Publicidade

Exercícios de História sobre a Crise de 29 e Segunda Guerra Mundial

Exercícios de História para o Ensino Fundamental sobre a Crise de 29 a Segunda Guerra Mundial


1. (Brusque 2014)A crise econômica de 1929 repercutiu de maneira desastrosa na Europa, em especial na Alemanha, onde produziu um desemprego em massa e a ruína de milhares de agricultores e pequenos empreendedores.

Podemos apontar entre as consequências desta crise naquele país:

a. ( ) O fortalecimento do Partido Social Democrata, graças ao combate aos movimentos radicais.

b. ( ) O fortalecimento do movimento espartaquista que chegou ao poder liderado por Rosa Luxemburgo.

c. ( ) O golpe da cervejaria através do qual os partidários de Adolf Hitler são expulsos de Munique.

d. ( ) A derrota de Hitler nas eleições parlamentares e a sua prisão, durante a qual escreveu Mein Kampf.

e. ( X ) O enfraquecimento do liberalismo e a radicalização política que fortaleceu o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Exercícios sobre a Crise de 29 a Grande Depressão
2) Sobre a Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929 é INCORRETO afirmar que:
a) foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, 
b) termina somente no período da Segunda Guerra Mundial. 
xc) A Grande Depressão, contudo não pode ser considerada como um dos piores e o mais longos períodos de recessão econômica do século XX em comparação, por exemplo com a crise do petróleo.
d)  Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo o medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.

3) Analise os itens sobre a crise de 29

I - O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, 
II - Em 24 de outubro os valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, e tornou-se notícia em todo o mundo com o crash da bolsa (conhecido como Terça-Feira Negra).
III -  Milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. 

Estão corretos:

xa) Os itens I, II e III
b) Somente I e II
c) Somente I e III
d) Somente II e III

4) Sobre os efeitos da Grande Depressão não podemos afirmar que: 
a) Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. 
b) Outros países, além dos Estados Unidos foram duramente atingidos pela Grande Depressão como a Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. 
xc) Países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil não sofreram com a Grande Depressão porque não mantinham relações comerciais com os atingidos.
d) Praticamente não houve abalo na União Soviética com a Crise de 29, que tratando-se de uma economia socialista, estava econômica e politicamente fechada para novas tecnologias sendo assim não afetada. 


5) Para reduzir os efeitos negativos da Grande Depressão que atingiram seu ápice nos Estados Unidos em 1933. 
xa) o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como New Deal.
b) Na Crise de 29 o Presidente americano George Bush aprovou o consenso de Washington
c) Durante a Grande Depressão o Presidente americano Bill Clinton aprovou uma série de medidas conhecidas como a Nova Era.
d) o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como Neoliberalismo.

6) Assinale a alternativa ERRADA
A) O ano de 1933 pode ser considerado o ápice da Grande Depressão nos Estados Unidos. 
b) em 1933 as taxas de desemprego eram 
c) Grande deflação - queda do preço dos produtos e custo de vida em geral. Entre 1929 e 1933, os preços dos produtos industrializados não-perecíveis em geral nos Estados Unidos caíram em cerca de 25%.
xd) Já o preço de produtos agropecuários subiram, por causa do excedente da produção destes produtos - primariamente trigo. A quantidade destes produtos à venda supriu a demanda, o que causou menos impacto para a população. 


7. (Criciúma 2014) A invasão da Polônia em 1939, a Batalha da Inglaterra, o Eixo Roma-Berlim-Tóquio e a Batalha de Stalingrado são episódios da:

a. ( ) Guerra da Coreia.
b. ( ) Guerra da Crimeia.
c. ( ) Guerra do Vietnam.
d. ( ) Primeira Guerra Mundial.
e. ( X ) Segunda Guerra Mundial.



8. Nome do plano adotado pelos Estados Unidos para reconstruir a Europa pós Segunda Guerra Mundial:
a. ( ) Big Stick
b. ( ) Reagean
c. ( ) New Deal
d. ( X ) Marshall
e. ( ) Destino Manifesto


9. (Palhoça 2015) A “Lista de Schindler” e outras obras cinematográficas têm revelado os horrores do Holocausto, ou Shoá (em hebraico).
Assinale a alternativa correta a respeito deste acontecimento.
a. ( ) É assim conhecido o processo de conversão compulsória ao cristianismo dos judeus alemães, conduzido pela Igreja Alemã por imposição das autoridades nazistas.
b. ( ) Trata-se da internação compulsória de milhares de judeus, ciganos, Testemunhas de Jeová e outras minorias em campos de trabalho onde foram mantidos até o final da Segunda Guerra Mundial.
c. ( ) Foi a perseguição sistemática aos comerciantes que viviam na Alemanha e nos territórios ocupados pelas tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, a quem foram subtraídas propriedades e confiscadas altas importâncias em dinheiro, joias e mercadorias.
d. ( X ) Foi a perseguição sistemática aos judeus que viviam na Alemanha e nos territórios ocupados pelas tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, levando à morte cerca de 4 milhões de judeus (além de milhares de outros indesejáveis na ótica nazista).
e. ( ) Assim são denominados os atos de violência contra os judeus, que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob o domínio nazi ou Terceiro Reich.

10. (Itajái UNISOCIESC 2017) No século XX, em um contexto que abrangeu situações como a Primeira Guerra Mundial, a Crise de 1929, a Segunda Guerra Mundial, juntamente com a Guerra Fria contribuíram para o fim dos impérios coloniais na Ásia e na África. Sobre o processo de independência das áreas coloniais, é INCORRETO afirmar que:
(A) Na Índia o processo teve início na década de 1920, pelo Partido do Congresso e as lideranças de Mahatma Gandhi e Jawarhalal Nerhu.
X(B) Na década de 1950 iniciaram os movimentos separatistas em Angola, Moçambique e Guiné portuguesa, contexto de criação do MPLA, FNLA e UNITA. Mediante o Acordo de Alvor em 1975 e reconhecimento de independência por Portugal, os grupos militantes uniram-se para estabelecer o governo local.
(C) Sukarno conduziu o movimento de independência da Indonésia; a Holanda reconheceu a independência em 1949.
(D) Na Indochina, como resistência à ocupação japonesa, em 1941 formou-se um movimento nacionalista liderado por Ho Chi Minh. Após a derrota japonesa e a proclamação de independência da República Democrática do Vietnã, os franceses tentaram recolonizar a região, originando a Guerra da Indochina.

(E) O domínio inglês sobre o Egito (seu protetorado) terminou em 1936, embora o Canal de Suez continuasse sob controle britânico.



Por Blog Caderno de Educação


CompartilheCompartilheCompartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias públicadas são opinativas, informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar