentos diferentes. Leia os Termos de Uso

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