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[IDECAN] Questões de Didática e Pedagogia, com Gabarito



[IDECAN] 15 Questões de Didática e Pedagogia


1. (IDECAN/IFPB/2019) Nos últimos dois decênios do século XX, mais especificamente após o fim da Ditadura Militar no Brasil, com a abertura política, situação econômica desfavorável e resquícios da repressão, surgiram vários movimentos das classes operárias em busca de melhorias sociais. E nesse cenário, os professores sentiram-se também no direito de reivindicar participação junto às políticas públicas educacionais. Sobre esse assunto é correto afirmar, exceto:
A) Esses movimentos foram uma “tentativa de superar a cultura tecnicista instalada no meio educativo e politizar o pensamento pedagógico”.
B) O referencial marxista se firma nas análises do interior da Pedagogia, tornando como princípio a relação entre realidade educacional e realidade social.
C) A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes da população, pois, embora difundida a ideia de igualdade de oportunidades, não se leva em conta a desigualdade de condições sociais existentes no País.
D) Da Pedagogia Tecnicista até os dias atuais, a Didática desfragmentou o seu fundamento, primeiro coma ruptura da sua função prescritiva e instrumental, depois com a variação entre as didáticas, criando várias didáticas e metodologias, principalmente nos cursos de Pedagogia e de Magistério.
E) A Pedagogia Histórico Crítica é ideal como proposta de ação concreta para a escola pública, pois preconiza a democratização dos conteúdos socioculturais, científicos e artísticos para as classes populares.

2.(IDECAN/IFPB/2019) Didática se refere a uma importante área da Pedagogia e tratase de uma disciplina fundamental para a formação de professores. Considera-se como a “teoria do ensino”, pois investiga os fundamentos e as condições adequadas para essa atividade. Sendo assim, é correto afirmar que
 A) após muitos anos de domínio no campo educacional e em decorrência das mudanças sociais e econômicas em evidência, houve necessidade de unir a Didática com seu caráter prescritivo, instrumental, e tentar sua remodelação para que houvesse uma evolução junto às mudanças ocorridas.
B) Nos primeiros anos do século XXI houve um momento de seguimento, avanço, revisão de valores e busca de sustentabilidade para manter a qualidade de vida da produção em prol da sobrevivência humana.
C) O conhecimento tornou-se a separação entre os meios de produção, as culturas e as necessidades econômicas, exigindo dos indivíduos uma formação de nível superior que atendesse a essas necessidades, mas que também soubesse utilizar o conhecimento de maneira adequada e criasse sinergia entre o velho e o novo, entre o que existia e o que precisava de avanço.
 D) A educação é uma instituição que tem contribuído para os processos formadores da sociedade "desde o início da história da humanidade, os indivíduos e grupos travavam relações recíprocas diante da necessidade de trabalharem conjuntamente para garantir sua sobrevivência".
E) A educação sempre esteve a serviço da produção da sobrevivência humana. Os contextos foram e são formados conforme as necessidades de desenvolvimento e das ações humanas para essa transformação. No caso específico da Didática, que é uma disciplina pedagógica fundamentalmente criada para elaborar um método universal que possibilitasse ensinar tudo a todos, sua contribuição não está na sua relação com a prática social e a necessidade de cada momento histórico e, sim, no fato da análise dos seus conteúdos técnicos.

3. (IDECAN/IFPB/2019) “Os conteúdos são trabalhados através de temas geradores, utiliza grupos de discussão como método de trabalho, a relação entre professor x Aluno é de igual para igual, horizontalmente, a aprendizagem se dá através de resoluções de situações - problemas.” Essas características estão relacionadas à tendência
A) Progressista “crítico social dos conteúdos ou “histórico-crítica”.
B) Progressista Libertadora.
C) Progressista Libertária.
D) Liberal Renovadora não diretiva (Escola Nova).
E) Liberal Renovada.

4. (IDECAN/IFPB/2019) Assinale a principal fonte de implementação da educação nacional e das políticas que assim as define.
A) BCNN
B) PCNs
C) MEC
D) LDB
E) RCNs

5. (IDECAN/IFPB/2019) Acerca da didática, defendida e estudada por diferentes teóricos e autores e que em seu início teve a intenção de propagar e sistematizar o conhecimento produzido por vários séculos de existência da produção humana, analise as afirmativas abaixo:
I. Ao defender uma pedagogia histórico crítica, a tentativa era de se romper com esse modelo reprodutor e conscientizar os educadores e a sociedade de que a educação tinha algo mais além de ser utilizada pelos meios de produção.
II. No século XXI vivencia-se um momento de ebulição das informações, do conhecimento e das novas tecnologias digitais. As desigualdades estão diminuindo, a educação tem avançado na melhora do conhecimento e nas possibilidades em relação às sociedades economicamente desfavorecidas. O poder educacional está sendo distribuído de forma mais igualitária.
III. O que espera dessemomento atual é que se saiba utilizar esse avanço científico, tecnológico e comunicacional em prol da sustentabilidade e da sobrevivência humana. O que se torna necessário é agir no topo da formação acadêmica humana do ensino superior. Porque nesse topo são formados os profissionais que mantém o conhecimento.
IV. É importante que haja responsabilidade e compromisso social dos profissionais do ensino superior em pesquisar, gerir e difundir conhecimentos necessários para a melhoria da educação e da qualidade de vida da população.
Assinale
A) se todas as afirmativas estiverem corretas.
B) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
C) se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
D) se somente a afirmativa II estiver correta.
 E) se somente a afirmativa III estiver correta.

6. (IDECAN/IFPB/2019) Faça a correspondência entre as tendências pedagógicas abaixo e o método de ensino utilizado por cada uma delas:
1. Tendência liberal tradicional
2. Tendência liberal renovada
3. Tendência liberal renovadora não-diretiva (Escola Nova)

( ) Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.
( ) Método baseado na facilitação da aprendizagem.
( ) Exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios de modelos.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

A) 2, 3, 1.
B) 2. 1, 3
C) 3, 2, 1
D) 3, 1, 2
E) 1, 3, 2

7. (IDECAN/IFPB/2019) A respeito do surgimento das Tendências Pedagógicas Liberais, no século XIX, e as contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista, analise as afirmativas a seguir:
I. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais, contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado.
II. Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu/sofre várias críticas, a saber: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como primeiro passo para a construção de novos conhecimentos, como um caminho importante para a construção de saberes dotados de significado; era extremamente burocratizado (conteúdos, memorização, provas) com normas rígidas.
 III. A tendência liberal tecnicista manifesta-se por várias versões: a renovada progressista ou pragmática, que tem em Jonh Dewey e Anísio Teixeira seu representantes mais significativos; a renovada não-diretiva, fortemente inspirada em Carl Rogers, o qual enfatiza também a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais; a culturalistas; a piagetiana; a montessoriana; todas relacionadas com os fundamentos da Escola Nova ou Escola Ativa.

Assinale
A) se somente a afirmativa III estiver correta.
B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
C) se somente as afirmativas II e IIII estiverem corretas.
D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

8.(IDECAN/IFPB/2019) No que se refere ao planejamento no contexto escolar, analise as afirmativas abaixo:
I. A prática pedagógica torna-se uma escolha de vida. O professor precisa estar ciente de sua função emancipadora, concretizando-a em suas ações, bem como a sua identidade sociopolítica, quando ele trabalha com a realidade ao redor.
II. Se o planejamento é a identidade da escola, o currículo vem a ser sua concretização, mediante a execução do mesmo na prática de ensino, sendo indispensável no sistema educacional.
III. O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social; é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade.
Assinale
A) se todas as afirmativas estiverem corretas.
B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
E) se somente a afirmativa II estiver correta.

9. (IDECAN/IFPB/2019) Sobre interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo:
I. Sobre o conceito de interdisciplinaridade, este “fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente como os outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, (...)”.
II. Esta é a grande força da interdisciplinaridade, dar sentido e aplicabilidade aos conteúdos, porém, o que acontece em muitas escolas, o ensino é fragmentado, os conteúdos e as disciplinas são ministrados separadamente sem qualquer conexão entre eles.
III. Faz-se necessário entender que tanto o conhecimento quanto a educação se restringem apenas aos muros da escola, tornando a interdisciplinaridade o grande elo dos saberes que mantem esse diálogo ultrapassando os limites do saber escolar reorganizando o mesmo e produzindo um novo conhecimento que pode ser aplicado na vida fora da escola.

Assinale
A) se todas as afirmativas estiverem corretas.
B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
D) se somente a afirmativa II estiver correta.
E) se somente a afirmativa III estiver correta.

10.(IDECAN/IFPB/2019) No que tange ao tema Planejamento e Interdisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
I. Na interdisciplinaridade é fundamental a ideia de transformação da realidade. Isto quer dizer que uma instituição se transforma a si mesma tendo em vista influir na transformação da realidade global. A primeira coisa que nos vem à mente quando perguntamos sobre a importância da interdisciplinaridade é a eficiência. A interdisciplinaridade é um plano que ajuda a alcançar a eficiência. Isto é, elabora-se plano, implanta-se um processo de planejamento a fim de que seja bem feito aquilo que se faz dentro dos limites previstos para aquela execução.
II. O planejamento é uma ação educativa para elaboração de um orçamento, passando por relatórios extensos para assumir, nos dias atuais, uma característica especial: um macroplanejamento, em que todos os planos de desenvolvimento de um país se entrelaçam, num dinamismo contínuo e progressivo.
III. O planejamento vem constituir uma estratégia de trabalho que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humana social, num processo global para a solução de problemas. O conhecimento da realidade para se puder planejar adequadamente a tarefa de ensino e atender às necessidades do aluno. É preciso, antes de tudo saber para quem se vai planejar por isso, conhecer o aluno e seu ambiente é a primeira etapa do processo de planejamento. Assinale
A) se todas as afirmativas estiverem corretas.
B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
D) se somente a afirmativa I estiver correta.
E) se somente a afirmativa III estiver correta. -

[IDECAN] 15 Questões de Didática e Pedagogia

Gabarito das Questões de Didática e Pedagogia


1.D 
2.E 
3.B 
4.D 
5.C 
6.A 
7.B 
8.C 
9.B 
10.B 



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