Publicidade
Questões sobre vygostskyQuestões de concurso de pedagogia, com gabarito, de conhecimentos pedagógicos sobre vygostskySimulado de Pedagogia de provas anteriores de concursos públicos para professor de ensino infantil, ensino fundamental e médio.

Questões sobre vygostsky simulado, com gabarito
by Pixabay



Questões sobre vygostsky simulado, com gabarito


Questões objetivas  vygostsky


1. (Fran.Dumont/MG 2016) São ideias de Vigotsky, EXCETO
A) O que provoca o desenvolvimento da criança é o fato de os  conteúdos da aprendizagem exigirem dela, criança, a utilização de capacidades que ainda não estão formadas, que ainda estão na zona de desenvolvimento próximo.
B) O pensamento e a palavra não estão ligados entre si por um vínculo primário. Este surge, modifica-se e amplia-se no processo do próprio desenvolvimento do pensamento e da palavra.
C) Os significados das palavras se desenvolvem.
D) A criança vai se desenvolver com o tempo, pois esta tem, por si só, instrumentos para percorrer sozinha o caminho do  desenvolvimento, que independerá das suas aprendizagens, mediante as experiências a que foi exposta.



2. (VárzeaAlegre/CE 2014) Vygotsky defende que o professor:
A) Deve se colocar no centro do processo educativo e transmitir seus conhecimentos para os alunos, já que ele é o detentor do conhecimento científico e os alunos são apenas os receptores.
B) É o agente mediador do processo de aprendizagem das crianças, propondo desafios e ajudando seus alunos a resolvê-los, realizando com eles ou proporcionando atividades em grupo, os mais adiantados poderão ajudar os demais.
C) Não deve intervir nas aprendizagens das crianças porque a aprendizagem é resultante de uma atividade individual.
Assim, as crianças aprendem sozinhas, espontaneamente, a partir de suas
próprias interações com o meio físico e social.
D) Deve seguir rigorosamente seu planejamento porque a aprendizagem
escolar implica na apropriação de conhecimentos que exigem um

planejamento rígido, inflexível para que as crianças possam ter uma educação sólida e muito bem organizada.

3. (BiturunaPR 2017) Segundo Vygotsky, é correto afirmar que a aprendizagem: 
a) É produto da ação dos adultos que fazem a mediação no processo de aprendizagem das crianças. 
b) É um processo construído internamente que depende do nível de desenvolvimento do sujeito. 
c) É um processo de reorganização cognitiva onde os conflitos cognitivos são importantes no desenvolvimento. 
d) É um processo de esquemas de assimilação da criança com atividades desafiadoras que provocam desequilíbrios.  

4. (BiturunaPR 2017) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo: Vygotsky vê o homem como ____________ que ganha suas características na mediação com o mundo através de instrumentos e signos onde a linguagem ganha valor especial. 
a) Ser dissocial. 
b) Sujeito individual. 
c) Ser particular. 
d) Sujeito social. 

5 - (Curitiba-2009/UFPR) Sobre o pensamento de Lev Vygotsky, é correto afirmar:
a) “Zona de desenvolvimento proximal” é um conceito que pode ser definido como a distância entre o que uma criança pode realizar sozinha e o que poderá realizar com o auxílio de um adulto ou de um companheiro mais capaz.
b) O processo de desenvolvimento da criança é influenciado por fatores como maturação, exercitação, aprendizagem social e equilíbrio.
c) A motivação pelos pais/familiares e/ou professores é importante na formação da identidade da criança, todavia a interação que ela tem com outras crianças é determinante na construção do ego infantil.
d) A escola, como instituição de reprodução cultural, mais dificulta do que auxilia a construção da inteligência da criança, pois incentiva pouco a criatividade e a produção de novos conhecimentos.
e) Sendo a inteligência um dom, o máximo que a escola pode fazer pelas crianças é ampliar as possibilidades dos naturalmente portadores desse dom e minimizar as dificuldades dos menos afortunados nesse quesito.


6 - O termo zona de desenvolvimento proximal é provavelmente uma das mais amplamente conhecidas e difundidas ideias associadas à produção científica de Vygotsky. A zona de desenvolvimento proximal é estabelecida quando o aluno:
a) Aprende sozinho sem intervenção do professor ou colegas.
b) É dependente do professor para realizar todas as atividades.
c) É incapaz de aprender com a ajuda de colegas mais avançados.
xd) Com o auxílio de outra pessoa mais experiente, é capaz de realizar uma ação antes não dominada.

7 - (Colombo-2016/UFPR) Sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, de acordo com o pensamento de Vygotsky, é correto afirmar:
a) Pensamento e linguagem têm origens diferentes e desenvolvem-se seguindo trajetórias diferentes e independentes, antes
que ocorra a estreita ligação entre esses fenômenos.
b) O alívio emocional e a função social caracterizam a fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento e da linguagem.
c) Não há linguagem sem pensamento, pois o pensamento verbal determina a ação psicológica tipicamente humana.
d) O domínio da linguagem como sistema simbólico é o que permite à criança utilizar manifestações verbais, comunicando-se
com o meio social no qual está inserida.
e) A fase pré-intelectual da linguagem é caracterizada pela utilização de instrumentos e pela inteligência prática.


8. (St Ant.doGrama/MG 2017)A teoria de Vygotsky é a única que oferece ao menos em princípio, a possibilidade de se conceituar, de modo científico, os processos metacognitivos que permitem vincular essa dimensão do desenvolvimento geral e compreender a origem dessa capacidade de o sujeito controlar seus próprios processos interiores.
Desse ponto de vista é CORRETO afirmar que:
a) Nenhuma teoria psicológica do desenvolvimento confere tanta importância a educação quanto a de Vygotsky. Para ele a educação não tem nada de externo ao desenvolvimento.
b) Para Vygotsky, direta ou indiretamente, todo um conjunto de problemas novos relativos a pesquisa empírica e de importância capital para a educação foi introduzido na psicologia contemporânea.
c) Uma matriz de análise e uma gama de instrumentos de pesquisa e de diagnóstico podem ser facilmente desenvolvidas a partir das teses de Vygotsky sobre o desenvolvimento artificial, isto é, sobre o desenvolvimento sócio cultural das funções cognitivas.
d) Todas as afirmativas anteriores estão corretas.

9. (Florianópolis 2010) Vygotsky defende as seguintes ideias a respeito do processo de desenvolvimento e aprendizagem: 
1. O que a criança consegue fazer hoje com a colaboração de uma pessoa mais especializada, mais tarde poderá realizar sozinha. 
2. A origem do desenvolvimento cognitivo dá-se do interior para o exterior, ocorrendo em função da maturidade da pessoa. 
3. A criança consegue autonomia na resolução do problema, por meio da assistência e do auxílio do adulto, ou por outra criança mais velha, formando desta forma uma construção dinâmica entre aprendizagem e desenvolvimento. 
4. A aprendizagem é uma consequência do desenvolvimento. 
5. As funções mentais superiores são produto do desenvolvimento sócio-histórico dos sujeitos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. 
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5. 
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5. 
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5. 
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


10. (Camboriú 2011) Qual dos autores abaixo desenvolveu a teoria de aprendizagem fundamentada na perspectiva sócio-histórica?
a. ( ) Rudolf Steiner
b. ( ) Ovide Decroly
c. ( ) Célestin Freinet
d. ( ) Sigmund Freud
e. ( ) Lev Semionovitch Vygotsky




Gabarito das Questões sobre vygostsky simulado



Outras Questões sobre Vygostsky



01 - (São José dos Pinhais 2009) Sobre o pensamento de Lev Vygotsky, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A relação mediatizada educacional se dá pelos contatos com o outro, por meio da interação com signos,
símbolos culturais e objetos.
( ) Um dos seus pressupostos básicos é que o ser humano nasce com aptidões que serão desenvolvidas ao longo
da vida.
( ) A aprendizagem depende, em larga medida, das condições intrínsecas ao sujeito, podendo comprometer, por
essa razão, o adequado desenvolvimento humano.
( ) O processo educativo interliga aquele que aprende com aquele que ensina, em um processo de mediação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – V.
b) F – V – F – F.
c) V – V – F – F.
d) F – V – V – V.
*e) V – F – F – V. 

02 - (Alm Tam 2015) Sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, de acordo com o pensamento de Vygotsky, é correto afirmar:
►a) Pensamento e linguagem têm origens diferentes e desenvolvem-se seguindo trajetórias diferentes e independentes, antes
que ocorra a estreita ligação entre esses fenômenos.
b) O alívio emocional e a função social caracterizam a fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento e da linguagem.
c) Não há linguagem sem pensamento, pois o pensamento verbal determina a ação psicológica tipicamente humana.
d) O domínio da linguagem como sistema simbólico é o que permite à criança utilizar manifestações verbais, comunicandose
com o meio social no qual está inserida.

e) A fase pré-intelectual da linguagem é caracterizada pela utilização de instrumentos e pela inteligência prática


03 - (Alm. Tam. 2015) Vygotsky é um importante interlocutor no que diz respeito ao processo de desenvolvimento. Assinale a alternativa que apresenta uma conclusão possível a que se pode chegar com base nos seus estudos sobre a brincadeira e sua relação com o desenvolvimento psíquico da criança.
►a) Na idade escolar, a brincadeira desloca-se para os processos internos, para a fala interna, a memória lógica e o pensamento abstrato.
b) As crianças menores de 7 anos não conseguem separar o significado ou a palavra do objeto, capacidade que será desenvolvida na idade escolar.
c) A imaginação está presente na consciência da criança desde a primeira infância; para ela imaginar é inerente ao brincar.
d) A criança aprende a comportar-se, segundo a regra conhecida, a partir da idade pré-escolar, tendo em vista que essa consciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento da linguagem.

e) A brincadeira é eminentemente natural, já que todas as crianças brincam em seus diversos contextos de vida.

04 - (Campo Largo 2011) Lev S. Vygotsky foi um importante pensador, tendo sido um dos primeiros a desenvolver a noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. A respeito da obra e pensamento desse autor, assinale a alternativa correta.
a) O socioconstrutivismo (ou sociointeracionismo) é a corrente pedagógica que se originou do pensamento de Vygotsky e aponta para a ideia de que as crianças são influenciadas pelas interações com o mundo, especialmente com a natureza, sendo por isso considerada uma teoria de base ecológica.
*b) O acesso à cultura (e consequentemente à formação) somente ocorre por meio de processos de mediação, que são constituídos por sistemas simbólicos construídos nas relações sociais entre o indivíduo e o(s) grupo(s) em que está
inserido.
c) A base biológica, mesmo pouco importante, é o pano de fundo sobre o qual as interações sociais ocorrem, de modo que o desenvolvimento intelectual do sujeito depende de condições biológicas adequadas.
d) A mediação é uma categoria determinante no pensamento de Vygotsky, pois enfatiza que o conhecimento deriva da ação do sujeito sobre a realidade. Como resultado, sempre que o sujeito age, ele interage com as relações sociais e com
o outro.
e) Segundo o pensamento de Vygotsky, a aprendizagem das ideias e conceitos no mundo real equivale à forma escolar, de maneira que a escola demonstra adequadamente as desigualdades sociais e econômicas postas na sociedade. 




Por blog caderno de educação

.
Compartilhe em suas Redes Sociais!



Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Publicidade
Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top