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[UFPR] 25 Questões de Conhecimentos Pedagógicos, com Gabarito

[UFPR] 25 Questões de Conhecimentos Pedagógicos, com Gabarito


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1 - Quanto ao processo de desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural, assinale a alternativa correta.
a) O aprendizado é um processo externo, que se utiliza dos avanços e impulsos do desenvolvimento para modificar seu curso.
b) O desenvolvimento é pré-requisito para o aprendizado e depende da maturidade cognitiva para a compreensão de um determinado assunto.
c) O desenvolvimento é visto como o domínio dos reflexos condicionados da elaboração e da substituição de respostas inatas.
d) O desenvolvimento se baseia em dois processos diferentes, mas relacionados: a maturação do sistema nervoso central e o aprendizado.
e) O aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas humanas.

2 - Quanto às tendências pedagógicas, assinale a alternativa correta.
a) A Concepção Renovadora entende como inovadora a educação que, ao invés de se centrar no educador, no intelecto, no conhecimento, centra-se no educando, na vida, na atividade.
b) A Escola Nova vê a inovação educativa como acidental, como modificação superficial que não afeta a essência dos métodos e das finalidades.
c) A Pedagogia Crítica valoriza a educação não escolar ou paraescolar, com destaque para as potencialidades educativas de comunicação de massa.
d) A Concepção Produtivista defende que inovar é lançar mão de variadas formas de educar, com o uso de meios não convencionais.
e) Na Concepção Crítica, inovar consiste em alterar essencialmente os métodos, os modos de educar, modificando internamente as características, a organização e o funcionamento das instituições.

3 - É um princípio constituidor da gestão democrática:
a) a consulta pública para a constituição da equipe gestora das instituições de educação básica.
b) a participação dos estudantes em grêmios escolares ou em espaços de representação equivalentes.
c) a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
d) a eleição para diretor e coordenador pedagógico via conselhos escolares ou associação de professores.
e) a gestão da escola a partir de conselhos deliberativos constituídos por pais, professores e alunos.

4 - Sobre as zonas de desenvolvimento, é correto afirmar:
a) A zona potencial define as funções ainda não amadurecidas e em processo de maturação, que são os brotos do desenvolvimento.
b) A zona real permite delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, propiciando acesso ao que já foi atingido e àquilo que está em processo de maturação.
c) A zona proximal é o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados.
d) A zona potencial é aquela que se localiza entre a capacidade de solucionar um problema de modo independente e a capacidade de resolvê-lo com a colaboração de um adulto.
e) A zona proximal permite compreender que o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento que operam quando a criança interage com pessoas em seu ambiente.

5 - Os princípios e objetivos curriculares gerais para o Ensino Fundamental definem três conjuntos de aspectos. São eles:
a) duração, uma base nacional comum e uma parte diversificada.
b) conteúdos, tecnologias e infraestrutura.
c) conteúdos mínimos, métodos de ensino e avaliação.
d) expectativas de aprendizagem, direitos de aprendizagem e objetivos de aprendizagem.
e) competências, habilidades e desempenho.

6 - Quanto às deliberações da LDB 9.394/96, é correto afirmar:
a) O ensino religioso, de matrícula obrigatória, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
b) Poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares.
c) É papel do Estado ofertar Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 14 anos de idade, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
d) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças em idade da Educação Básica obrigatória ou formalizar um pedido de educação domiciliar.
e) O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema obrigatório da área de estudos sociais nos currículos do Ensino Fundamental. 

7 - Quanto ao planejamento pedagógico, assinale a alternativa correta.
a) Cabe às orientações curriculares definir o conteúdo e a estrutura dos planejamentos, que devem assegurar a mesma sequência e conhecimentos a todos os alunos de um mesmo ano.
b) Planejamento e avaliação são instrumentos independentes, um serve para organizar a ação docente e o outro para verificar o desempenho dos alunos.
c) Há três modalidades de planejamento, articuladas entre si: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.
d) Os momentos didáticos do desenvolvimento metodológico devem ser precisamente previstos e seguidos, como duração de tempo e procedimentos.
e) O planejamento abrange uma aula, prevendo o seu início, os objetivos gerais, os objetivos específicos e o seu desenvolvimento, os conteúdos e os métodos.

8 - De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, os conhecimentos curriculares por área de conhecimento são:
a) linguagem, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e artes.
b) língua portuguesa, matemática, ciências e história.
c) matemática, língua portuguesa, ciências, artes e ensino religioso.
d) ciências, matemática, língua portuguesa, história e geografia.
e) linguagem, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

Veja também:


9 - Quanto à Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa correta.
a) As habilidades expressam o ponto de partida no qual os alunos dos diferentes contextos escolares devem se encontrar para o desenvolvimento da base nacional comum curricular.
b) As competências específicas por área definem os conteúdos para cada ano de ensino, com os respectivos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
c) O uso de numeração sequencial para identificar as habilidades de cada ano ou bloco de anos representa uma ordem ou hierarquia esperada das aprendizagens.
d) As competências específicas possibilitam a articulação horizontal entre as áreas, perpassando todos os componentes curriculares, e também a articulação vertical.
e) Cada componente curricular apresenta um conjunto de expectativas de aprendizagem que devem ser atingidas ao longo dos 9 anos do Ensino Fundamental.

10 - A Lei nº 3.005, de 2014, trata do Plano Nacional de Educação (PNE). A esse respeito, considere as seguintes afirmativas:
1. O Ministério da Educação deverá, até o final do segundo ano de vigência desse PNE, elaborar e encaminhar, ao Conselho Nacional de Educação, proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos  do Ensino Fundamental.
2. O PNE tem como meta a universalização do Ensino Fundamental de nove anos para toda a população de seis a quatorze anos e a garantia de que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência do PNE.
3. Uma das metas do PNE é a estruturação dos processos pedagógicos de alfabetização, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com as estratégias desenvolvidas na pré-escola, a fim de garantir a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, o 2º ano do Ensino Fundamental.
4. Até o final da vigência do PNE, deve-se buscar a universalização para toda a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação do acesso à Educação Básica em instituições de atendimento educacional especializado.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

11 - Considerando a Lei Federal nº 11.645/2008, é correto afirmar que nos estabelecimentos públicos e privados:a) de ensino fundamental e médio, é facultativo o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena.
b) de educação básica, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana.
c) de educação básica, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura indígenas.
d) de educação básica, é facultativo o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.
e) de ensino fundamental e médio, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. 

12 - São princípios norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, de acordo com Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos:
a) Éticos, políticos e estéticos.
b) Educacionais e de cuidado.
c) Atitudinais, conceituais e procedimentais.
d) Afetivos, cognitivos e psicológicos.
e) De liderança, de solidariedade e de respeito ao bem comum.

13 - A transversalidade nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica é definida como:
a) uma forma de organizar o currículo em que conhecimentos são integrados às disciplinas e às áreas específicas que tratem de tema afim.
b) a inter-relação de conteúdos que se aproximam pelo tema ou pelos princípios que os orientam e permitem um trabalho interdisciplinar.
c) uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.
d) uma forma de avaliar se o conteúdo de um tema presente em diversas áreas de conhecimento é abordado na sua integralidade.
e) uma perspectiva curricular que prevê que os conteúdos curriculares sejam abordados por diferentes áreas de conhecimento sem identificação de uma base epistemológica.

14 - Quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, assinale a alternativa correta.
a) A música poderá fazer parte do componente curricular Arte, se assim estiver previsto no projeto pedagógico da escola de modo articulado às artes visuais, ao teatro e à dança.
b) Temas relativos à condição e aos direitos dos idosos bem como à educação para o trânsito são sugeridos como possibilidades para o trabalho pedagógico.
c) Temas como saúde, sexualidade e gênero, vida familiar e social devem permear o desenvolvimento dos conteúdos da base nacional comum e da parte diversificada do currículo.
d) A Educação Física, componente obrigatório dos currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, integra a proposta político-pedagógica da escola.
e) Na parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental será incluído, a partir do 6º ano, o ensino da Língua Inglesa.

15 - Quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta.
a) Cabe aos pais ou responsáveis buscar meios para ter ciência do processo pedagógico e solicitar a participação na definição das propostas educacionais.
b) As crianças e os adolescentes têm o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
c) É dever das famílias prover o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente em instituições especializadas.
d) É responsabilidade dos dirigentes das redes de ensino comunicar ao conselho tutelar os casos de maus-tratos envolvendo os alunos identificados pelos profissionais nos estabelecimentos de ensino.
e) Cabe ao Estado assegurar obrigatoriamente o atendimento em pré-escola às crianças de 4 e 5 anos de idade e, facultativamente, em creche às crianças de 0 a 3 anos de idade.

16 - Sobre a observação e o registro na prática pedagógica, assinale a alternativa correta.
a) A observação é uma ferramenta que tem por objetivo averiguar o desenvolvimento do educando a partir de dados quantitativos, com vistas a intervir no seu desempenho.
b) O registro reponde à obrigatoriedade de documentação relativa ao aproveitamento dos educandos quanto aos conteúdos trabalhados.
c) A observação é uma etapa da organização do trabalho pedagógico relativa ao seu início, ou seja, ela serve para detectar o ponto de partida da ação.
d) O registro é uma ferramenta utilizada na Educação Infantil em substituição aos pareceres descritivos e boletins classificatórios.
e) A observação apura o olhar do professor e do educando para a leitura diagnóstica de faltas e necessidades da realidade pedagógica, devendo ocorrer em todo o processo pedagógico.

17 - Quanto ao Sistema Nacional de Educação, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, é correto afirmar:
a) A concepção de educação deve orientar a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no contexto da estrutura federativa brasileira.
b) O regime de colaboração entre os entes federados pressupõe o estabelecimento de regras de atuação diferenciada quanto às funções distributiva, supletiva, normativa, de supervisão e avaliação da educação nacional.
c) O que caracteriza um sistema é a centralidade de um ente que elabora e monitora a implementação das ações previstas em lei pelos demais entes.
d) Cada ente federativo colabora para transformar a Educação Básica, a partir de ações definidas pelo Governo Federal, quanto à manutenção, oferta e organização da estrutura física e pedagógica.
e) O processo de centralização, previsto no Sistema Nacional de Educação, objetiva vencer a fragmentação das políticas públicas e superar a desarticulação institucional.

18 - A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, é correto afirmar que a alfabetização e o letramento devem ser assegurados:
a) nos 3 primeiros anos do Ensino Fundamental.
b) na Educação Infantil, podendo se estender até os anos iniciais do Ensino Fundamental.
c) até os 6 anos completos das crianças.
d) até o final do Ensino Fundamental.
e) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

19 - Quanto aos profissionais da educação, assinale a alternativa correta.
a) A provisão de meios para recuperação dos alunos de menor desempenho é responsabilidade do corpo docente.
b) Os profissionais da educação devem definir seu plano de formação continuada e buscar meios para efetivá-lo, a fim de incorporar o tempo de formação ao seu processo de progressão funcional.
c) Cabe ao docente notificar ao Conselho Tutelar a relação dos estudantes que apresentem 50% a mais de faltas do que o permitido por lei.
d) Os currículos dos cursos de formação de docentes terão por referência a Base Nacional Comum Curricular.
e) Professores com formação em nível médio podem exercer a docência na Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio.

20 - Quanto ao currículo, assinale a alternativa correta.
a) A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular ocorrerá de acordo com a demanda de cada contexto.
b) Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente são parte obrigatória da área de ciências humanas.
c) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais.
d) O currículo para a Educação Infantil será constituído por uma base nacional e uma diversificada e, para os ensinos Fundamental e Médio, por uma base nacional com a previsão de conteúdos mínimos por área de conhecimento.
e) A educação na zona rural terá currículo específico, definido no âmbito dos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, de acordo com os conhecimentos próprios dos contextos.

21 - Em relação às metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE), assinale a alternativa correta.
a) As redes de Educação Básica devem disciplinar grêmios e associações de pais, assegurando-lhes espaços adequados e condições de funcionamento nas escolas e fomentando a sua articulação orgânica com os conselhos escolares, por meio das
respectivas representações.
b) No último ano de vigência do PNE (2024), todos os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter alcançado nível suficiente de aprendizado em relação aos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de seu
ano de estudo, e 80%, pelo menos, o nível desejável.
c) A oferta de educação de jovens e adultos, nas etapas de Ensino Fundamental e Médio, nos estabelecimentos penais que apresentarem solicitação via projeto pedagógico, deve ser assegurada.
d) Os professores da Educação Básica devem ter formação em nível de pós-graduação e, até 2024, o estabelecimento de lotação do professor deve oferecer formação continuada na área de atuação do docente.
e) A existência de planos de carreira para os profissionais da Educação Básica e Superior pública e privada de todos os sistemas de ensino, tomando como referência o piso salarial nacional profissional, deve ocorrer até o final da vigência do PNE.

22 - Com base nas Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica, considere os seguintes objetivos:
1. Definir os indicadores e critérios de avaliação dos sistemas de ensino, instituições, gestão, desempenho dos professores e estudantes, para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
2. Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
3. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
4. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
É/São objetivo(s) presente(s) nas Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica:
a) o item 1 apenas.
b) os itens 1 e 4 apenas.
c) os itens 2 e 3 apenas.
d) os itens 2, 3 e 4 apenas.
e) os itens 1, 2, 3 e 4.

23 - Os fundamentos pedagógicos na Base Nacional Comum Curricular tomam como referência:
a) a pedagogia crítica e seus objetivos.
b) a pedagogia de projetos.
c) a pedagogia dos conteúdos.
d) a abordagem ecológica do desenvolvimento.
e) o enfoque do desenvolvimento de competências.

24 - Quanto à abordagem da alfabetização na Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa correta.
a) Assim como os desenhos, as letras da escrita representam propriedades concretas dos sons, o que aproxima essas duas formas de representação gráfica.
b) Leitura “incidental”, responsável pela fluência na leitura, tem como finalidade desenvolver a capacidade de reconhecimento específico das letras.
c) O processo de ortografização exige que depois de apresentadas as vogais, as famílias silábicas sejam apresentadas sempre com sílabas simples consoante/vogal.
d) Os estudantes devem conhecer o alfabeto e a mecânica da escrita/leitura – processos que visam a que alguém se torne alfabetizado.
e) A partir dos anos finais do Ensino Fundamental, os conhecimentos e a análise linguística e multissemiótica avançarão em outros aspectos notacionais da escrita, como pontuação, acentuação e a introdução das classes morfológicas de palavras.

25 - Quanto à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta.
a) Um dos objetivos de aprendizagem das crianças a ser considerado na transição é se utilizam vocabulário relativo às noções de grandeza, espaço e medidas como meio de comunicação de suas experiências.
b) A obrigatoriedade de transição a partir dos 4 anos de idade tornou a pré-escola parte do Ensino Fundamental, dada a perspectiva de escolarização.
c) Para o acesso ao Ensino Fundamental, deve-se verificar se as crianças atingiram as aprendizagens esperadas na Educação Infantil, a partir dos objetivos de aprendizagem.
d) A realização de conselhos de classe entre professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental é prevista para facilitar
a inserção das crianças na nova etapa escolar.
e) A transição deve ser acompanhada por registros que evidenciem o desenvolvimento das crianças a partir de cada competência geral e por área. 

[UFPR] 21 Questões de Conhecimentos Pedagógicos, com Gabarito

Gabarito

  1. E
  2. D
  3. C
  4. E
  5. A
  6. B
  7. C
  8. E
  9. D
  10. B
  11. E
  12. A
  13. C
  14. C
  15. B
  16. E
  17. A
  18. A
  19. D
  20. C
  21. B
  22. D
  23. E
  24. D
  25. A



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