Simulado sobre Projeto Político Pedagógico PPP - Conhecimentos Pedagógicos

Simulado de Questões sobre Projeto Político-Pedagógico PPP. Conhecimentos Pedagógicos referentes ao Projeto Político Pedagógico para aulas e concursos públicos. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento que serve de referência e orientação de todos os agentes envolvidos na ação educativa da escola, ou seja, no ambiente escolar.

Simulado sobre Projeto Político Pedagógico PPP - Conhecimentos Pedagógicos


Simulado de Questões sobre Projeto Político Pedagógico PPP

Questões objetivas sobre o Projeto Político Pedagógico PPP


1 - (Almirante Tamandaré 2016/UFPR) O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento de referência para a organização escolar. Sobre essa importante peça do planejamento escolar, assinale a alternativa INCORRETA. 

a) Na medida em que o PPP é um documento de referência, deve ser proposto pela Secretaria de Educação e implementado pelas escolas, preferencialmente, a partir de um padrão que defina claramente as articulações entre os objetivos da mantenedora e as ações concretas das escolas. 
b) O PPP contém a indicação e discussão sobre os princípios para a organização do trabalho da escola, como a democracia, a universalidade e a qualidade. 
c) O horizonte futuro para a escola é desenhado pelo PPP, que expressa a concepção de trabalho da instituição, na qual as ideias que a instituição tem sobre a educação, a formação humana e o papel da escola na sociedade são elementos importantes. 
d) O PPP se coloca a serviço da avaliação institucional, dado que os objetivos e metas definidos neste planejamento podem servir de base para a análise do desempenho e desenvolvimento da escolar. e) O PPP compõe o planejamento institucional da escola, uma vez que articula as concepções educacionais da instituição com os seus objetivos, definindo como e por quais caminhos seguirá.

2 - (SEED/PR 2007) Sobre o Projeto Político Pedagógico, considere as seguintes afirmativas:

1. Deve ser elaborado coletivamente.
2. Deve contemplar as demandas da comunidade atendida.
3. Deve partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas.
4. Deve atender as características e necessidades do alunado.

São exigências do projeto político-pedagógico da escola os itens:
a) 1 e 2 apenas.
b) 2 e 3 apenas.
c) 1, 2 e 3 somente.
d) 1 e 4 somente.
e) 1, 2, 3 e 4.

3. (Palhoça-2011) Sobre o Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar:

1. É a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo.
2. Só se concretiza na sua finalização, deve definir claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, sem realizar alterações.
3. É um importante caminho para a construção da identidade de uma instituição.
4. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade.
5. É um elemento para a intervenção de muni para a intervenção de municípios
e Estados na atividade prática da instituição.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) Estão Certas as afirmativas 1, 2 e 4.
b. ( ) Estão Certas as afirmativas 1, 3 e 4.
c. ( ) São corretas as afirmativas 2, 4 e 5.
d. ( ) Estão corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
e. ( ) Estão corretas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

4. (St Ant.doGrama/MG 2017)Os procedimentos para o acompanhamento da frequência dos alunos precisam estar contemplados no projeto político pedagógico da escola e na pauta de discussão com o corpo docente nas reuniões de planejamento. É preciso continuar buscando medidas para acompanhar a presença dos estudantes, trabalhando sempre para conservar ou aumentar o número de crianças e jovens com acesso à Educação.

Essa citação refere-se ao seguinte tema:
a) Fracasso Escolar;
b) Evasão Escolar;
c) Relação professor-aluno;
d) Programa de Bolsas.

5. (São José SC/2013) Pode-se compreender o Projeto Político Pedagógico como:
a. ( ) Um texto escrito que se guarda na gaveta da escrivaninha para justificar a sua existência nas instituições educativas.
b. ( ) Um documento que só existe na escola porque é uma exigência das secretarias de educação, já que seu conteúdo não estimula a pesquisa docente para o preparo das aulas.
c. (  ) Um processo contínuo, coletivo e que se renova, se refaz, se movimenta, dança conforme as exigências da realidade em que a instituição escolar está inserida.
d. ( ) Um documento que não requer a participação de todos os profissionais da escola, da comunidade local para formar um coletivo articulado e capaz de alterar o curso do presente.
e. ( ) Uma exigência formal, que não possibilita recriar o espaço educativo e transformá-lo num lugar de direitos gestados por cuidados mútuos.



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6. (São José SC/2013) O Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar cria possibilidades teórico-metodológicas e orienta as ações curriculares. Assim:
a. ( ) não é o PPP que agrega as diferenças conceituais de cada área de conhecimento, ele não orienta o princípio epistemológico e ontológico da instituição.
b. ( ) o PPP não é o elo entre todos os segmentos escolares, ele não qualifica a dinâmica pedagógica, ao contrário, torna difícil as ações curriculares e cria distanciamentos metodológicos.
c. ( ) o PPP não incentiva o trabalho coletivo, do mesmo modo ele não ressalta a autoridade do educador, já que não institui uma rede de continuidades pedagógicas no cotidiano.
d. ( ) o PPP é obrigatório em todas as escolas públicas, compete aos dirigentes e à equipe pedagógica a sua elaboração, a definição de seus pressupostos pedagógicos e das diretrizes políticas.
e. ( ) o PPP traz a visibilidade pública à qualidade política e pedagógica da escola, é ele que situa a instituição no contexto social, demarca suas competências e destaca seu projeto de formação

7. O Projeto Político Pedagógico de algumas escolas costuma ser elaborado por um pequeno grupo da escola ou por consultores especialistas contratados
Essa prática não condiz com a LDB 9394/96 porque:

a. ( ) A iniciativa contradiz a gestão democrática, a autonomia institucional, a participação dos professores da escola e dos membros da comunidade.
b. ( ) O Projeto Político Pedagógico deve ser feito pelas secretarias municipais de educação.
c. ( ) A legislação proíbe a elaboração de documentos da escola por assessores sem vínculos profissionais com ela.
d. ( ) O Projeto Político Pedagógico deve ser construído a partir de uma base comum nacional, em que estão previstas diretrizes gerais de uma educação para todos.
e. ( ) A redação do projeto é uma atividade de cunho burocrático que só adquire sentido quando sai do papel para a prática.


8. (São José 2010/Apoio Pedagógico) O Projeto Político Pedagógico das escolas representa um:
a. (  ) importante instrumento para a concretização da Gestão Democrática.
b. ( ) simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas.
c. ( ) documento construído mecanicamente e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.
d. ( ) documento que deve ser elaborado pela direção da escola e executado pelos docentes.
e. ( ) documento oficial elaborado pela secretaria municipal de educação de cada município e executado pelas escolas.

9 - (Araucária 2017) O Projeto Político-Pedagógico expressa o principal movimento de planejamento da instituição escolar porque:
a) é responsável pela definição do orçamento da escola, de modo que é o planejamento que garante os recursos necessários para a realização das atividades escolares.
b) é o currículo da escola, que organiza a parte mais importante do trabalho pedagógico: o processo de ensino-aprendizagem.
c) sua função é, a partir das concepções de sociedade e educação que a instituição constrói coletivamente, estabelecer as principais diretrizes para a escola.
d) se trata de um planejamento definido em conjunto entre a escola e a entidade mantenedora (secretaria de educação), com vistas a articular as ações da escola com as diretrizes do sistema de ensino.
e) ele é o plano regimental da escola, com vistas a definir as funções, direitos, deveres e responsabilidades de todos os profissionais que atuam na instituição, bem como dos seus alunos e familiares

10 - São os pilares-mestres do projeto político-pedagógico:
a) fundamentos teóricos, fundamentos metodológicos e fundamentos pedagógicos/relações.
b) fundamentos éticos, fundamentos políticos e fundamentos estéticos.
c) fundamentos conceituais, fundamentos metodológicos e fundamentos relacionais.
d) fundamentos ético-políticos, fundamentos epistemológicos e fundamentos didático-pedagógicos/relações.
e) fundamentos teóricos, fundamentos procedimentais e fundamentos atitudinais.



11) (Pontal-SP/2018) Sobre a finalidade do Projeto Político Pedagógico, 
assinale a alternativa CORRETA:

a) O projeto político pedagógico é um dos meios de viabilizar a escola democrática e autônoma para todos, através da exclusão social.
b) O projeto político-pedagógico é um dos meios de viabilizar a escola democrática e autônoma para todos, com qualidade social.
c) O projeto político-pedagógico é um dos meios de viabilizar a escola democrática e autoritária para todos, com qualidade social.
d) Nenhuma das alternativas.

12 - (SEED PR 2007) Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado coletivamente.
( ) O Projeto Político Pedagógico deve partir de um processo de diagnóstico rigoroso da realidade a ser atendida.
( ) O Projeto Político Pedagógico deve estar desarticulado das demandas da comunidade atendida.
 Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V.
b) F – F – V.
c) F – V – F.
d) V – F – F.

e) V – V – F. 

13 - (SEED PR 2007) Considere os seguintes pressupostos a respeito da elaboração de um projeto político-pedagógico:

  • 1. O projeto político-pedagógico deve ser elaborado pela equipe pedagógica da escola e submetido à aprovação do corpo docente.
  • 2. A LDB 9394/96 dá às escolas liberdade e responsabilidade para elaborar sua proposta pedagógica, incluindo currículo e organização escolar.
  • 3. A equipe pedagógica e administrativa da escola deve coordenar o processo de discussão, elaboração e efetivação do projeto político-pedagógico.
  • 4. O projeto político-pedagógico deve ser produto da reflexão coletiva e, portanto, deve ser construído no interior da singularidade de cada escola.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
c) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. 

14 - (SEED 2007) A construção do Projeto Político Pedagógico da escola precisa estar baseada em pressupostos teórico-práticos.
Identifique como V (verdadeira) ou F(falsa) as seguintes afirmativas:
( ) A elaboração do Projeto Político Pedagógico é uma oportunidade para que todos se conscientizem dos
principais problemas da escola.
( ) A LDB atual (lei 9394/96) dá às escolas e entidades mantenedoras liberdade e responsabilidade para elaborar
suas propostas pedagógicas.
( ) O Projeto Político Pedagógico da escola busca a concretização de uma gestão democrática.
( ) O Projeto Político Pedagógico deve ser construído, individualmente, pelo professor pedagogo.
( ) O Projeto Político Pedagógico da escola é um agrupamento de planos de ensino e atividades diversas que deve
ser elaborado na ótica da entidade mantenedora que dita as normas e exerce o controle técnico burocrático.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.
a) V – V – V – F – F.
b) F – V – F – V – F.
c) V – V – F – F – V.
d) V – F – V – F – F.

e) F – F – V – V – F. 


15 - (SEED-PR 2007) No processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico, é necessário:

  • 1. Que cada professor elabore o seu plano de ensino e a junção de todos os planos vai compor o Projeto Político Pedagógico da escola.
  • 2. O estudo das diferentes Pedagogias, pois elas serão definidoras dos eixos básicos da pedagogia da escola.
  • 3. Que se faça uma articulação coerente entre perspectivas filosóficas, pedagógicas e psicológicas a serem adotadas pela escola.
  • 4. Que se análise a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, porque o Projeto Político Pedagógico não pode fugir a essas determinações legais.
  • 5. Que se discutam os problemas da escola, buscando possibilidades de solução e definição das responsabilidades coletivas e individuais.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente os itens 1, 3 e 5 são verdadeiros.
b) Somente os itens 2, 3 e 5 são verdadeiros.
c) Somente os itens 2, 3, 4 e 5 são verdadeiros.
d) Somente os itens 1, 4 e 5 são verdadeiros.
e) Somente os itens 2, 3 e 4 são verdadeiros. 

16 - (SEED-PR 2007) A construção de um Projeto Político Pedagógico requer um longo processo de reflexão/ação (unidade teoria/prática)
orientado por parâmetros que se articulem em duas dimensões:
a) dimensão técnica e dimensão centralizadora.
b) dimensão autônoma e dimensão submissa.
c) dimensão individual e dimensão central.
d) dimensão política e dimensão pedagógica.
e) dimensão física e dimensão material.



Gabarito do Simulado de Questões sobre Projeto Político Pedagógico PPP




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