Publicidade

[CONSULPAM] Questões de Professor - Educação Básica I, com gabarito


[CONSULPAM] Questões de Professor - Educação Básica I, com gabarito


Cargo: Professor - Educação Básica I, 2019, Pref. Quadra/SP,  CONSULPAM. Nível: Médio


Questão 21 O campo da Psicologia que estuda o desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual e social da infância até a vida adulta é: 
a) Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. 
b) Psicologia Educativa. 
c) Realização psicológica da infância. 
d) Neuropsicologia. 

Questão 22 A partir da psicologia educacional, professores e alunos são auxiliados ao melhor entendimento do processo de educação. Um dos benefícios criados é: 
a) Nunca aceitar as diferenças. 
b) Tratar todo estudante da mesma forma, sem distinção. 
c) Desenvolver a didática de ensino. 
d) Conhecer o único estágio de aprendizagem. 

Questão 23 O desenvolvimento humano passou a ser o objeto de estudo da ciência. Grandes questionamentos foram iluminando a mente de pesquisadores atrás de respostas em como os seres humanos se transformavam e construíam suas características como o Inatismo, que tem como característica: 
a) O aluno vai demonstrando seu progresso ao longo dos anos de estudo. 
b) Não nascemos prontos, por isso o conhecimento vai se solidificando ao longo dos anos de estudo. 
c) A vida em sociedade modifica todo o processo de desenvolvimento. 
d) É uma das mais vistas e encontradas em salas de aulas. Muitos professores pensam que tal aluno não aprende porque não é capaz. 

Questão 24 O desenvolvimento humano é fruto da interação de fatores biológicos com ambientais sendo que quando citamos ambiente nos referimos aos espaços sociais, históricos e culturais. Estamos nos referindo a concepção: 
a) Ambientalista. 
b) Interacionista.
c) Socialista. 
d) Culturalista. 

Questão 25 A psicologia histórico-cultural é uma ciência que se desenvolve em estreita ligação com outras ciências e que tem como objeto de estudo: 
a) A atividade do homem no plano psicológico. 
b) Confrontar as leis básicas da atividade psicológica. 
c) Estudar que não existe evolução, tudo fica estagnado. 
d) Descrever a falta de mudanças que existem no mundo psicológico. 

Questão 26 Utilizar as diferentes linguagens ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva. As opções abaixo apresentam formatos diferentes, EXCETO: 

a) Linguagem escrita. 
b) Linguagem oral. 
c) Linguagem artística. 
d) Linguagem corporal. 

Questão 27 Dentre as atividades de estímulo da leitura e da escrita a motivação para a leitura e elaboração gráfica apresenta características CORRETAS no item: 
a) Crianças que compreendem o conteúdo da elaboração gráfica necessitam de uma estimulação especial para que encontrem na forma escrita ou oral onde receber informações ou manifestar suas ideias. 
b) Crianças com alterações no conteúdo da elaboração gráfica necessitam de uma estimulação especial para que encontrem na escrita uma forma agradável de receber informações ou manifestar suas ideias. 
c) Todas as crianças devem receber os mesmos estímulos e com mesma intensidade para que encontrem na escrita uma forma agradável de receber informações ou manifestar suas ideias. 
d) A escola é a única capaz de oferecer subsídios de uma melhor leitura para as crianças. 

Questão 28 O ensino das artes na Educação infantil, baseado nas diretrizes da educação básica, possui como objetivo principal: 
a) Espaços institucionais domésticos que constituem estabelecimentos educacionais privados. 
b) Local em que se educam e cuidam de crianças de 0 a 12 anos de idade. 
c) Funcionam em período diurno, sempre em jornada integral. 
d) O enriquecimento da criança e seu nível cultural, que a levará a um desenvolvimento no seu todo humano. 

Questão 29 Esta etapa se dá aproximadamente entre os sete e dez anos de idade. Durante esse estágio, a criança atinge o uso das operações completamente lógicas pela primeira vez. O pensamento deixa de ser dominado pelas percepções e a criança torna-se capaz de resolver problemas que existem ou existiram em sua experiência. Esse estágio é conhecido como: 
a) Operacional concreto. 
b) Operacional abstrato. 
c) Autocontrole real. 
d) Expressionismo artístico. 

Questão 30 Linguagem e percepção estão relacionadas. Quando a criança começa a falar os mecanismos intelectuais relacionados à fala adquirem: 
a) Fala exata e funções abstratas perfeitas. 
b) Funções de exaltação a memória e falta de percepção cognitiva. 
c) Função sintetizadora e percepções cognitivas mais complexas. 
d) Hábitos complexos, porém, iguais aos vivenciados no estágio anterior. 

Questão 31 Nos sistemas envolvidos na aquisição do desenvolvimento da linguagem, o Sistema Efetor é: 
a) Responsável pela produção motora seja ela na linguagem oral, escrita ou gestual. 
b) O que codifica a mensagem, armazena dados e funciona como mediador entre o sistema receptor e o preceptor. 
c) Responsável pela entrada de todos os dados necessários a aquisição da fala e da linguagem, o qual é constituído pelos órgãos sensoriais. 
d) Responsável pela ausência de qualquer produção motora em uma de suas linguagens. 

Questão 32 Os professores têm papéis fundamentais no bom desempenho dos estudos de uma criança. Com relação ao ensino dos números, algumas posturas que o professor deve levar em conta estão explicitadas abaixo, EXCETO em: 
a) Propor atividades numéricas. 
b) Pensar sobre os números. 
c) Interagir com os colegas. 
d) Retirar objetos em relação aos números. 

Questão 33 Dentre as várias formas de se avaliar o aluno, uma das utilizadas é conhecida por Avaliação Somativa. Este tipo de avaliação possui como característica: 
a) Possui caráter classificatório, onde serão computados todos os resultados referentes ao ano letivo em relação ao nível de aprendizagem, consistindo, portanto, na promoção ou não, para as séries vindouras. 
b) Possui toda a proposta pedagógica de toda instituição de ensino, a qual pauta-se por avaliar o nível de rendimento dos alunos frente aos conteúdos ministrados. 
c) Faz parte do primeiro estágio mediante o contato estabelecido entre Educador X Educando. 
d) Apenas avaliar o nível de conhecimento da turma em relação a conteúdos já ministrados. 

Questão 34 De acordo com o Referencial Curricular Nacional, o trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Isso significa corretamente que: 
a) Direcionar uma formação simples do profissional que deve tornar-se, detentor do conhecimento, refletindo constantemente sobre sua teoria. 
b) Trabalhar com conteúdo de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento. 
c) Funcionar ensinando seus pares, afastando-se das famílias e a comunidade para somente ter informações necessárias para o trabalho que desenvolve. 
d) Gestão única de conteúdo específico que favorece um ensino mais enriquecedor e estimulado pelo ambiente. 

Questão 35 De acordo com o conceito de interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo e assinale a única que NÃO apresenta características sobre a mesma: 
a) Estabelecer relações entre partes e o todo. _
b) Superação da concepção unidirecional. 
c) Desenvolvimento das capacidades necessárias à intervenção crítica e consciente nessa realidade. 
d) A existência de várias realidades para um conhecimento fechado. 

Veja também:


Questão 36 Dentre as muitas funções do Planejamento escolar, as opções abaixo caracterizam cada uma delas, EXCETO em: 
a) Permitir ao professor e escola um ensino de qualidade. 
b) Excluir a racionalização e organização do trabalho docente. 
c) Evitar a improvisação e a rotina. 
d) Assegurar a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática. 

Questão 37 O ordenamento sistematizado das ações a serem desenvolvidas num planejamento de uma disciplina, sendo o caminho utilizado pelo professor para colocar o aluno em contato com o conteúdo da sua disciplina é conhecido por: 
a) Ações pedagógicas. 
b) Método. 
c) Abordagem intrínseca. 
d) Exclusão de plano. 

Questão 38 Os métodos de alfabetização podem ser divididos em analíticos e sintéticos. Assinale a opção que apresenta apenas métodos analíticos:
 a) Silábico, fônico e alfabético.
b) Palavração, alfabético e fônico. 
c) Global, local e intermediário. 
d) Palavração, Setenciação e Global. 

Questão 39 Método educacional que partia da ideia da globalização do ensino para romper com a rigidez dos programas escolares onde elaborou a ideia de “centros de interesse” que seriam uma espécie de ideias-força em torno das quais convergem as necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais do aluno: 
a) Método Decroly. 
b) Teoria de Piaget. 
c) Método Empirista. 
d) Método de ações educativas locais. 

Questão 40 Muitos dos conceitos e atividades escolares idealizados pelo pedagogo francês Célestin Freinet (1896-1966) se tornaram tão difundidos que há educadores que os utilizam sem nunca ter ouvido falar no autor. Das alternativas abaixo a que está consonante com uma dessas atividades é: 
a) Teorização escolar diurna. 
b) Instrumentalização pedagógica. 
c) Estudos de campo. 
d) Relacionamento socio afetivo.

Gabarito Questões de Professor - Educação Básica I, com gabarito


[CONSULPAM] Questões de Professor - Educação Básica I, com gabarito




Destaques:

Por Blog Caderno de Educação


CompartilheCompartilheCompartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar