Questões e simulados de concursos sobre Luckesi

Questões de concurso de pedagogia, com gabarito, de conhecimentos pedagógicos sobre Cipriano Luckesi. Simulado de Pedagogia de provas anteriores de concursos públicos para professor de ensino infantil, ensino fundamental e médio.

Questões e simulados de concursos sobre Luckesi

Questões e simulados de concursos sobre Luckesi


Questões objetivas sobre Luckesi


(Fran.Dumont/MG 2016) Cipriano Carlos Luckesi, em seu livro Filosofia da Educação, ao falar dos conteúdos escolares, relacionando-os às tendências pedagógicas, assim se expressa: “Essa Pedagogia tem por objetivo contribuir, através da educação, para a formação da cidadania, ou seja, garantir a todos os educandos condições de criticidade, o que significa conhecimento e comprometimento político.”
Depreende-se dessa afirmativa que o autor está falando da Pedagogia:
A) Libertária.
XB) Crítico-Social dos Conteúdos.
C) Tradicional.
D) Tecnicista.



2. (Várzea Alegre/CE 2014) De acordo com Luckesi, a avaliação educacional deve:
A) Ser neutra, não tendo nenhuma relação com o projeto pedagógico da escola nem com o seu projeto de ensino.
B) Ter como objetivo principal a aprovação e a reprovação dos alunos.
C) Ter como objetivo principal a classificação dos alunos em ótimos, regulares e ruins.
XD) Servir de base para tomadas de decisões no sentido de construir com e nos educandos conhecimentos, habilidades e hábitos que possibilitem o seu

desenvolvimento.


3. (IBEMA/PR 2017) Segundo Luckesi (2005), a educação brasileira, pelo menos nos últimos 50 anos, tem se identificado fortemente com as tendências liberais. No que concerne na Tendência Liberal Renovadora não diretiva, é correto afirmar que à relação do professor com o aluno na prática escolar é baseada:
a) Na eficiência do ensino em que o aluno é o treinando e o professor é o técnico responsável.
Xb) Em um relacionamento de respeito cujo o professor é um especialista em relações humanas.
c) Na relação objetiva em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.
d) No predomínio da autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos.

17 - (Colombo 2016) Com base na abordagem da avaliação escolar apresentada por Luckesi (1996), é correto afirmar:
a) Avaliar implica examinar, ou seja, identificar o que o estudante aprendeu e atribuir uma nota ou conceito. Com isso, identifica-se seu nível de aprendizagem.
►b) A prática da avaliação da aprendizagem deve investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, motivo pelo qual é diagnóstica.
c) O ato de avaliar exige do professor diagnosticar e classificar. Antes de aferir o que o estudante aprendeu e classificá-lo de acordo com o seu desempenho e competências, o professor deve ter um diagnóstico do que o estudante sabe e de onde pode chegar.
d) A avaliação da aprendizagem possui uma finalidade em si, já que é uma ferramenta fundamental para o progresso do estudante no seu percurso escolar.
e) A avaliação escolar tem como foco identificar o que o estudante sabe no momento atual, sendo secundários o processo anterior e onde se quer chegar.





Por blog caderno de educação


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.