Publicidade

[CONSULPAM] Questões de Professor - Educação Básica I, com gabarito

[CONSULPAM] Questões de Professor - Educação Básica I, com gabarito


Cargo: Professor - Educação Básica I, 2019, Pref. Quadra/SP,  CONSULPAM. Nível: Médio

1 (Quadra/CONSULPAM/2019) Nos sistemas envolvidos na aquisição do desenvolvimento da linguagem, o Sistema Efetor é: 
a) Responsável pela produção motora seja ela na linguagem oral, escrita ou gestual. 
b) O que codifica a mensagem, armazena dados e funciona como mediador entre o sistema receptor e o preceptor. 
c) Responsável pela entrada de todos os dados necessários a aquisição da fala e da linguagem, o qual é constituído pelos órgãos sensoriais. 
d) Responsável pela ausência de qualquer produção motora em uma de suas linguagens. 

(Quadra/CONSULPAM/2019) Os professores têm papéis fundamentais no bom desempenho dos estudos de uma criança. Com relação ao ensino dos números, algumas posturas que o professor deve levar em conta estão explicitadas abaixo, EXCETO em: 
a) Propor atividades numéricas. 
b) Pensar sobre os números. 
c) Interagir com os colegas. 
d) Retirar objetos em relação aos números. 

(Quadra/CONSULPAM/2019) Dentre as várias formas de se avaliar o aluno, uma das utilizadas é conhecida por Avaliação Somativa. Este tipo de avaliação possui como característica: 
a) Possui caráter classificatório, onde serão computados todos os resultados referentes ao ano letivo em relação ao nível de aprendizagem, consistindo, portanto, na promoção ou não, para as séries vindouras. 
b) Possui toda a proposta pedagógica de toda instituição de ensino, a qual pauta-se por avaliar o nível de rendimento dos alunos frente aos conteúdos ministrados. 
c) Faz parte do primeiro estágio mediante o contato estabelecido entre Educador X Educando. 
d) Apenas avaliar o nível de conhecimento da turma em relação a conteúdos já ministrados. 

(Quadra/CONSULPAM/2019) De acordo com o Referencial Curricular Nacional, o trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Isso significa corretamente que: 
a) Direcionar uma formação simples do profissional que deve tornar-se, detentor do conhecimento, refletindo constantemente sobre sua teoria. 
b) Trabalhar com conteúdo de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento. 
c) Funcionar ensinando seus pares, afastando-se das famílias e a comunidade para somente ter informações necessárias para o trabalho que desenvolve. 
d) Gestão única de conteúdo específico que favorece um ensino mais enriquecedor e estimulado pelo ambiente. 

(Quadra/CONSULPAM/2019) De acordo com o conceito de interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo e assinale a única que NÃO apresenta características sobre a mesma: 
a) Estabelecer relações entre partes e o todo. _
b) Superação da concepção unidirecional. 
c) Desenvolvimento das capacidades necessárias à intervenção crítica e consciente nessa realidade. 
d) A existência de várias realidades para um conhecimento fechado. 

Veja também:


(Quadra/CONSULPAM/2019) Dentre as muitas funções do Planejamento escolar, as opções abaixo caracterizam cada uma delas, EXCETO em: 
a) Permitir ao professor e escola um ensino de qualidade. 
b) Excluir a racionalização e organização do trabalho docente. 
c) Evitar a improvisação e a rotina. 
d) Assegurar a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática. 

(Quadra/CONSULPAM/2019) O ordenamento sistematizado das ações a serem desenvolvidas num planejamento de uma disciplina, sendo o caminho utilizado pelo professor para colocar o aluno em contato com o conteúdo da sua disciplina é conhecido por: 
a) Ações pedagógicas. 
b) Método. 
c) Abordagem intrínseca. 
d) Exclusão de plano. 

(Quadra/CONSULPAM/2019) Os métodos de alfabetização podem ser divididos em analíticos e sintéticos. Assinale a opção que apresenta apenas métodos analíticos:
 a) Silábico, fônico e alfabético.
b) Palavração, alfabético e fônico. 
c) Global, local e intermediário. 
d) Palavração, Setenciação e Global. 

(Quadra/CONSULPAM/2019) Método educacional que partia da ideia da globalização do ensino para romper com a rigidez dos programas escolares onde elaborou a ideia de “centros de interesse” que seriam uma espécie de ideias-força em torno das quais convergem as necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais do aluno: 
a) Método Decroly. 
b) Teoria de Piaget. 
c) Método Empirista. 
d) Método de ações educativas locais. 

10 (Quadra/CONSULPAM/2019) Muitos dos conceitos e atividades escolares idealizados pelo pedagogo francês Célestin Freinet (1896-1966) se tornaram tão difundidos que há educadores que os utilizam sem nunca ter ouvido falar no autor. Das alternativas abaixo a que está consonante com uma dessas atividades é: 
a) Teorização escolar diurna. 
b) Instrumentalização pedagógica. 
c) Estudos de campo. 
d) Relacionamento socio afetivo.

[CONSULPAM] Questões de Professor - Educação Básica I, com gabarito

Gabarito Questões de Professor - Educação Básica I, com gabarito



1.A
2.D
3.A
4.B
5.D
6.B
7.B
8.D
9.A
10.C



Destaques:

Por Blog Caderno de Educação


CompartilheCompartilheCompartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar