Questões de concurso de pedagogia, de conhecimentos pedagógicos sobre Paulo Freire. Simulado de Pedagogia de provas anteriores de concursos públicos para professor de ensino infantil, ensino fundamental e médio.


Simulado sobre Paulo Freire
by Pixabay


Simulado sobre Paulo Freire



Questões sobre Paulo Freire


1. (VárzeaAlegre 2014)Marque a opção correta. A tese de construirmos uma Pedagogia da autonomia sustentada por Paulo Freire é coerente com:

XA) Uma relação entre professor e aluno como
uma relação entre sujeitos com responsabilidades e papeis diferenciados em função de suas trajetórias e das finalidades do processo educativo.
B) Uma atuação mais ativa do professor no processo de ensino transmitindo aos alunos os valores e conteúdos necessários e fundamentais a sua adaptação na sociedade.
C) Uma atuação mais ativa do aluno enquanto sujeito do processo de ensino, exigindo seu espaço como agente condutor do processo educativo.
D) A ideia de uma metodologia de ensino na qual seja ensinado ao aluno o domínio pleno das novas tecnologias de informação e comunicação.


2. (VárzeaAlegre 2014)Marque a opção incorreta: Segundo Paulo Freire é correto afirmar que:

A) Professor e aluno são agentes com saberes e práticas diferentes,  portanto, sujeitos na construção do processo educativo.
XB) Professor e aluno são agentes que devem manter-se à distância dentro e fora da sala de aula para não comprometer o processo de ensino-aprendizagem.
C) Professor e aluno devem se constituir em educador e educando, agentes com saberes e práticas diferentes que em diálogo permanente devem construir novos saberes e novas práticas.
D) Nenhuma das alternativas.



3 - (São José dos Pinhais 2009) O livro Pedagogia da Autonomia foi o último que Paulo Freire publicou em vida. Nesse trabalho, o autor brasileiro procura mostrar caminhos para uma formação humana autônoma. 
Considerando o pensamento freiriano e as contribuições dessa obra em especial, identifique as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Freire defende uma postura ética para o educador, pois ele deve buscar ser sempre um exemplo para os seus alunos, dado que as pessoas aprendem, normalmente, por imitação.
( ) Freire afirma que a escola pode mudar o mundo e a vida, mas, para tanto, precisa ser muito bem estruturada, com todos os recursos necessários.
( ) Freire afirma que o professor que impede o desenvolvimento da curiosidade dos alunos, insistindo na memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se; este professor não forma, domestica.
( ) Freire aponta a necessidade de existir uma reflexão crítica na relação entre a teoria e a prática, de sorte que nenhuma delas perca seu sentido e importância.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – V.
Xb) F – F – V – V.
c) V – V – F – F.
d) F – V – V – V.
e) V – F – F – V. 


27 - (Araucária 2017) De acordo com a concepção de educação de Paulo Freire, considere as seguintes afirmativas:
1. O compromisso profissional não é um ato passível; ele é práxis, ação-reflexão sobre a realidade.
2. O primeiro estado da consciência é o intransitivo, no qual há uma espécie de quase compromisso com a realidade.
3. A consciência ingênua é impermeável à investigação e satisfaz-se com as experiências.
4. A consciência crítica tem forte conteúdo passional e pode cair no fanatismo ou sectarismo.

Marque a opção correta.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
►d) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.





Postado por: Equipe do Caderno Educação .


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!

Publicidade

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios
 
Top