Publicidade

Simulado sobre Piaget, com gabarito

Simulado sobre Piaget, com gabarito

1) (IBEMA/PR 2017) Piaget divide a linguagem da criança em dois grandes grupos: socializado e egocêntrico. Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem egocêntrica:
I- A criança não se preocupa se o interlocutor compreende e não se coloca no lugar do outro.
II- A criança não tenta comunicar-se, não espera resposta, não se preocupa em saber se alguém ouve.
III- A criança se faz entendida pelo seu interlocutor neste que podemos encontrar a crítica, as perguntas e as respostas.
IV- A criança faz questionamentos e exige respostas de seus interlocutores.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III apenas.
b) II, III e IV apenas.
c) I e II apenas.
d) III e IV apenas.

2) (IBEMA/PR 2017) A partir da leitura do trecho abaixo identifique o estágio do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget:
a) Estágio pré-operatório.
b) Estágio operatório concreto.
c) Estágio das operações formais.
d) Estágio operativo cognitivo.


3) (IBEMA/PR 2017) Segundo Goulart (2005), a natureza dos estudos de Piaget nos informa que ao observarmos a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor o desenvolvimento cognitivo humano. Ao conceituar como se estabelece o desenvolvimento mental, Piaget considerou quatro períodos no processo evolutivo do desenvolvimento do homem. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
No ________________ a criança ainda não adquiriu a capacidade de reversibilidade, a capacidade de pensar simultaneamente o estado inicial e o
estado final de alguma transformação efetuada sobre os objetos (por exemplo, a ausência de conservação da quantidade de líquido quando se transvaza o conteúdo de um copo A para outro B, de diâmetro menor), tal reversibilidade
será construída ao longo dos estágios_________________.
a) Período pré-operatório; operatório concreto e formal.
b) Estágio sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.
c) Operatório concreto; pré-operatório e operatório formal.
d) Período operatório; operatório motor e operatório concreto.

04 - (Curitiba-2009/UFPR) Acerca do pensamento de Jean Piaget sobre aprendizagem e desenvolvimento humano, é correto afirmar:

a) Existe implícito no construtivismo um postulado que articula a ideia de que o homem é um ser dotado de razão, mas essa razão é ampliada pela relação estímulo-resposta.
b) O construtivismo de Piaget afirma que não é o mundo que age sobre o sujeito e sim a criança que age sobre o mundo. Nesse sentido, não há, para o autor, uma relação de interação entre o sujeito e o meio social.
c) A atividade da criança é um pressuposto fundamental na teoria construtivista. A professora que diz para a criança ficar
quieta, não mexer nas coisas, não falar, está tolhendo exatamente esse pressuposto básico.
d) A inteligência, para o construtivismo, é inata, mas a percepção social sobre ela começa a ser construída no período
sensório-motor, caracterizado por uma ampliação constante de esquemas.
e) Como a paixão é determinante para a construção do desejo humano, o construtivismo afirma que a compreensão do homem sobre o mundo decorre imediatamente das relações de afetividade.



5 - Com base nos pressupostos de Piaget analise as afirmativas abaixo:
I - Concebe a criança como um ser passivo.
II - O pensamento aparece antes da linguagem.
III - Minimiza o papel da interação social.
IV - Privilegia a maturação biológica.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III apenas.
b) II, III e IV apenas.
c) I e III apenas.
d) II e IV apenas.


6 - Para Piaget o aparecimento da linguagem se dá na superação do estágio sensório-motor, em torno dos 18 meses, onde acontece o desenvolvimento da:
a) Zona proximal.
b) Assimilação.
c) Função simbólica.
d) Equilibração.

7 - (Campo Largo 2011) Jean Piaget é o “pai” da Teoria Cognitiva, que tem grande relevância nos estudos da psicologia da educação.
Assinale a alternativa que corresponde ao pensamento de Jean Piaget.
a) As fases do desenvolvimento humano não podem ser definidas na anterioridade da análise de qualquer indivíduo, pois tal processo é individual e fortemente determinado pelas condições de vida de cada um.
b) As condições sociais e de vida têm um impacto importante na formação humana, mas não têm força para alterar o plano biofisiológico traçado pelas condições genéticas de cada indivíduo, que determinam o quão complexo será o seu desenvolvimento.
c) A tarefa da escola é considerar o desenvolvimento natural dos alunos, partindo dos esquemas biológicos da criança e deixando que o meio social ofereça as condições para a descoberta e construção do conhecimento.
d) A educação é um processo social que interage sobre uma base biológica (em cada indivíduo), com o intuito de retirar o indivíduo de sua autoinculpável menoridade, com vistas a sua emancipação.
e) A construção do conhecimento decorre de um movimento físico e mental do indivíduo sobre o objeto, o que significa que não há, para a teoria piagetiana, inteligência inata, nem, por outro lado, um meio que sozinho determine a inteligência do sujeito. 

8. (Florianópolis 2010) Quais são as ideias básicas de Piaget sobre o desenvolvimento mental e sobre o processo de construção do conhecimento? 

a. ( ) acomodação, mediação e assimilação. 
b. ( ) mediação, intervenção e assimilação. 
c. ( ) adaptação, assimilação e mediação. 
d. ( ) adaptação, mediação e acomodação. 
e. ( ) adaptação, assimilação e acomodação

9. Camboriú 2013/EJA III) Qual dos autores citados abaixo defende o pressuposto de que a aprendizagem constrói-se em processos de troca e por isso sua teoria é chamada de construtivista?

a. ( ) Piaget 
b. ( ) Freinet 
c. ( ) Vigotski 
d. ( ) Wallon 
e. ( ) Freud

10. (Tijucas 2015) Para explicar o processo de aprendizagem a abordagem piagetiana utiliza os conceitos de:
a. ( ) Signos e Semiótica.
b. ( ) Interiorização e Semiótica.
c. ( ) Assimilação e Acodomação.
d. ( ) Assimilação e Socialização.
e. ( ) Semiótica e Socialização.

Leia também:

> Simulado sobre Paulo Freire 
> Simulado sobre Vygostsky
> Simulado sobre Luckesi


Gabarito do Simulado sobre Piaget.

1 C
2 B
3 A
4 C
5 B
6 C
7 E
8 E
9 A
10 C

Simulado sobre Piaget, com gabarito
Questões, atividades e exercícios sobre Piaget, Teorias da Aprendizagem e psicologia do desenvolvimento, com gabarito. As questões abordam temas como aprendizagem e desenvolvimento infantil, teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil, construtivismo psicologia, ensino infantil, psicologia construtivista, sistema de ensino construtivista, pedagogia construtivista, alfabetização nova escola, metodo construtivista educação infantil, plano de ensino ensino fundamental, metodo construtivista alfabetização e construtivismo na educação infantil....


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


1 comentários:

Unknown disse...

Muito claro, interessante, fácil e objetivo a assimilação deste conteúdo.
Obrigado

Att
Cristiane

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.