Publicidade

Exercícios de História sobre o Antigo Egito.

Exercícios de História sobre o Antigo Egito. Série de questões sobre o Antigo Egito para o Ensino Fundamental e Ensino Médio tratando de temas como poder dos faraós, sociedade egípcia, crenças e divindades, impérios e mistérios. Sugeridos para provas, testes, trabalhos e atividades de história.



Questões Objetivas sobre Egito Antigo


1. (São José 2013) Assinale a alternativa em que são indicadas unicamente algumas das consequências do surgimento da agricultura.
a. ( ) O desenvolvimento do pastoreio, a construção de palafitas e a invenção do fogo.
xb. ( ) A domesticação de animais, o pastoreio, a cerâmica e o surgimento de aldeias.
c. ( ) A construção de palafitas, a dependência da caça, a origem da família e do Estado.
d. ( ) A domesticação de animais, a dependência da coleta de frutos e raízes e a construção das primeiras palafitas.
e. ( ) O surgimento da cerâmica e da metalurgia e a dependência do nomadismo para a sobrevivência dos grupos humanos.

2. (Tubarão 2012) Algumas das civilizações da Antiguidade Oriental são conhecidas como “potâmicas”, em virtude do seu desenvolvimento ter sido dependente de grandes rios.
Assinale a alternativa que indica uma civilização que pode ser assim considerada.
a. ( ) Banto
b. ( ) Bérbere
xc. ( ) Egípcia
d. ( ) Grega
e. ( ) Romana

3. (Tijucas 2011) O politeísmo foi base das religiões da maioria dos povos da antiguidade.
Assinale a alternativa que identifica a civilização à qual, segundo a tradição, devemos a crença monoteísta.
a. ( ) Grega
b. ( ) Fenícia
xc. ( ) Hebraica
d. ( ) Romana
e. ( ) Hitita

4. Não é uma característica do Antigo Império.
a) Aproximadamente 300 anos depois que Menes uniu o Egito, seus governantes formaram um governo central.
b) Detinham o poder supremo. 
c) O fim do Antigo Império foi marcado por guerras civis entre faraós e nobres.
xd) O Novo Reino é lembrado como uma época de renascimento na criação artística,

5. Sobre o Médio Império analise os itens: 

I. Montuhotep II (2.007-1.956 AC), um faraó da décima primeira dinastia, foi o último governante do Antigo Império e o primeiro governante do Médio Império. 
II. Ele e seus sucessores restauraram a ordem política, lembrado como uma época de artes florescentes, particularmente na fabricação de jóias, 
III. ao longo reinado da prosperidade deu lugar a problemas antigos: fracassos de colheitas, problemas econômicos, lutas de poder dinásticas e invasores estrangeiros.

Está(ão) correto(s)
a) Somente I e II
b) Somente I e III
c) Somente II e III
xd) I, II e III

Publicidade


6 - Sobre Tutancâmon e a história do Antigo Egito assinale a alternativa INCORRETA?
a) Tutancâmon pode ser o mais famoso dos faraós do Egito por causa da descoberta de seu túmulo intocado em 1922. 
b) O local de descanso de Tut e seus tesouros de ouro escaparam das mãos de saqueadores. 
c) Ele governou por nove anos, tentou pacificar os padres e foi responsável por alguns projetos de construção modestos.
xd)  Tutancâmon pode ser o mais famoso dos faraós do Egito por causa da história bíblica de Moisés

7. Sobre o legado de Ramsés assinale a alternativa ERRADA



xa) Ramsés II, ou Ramsés, o Grande, foi governante importante do Império Romano.
b) Ramsés não só construiu uma grande família, como também construiu dois templos em Abu Simbel 
d) Ramsés  construiu um salão coberto de pilares gigantes em Karnak, adições no Templo de Luxor 
d) Ramsés  construiu Ramesseum, um complexo composto de dois templos e um palácio.



Conheça a Tabela do Panteão Egípcio

Exercícios de História sobre o Antigo Egito.

Responda as questões discursivas de história sobre Antigo Egito


1 - Explique de que forma a sociedade egípcia foi estruturada?

Como uma pirâmide. No topo estavam os deuses, como Ra, Osíris e Ísis. 

2 - Para os egípcios qual era o papel desses Deuses?

Acreditavam que os deuses controlavam o universo. Portanto, era importante mantê-los felizes. Eles poderiam fazer o Nilo transbordar, causar fome ou até mesmo trazer a morte.

3 - O que se entende por pirâmide social egípcia?

Na pirâmide social do antigo Egito, o faraó e os associados à divindade estavam no topo, e servos e escravos formavam o fundo.

4 - Descreva o significado dos Faraós no Egito Antigo.


  • Seus líderes, chamados faraós, eram considerados deuses em forma humana. 
  • Eles tinham poder absoluto sobre seus súditos. 
  • Depois que os faraós morreram, enormes pirâmides de pedra foram construídas como suas tumbas. 
  • Os faraós foram enterrados em câmaras dentro das pirâmides.


5 - No Egito Antigo quais eram os poderes dos Faraós?

Como povo do Egito acreditava que seus faraós eram deuses, eles confiaram seus governantes com muitas responsabilidades. A proteção estava no topo da lista. O faraó dirigiu o exército em caso de ameaça externa ou conflito interno. Todas as leis foram promulgadas a critério do faraó. Cada fazendeiro pagava impostos na forma de grãos, que eram armazenados nos armazéns do faraó. Este grão foi usado para alimentar as pessoas no caso de uma fome.

6 - Qual era o papel do Vizir na estrutura social?

O faraó nomeou um ministro-chefe chamado vizir como supervisor. O vizir assegurou que os impostos fossem cobrados.  Trabalhando com o vizir foram escribas que mantiveram registros do governo. Esses funcionários de alto nível tinham dominado uma habilidade rara no Egito antigo - eles podiam ler e escrever.

7 - Relacione os aspectos religiosos no Antigo Egito.

A religião era um tema central na cultura egípcia antiga e cada cidade tinha sua própria divindade. Inicialmente, essas divindades eram animais; mais tarde, eles assumiram aparências e comportamentos humanos. Sentado aqui está Thoth, o deus do aprendizado e da sabedoria, carregando um cetro simbolizando o poder mágico.

8 - Como eram os exércitos do Egito Antigo?

Soldados lutaram em guerras ou reprimiram revoltas domésticas. Durante longos períodos de paz, os soldados também supervisionavam os camponeses, agricultores e escravos que estavam envolvidos na construção de estruturas como pirâmides e palácios.

9 - Explique como se formavam as classes sociais.


  • Trabalhadores qualificados, como médicos e artesãos, compunham a classe média. 
  • Os artesãos fabricavam e vendiam jóias, cerâmica, produtos de papiro, ferramentas e outras coisas úteis.  
  • Os comerciantes e lojistas que vendiam esses bens ao público.
  • No fundo da estrutura social estavam escravos e fazendeiros. 
  • A escravidão se tornou o destino daqueles capturados como prisioneiros de guerra. Além de serem forçados a trabalhar em projetos de construção, os escravos trabalhavam a critério do faraó ou dos nobres.

10 - Descreva a agricultura no Antigo Egito


Os agricultores cuidavam dos campos, criavam animais, mantinham canais e reservatórios em bom estado, trabalhavam nas pedreiras e construíam os monumentos reais. Os agricultores pagavam impostos que podiam chegar a 60% de sua colheita anual - isso é muito feno!

11 - O que é uma dinastia?


É um poderoso grupo ou família que mantém sua posição por vários anos. 

12 - A história do antigo Egito é dividida em quais períodos principais?


  • o Reino Antigo (cerca de 2.700-2.200 aC), 
  • o Império do Meio (2.050-1.800 aC) e 
  • o Império Novo (cerca de 1.550 a 1.100 aC). 

13 - O que se entende por o Alto Egito e o Baixo Egito?

Começando em cerca de 4.000 aC, toda a sociedade egípcia existia em nesses dois reinos. 

14 - Como ocorreu a unificação dos Reinos?

Por volta de 3.100 aC, Menes, o rei do Alto Egito, iniciou a longa série de dinastias conquistando o Baixo Egito. Ele unificou as regiões e construiu sua capital em Memphis, perto da fronteira desses dois reinos. 




Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe .
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias públicadas são opinativas, informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar