Questões de concurso de pedagogia, com gabarito, de conhecimentos pedagógicos sobre Cipriano Luckesi. Simulado de Pedagogia de provas anteriores de concursos públicos para professor de ensino infantil, ensino fundamental e médio.

Questões e simulados de concursos sobre Luckesi

Questões e simulados de concursos sobre Luckesi


Questões objetivas sobre Luckesi


(Fran.Dumont/MG 2016) Cipriano Carlos Luckesi, em seu livro Filosofia da Educação, ao falar dos conteúdos escolares, relacionando-os às tendências pedagógicas, assim se expressa: “Essa Pedagogia tem por objetivo contribuir, através da educação, para a formação da cidadania, ou seja, garantir a todos os educandos condições de criticidade, o que significa conhecimento e comprometimento político.”
Depreende-se dessa afirmativa que o autor está falando da Pedagogia:
A) Libertária.
XB) Crítico-Social dos Conteúdos.
C) Tradicional.
D) Tecnicista.



2. (Várzea Alegre/CE 2014) De acordo com Luckesi, a avaliação educacional deve:
A) Ser neutra, não tendo nenhuma relação com o projeto pedagógico da escola nem com o seu projeto de ensino.
B) Ter como objetivo principal a aprovação e a reprovação dos alunos.
C) Ter como objetivo principal a classificação dos alunos em ótimos, regulares e ruins.
XD) Servir de base para tomadas de decisões no sentido de construir com e nos educandos conhecimentos, habilidades e hábitos que possibilitem o seu

desenvolvimento.


3. (IBEMA/PR 2017) Segundo Luckesi (2005), a educação brasileira, pelo menos nos últimos 50 anos, tem se identificado fortemente com as tendências liberais. No que concerne na Tendência Liberal Renovadora não diretiva, é correto afirmar que à relação do professor com o aluno na prática escolar é baseada:
a) Na eficiência do ensino em que o aluno é o treinando e o professor é o técnico responsável.
Xb) Em um relacionamento de respeito cujo o professor é um especialista em relações humanas.
c) Na relação objetiva em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.
d) No predomínio da autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos.

17 - (Colombo 2016) Com base na abordagem da avaliação escolar apresentada por Luckesi (1996), é correto afirmar:
a) Avaliar implica examinar, ou seja, identificar o que o estudante aprendeu e atribuir uma nota ou conceito. Com isso, identifica-se seu nível de aprendizagem.
►b) A prática da avaliação da aprendizagem deve investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, motivo pelo qual é diagnóstica.
c) O ato de avaliar exige do professor diagnosticar e classificar. Antes de aferir o que o estudante aprendeu e classificá-lo de acordo com o seu desempenho e competências, o professor deve ter um diagnóstico do que o estudante sabe e de onde pode chegar.
d) A avaliação da aprendizagem possui uma finalidade em si, já que é uma ferramenta fundamental para o progresso do estudante no seu percurso escolar.
e) A avaliação escolar tem como foco identificar o que o estudante sabe no momento atual, sendo secundários o processo anterior e onde se quer chegar.




Postado por: Equipe do Caderno Educação .


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!

Publicidade

Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top