Simulado de Questões sobre Projeto Político-Pedagógico PPP. Conhecimentos Pedagógicos referentes ao Projeto Político Pedagógico para aulas e concursos públicos. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento que serve de referência e orientação de todos os agentes envolvidos na ação educativa da escola, ou seja, no ambiente escolar.

Simulado de Questões sobre Projeto Político Pedagógico PPP
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Simulado de Questões sobre Projeto Político Pedagógico PPP



Questões objetivas sobre o Projeto Político Pedagógico PPP


1 - (Almirante Tamandaré 2016/UFPR) O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento de referência para a organização escolar. Sobre essa importante peça do planejamento escolar, assinale a alternativa INCORRETA. 

a) Na medida em que o PPP é um documento de referência, deve ser proposto pela Secretaria de Educação e implementado pelas escolas, preferencialmente, a partir de um padrão que defina claramente as articulações entre os objetivos da mantenedora e as ações concretas das escolas. 
b) O PPP contém a indicação e discussão sobre os princípios para a organização do trabalho da escola, como a democracia, a universalidade e a qualidade. 
c) O horizonte futuro para a escola é desenhado pelo PPP, que expressa a concepção de trabalho da instituição, na qual as ideias que a instituição tem sobre a educação, a formação humana e o papel da escola na sociedade são elementos importantes. 
d) O PPP se coloca a serviço da avaliação institucional, dado que os objetivos e metas definidos neste planejamento podem servir de base para a análise do desempenho e desenvolvimento da escolar. e) O PPP compõe o planejamento institucional da escola, uma vez que articula as concepções educacionais da instituição com os seus objetivos, definindo como e por quais caminhos seguirá.

2 - (SEED/PR 2007) Sobre o Projeto Político Pedagógico, considere as seguintes afirmativas:

1. Deve ser elaborado coletivamente.
2. Deve contemplar as demandas da comunidade atendida.
3. Deve partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas.
4. Deve atender as características e necessidades do alunado.

São exigências do projeto político-pedagógico da escola os itens:
a) 1 e 2 apenas.
b) 2 e 3 apenas.
c) 1, 2 e 3 somente.
d) 1 e 4 somente.
e) 1, 2, 3 e 4.

3. (Palhoça-2011) Sobre o Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar:

1. É a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo.
2. Só se concretiza na sua finalização, deve definir claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, sem realizar alterações.
3. É um importante caminho para a construção da identidade de uma instituição.
4. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade.
5. É um elemento para a intervenção de muni para a intervenção de municípios
e Estados na atividade prática da instituição.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) Estão Certas as afirmativas 1, 2 e 4.
b. ( ) Estão Certas as afirmativas 1, 3 e 4.
c. ( ) São corretas as afirmativas 2, 4 e 5.
d. ( ) Estão corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
e. ( ) Estão corretas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

4. (St Ant.doGrama/MG 2017)Os procedimentos para o acompanhamento da frequência dos alunos precisam estar contemplados no projeto político pedagógico da escola e na pauta de discussão com o corpo docente nas reuniões de planejamento. É preciso continuar buscando medidas para acompanhar a presença dos estudantes, trabalhando sempre para conservar ou aumentar o número de crianças e jovens com acesso à Educação.

Essa citação refere-se ao seguinte tema:
a) Fracasso Escolar;
b) Evasão Escolar;
c) Relação professor-aluno;
d) Programa de Bolsas.

5. (São José SC/2013) Pode-se compreender o Projeto Político Pedagógico como:
a. ( ) Um texto escrito que se guarda na gaveta da escrivaninha para justificar a sua existência nas instituições educativas.
b. ( ) Um documento que só existe na escola porque é uma exigência das secretarias de educação, já que seu conteúdo não estimula a pesquisa docente para o preparo das aulas.
c. (  ) Um processo contínuo, coletivo e que se renova, se refaz, se movimenta, dança conforme as exigências da realidade em que a instituição escolar está inserida.
d. ( ) Um documento que não requer a participação de todos os profissionais da escola, da comunidade local para formar um coletivo articulado e capaz de alterar o curso do presente.
e. ( ) Uma exigência formal, que não possibilita recriar o espaço educativo e transformá-lo num lugar de direitos gestados por cuidados mútuos.



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6. (São José SC/2013) O Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar cria possibilidades teórico-metodológicas e orienta as ações curriculares. Assim:
a. ( ) não é o PPP que agrega as diferenças conceituais de cada área de conhecimento, ele não orienta o princípio epistemológico e ontológico da instituição.
b. ( ) o PPP não é o elo entre todos os segmentos escolares, ele não qualifica a dinâmica pedagógica, ao contrário, torna difícil as ações curriculares e cria distanciamentos metodológicos.
c. ( ) o PPP não incentiva o trabalho coletivo, do mesmo modo ele não ressalta a autoridade do educador, já que não institui uma rede de continuidades pedagógicas no cotidiano.
d. ( ) o PPP é obrigatório em todas as escolas públicas, compete aos dirigentes e à equipe pedagógica a sua elaboração, a definição de seus pressupostos pedagógicos e das diretrizes políticas.
e. ( ) o PPP traz a visibilidade pública à qualidade política e pedagógica da escola, é ele que situa a instituição no contexto social, demarca suas competências e destaca seu projeto de formação

7. O Projeto Político Pedagógico de algumas escolas costuma ser elaborado por um pequeno grupo da escola ou por consultores especialistas contratados
Essa prática não condiz com a LDB 9394/96 porque:

a. ( ) A iniciativa contradiz a gestão democrática, a autonomia institucional, a participação dos professores da escola e dos membros da comunidade.
b. ( ) O Projeto Político Pedagógico deve ser feito pelas secretarias municipais de educação.
c. ( ) A legislação proíbe a elaboração de documentos da escola por assessores sem vínculos profissionais com ela.
d. ( ) O Projeto Político Pedagógico deve ser construído a partir de uma base comum nacional, em que estão previstas diretrizes gerais de uma educação para todos.
e. ( ) A redação do projeto é uma atividade de cunho burocrático que só adquire sentido quando sai do papel para a prática.


8. (São José 2010/Apoio Pedagógico) O Projeto Político Pedagógico das escolas representa um:
a. (  ) importante instrumento para a concretização da Gestão Democrática.
b. ( ) simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas.
c. ( ) documento construído mecanicamente e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.
d. ( ) documento que deve ser elaborado pela direção da escola e executado pelos docentes.
e. ( ) documento oficial elaborado pela secretaria municipal de educação de cada município e executado pelas escolas.

9 - (Araucária 2017) O Projeto Político-Pedagógico expressa o principal movimento de planejamento da instituição escolar porque:
a) é responsável pela definição do orçamento da escola, de modo que é o planejamento que garante os recursos necessários para a realização das atividades escolares.
b) é o currículo da escola, que organiza a parte mais importante do trabalho pedagógico: o processo de ensino-aprendizagem.
c) sua função é, a partir das concepções de sociedade e educação que a instituição constrói coletivamente, estabelecer as principais diretrizes para a escola.
d) se trata de um planejamento definido em conjunto entre a escola e a entidade mantenedora (secretaria de educação), com vistas a articular as ações da escola com as diretrizes do sistema de ensino.
e) ele é o plano regimental da escola, com vistas a definir as funções, direitos, deveres e responsabilidades de todos os profissionais que atuam na instituição, bem como dos seus alunos e familiares

10 - São os pilares-mestres do projeto político-pedagógico:
a) fundamentos teóricos, fundamentos metodológicos e fundamentos pedagógicos/relações.
b) fundamentos éticos, fundamentos políticos e fundamentos estéticos.
c) fundamentos conceituais, fundamentos metodológicos e fundamentos relacionais.
d) fundamentos ético-políticos, fundamentos epistemológicos e fundamentos didático-pedagógicos/relações.

e) fundamentos teóricos, fundamentos procedimentais e fundamentos atitudinais.


Gabarito do Simulado de Questões sobre Projeto Político Pedagógico PPP

1 A  2 E  3 B   4 B   5 C   6 E   7 A   8 A   9 C   10 D





Obs. Conteúdo sugestivo sendo possível a existência de entendimentos diferentes. Leia os Termos de Uso

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