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Questões de concurso sobre Alfabetização e Letramento, com gabarito.

Simulado de alfabetização e letramento com gabarito.

Questões objetivas sobre alfabetização e letramento, com gabarito.


1 - (Almirante Tamandaré 2016/UFPR) A alfabetização é um dos primeiros e principais objetivos no ensino fundamental. Muitos são os autores que tratam desse assunto, mas uma destacada educadora e pesquisadora, que se dedicou profundamente a compreender as formas como as crianças aprendem a ler e a escrever, foi Emília Ferrero. Acerca do pensamento dessa autora, é correto afirmar:
a) A aprendizagem humana não é construída apenas na escola, uma vez que as pessoas têm uma bagagem cultural que trazem consigo para a escola, e isso tem influências importantes sobre o processo de alfabetização da criança.
b) O castigo e a recompensa são importantes no processo de aprendizado das crianças, pois isso as mantêm alertas e motivadas no processo educativo da alfabetização.
c) A escola deve separar os alunos com níveis de aprendizagem diferentes, porque a aprendizagem da lectoescrita pode ficar comprometida se as crianças com mais dificuldades ficarem mescladas com as que trazem maior padrão de
aprendizagem.
d) A alfabetização tem forte dependência do exemplo, de modo que, nas famílias em que bons exemplos de estudo são empregados, a criança tende a alfabetizar-se com mais facilidade.
e) A maturação da criança para a alfabetização ocorre aos 5 anos de idade, motivo pelo qual é a partir dessa idade que o processo de alfabetização deve ser iniciado, não sendo recomendável que a escola induza tal procedimento para crianças em idades mais tenras.

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2 - (Campo Largo 2011) Temos uma imagem empobrecida da língua escrita: é preciso reintroduzir, quando consideramos a alfabetização, a escrita como sistema de representação da linguagem. Temos uma imagem empobrecida da criança que aprende: a reduzimos a um par de olhos, um par de ouvidos, uma mão que pega um instrumento para marcar e um aparelho fonador que emite sons. Atrás disso há um sujeito cognoscente, alguém que pensa, que constrói interpretações, que age sobre o real para fazê-lo seu.
(FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1981.)

Acerca da alfabetização e do letramento, assinale a alternativa INCORRETA para basear a construção de um projeto/plano de ensino para classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
a) As crianças chegam à escola de Ensino Fundamental em uma fase de aproximação da alfabetização, sendo que o nível de aproximação tem relação direta com as possibilidades de contato que elas tiveram com o mundo da escrita.
b) O acesso ao mundo da leitura e da escrita compõe um conteúdo central da escola, pois a sociedade contemporânea tem na lecto-escrita um papel determinante, de modo que aprender a ler e a escrever permite uma inclusão social importante.
c) A alfabetização é um processo de repetição crítica: se a criança não é levada a repetir com esforço e dedicação, não conseguirá aprender a ler e a escrever. Assim, se no final do primeiro ano letivo, a criança não estiver escrevendo, é recomendável o reinício do processo de ensino.
d) Alfabetizar, considerando a necessidade de letramento, implica mais do que ensinar a ler e escrever: implica alfabetizar dentro de um contexto de práticas sociais da leitura e da escrita.
e) A alfabetização oportuniza o acesso a outros códigos e saberes. Nesse sentido, a alfabetização é considerada um conteúdo de base na educação escolar.


3. (St Ant.doGrama/MG 2017)Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando-as.

1. Alfabetizar
2. Alfabetizada
3. Alfabetização
4. Letrada
5. Analfabeta
6. Letramento

( ) É a ação de alfabetizar.
( ) Pessoa que não sabe ler e escrever.
( ) Resulta da ação de “letrar-se”, torna-se letrado.
( ) É tornar o indivíduo capaz de ler e escrever.
( ) Pessoa que aprendeu a ler e escrever
( ) Pessoa que passa a fazer o uso da leitura e da escrita, envolve-se nas práticas sociais de leitura e escrita.

a) 1, 2, 4, 3, 5, 6;
b) 3, 5, 6, 1, 2, 4;
c) 4, 3, 2, 1, 5, 6;
d) 4, 3, 5, 1, 2, 6.

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4. (Tijucas 2013/P. Auxiliar) Analise o texto abaixo:
“[…] um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita das quais as crianças têm oportunidade de participar.” RCNEI; SEF, 1998, p. 154.
Sobre a importância de propiciar às crianças um ambiente alfabetizador podemos considerar:
1. As crianças reagem de formas diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilar hábitos de trabalho que contribuam para a independência de cada uma delas.
2. O ambiente deve estar preparado de forma a despertar o interesse pela leitura, pela escrita e pelo manuseio de diversos materiais.
3. Um ambiente é alfabetizador quando possui espaço amplo com carteiras enfileiradas, quadro negro e materiais guardados em armários para uso exclusivo do professor.
4. Estímulo ao desenvolvimento cognitivo dos alunos é o principal de um ambiente alfabetizador.
5. Tudo que for absolutamente desafiador e possível de ser realizado propiciará um processo de ensino e aprendizagem muito interessante para as crianças.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correto somente o item 3.
b. ( ) São corretos somente os itens 2 e 4.
c. ( ) São corretos somente os itens 1, 2, 4 e 5.
d. ( ) São corretos somente os itens 1, 3, 4 e 5.
e. ( ) São corretos somente as 1, 2, 3, 4 e 5.


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5. (Camboriú 2011) Estudiosos sobre os processos de Alfabetização nos mostram que é preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura. Por conta de algumas concepções equivocadas, a escola vem produzindo grande quantidade de “leitores” capazes de decodificar qualquer texto, mas com enormes dificuldades para compreender o que tentam ler. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Primeiro a criança precisa se alfabetizar, isto é, aprender a decodificar os símbolos para posteriormente entrar em contato com os livros.
b. ( ) Para aprender a ler, é preciso interagir com a diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que os já leitores fazem deles e participar de atos de leitura de fato.
c. ( ) Para que uma prática de leitura na escola seja realmente significativa, é necessária a repetição infindável de atividades escolares como: preenchimento de questionários sobre o texto lido e decodificação de palavra por palavra.
d. ( ) As práticas de leitura em sala de aula devem ser didatizadas, todas as leituras realizadas pelas crianças na escola devem ter como único propósito a aprendizagem da leitura, isto é, simplesmente decodificar, converter letras em sons, sem o objetivo da interpretação ou compreensão do contexto.
e. ( ) Na fase inicial da aprendizagem da leitura e escrita a criança necessita manusear poucos materiais escritos, pois o que importa nesse momento é a decodificação.

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6. (Camboriú 2011) Estudos recentes na área da alfabetização apresentam uma nova concepção de aprendizagem da leitura e da escrita. Surge no vocabulário educacional o termo letramento, criado para designar o estado ou condição de um indivíduo que:
a. ( ) necessariamente sabe ler e escrever um bilhete simples.
b. ( ) simplesmente aprendeu a tecnologia da leitura e da escrita.
c. ( ) possui a mera aquisição da tecnologia da escrita, é um decodificador da escrita.
d. ( ) é alfabetizado e embora saiba ler e escrever, não é habilitado a fazer uso da leitura e da escrita.
e. ( ) não só sabe ler e escrever - não só é alfabetizado - mas também sabe (e tem prazer em) exercer as práticas sociais de leitura e de escrita que circulam na sociedade em que vive - é letrado.


7. (Tubarão 2012) É correto afirmar, sobre alfabetização e letramento:
1. Alfabetização e letramento são dois processos diferentes, mas ao mesmo tempo indissociáveis.
2. Podemos classificar a alfabetização como o processo de aquisição do sistema de escrita, das convenções da escrita, do código da escrita e letramento como processo de desenvolvimento das práticas sociais de leitura e escrita.
3. Alfabetização é condição para o letramento e letramento é condição para a alfabetização e um não precede o outro.
4. Estudiosos indicam que obrigatoriamente deve-se ensinar primeiro o código, isto é, a alfabetização, e só depois possibilitar a pratica desse código.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) São consideradas corretas apenas as afirmações 1 e 4.
c. ( ) São consideradas corretas apenas as afirmações 2 e 3.
d. ( ) São consideradas corretas apenas as afirmações 1, 2 e 3.
e. ( ) São consideradas corretas as afirmações 1, 2, 3 e 4.


8. (São José 2010) A respeito dos diferentes momentos históricos da alfabetização, pode-se dizer:
1. Na década de 1960 havia o discurso a favor da utilização das cartilhas.
2. Atualmente os alfabetizadores defendem fortemente o uso das cartilhas.
3. A partir da década de 1980 deu-se início ao processo de reprovação quanto ao uso das cartilhas.
4. Na década de 1950 propagou-se de maneira intensiva a ideia de alfabetizar, letrando.
5. O Brasil recebeu forte influência das perspectivas educacionais pautadas no princípio do construtivismo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) Estão certas somente as afirmativas 1 e 4.
b. ( ) Estão certas somente as afirmativas 2 e 4.
c. ( ) Estão certas somente as afirmativas 2 e 5.
d. ( ) Estão certas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
e. ( ) Estão certas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.


9 (São José 2014/EJA)  Para ler o espaço, torna-se necessário um outro processo de alfabetização. Ou talvez seja melhor considerar que, dentro do processo alfabetizador, além das letras, das palavras e dos números, existe uma outra linguagem, que é a linguagem cartográfica (CALLAI, 2005). Acerca da alfabetização cartográfica, é correto afirmar: 

a. (  ) Para o sujeito ser capaz de ler de forma crítica o espaço, é necessário tanto que ele saiba fazer a leitura do espaço real/concreto como que ele seja capaz de fazer a leitura de sua representação, o mapa, o que exige regras a serem aprendidas num processo de alfabetização específica. 

b. ( ) Não basta ao sujeito saber ler o espaço, é fundamental também saber representá-lo, o que exige a incorporação de saberes advindos da área matemática, como escalas, proporção, números decimais, operações de percentagem. 

c. ( ) A alfabetização cartográfica consiste num programa paralelo de complementação de conceitos necessários à elaboração de croquis, mapas, plantas e orientações de trajeto utilizando técnicas histórico-estatísticas que se concretizam de modo mais efetivo nas turmas de Ensino Fundamental II. 

d. ( ) A alfabetização cartográfica consiste na incorporação de técnicas de desenho específicas para registro de trajetos, espaços, lugares e paisagens, através de desenhos de observa- ção, úteis para a confecção de mapas e representações geográficas. 

e. ( ) As habilidades necessárias ao programa de alfabetização cartográfica são exatamente as mesmas exigidas ao aprendiz ao se submeter ao processo de alfabetização estrito. Codificação, representação articulatória e uso de códigos e símbolos que substituem os elementos representados.


10. (Tijucas 2013/P. Auxiliar) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito da alfabetização e do letramento. 

( ) Entende-se por alfabetização o processo pelo qual se adquire o domínio de um sistema linguístico e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio das ferramentas e o conjunto de técnicas necessárias para exercer a arte e a ciência da escrita e da leitura. 
( ) Enquanto a alfabetização se ocupa da aquisi- ção da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever. 
( ) O letramento é um método de alfabetização, baseado num modelo comportamental da aprendizagem que tem suas bases na cópia, na repetição e no reforço. 
( ) Tornou-se objetivo da escola introduzir os alunos nas práticas sociais de leitura e escrita, pois deixou de ser satisfatório em sua forma- ção o desenvolvimento específico da habilidade de codificar e decodificar a escrita. 
( ) Alfabetizar e letrar são duas tarefas a serem desenvolvidas concomitantemente nas instituições educativas. 

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 

a. ( ) V – V – V – F – F 
b. ( ) V – V – F – V – V 
c. ( ) V – V – F – V – F 
d. ( ) F – V – F – F – V 
e. ( ) F – F – V – V – V


11. (SME/Florianópolis)Estudos contemporâneos definem alfabetização como processo de:

a. (  ) aquisição do sistema de escrita.
b. ( ) aquisição do sistema fonético.
c. ( ) mecanização da escrita.
d. ( ) memorização do alfabeto.
e. ( ) memorização dos textos escritos

12. (SME/Florianópolis) A partir dos estudos relacionados aos processos de alfabetização e letramento, pode-se dizer que alfabetização e letramento são:

a. ( ) processos idênticos.
b. ( ) processos mecânicos.
c. ( ) dois processos naturais e dissociáveis.
d. ( X ) dois processos distintos, porém indissociáveis.
e. ( ) processos idênticos, que ocorrem sempre de maneira linear.


13. (SME/Florianópolis)  Para que o processo de alfabetização ocorra na perspectiva do letramento, é preciso que os educadores alfabetizem:

a. (  ) letrando.
b. ( ) codificando.
c. ( ) linearmente.
d. ( ) decodificando.
e. ( ) mecanicamente.

14. (SME/Florianópolis) Compreender o processo de alfabetização implica entender a oralidade. As crianças estabelecem relações entre a fala e a escrita ortográfica. Em uma produção escrita, a criança apresenta erros ortográficos porque:

a. ( ) não gosta de escrever.
b. ( X ) se baseia na forma fonética.
c. ( ) escreve sempre de maneira aleatória.
d. ( ) se baseia na forma ortográfica.
e. ( ) não presta atenção na aula.

15. (SME/Santa Catarina/2007) Considerando os estudos de Magda Soares a respeito dos processos de alfabetização e letramento,

assinale a alternativa correta.
a. ( ) Alfabetização e letramento são dois processos iguais, mas ao mesmo tempo dissociáveis.
b. (  ) Alfabetização e letramento são dois processos diferentes, mas ao mesmo tempo
indissociáveis.
c. ( ) Alfabetização e letramento não são dois processos diferentes.
d. ( ) Alfabetização e letramento são dois processos exatamente iguais.
e. ( ) Alfabetização e letramento são dois processos iguais, que ocorrem sempre conjuntamente.

16. (SME/Santa Catarina/2007) Magda Soares define alfabetização e letramento como:

a. (  ) Alfabetização é o processo de aquisição do sistema de escrita, das convenções da escrita, do código da escrita e letramento é o processo de desenvolvimento das práticas sociais de leitura e escrita.
b. ( ) Alfabetização é o processo de desenvolvimento das práticas sociais de leitura e escrita
e letramento é o processo de aquisição do sistema de escrita, das convenções e do código da escrita.
c. ( ) Alfabetização é o processo de memorização do sistema alfabético de escrita e letramento é o processo de desenvolvimento das atividades escolares de leitura e escrita.
d. ( ) Alfabetização é o processo de aquisição do sistema de fonético de escrita, e letramento é o processo de desenvolvimento das práticas de decodificação da leitura e da escrita.
e. ( ) Alfabetização é o processo de aquisição do método silábico de escrita e letramento é o processo de aquisição das letras que compõe o alfabeto

17. (SME/Santa Catarina/2007) Para que as crianças aprendam a ler e a escrever na perspectiva da alfabetização e letramento, é

preciso:
a. ( ) letrar antes de alfabetizar.
b. ( ) alfabetizar antes de letrar.
c. ( ) alfabetizar sem preocupação com o letramento.
d. ( ) letrar sem preocupação com a alfabetização.
e. (  ) alfabetizar letrando.

18. (SME/Santa Catarina/2007) Como trabalhar com os usos sociais da língua escrita?

a. ( ) Realizando propostas de alfabetização e letramento escolares que favoreçam o entendimento da distinção entre as características das práticas sociais e educacionais.
b. ( ) Desenvolvendo atividades de alfabetização centradas nas práticas escolares, deixando os aspectos sociais para explorar quando os alunos já souberem ler e escrever corretamente.
c. ( ) Focando o trabalho de alfabetização na aquisição do código de escrita, para posteriormente explorar os aspectos sociais.
d. (  ) Trazendo as práticas sociais da alfabetização e do letramento para dentro da escola, mantendo, tanto quanto possível, as características reais dessas práticas sociais.
e. ( ) Transformando as práticas sociais da alfabetização e letramento em práticas escolarizadas, para que o aluno aprenda a codificar e decodificar a escrita.

19. (SME/Santa Catarina/2007) Nas palavras de Emilia Ferreiro, criar um ambiente alfabetizador significa:

a. ( ) organizar a sala de aula de maneira que as crianças possam visualizar bem o que a professora escreve no quadro.
b. ( ) fazer as crianças memorizarem o alfabeto.
c. ( ) organizar muitas atividades no caderno, para as crianças aprenderem o alfabeto.
d. ( ) organizar a sala de aula de maneira que cada parte ofereça materiais que favoreçam a aquisição de conhecimentos.
e. ( ) utilizar o alfabeto móvel somente para as crianças do primeiro ano.

20. Com relação aos diferentes momentos históricos da alfabetização, assinale verdadeiro ( V ) ou falso ( F ).

(  ) As décadas de 1960 e meados de 1980 foram marcadas pelo uso dos manuais, das cartilhas.
( ) A partir da década de 1980 iniciou-se o discurso de condenação ao uso das cartilhas.
( ) A partir da década de 1990 iniciou-se o processo de adesão e discurso em defesa ao uso
das cartilhas.
( ) Vygotsky, Luria e Bakthin apresentam perspectivas educacionais pautadas na concepção
histórico-cultural.
( ) Emília Ferreiro e Ana Teberosky apresentam perspectivas educacionais pautadas na concepção construtivista.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, assinalada de cima para baixo.

a. ( ) V – F – V – F – V
b. ( X ) V – V – F – V – V
c. ( ) F – F – V – V – V
d. ( ) V – V – F – V - F
e. ( ) F – V – F – V – F
Gabarito



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Gabarito do Simulado de alfabetização e letramento.

1 A
2 C
3 B
4 C
5 B
6 E
7 D
8 E
9 A

10 B
11 A
12 D
13 A
14 B
15 B
16 A
17 E
18 D
19 D
20 B

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