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25 questões de Conhecimentos Pedagógicos e Legislação para professor do Ensino Fundamental.


25 questões de conhecimentos pedagógicos e legislação para professor do ensino fundamental. As questões foram elaboradas pela banca UFPR para concurso de professores do ensino fundamental da Prefeitura de Matosinhos no Paraná. Concurso Público – Edital 119/2018 Prova Objetiva de 17/03/2019.

Questões de conhecimentos pedagógicos e legislação educacional


16 - A Lei nº 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e em seu artigo 131 prevê a criação do Conselho Tutelar como “órgão autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”. Com base nesse dispositivo legal, considere os seguintes casos:

  • 1. Maus-tratos envolvendo alunos.
  • 2. Muitas faltas sem justificativa e evasão escolar.
  • 3. Elevados níveis de repetência.
  • 4. Brigas constantes com colegas.
  • 5. Queda no rendimento escolar.

São ocorrências que deverão ser comunicadas pelos dirigentes escolares ao Conselho Tutelar, segundo o Estatuto da
Criança e do Adolescente:
a) 1 e 2 apenas.
►b) 1, 2 e 3 apenas.
c) 2, 4 e 5 apenas.
d) 3, 4 e 5 apenas.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.


17 - Vygotsky é um importante psicólogo russo que formulou um conceito central na psicologia sociocultural ou sóciohistórica: o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Esse conceito está relacionado:
►a) à distância entre o que a criança já consegue realizar sozinha e que ela consegue resolver com ajuda de outro mais experiente.
b) à internalização da linguagem e de funções mentais superiores.
c) às etapas maturacionais a serem perseguidas pelos educadores.
d) à internalização da fala egocêntrica da criança.
e) à fase pré-linguística do pensamento, que posteriormente se converterá em linguagem racional.

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18 - No texto “Letramento e alfabetização: as muitas facetas” (2004), a Magda Soares aborda as relações entre letramento e alfabetização. Com relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Alfabetização é um termo que se refere a uma perspectiva tradicional de ensino da língua escrita, e letramento é o ensino das letras com o uso de textos.
2. Alfabetização diz respeito ao trabalho com as unidades menores da escrita e ao sistema de escrita alfabético (SEA),
e letramento diz respeito ao uso que se faz da escrita em situações cotidianas.
3. Alfabetização e letramento são processos distintos, mas interdependentes e indissociáveis.
4. Para garantir um bom domínio do aprendizado da leitura e escrita, é preciso primeiro alfabetizar os alunos e depois
trabalhar com as questões do letramento.
Assinale a alternativa correta.
►a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

19 - As teorizações sobre currículo vêm recebendo, a partir de meados da década de 1960, influências de diferentes áreas, tais como a sociologia da educação, os estudos culturais e os estudos pós-coloniais, entre outras. Ainda que com matrizes teóricas bastante diversas, Tomaz Tadeu da Silva, em seu livro “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo”, afirma que as perspectivas críticas e pós-críticas problematizam as teorias tradicionais sobre o currículo.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
a) O conhecimento é algo dado e natural, é um objeto pré-existente, de modo que a tarefa da pedagogia e do currículo resumese a revelar tal conhecimento.
b) O conhecimento científico é considerado verdadeiro, razão pela qual é papel do currículo organizar esse conhecimento por
meio de objetivos escolares.
c) É papel das disciplinas escolares definir os objetivos e a forma de avaliação dos conteúdos.
►d) O currículo é uma construção social e, como tal, é resultado de relações de poder. Atitudes e valores presentes no cotidiano
escolar, ainda que não explicitadas no currículo formal, também contribuem para aprendizagens escolares.
e) O currículo é uma lista de conteúdos, objetivos, procedimentos metodológicos e formas de avaliação para a obtenção de
melhores resultados educacionais.

20 - “Esta formulação (a pedagogia Histórico-Crítica) envolve a necessidade de se compreender a educação no seu desenvolvimento histórico-objetivo e, por consequência, a possibilidade de se articular uma proposta pedagógica cujo ponto de referência, cujo compromisso, seja a transformação da sociedade e não sua manutenção, a sua perpetuação.
Esse é o sentido básico da expressão Pedagogia Histórico-Crítica” (Saviani, 1992). Com base na Pedagogia HistóricoCrítica, é correto afirmar:
a) É papel da escola transmitir o conhecimento científico com vistas à preparação para o mercado de trabalho.
b) É uma pedagogia inspirada na concepção humanista moderna e no liberalismo clássico.
►c) Prática social (como ponto de partida), problematização, instrumentalização, catarse e prática social (como ponto de chegada) são os passos do método defendido por essa perspectiva.
d) Pragmatismo e materialismo dialético estão na base de sustentação teórica dessa perspectiva.
e) Preparação, apresentação, comparação, assimilação, generalização e aplicação são os passos do método defendido por essa perspectiva.

21 - Celso Vasconcellos defende que o planejamento como instrumento da práxis pedagógica é mais do que uma questão meramente técnica, sendo uma questão política, pois envolve posicionamentos e tomadas de decisão que poderão contribuir para a reprodução ou a transformação das práticas educacionais. Assinale a alternativa que NÃO condiz com essa perspectiva.
a) O planejamento envolve uma ação que visa um fim, uma finalidade, de acordo com a realidade a ser transformada.
b) O planejamento é uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional.
c) O planejamento deve contar com a participação de todos os envolvidos no processo, pois a participação contribui para a
motivação e um melhor envolvimento com o plano elaborado.
d) O ponto de partida da elaboração do planejamento é a análise da realidade, e suas escolhas devem estar relacionadas com
a intencionalidade que se deseja alcançar.
►e) É papel do planejamento garantir a coerência do trabalho pedagógico.

22 - A respeito da avaliação formativa, é correto afirmar:
a) É uma aliada da avaliação classificatória, pois a observação cotidiana auxilia a correção das provas ao fim do bimestre.
►b) É processual, contínua, cumulativa e cumpre função diagnóstica. Ao mesmo tempo em que avalia a aprendizagem dos alunos, fornece elementos para a reorganização do trabalho pedagógico.
c) Na concepção da avaliação formativa, o resultado da avaliação é, prioritariamente,  responsabilidade do aluno.
d) Seu foco está nas questões atitudinais dos estudantes, tendo em vista que as atitudes influenciam o processo de ensino e aprendizagem.
e) Para o uso da avaliação formativa, é necessário abolir o sistema de notas, pois as notas impedem a real interpretação da aprendizagem dos alunos.

23 - A Lei nº 10.639, de 2003, altera a LDB (9.394/96), acrescentando o artigo 26A, que torna obrigatório o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira na Educação Básica. Sobre a educação das relações étnico-raciais, considere as seguintes afirmativas:
1. Seu objetivo é a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.
2. Seu objetivo é o estudo da cultura africana, sobretudo por meio da ênfase nos estudos históricos sobre a escravidão negra no Brasil.
3. A educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, troca de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade justa, igual, equânime.
4. Consciência política e histórica da diversidade, fortalecimento de identidades e de direitos e combate ao racismo e discriminações são princípios da educação das relações étnico-raciais.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
►d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

24 - Em 2008, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, apresentou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. São objetivos dessa política garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às
necessidades educacionais. Para tanto, o documento afirma que é necessário:
a) concentrar as ações de atendimento especializado no Ensino Fundamental.
b) prestar atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, com a criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.
►c) garantir a transversalidade da educação especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior.
d) otimizar formas de contato direto entre escolas regulares e escolas especializadas, de modo a evitar a convocação das famílias.
e) oferecer formação sobre educação inclusiva restritivamente aos professores das escolas especializadas.

25 - O ensino da matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental objetiva oportunizar um conhecimento que permita ao aluno compreender e transformar o mundo à sua volta, selecionando, organizando e produzindo informações relevantes para interpretá-las e avaliá-las criticamente. Em relação a essa proposta pedagógica, é INCORRETO afirmar:
a) A organização dos conteúdos prevê a análise de diferentes blocos (números e operações, espaço e forma, grandeza e medida)
b) Os conhecimentos numéricos são construídos ao longo do Ensino Fundamental. À medida que o aluno vai se deparando com situações-problemas envolvendo as quatro operações, ele vai ampliando gradativamente seu conceito de número.
c) É importante que o professor oportunize momentos em que os alunos troquem ideias sobre a resolução dos problemas, pois não há uma única forma de resolvê-los.
►d) O ensino da geometria é feito por meio da observação de formas abstratas, oportunizando a memorização das formas geométricas planas.
e) As aulas de matemática devem possibilitar o exercício de capacidades mentais, como memória, interpretação, dedução, análise, síntese, composição e decomposição.

26 - A aquisição do conhecimento científico deve contribuir para que o aluno questione o que vê e ouve, para, assim, ampliar as explicações sobre os fenômenos naturais, para compreender os modos de intervir e utilizar os recursos da natureza e para refletir sobre questões éticas existentes nas relações entre ciência, sociedade, tecnologia, ambiente e ser humano.
Sobre essa perspectiva para o ensino de ciências, é correto afirmar:
a) Seu objetivo é fazer a difusão das pesquisas científicas de ponta no campo das ciências da natureza.
►b) É necessário que o encaminhamento metodológico favoreça a problematização, a busca de informações e a sistematização do conhecimento, por meio de observações, experimentações e pesquisas.
c) O ensino de ciências visa a valorização de conhecimentos científico-tecnológicos e mostra a supremacia desses conhecimentos sobre outras formas de atividades humanas.
d) As aulas são pautadas em exposição minuciosa de informações sobre saúde e melhoria de qualidade de vida e questões ambientais.
e) A experimentação é importante para que o aluno perceba relações e compreenda conceitos básicos. Para isso, os alunos
devem seguir rigorosamente os passos da experimentação apresentada pelo professor.

27 - O ensino da geografia passou por modificações. Antes, era visto apenas como descrição da Terra. Hoje compreendemos como um estudo explicativo das diversas paisagens do mundo, marcando as dimensões interligadas entre sociedade e natureza. A respeito do assunto, considere os seguintes objetivos:
1. Reconhecer algumas manifestações da relação entre sociedade e natureza presentes na sua vida cotidiana e na paisagem local.
2. Reconhecer e comparar características da paisagem local com outras paisagens.
3. Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas.
4. Reconhecer o papel das tecnologias, da informação e dos transportes na configuração das paisagens urbanas e rurais.
São objetivos da aprendizagem da geografia:
►a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1, 2 e 4 apenas.
c) 1 e 2 apenas.
d) 2 e 3 apenas.
e) 1 apenas.

28 - Com relação ao processo histórico de construção dos conceitos de criança e infância, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Os conceitos referentes à criança e à infância se complementam e são culturalmente determinados e historicamente construídos.
( ) O sentimento de infância, segundo Ariés, era ausente até o século XVI na Europa, havendo um desinteresse por uma
fase da vida que se mostrava tão instável e, ao mesmo tempo, representativa.
( ) A infância foi uma invenção da modernidade (a partir do século XVIII), marcada por uma busca da moralidade na base da educação das crianças, por um interesse psicológico, juntando a razão das ações a certa docilidade.
( ) No século XIX, as crianças passam a ser tratadas como adultos em miniatura, e, no século XX, com a influência de psicólogos e de educadores, elas passam a ser vistas como seres de direitos e em fase de desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – F – V.
b) V – F – V – V.
c) F – V – V – V.
►d) V – V – F – F.
e) V – F – V – F.

29 - Sobre o Ensino Fundamental, regulamentado na LDB 9.394/96, assinale a alternativa correta.
a) Será ministrado em língua portuguesa, sendo proibido às comunidades a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
b) O Ensino Fundamental é obrigatório, com duração de 9 anos, iniciando-se, obrigatoriamente, aos 5 anos de idade.
c) É obrigatório aos sistemas de ensino desdobrar o Ensino Fundamental em ciclos.
►d) O Ensino Fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critérios dos sistemas de ensino.
e) O Ensino Fundamental integra a Educação Básica, com duração de 8 anos.

30 - Com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência, é incumbência do poder público com relação ao direito à educação:
a) oferta do ensino de Libras, verificando a disponibilidade do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistida.
b) garantia da dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda sua fase adulta.
►c) formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes de Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.
d) oferta de currículo diferenciado, com conteúdos e programas distintos do ensino regular.
e) comunicação, à autoridade competente, de qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

31 - O Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005) foi sancionado em 2014, com vigência de 10 anos. Com relação às diretrizes dessa lei, considere os seguintes itens:
1. Melhoria da qualidade da educação.
2. Erradicação do analfabetismo.
3. Expansão do ensino integral.
4. Implantação do ensino bilíngue.
São diretrizes dessa lei:
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1, 2 e 4 apenas.
c) 2 e 3 apenas.
d) 3 e 4 apenas.
►e) 1 e 2 apenas.

32 - O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe sobre a proteção integral da criança e do adolescente, garantindo-lhes todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. Os dispositivos contidos no capítulo II estipulam os direitos relativos à liberdade, ao respeito e à dignidade. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as
seguintes afirmativas:
( ) Considerando o direito que a criança e o adolescente têm de serem educados e cuidados, é possível que pais e responsáveis façam uso de castigos físicos, desde que tenham por finalidade garantir comportamentos adequados socialmente.
( ) É dever restrito à família cuidar da dignidade da criança e do adolescente, protegendo-os de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
( ) O ECA estabelece que toda criança e adolescente têm direito a emitir opinião, a se expressar, ter crenças, participar de culto religioso, da vida familiar e comunitária sem sofrer qualquer tipo de discriminação.
( ) Humilhações, ameaças graves e ridicularizações são entendidos no ECA como tratamento cruel ou degradante, e diante de situações dessa natureza a Lei dispõe de mecanismos de proteção integral à criança e ao adolescente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
►a) F – V – V – V.
b) F – V – F – V.
c) V – F – F – V.
d) V – F – V – F.
e) V – V – V – F.

33 - A Lei nº 13.146/2015 assegura educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. Levando em consideração os preceitos dessa Lei, assinale a alternativa correta.
a) A educação de qualidade é dever somente do Estado e da Família, isentando todas as outras instâncias sociais.
b) A garantia de uma educação de qualidade é obrigação restrita da família e da comunidade escolar, por possuírem a primazia dessa finalidade.
►c) É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade como um todo garantir educação de qualidade e segurança a todas as pessoas com deficiência, indiscriminadamente.
d) Promover a educação é responsabilidade da comunidade escolar, com o apoio da família, cabendo ao Estado promover meios de cuidados e proteção contra qualquer forma de violência, negligência ou discriminação.
e) A educação e a proteção de pessoas com deficiência são de responsabilidade somente da família, cabendo ao Estado vigiar e punir eventuais descumprimentos dos direitos assegurados pela Lei.

34 - A respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, é correto afirmar:
a) O Ensino Fundamental passa a ter duração de 9 anos, abrangendo a população de 5 a 14 anos de idade.
b) É facultativa a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.
c) As crianças que completarem 6 anos após 31 de março deverão ser matriculadas na Educação Infantil (Pré-Escola).
►d) A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 700 horas-relógio, distribuídas em, pelo menos, 200
dias de efetivo trabalho escolar.
e) O Ensino Religioso, de matrícula obrigatória ao aluno, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental.

35 - As Leis Municipais nº 1.786/2015 e nº 1.862/2016 instituem o Plano Municipal de Educação de Matinhos e estabelecem as diretrizes, metas e estratégias para o interstício de 2015 a 2024. Com relação ao assunto e com base no conteúdo das leis
supracitadas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Tendo como meta a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, uma das estratégias é a promoção, com o apoio da União, de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, culturais e esportivas, de forma que o tempo de permanência dos estudantes na escola, ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou superior a 7 horas diárias durante todo o ano letivo.
( ) A fim de fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, uma das estratégias visa à implementação e oferta de formação continuada para professores, de forma a combinar a articulação dos conteúdos formais com as atividades esportivas, culturais e tecnológicas.
( ) Com relação à educação ambiental, o plano prevê o estabelecimento de ações que digam respeito ao desenvolvimento de projetos dessa natureza que envolvam alunos, profissionais da educação, associações e comunidade do entorno escolar.
( ) Em se tratando dos princípios do respeito aos direitos humanos e às diferenças culturais, há de se promover ações pedagógicas e culturais que visem, entre outras questões: sensibilizar a sociedade civil no que se refere a eliminar qualquer forma de discriminação religiosa; desenvolver atividades a respeito da Lei Maria da Penha; promover estudos e ações com relação ao bullying, sexismo, misoginia e racismo; e desenvolver atividades relacionadas à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – F – V.
b) V – V – F – F.
c) F – F – V – F.
d) F – F – F – V.
►e) V – V – V – V.

36 - O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi criado em 2012 pelo Governo Federal. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Tem como principal objetivo garantir que todas as crianças brasileiras até 8 anos de idade sejam alfabetizadas plenamente.
( ) O Pacto articula a participação entre a União e os Estados.
( ) Promover a formação continuada de professores alfabetizadores é um dos eixos de atuação do PNAIC.
( ) A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Provinha Brasil contribuem com dados para avaliação sobre a alfabetização nas escolas e atualização de dados para o PNAIC.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – F – V.
►b) V – V – V – F.
c) F – F – F – V.
d) V – V – V – V.
e) F – F – V – F.

37 - A Base Nacional Comum Curricular é apresentada como “um documento plural, contemporâneo, e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos têm direito” (BNCC, 2017). A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Esse documento tem caráter normativo, sendo uma referência obrigatória para as propostas pedagógicas, elaboração e adequação de currículos de instituições educacionais públicas e particulares do Brasil.
2. Os fundamentos pedagógicos da BNCC estão focados no desenvolvimento de competências que os alunos devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica.
3. Nesse documento, o Ensino Religioso não foi contemplado como área do conhecimento por respeito à diversidade religiosa das famílias brasileiras.
4. Visando ao desenvolvimento das competências específicas, na BNCC, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades relacionadas a diferentes objetos de conhecimentos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
►c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

38 - A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina os conhecimentos e as habilidades essenciais para serem trabalhadas nas escolas públicas e particulares brasileiras. A sua finalidade é nortear a elaboração de currículos, garantindo o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Levando em consideração a versão final desse documento, assinale a alternativa correta.
a) A BNCC apresenta uma divisão estruturada em três grandes áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática e Ciências (subdivididas em Ciências da Natureza e Ciências Humanas).
►b) A BNCC está estruturada a serviço do desenvolvimento de competências, dividida em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Cada área do conhecimento apresenta uma competência específica, delimitando o que deve ser trabalhado.
c) Conforme organização da BNCC, os componentes curriculares apresentam-se de forma transdisciplinar, diluídos em dois grandes eixos temáticos: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, e Artes, História e Geografia) e Habilidades Lógicomatemáticas (Matemática, Ciências Naturais).
d) A BNCC está dividida em quatro Unidades Temáticas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências humanas e Ciências Naturais), cada uma delas apresentando dez habilidades gerais, articuladas entre si, que devem garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.
e) A inovação da BNCC está relacionada ao desenvolvimento de habilidades específicas, mantendo para isso a divisão em disciplinas que devem ser trabalhadas isoladamente.

39 - Sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP), assinale a alternativa correta.
►a) A construção do PPP faz parte das atribuições do professor, servindo como instrumento de estudos e reflexões.
b) O PPP surge no contexto da década de 1960 no Brasil, quando são discutidas questões modernas de gestão escolar democrática.
c) A identificação das problemáticas escolares para composição do PPP é de responsabilidade do município, cabendo aos professores somente acatá-las e implementá-las.
d) O PPP configura-se como documento burocrático, de organização e gestão da escola.
e) O PPP é um documento construído pelos pedagogos da escola para regulamentar suas funções com os alunos.

40 - Segundo a LDB, é uma incumbência do docente:
a) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
►b) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
c) Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
d) Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas.
e) Realizar atendimento aos pais durante os horários de aula, para facilitar a participação dos filhos na discussão de questões que digam respeito ao seu comportamento

25 questões de Conhecimentos Pedagógicos e Legislação para professor do Ensino Fundamental.

Aproveite as questões para:

  • simulado prova pedagogia
  • simulado para concurso publico para professor de educação infantil
  • conhecimentos especificos para professor
  • conhecimentos pedagogicos para concurso de professor
  • conhecimentos pedagógicos e legislação



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