Simulado sobre Paulo Freire

Questões de concurso de pedagogia, de conhecimentos pedagógicos sobre Paulo Freire. Simulado de Pedagogia de provas anteriores de concursos públicos para professor de ensino infantil, ensino fundamental e médio.


Simulado sobre Paulo Freire
by Pixabay


Simulado sobre Paulo Freire



Questões sobre Paulo Freire


1. (VárzeaAlegre 2014)Marque a opção correta. A tese de construirmos uma Pedagogia da autonomia sustentada por Paulo Freire é coerente com:

XA) Uma relação entre professor e aluno como
uma relação entre sujeitos com responsabilidades e papeis diferenciados em função de suas trajetórias e das finalidades do processo educativo.
B) Uma atuação mais ativa do professor no processo de ensino transmitindo aos alunos os valores e conteúdos necessários e fundamentais a sua adaptação na sociedade.
C) Uma atuação mais ativa do aluno enquanto sujeito do processo de ensino, exigindo seu espaço como agente condutor do processo educativo.
D) A ideia de uma metodologia de ensino na qual seja ensinado ao aluno o domínio pleno das novas tecnologias de informação e comunicação.


2. (VárzeaAlegre 2014)Marque a opção incorreta: Segundo Paulo Freire é correto afirmar que:

A) Professor e aluno são agentes com saberes e práticas diferentes,  portanto, sujeitos na construção do processo educativo.
XB) Professor e aluno são agentes que devem manter-se à distância dentro e fora da sala de aula para não comprometer o processo de ensino-aprendizagem.
C) Professor e aluno devem se constituir em educador e educando, agentes com saberes e práticas diferentes que em diálogo permanente devem construir novos saberes e novas práticas.
D) Nenhuma das alternativas.



3 - (São José dos Pinhais 2009) O livro Pedagogia da Autonomia foi o último que Paulo Freire publicou em vida. Nesse trabalho, o autor brasileiro procura mostrar caminhos para uma formação humana autônoma. 
Considerando o pensamento freiriano e as contribuições dessa obra em especial, identifique as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Freire defende uma postura ética para o educador, pois ele deve buscar ser sempre um exemplo para os seus alunos, dado que as pessoas aprendem, normalmente, por imitação.
( ) Freire afirma que a escola pode mudar o mundo e a vida, mas, para tanto, precisa ser muito bem estruturada, com todos os recursos necessários.
( ) Freire afirma que o professor que impede o desenvolvimento da curiosidade dos alunos, insistindo na memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se; este professor não forma, domestica.
( ) Freire aponta a necessidade de existir uma reflexão crítica na relação entre a teoria e a prática, de sorte que nenhuma delas perca seu sentido e importância.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – V.
Xb) F – F – V – V.
c) V – V – F – F.
d) F – V – V – V.
e) V – F – F – V. 


27 - (Araucária 2017) De acordo com a concepção de educação de Paulo Freire, considere as seguintes afirmativas:
1. O compromisso profissional não é um ato passível; ele é práxis, ação-reflexão sobre a realidade.
2. O primeiro estado da consciência é o intransitivo, no qual há uma espécie de quase compromisso com a realidade.
3. A consciência ingênua é impermeável à investigação e satisfaz-se com as experiências.
4. A consciência crítica tem forte conteúdo passional e pode cair no fanatismo ou sectarismo.

Marque a opção correta.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
►d) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.






Por blog caderno de educação


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.