Publicidade

[CRESCER CONSULTORIAS] Questões de Conhecimentos Pedagógicos, com gabarito

[CRESCER CONSULTORIAS] 5 Questões de Conhecimentos Pedagógicos, com gabarito

De acordo com o disposto na Lei Municipal 215/2015 que Dispõe sobre o plano de cargos, carreira e remuneração dos profissionais da educação básica do magistério público da rede municipal de ensino de Pedro do Rosário e dá outras providências, responda as questões 16 e 17. 

16) (Crescer Consultorias/Rosário/2019) Promoção é a passagem do profissional da educação, titular do cargo em caráter efetivo de uma classe para outra, conforme exigência de nova habilitação ou titulação obtida em instituição credenciada pelo Ministério da Educação. Analise as afirmativas abaixo. 
I. As promoções serão concedidas durante os meses de agosto e dezembro de cada ano, desde que haja candidatos habilitados. 
II. Compete ao servidor interessado requerer a sua promoção, preenchendo requerimento próprio dirigido à Secretaria Municipal de Educação e juntando a este, documentos comprobatórios de sua habilitação. 
III. O servidor promovido terá respeitado o tempo de serviço para a nova classificação da referência na Classe seguinte.
IV. Será aceita declaração como documento comprobatório de graduação e habilitação. V. Os efeitos financeiros referentes à concessão da promoção serão a partir da data da efetivação do pedido. 
Estão corretas as afirmativas: 
(A) I, II, III apenas 
(B) I, II, III, IV e V 
(C) II, III e V apenas 
(D) II, III e IV apenas 

17) (Crescer Consultorias/Rosário/2019)Analise as afirmativas e marque a incorreta. 
(A) A qualificação dos profissionais do magistério, objetivando o aprimoramento permanente do ensino e a progressão na carreira, será assegurada através de cursos de formação, aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado, em instituições públicas ou privadas, credenciadas com prioridade para as públicas de programas de aperfeiçoamento em serviço e de outras atividades de atualização profissional, com base no plano Municipal de Educação de Pedro do Rosário. 
(B) Ficará instituída, por ato do Poder Executivo, a Comissão Permanente de Gestão do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal com a finalidade de orientar sua implantação, operacionalização, revisão e mediar a negociação do reajuste sal . 
(C) Os profissionais da Educação Básica serão aposentados de acordo com os dispositivos da Constituição Federal e da legislação infraconstitucional específica. 
(D) Progressão é a passagem do profissional da educação da referência em que se encontra para outra imediatamente superior a de outra carreira. 

18)(Crescer Consultorias/Rosário/2019) Analise as afirmativas. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: 
I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. 

Está(ão) correta(s): 
(A) Afirmativa I apenas. 
(B) Afirmativa II apenas. 
(C) Afirmativas I e II. 
(D) Nenhuma das afirmativas. 

19)(Crescer Consultorias/Rosário/2019) A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação intercultural às comunidades indígenas, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa. Os programas serão planejados com audiência das comunidades indígenas, incluídos nos Planos Nacionais de Educação, terão os seguintes objetivos: 
(A) Desenvolver currículos e programas específicos, neles incluindo os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades. 
(B) Utilizar o mesmo material didático disponibilizado para a educação básica de todas as regiões. 
(C) Fortalecer ás práticas sócio-culturais e a língua materna de cada comunidade indígena. 
(D) Manter programas de formação de pessoal especializado, destinado à educação escolar nas comunidades indígenas. 

20) (Crescer Consultorias/Rosário/2019)A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. 
Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão: 
(A) No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezesseis anos; no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos. 
(B) No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezoito anos; no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de vinte anos. 
(C) No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezessete anos; no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezenove anos. 
(D) No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos; no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos

16) A lei n. 9.394/96 regulamenta a gestão democrática e determina a necessidade de que todas as escolas construam o seu projeto político-pedagógico. Em relação ao projeto político-pedagógico, é INCORRETO afirmar que: 
A) A sua construção e implementação é tarefa restrita do diretor escolar. 
B) É um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. 
C) O documento é elaborado a partir da coleta de informações junto à comunidade. 
D) Revela a identidade da escola, projeta ações e reflete o processo de ensino e aprendizagem. 

17) A Provinha Brasil é uma avaliação que: 
I. Investiga as habilidades desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º, 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. 
II. É aplicada duas vezes ao ano nas escolas públicas. 
III. É um instrumento pedagógico sem finalidade classificatória dos alunos. 
IV. Avalia o nível de alfabetização dos educandos nos anos finais do ensino fundamental. 
Estão CORRETAS apenas: 
A) I, II e III. 
B) I e III. 
C) II e III. 
D) I e IV. 

18) A concepção de currículo defendida na Proposta Curricular para o 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos, não contempla o ensino: 
A) Da Língua Portuguesa e da Língua Estrangeira. 
B) Dos Estudos da Sociedade e da Natureza. 
C) Dos números e operações numéricas e geometria. 
D) Dos seres humanos e o meio ambiente. 

19) Marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente. De acordo com o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, na organização de escola indígena deve ser considerada a participação da comunidade, na definição do modelo de organização e gestão, bem como: 
( ) suas estruturas sociais 
( ) suas práticas socioculturais e religiosas 
( ) suas formas de produção de conhecimento, processos próprios e métodos de ensino-aprendizagem 
( ) suas atividades econômicas 

A) V – V – V – V 
B) V – V – F – F 
C) V – V – V – F 
D) V – V – F – V 

20) De acordo com o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, os sistemas de ensino, de acordo com a legislação e a normatização nacional e estadual, e na busca da melhor adequação possível às necessidades dos estudantes e do meio social, devem: 
A) Criar mecanismos que garantam liberdade, autonomia e responsabilidade às unidades escolares, fortalecendo sua capacidade de concepção, formulação e execução de suas propostas político pedagógicas. 
B) Promover, mediante a institucionalização de mecanismos de participação da comunidade, alternativas de organização institucional. 
C) Estabelecer normas complementares e políticas educacionais para execução e cumprimento das disposições das Diretrizes Curriculares Nacionais, desconsiderando as peculiaridades locais. 
D) Instituir sistemas de avaliação e utilizar os sistemas de avaliação operados pelo Ministério da Educação.

Gabarito


Gabarito Questões de Conhecimentos Pedagógicos

1.C 
2.D 
3.C 
4.B 

5.D
6.A 
7.C 
8.A 
9.A 
10.C



Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.