Publicidade

Exercícios de História sobre Colonização Grega, com gabarito

Exercícios de história sobre a Colonização Grega para o 6º ano do ensino fundamental, com gabarito. Sugeridas para simulados, testes, provas e atividades de aula de acordo com o plano de aula.

Exercícios de História sobre Colonização Grega, com gabarito


Considerando a Colonização Grega do SÉC. VIII AO SÉC. VI a.C. pode ser considerado como Causas da colonização as afirmativas abaixo, EXCETO
a) Perda das terras pelos pequenos agricultores para a nobreza;
b) O aumento das atividades artesanais e comerciais gerava interesses que divergiam dos da classe aristocrática no poder;
c) Período pacífico e ausência de luta social;
d) Os grupos sociais deserdados ou vencidos na luta eram obrigados a se aventurar para as colônias;

Na colonização Grega muitas regiões pouco férteis da Grécia tinham necessidade de trigo importado, muitos emigrados afluíram para essas regiões, dando a esse movimento um caráter agrícola. Sobre as colônias não podemos afirmar que;

a)As colônias eram independentes da Metrópole (cidade-Estado de origem) e tinham as suas próprias formas de Estado;
b) Colônias e metrópoles não estavam ligadas senão pelos deuses e por um calendário comum;
c) Naturalmente as colônias tornaram-se excelentes saídas e apoios firmes do comércio das metrópoles;
d) A colonização ficou estabelecida na região oeste e não avançou, por exemplo, para a Itália devido ao clima ameno e pela fertilidade do solo;

3) Sobre as Conseqüências Sociais e Econômicas da Colonização Grega analise os itens
I. As relações econômicas e comerciais mantidas através de todas as regiões do Mediterrâneo favoreciam grandemente o progresso da civilização grega;
II. O nível de vida material e cultural era frequentemente mais elevado nas colônias do que na Grécia propriamente dita;
III. O poderoso florescimento das forças produtivas nos séc. VII e VI a.C. conduziu, nas polis desenvolvidas, a grandes transformações que puseram fim ao regime dos genos e legalizaram a sociedade escravista dividida em classes;

Está(ão) correto(s)
a) I, II e III
b) Somente I e II
c) Somente II e III
e) Somente I e III


4) A colonização grega na antiguidade começou cedo, durante o período de cerca de 900 a 700 a.C., quando muitos elementos seminais da antiga sociedade grega também foram estabelecidos. Qual das alternativas NÃO se enquadra nessa afirmação?
a) As pirâmides do Egito
b) as cidades-estados,
c) os grandes santuários e os festivais pan-helênicos.
d) O alfabeto grego, inspirado na escrita dos comerciantes fenícios


5) Nos séculos 7 e 6 a.C, as colônias e assentamentos gregos se estendiam desde o oeste da Ásia Menor até o sul da Itália, Sicília, norte da África e até as costas do sul da França e da Espanha.  Sobre o tema correlacione marque V se Verdadeiro ou F se Falso

( ) Escolas regionais de artistas exibiram uma rica variedade de estilos e preferências nessa época.
( ) As principais cidades jônicas ao longo da costa da Ásia Menor prosperaram.
( ) De fato, a essa altura, os gregos orientais controlavam grande parte do Mar Egeu e haviam estabelecido cidades independentes ao norte, ao longo do Mar Negro.

a) V, V, V
b) F,V,V
c) V,F,V
d) V,V,F

6) Na colonização grega as estações de troca desempenharam um papel importante como os postos avançados da cultura grega sendo incorreto afirmar que:

a) Ali, bens gregos, como cerâmica, bronzes, vasos de prata e ouro, azeite de oliva, vinho e tecidos, eram trocados por artigos de luxo e matérias-primas exóticas que, por sua vez, eram trabalhadas por artesãos gregos.
b) Os gregos estabeleceram enclaves comerciais dentro das comunidades locais existentes no Levante, como em Al-Mina.
c) No delta do Nilo, a cidade portuária de Náucratis serviu como sede comercial para os comerciantes gregos no Egito.
d) As rotas de comércio marítimo eram bem estabelecidas ao redor da bacia do Mediterrâneo, porém não permitiam que os estrangeiros viajassem para a Grécia.

7) Na colonização Grega e Expansão do povo grego (diáspora)  entre os séculos VII a.C. e V a.C. aconteceram várias migrações de povos gregos para vários pontos do Mar Mediterrâneo, como consequência do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura.  Dessa forma está INCORRETO o que se afirma em:

a) Na região da Trácia, os gregos fundaram colônias, na parte sul da Península Itálica e fizeram o mesmo na região da Ásia Menor (Turquia atual).
b) Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasionaram as famosas Guerras Médicas (499 a.C. a 449 a.C.), em que os gregos saíram vitoriosos.
c) Esparta e Atenas envolveram-se na Guerra do Peloponeso (931 a.C. a 904 a.C.), vencida por Atenas.
d) No ano de 359 a.C., as pólis gregas foram dominadas e controladas pelos Macedônios.


8) Analise os itens:
I. A economia dos gregos baseava-se, principalmente, no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo.
II. As ânforas gregas eram usadas para o transporte de vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península.
III. Com o comércio marítimo, os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras, foram utilizados como mão de obra na Grécia.
IV. Cada cidade-estado dependia de um sistema político-administrativo, organização social centralizado excluindo a ideia de deuses protetores.

 Qual item está incorreto
a) I
b) II
c) III
d) IV

9. Colonização Grega era um movimento de povoamento e exploração econômica por parte de um estado em relação a um território descoberto ou conquistado. Assinale a alternativa ERRADA
a)  Colonização Grega no séc. V a.C.Entre meados de século VIII e o século VI a.C., os gregos iniciaram um movimento de colonização ao longo das costas do mediterrâneo e do mar negro.
b) Fundaram colônias agrícolas e comerciais , as quais eram novas cidades-estado, com idêntica organização politica , religiosa e cultural à das cidade-mãe(metrópoles).
c) As Colônia não mantinham ligações comerciais e culturais com as metrópoles eram independentes.
d) A Expansão da Grécia e das suas Colônias no mediterrâneo a partir do século VIII a.C. os Gregos começam a partir para países estrangeiros em busca de terras férteis.

10) A colonização grega. Não é possível afirmar que:
a) Esta colonização diferia das migrações da Idade das Trevas grega na medida em que consistia em direção organizada pela metrópole originária ao invés do simples movimento de tribos que caracterizavam as migrações anteriores.
b) Foi uma expansão colonial organizada pelos romanos no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro no período dos séculos X a XI dC
c) Muitas colônias que foram fundadas neste período evoluíram para cidades-estados fortes e se tornaram independentes de suas metrópoles.
d) Foi uma expansão colonial organizada pelos gregos arcaicos no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro no período dos séculos VIII a VI aC (750 e 550 aC.


Exercícios de História sobre Colonização Grega, com gabarito




Gabarito dos Exercícios de História sobre Colonização Grega


1 c
2 d
3 a
4 a
5 a
6 d
7 c
8 d
9 c
10 b


Referências
https://www.apaixonadosporhistoria.com.br/artigo/150/colonizacao-e-comercio-na-grecia-antiga-e-sua-influencia-na-arte-grega
http://bloghistoria6ano.blogspot.com/2013/07/colonizacao-grega-dosec.html

Wikipedia


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.