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Simulado para Concursos sobre Luckesi

Simulado para Concursos sobre Luckesi

10 Questões objetivas sobre Luckesi.

(Fran.Dumont/MG 2016) Cipriano Carlos Luckesi, em seu livro Filosofia da Educação, ao falar dos conteúdos escolares, relacionando-os às tendências pedagógicas, assim se expressa: “Essa Pedagogia tem por objetivo contribuir, através da educação, para a formação da cidadania, ou seja, garantir a todos os educandos condições de criticidade, o que significa conhecimento e comprometimento político.”
Depreende-se dessa afirmativa que o autor está falando da Pedagogia:
A) Libertária.
B) Crítico-Social dos Conteúdos.
C) Tradicional.
D) Tecnicista.

2. (Várzea Alegre/CE 2014) De acordo com Luckesi, a avaliação educacional deve:
A) Ser neutra, não tendo nenhuma relação com o projeto pedagógico da escola nem com o seu projeto de ensino.
B) Ter como objetivo principal a aprovação e a reprovação dos alunos.
C) Ter como objetivo principal a classificação dos alunos em ótimos, regulares e ruins.
D) Servir de base para tomadas de decisões no sentido de construir com e nos educandos conhecimentos, habilidades e hábitos que possibilitem o seu desenvolvimento.

3. (IBEMA/PR 2017) Segundo Luckesi (2005), a educação brasileira, pelo menos nos últimos 50 anos, tem se identificado fortemente com as tendências liberais. No que concerne na Tendência Liberal Renovadora não diretiva, é correto afirmar que à relação do professor com o aluno na prática escolar é baseada:

a) Na eficiência do ensino em que o aluno é o treinando e o professor é o técnico responsável.
b) Em um relacionamento de respeito cujo o professor é um especialista em relações humanas.
c) Na relação objetiva em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.
d) No predomínio da autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos.

4 - (Colombo 2016) Com base na abordagem da avaliação escolar apresentada por Luckesi (1996), é correto afirmar:

a) Avaliar implica examinar, ou seja, identificar o que o estudante aprendeu e atribuir uma nota ou conceito. Com isso, identifica-se seu nível de aprendizagem.
b) A prática da avaliação da aprendizagem deve investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, motivo pelo qual é diagnóstica.
c) O ato de avaliar exige do professor diagnosticar e classificar. Antes de aferir o que o estudante aprendeu e classificá-lo de acordo com o seu desempenho e competências, o professor deve ter um diagnóstico do que o estudante sabe e de onde pode chegar.
d) A avaliação da aprendizagem possui uma finalidade em si, já que é uma ferramenta fundamental para o progresso do estudante no seu percurso escolar.
e) A avaliação escolar tem como foco identificar o que o estudante sabe no momento atual, sendo secundários o processo anterior e onde se quer chegar.

5. (FEPESE/PALHOÇA/2015) Cipriano Luckesi (1998) afirma que a avaliação da aprendizagem é um mecanismo subsidiário do planejamento escolar e da sua execução.
É uma atividade subsidiária por que:
a. ( ) Serve fundamentalmente para a classificação dos indivíduos num certo estágio de desenvolvimento e dessa forma busca auxiliar a construção de perfis de desempenhos esperados.
b. (  ) Só faz sentido à medida que serve para o diagnóstico da execução e dos resultados que estão sendo buscados e obtidos, ou seja, a avaliação é um instrumento auxiliar na melhoria dos resultados.
c. ( ) Baseia-se na assimilação receptiva de conhecimentos e metodologias, bem como em sua exercitação e aplicação, o que permite ao avaliador elaborar perfis de aquisições conceituais e cognitivas com exatidão técnica.
d. ( ) É um recurso operacional na prática docente não tendo caráter procedimental ou atitudinal. A avaliação, portanto, busca elencar de maneira sistemática as ações educativas assimiladas pelos alunos.
e. ( ) Busca construir os resultados de desempenho do aluno frente às habilidades complexas, dimensionadas no planejamento docente e chancelar suas aquisições.

6. (Araucária/UFPR/2012) “Avaliação tem a ver com ação e esta, por sua vez, tem a ver com a busca de algum tipo de resultado, que venha a ser o melhor possível. (...) A avaliação subsidia, serve a uma ação, tendo em vista, com ela, obter o melhor resultado possível” (LUCKESI, C. C. A base ética da avaliação da aprendizagem na escola, Disponível emhttp://www.luckesi.com.br/artigosavaliacao.htm, acessado em abril de 2012). Acerca da avaliação da aprendizagem escolar, é correto afirmar:
a) A avaliação é o grande horizonte escolar e deve expressar o que se espera de cada aluno. Assim, a razão principal do trabalho pedagógico é levar os alunos a terem bons desempenhos nas avaliações.
b) A avaliação da aprendizagem expressa sempre um julgamento acerca do que foi ensinado e aprendido em dado tempo escolar, diante de certos objetivos propostos, e é um meio que permite conhecer a trajetória educacional percorrida.
c) Por ser uma ação educacional da mais alta importância, é responsabilidade dos dirigentes da escola ou do sistema de ensino, conforme o caso, a organização e condução das avaliações finais, que expressam (ou devem expressar) o nívelde conhecimento e aprendizagem atingido pelos alunos ao final de um tempo escolar.
d) O papel da avaliação da aprendizagem é secundário na organização pedagógica escolar. Por isso, ela deve ser pensada apenas como um recurso à disposição dos docentes, evitando a pressão que historicamente lhe tem sido inerente.
e) A avaliação da aprendizagem conduzida pelo docente deve estar articulada aos objetivos definidos nas avaliações estandardizadas conduzidas pelo Ministério da Educação e/ou Secretaria da Educação (municipal ou estadual), demaneira que se amplie o sincronismo entre os resultados de cada turma com os resultados esperados nacionalmente

7. (CETREDE/JUAZEIRO/2019) Conforme os princípios de Cipriano Luckesi, a avaliação da aprendizagem escolar NÃO é: 
a) O ato de avaliar não é um ato neutro que se encerra na constatação; 
b) A prática de exames que submete a todos, com fins de classificação e seleção; 
c) Uma prática amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva; 
d) O ato de avaliar é a disposição de acolher; 
e) Um recurso pedagógico útil e necessário para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construção de si mesmo e do seu melhor modo de ser na vida;

8. (IBFC/CONDE/2019) Trata-se de uma avaliação que “deve estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo modo capitalista de produção. [...] É condição de sua existência e articulação com uma concepção pedagógica progressista" (LUCKESI, 2003, p.82). 
Quanto a esta concepção ou tipo de avaliação, assinale a alternativa correta. 
a) Somatória 
b) Punitiva 
c) Emancipatória 

d) Diagnóstica 

9. (IFTO/2017) "É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vista agir,posteriormente, para atingir determinados objetivos” (Luckesi, 2011, p.130).A definição descrita anteriormente refere-se.
A) Avaliação
B) Currículo
C) Planejamento
D) Didática
E) Ensino

10. (IFPA/2015) Ao discutir sobre a gestão do currículo, Luckesi (2005) questiona a prática escolar de verificação e propõe a avaliação da aprendizagem, a partir do projeto pedagógico e seu consequente projeto de ensino. Nesta prática de avaliação da aprendizagem, o professor deve:
A) Coletar, analisar e sintetizar, da forma objetiva, as manifestações das condutas cognitivas,afetivas, psicomotoras dos estudantes, produzindo uma configuração do efetivamente aprendido.
B) Superar a prática de verificação pela materialização de processos em que a aferição do aproveitamento escolar não será a aprovação ou reprovação, mas o direcionamento da aprendizagem e seu consequente desenvolvimento;
C) Tomar decisão, após o resultado da avaliação da aprendizagem, sobre as condutas a serem seguidas, tendo em vista: i) a reorientação imediata da aprendizagem, caso sua qualidade semostre insatisfatória e o conteúdo, habilidade ou hábito, que esteja sendo ensinado e aprendido, seja efetivamente essencial para a formação do educando; ii) o encaminhamento dos estudantes para os passos subsequentes da aprendizagem, caso se considere que,qualitativamente, atingiram um nível da satisfatoriedade no que estava sendo trabalhado.
D) Apenas as alternativas a e b estão corretas.
E) Todas as alternativas estão corretas

Questões e simulados de concursos sobre Luckesi

Gabarito do Simulado para concursos sobre Luckesi

1.B
2.D
3.B
4.B
5.B
6.B
7.D
8.D
9.C
10.E
Nesta postagem você conferiu questões de concurso de pedagogia, com gabarito, de conhecimentos pedagógicos sobre Cipriano Luckesi. Simulado de Pedagogia de provas anteriores de concursos públicos para professor de ensino infantil, ensino fundamental e médio.



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