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[VUNESP] Questões de Conhecimentos Pedagógicos, com gabarito

[VUNESP] Questões de Conhecimentos Pedagógicos, com gabarito



Conhecimentos Pedagógicos e Legislação 


1. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Segundo Aguiar (2006), a proposta de desenvolvimento local como saída para a questão da pobreza, das desigualdades pessoais e regionais e da própria questão da sustentabilidade incorpora uma visão mais orgânica do desenvolvimento. Nesse contexto, a escola 
(A) está envolvida como instituição local, mas não com relação a processos formativos. 
(B) deve desempenhar papel meramente secundário no seu entorno. 
(C) oferece espaço estratégico para o desenvolvimento de ações coletivas. 
(D) mostra não sofrer imposição de limites das relações capitalistas em que está imersa. 
(E) busca construir seu projeto político-pedagógico com a participação restrita de pedagogos competentes e comprometidos. 

2. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018)De acordo com o Quadro Síntese das Tendências Pedagógicas apresentado por Queiroz e Moita (2007), na Tendência , a aprendizagem é . Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. 
(A) Liberal Renovada … receptiva e mecânica, independentemente das características próprias de cada idade 
(B) Liberal Tecnicista … baseada na modificação das percepções da realidade 
(C) Progressista Libertadora … baseada na motivação e na estimulação de problemas 
(D) Liberal Tradicional … baseada na resolução da situação-problema 
(E) Progressista “histórico-crítica” … baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos 

3. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Segundo Ropoli (2010), a concepção da “escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças” é a concepção de escola 
(A) dos diferentes. 
(B) dos comuns. 
(C) dos especiais. 
(D) das diferenças. 
(E) dos normais. 

4. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Piaget (2009) lista os estágios de desenvolvimento das estruturas operacionais que constituem a base do conhecimento, a realidade psicológica natural. Sobre esses estágios, é correto afirmar que 
(A) o primeiro é um estágio que dura aproximadamente os 24 primeiros meses de vida. 
(B) o segundo compreende o início da linguagem, da função simbólica e, assim, do pensamento ou representação. 
(C) no terceiro, aparecem as operações formais, como as de construção de lógica proposicional e as de estrutura combinatória. 
(D) no quarto, as operações formais dão lugar às operações concretas, como as de classificação e ordenamento, por exemplo. 
(E) o primeiro é marcado pela construção de conhecimento representativo, que será base para o conhecimento prático posterior. 

5. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) A escola que se quer democrática precisa definir, a priori, uma nova qualidade que passe pelas questões de organização escolar. Nessa perspectiva, segundo Pimenta (1990), a organização administrativa precisa colocar-se a serviço do pedagógico, o que significa, entre outras ações, 
(A) preencher diários de sala de professores, especialmente dos que têm muitas turmas. 
(B) providenciar livros e outros materiais de que o professor precise para sua prática. 
(C) definir equipes didático-pedagógicas de assessoria à atividade docente na escola. 
(D) confiar a elaboração do currículo aos professores, sem interferir nesse processo. 
(E) acompanhar o rendimento dos alunos e registrar suas notas em sistema próprio para isso. 

6. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Ao afirmar que a escola precisa ir além do discurso democrático, respeitar a concretude de sua comunidade, do efetivo exercício da democracia, por meio do qual todos tenham o seu tempo de amadurecimento epistemológico e tornem-se capazes de traçar seu próprio percurso reflexivo, Resende (1998) se reporta aos referenciais que buscam 
(A) a cultura da diversidade do coletivo e do multiculturalismo. 
(B) o trabalho tecnicista e o parcelamento das atividades. 
(C) a homogeneização pela ideologia dominante. 
(D) a hierarquia e o privilégio da competência técnica. 
(E) o espaço, que seja livre de confronto, entre o pensar e o agir.

7. Ao abordar questões de gênero na escola, Auad (2016) afirma que práticas no sistema educativo podem ser observadas e reconstruídas para que não carreguem um caráter desigual entre o masculino e o feminino. Uma dessas práticas é 
(A) encorajar meninas, mais que meninos, a serem líderes em grupos de tarefas e brincadeiras. 
(B) observar situações em que meninos e meninas estejam sendo preconceituosos e, em vez de intervir, registrar como resolvem o conflito. 
(C) incentivar mais as meninas para as práticas esportivas e para as atividades de Ciências e Matemática, por exemplo. (D) incentivar mais os meninos a brincar de boneca, cozinhar, fazer costura e realizar todo tipo de trabalho manual. 
(E) encorajar meninos e meninas a expressarem afeto pelos colegas do mesmo sexo e do sexo oposto. 

8. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Na análise de De La Taille (In: De La Taille, Oliveira e Dantas, 1992), Piaget contrapõe-se claramente aos conselhos pedagógicos de Durkheim. Piaget concorda com ele quando afirma que se dá a todo instante na participação social da criança. No entanto, discorda totalmente quando Durkheim afirma que somente possibilita o desenvolvimento moral. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. 
(A) a educação moral … a imposição da autoridade 
(B) a apresentação de modelos precisos … a educação moral 
(C) a apresentação de modelos precisos … a relação mestre/aluno 
(D) a educação cívica … a educação moral 
(E) a imposição da autoridade … a relação mestre/aluno 

9. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) De acordo com Queiroz e Moita (2007), a “pedagogia crítico-social dos conteúdos” defende que a função social e política da escola deve assegurar a inserção nas escolas das classes populares garantindo as condições para uma efetiva participação nas lutas sociais. Entre outros, essa tendência prioriza, na sua concepção pedagógica, a 
(A) construção de habilidades e raciocínio científico. 
(B) transformação da consciência crítica para aceitar a sociedade desigual.
(C) exposição de conteúdo escolar que aborde as questões sociais como substituto da sua prática. 
(D) necessidade de interpretação das experiências de vida dos alunos pelo professor. 
(E) função de pais e professores de defender os interesses dos alunos, assumindo o lugar deles. 

10. Segundo Auad (2016), adotando o conceito de Christine Delphy, gênero é “um produto social que constrói o sexo”. Assim, afirma-se corretamente que 
(A) sexo e gênero são conceitos equivalentes, palavras sinônimas. 
(B) se as relações de gênero não existissem como são, não valorizaríamos o que percebemos como sexo. 
(C) diferenças de órgãos sexuais são, tão somente, diferenças físicas como qualquer outra. 
(D) sexo é um conjunto de ideias sobre o masculino e o feminino. 
(E) o sexo anatômico cria uma determinada percepção sobre o gênero. 



Gabarito das Questões de Conhecimentos Pedagógicos VUNESP

1.C
2.E
3.D
4.B
5.C
6.A
7.E
8.A
9.A
10.B


Por Blog Caderno de Educação


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