Publicidade

Questões sobre Planejamento de Ensino | Conhecimentos Pedagógicos

Questões sobre Planejamento de Ensino 

Questões objetivas sobre conhecimentos pedagógicos e planejamento de ensino


1 - (Colombo-2016/UFPR) De acordo com Ostetto (2010, p. 177) “[...] o planejamento educativo deve ser assumido no cotidiano como um processo de reflexão, pois, mais do que ser um papel preenchido, é atitude e envolve todas as ações e situações do educador no cotidiano do seu trabalho pedagógico”. As perspectivas de planejamento abaixo correspondem à definição de Ostetto (2010), EXCETO:
a) Planejamento baseado em listagem de atividades: tem como preocupação preencher o tempo de trabalho com o grupo de
crianças, entre um e outro momento da rotina.
b) Planejamento baseado em aspectos do desenvolvimento: tem como preocupação os aspectos que englobam o
desenvolvimento infantil a partir de uma criança ideal e, por isso, não leva em conta a criança real, concreta, historicamente
situada.
c) Planejamento baseado em temas: busca articular as diversas atividades desenvolvidas no cotidiano educativo,
funcionando como uma espécie de eixo condutor do trabalho.
d) Planejamento descritivo: parte das intenções do professor quanto às aprendizagens das crianças com base nas definições
de um currículo formal.
e) Planejamento por projeto de trabalho, composto por nome, justificativa, objetivo geral, assuntos-atividades-situações
significativas, fontes de consulta, recursos e tempo previsto.
2 - (Colombo-2016/UFPR) Em relação ao planejamento da prática educativa definido por Danilo Gandin (1993), é correto afirmar:
a) O planejamento delimita um caminho a ser seguido, superando a presença do imprevisto nas experiências educativas.
b) O projeto é algo amplo e complexo e deve conter a teoria e a doutrina que o embasam.
c) O marco referencial, o diagnóstico e a programação são partes constituintes do planejamento da prática educativa.
d) O planejamento deve abarcar as atividades diferenciadas da escola, já que a rotina é um conjunto de ações que se repetem continuamente.
e) O diagnóstico é a descrição da realidade, que envolve a pesquisa sem incluir o juízo, ou seja, sem comparar o que se realiza com o que se pretende.


3. (São José SC/2013) O planejamento docente é o documento que organiza as diretrizes didáticas e pedagógicas do professor.
Ele deve contemplar:
a. ( ) A dinâmica curricular e os processos educativos para favorecer a aprendizagem de todos os estudantes, integrado à avaliação, aos conteúdos das diferentes ciências, aos referenciais da arte e da cultura, às relações entre educando, educador e o mundo contemporâneo.
b. ( ) A separação clara entre alunos que não aprendem e aqueles que se destacam em sala de aula, desde o primeiro dia letivo, para evitar que estes últimos sejam prejudicados pelo tempo de atenção que demandam os que estão atrasados no acompanhamento das atividades.
c. ( ) O direito do professor de improvisar a docência, evitando a diretividade dos processos educativos e facilitando a dinâmica da sala de aula para que as crianças possam usufruir, livremente, do brincar e da imitação, e tenham mais tempo lúdico no espaço da escola.
d. ( ) A individualidade intelectual do professor e sua área de conhecimento, desvinculando-se do Projeto Político Pedagógico da escola e da proposta curricular do município, a fim de preservar a pluralidade de concepções trazidas
pelos alunos em cada ano letivo.
e. ( ) Um único referencial teórico que oriente os processos educativos e a modalidade de avaliação definida pelo professor, o qual, inicialmente, precisa distanciar-se do Projeto Político Pedagógico da escola para exercitar a sua autonomia docente.

4. (Camboriú 2015) Conhecer as diferentes formas do planejamento favorece o trabalho docente, qualificando e conferindo maior clareza ao processo educativo.
Relacione abaixo as diferentes modalidades de planejamento e seus objetivos:

Coluna 1 Modalidades de planejamento
1. Plano de Curso
2. Plano de Aula
3. Plano de Ensino
4. Projeto Político Pedagógico

Coluna 1 Objetivos
( ) “É a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou um semestre; é um documento mais elaborado, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.”
(LIBÂNEO, 1994)
( ) “É a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo. (…) É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino--aprendizagem.”(PILETTI, 2001)
( ) É a sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade. Pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que a disciplina é oferecida.”
(VASCONCELLOS, 1995, p.117 in Padilha, 2003)
( ) “É o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos professores.
Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o planejamento que define os fins do trabalho pedagógico.” (MEC, 2006)
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) 1 • 2 • 3 • 4
b. ( ) 2 • 1 • 4 • 3
c. ( ) 2 • 3 • 4 • 1
d. ( ) 3 • 2 • 1 • 4
e. ( ) 4 • 2 • 3 • 1


Publicidade

5. (Camboriú 2013/EJA III) Com relação aos estudos que versam a respeito do planejamento no contexto escolar é possível encontrar pesquisadores que defendem o pressuposto de que a interdisciplinaridade é:
a. ( ) A justaposição de todas as disciplinas que favorece que um mesmo conceito possa ser abordado de diferentes maneiras para facilitar a memorização por parte dos estudantes.
b. ( ) A segmentação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a memorização dos conceitos fundamentais
e da teoria do conhecimento.
c. (  ) A interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
d. ( ) Somente quando ocorre a interação entre todas as disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
e. ( ) A soma de duas ou mais disciplinas que compõe a grade curricular e tem por objetivo trabalhar o mesmo tema de forma linear para facilitar a compreensão por parte dos estudantes.

6. (São José 2014/EJA) Analise o texto abaixo: O planejamento docente pautado na perspectiva privilegia a participação ativa dos estudantes no processo de pesquisa e apreensão dos conteúdos escolares. 
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. 
a. ( ) tecnicista 
b. ( ) dos projetos de trabalho 
c. ( ) das listagens de atividades 
d. ( ) das datas comemorativas 
e. ( ) disciplinar



7. Complete a frase CORRETAMENTE:
Planejamento é um ____________ de se programar as ações _________________, mas é também um momento de ________________ intimamente ligado à _____________________.
a) meio, discentes, analisar, avaliação;
b) meio, docentes, reflexão, revisão;
c) meio, docentes, reflexão, avaliação;
d) meio, docentes, bimestrais, avaliação.

8. (São José 2014) Analise o texto abaixo:

O planejamento docente pautado na perspectiva.................  privilegia a
participação ativa dos estudantes no processo de pesquisa e apreensão dos conteúdos escolares.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a. ( ) tecnicista
b. ( ) dos projetos de trabalho
c. ( ) das listagens de atividades
d. ( ) das datas comemorativas
e. ( ) disciplinar

9. (São José 2014) No que diz respeito às discussões que abarcam o planejamento docente, compreende-se que uma sequência didática (SD) pode ser definida como:

a. ( ) Uma lista de atividades que podem ser realizadas uma independentemente da outra.
b. ( ) Um documento burocrático que serve somente para o controle da direção escolar.
c. ( ) Uma estratégia de planejamento que pode ser utilizada somente na área da língua portuguesa.
d. ( ) Uma estratégia de planejamento que pode ser utilizada somente na educação infantil.
e. ( ) Uma sucessão planejada de atividades progressivas e articuladas entre si, guiadas por um tema, um objetivo geral, uma problemática ou uma produção.

10. (FEPSE2008) Entre os principais documentos e instrumentos pedagógicos que auxiliam o(a) educador(a) na organização do trabalho educativo a ser realizado junto às crianças da Educação Infantil, estão:

a. (  ) O planejamento, o registro e a avaliação.
b. ( ) Os cadernos das crianças de anos anteriores, as provas e os testes de avaliação.
c. ( ) O currículo orientado por disciplinas e as anotações sobre as dificuldades das crianças.
d. ( ) Os objetivos da unidade escolar, o caderno de conteúdos escolares do(da) educador(a) e as fichas individuais de avaliação.
e. ( ) Os programas das áreas específicas de conhecimento, bem como seus livros didáticos.

Leia também:


Gabarito do Simulado de Conhecimentos Pedagógicos: Planejamento de Ensino

  1. D
  2. C
  3. A
  4. D
  5. C
  6. B
  7. C
  8. B
  9. E
  10. A


As questões acima são sugeridas para estudos e simulado para concurso de professor da educação infantil, ensino fundamental e médio.

Temas relacionados

  • Educação infantil plano de aula 
  • Qual o objetivo do planejamento escolar 
  • Como elaborar um planejamento pedagógico 
  • Planejamento de atividades escolares 
  • Plano de aula e seus componentes 
  • Plano curricular do ensino fundamental 
  • Texto para planejamento pedagógico 
  • Importância do planejamento de aula 
  • Planejamento anual escolar 
  • Introdução sobre planejamento escolar 
Nesta postagem você vai encontrar uma série de questões sobre planejamento de ensino. 

Essas questões de conhecimentos pedagógicos sobre planejamento escolar são oriundas de provas anteriores de concursos públicos para professor. 



Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.