Publicidade

Exercícios de História Sobre o Oriente Médio, com gabarito.


Exercícios de História Sobre o Oriente Médio, com gabarito. Exercícios sobre conflitos no Oriente Médio, Guerra do Golfo, Faixa de Gaza e outros temas sugeridos para o 9º ano do ensino fundamental e para o ensino médio. Para Plano de aula e plano de curso do professor, elaboração de provas, testes, exames e simulados para vestibular e ENEM

Exercícios de História Sobre o Oriente Médio, com gabarito

1 Assinale a alternativa correta em relação aos conflitos no Oriente Médio.
a. ( ) A Guerra do Golfo envolveu, inicialmente, o Kuwait e o Iraque, e teve as ações militares deflagradas por disputas territoriais entre dois desses países.
b. ( ) Apesar do destaque dado pela mídia ao islamismo, os conflitos militares presentes no Oriente Médio não envolvem questões religiosas.
c. ( ) Durante o Ramadã os mulçumanos estabelecem um acordo para a“paz provisória”, não sendo registrados ataques ou eventos violentos durante o nono mês do calendário islâmico.
d. ( ) As disputas na Faixa de Gaza, território palestino localizado na costa oriental do Mar Mediterrâneo que faz fronteira com Israel e Egito, são lideradas por membros da Al-Qaeda, que possuem o controle da região.
e. ( ) A Guerra Civil Libanesa (1975-1990) teve suas origens nas divisões religiosas internas entre os muçulmanos – sunitas e xiitas, que correspondiam
à maioria da população, e os vários grupos cristãos, que controlavam e detinham a hegemonia política.


2 Com apenas seis anos completados em 2017, a guerra civil na Síria teve na chamada Primavera Árabe suas origens, além de outros episódios do complexo contexto geopolítico da região.
Sobre a Primavera Árabe, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Apoiados pela Liga árabe, diversos ditadores fizeram uso da repressão violenta para conter as revoltas populares que compreendem a denominada Primavera Árabe.
b. ( ) Trata-se de um período marcado por revoltas populares contrárias aos regimes ditatoriais no chamado “mundo árabe”, restrito ao Oriente Médio, marcado pela interferência das principais potências ocidentais.
c. ( ) Desencadeou a ocupação de diversas regiões por grupos terroristas, como no caso da Síria, que tem o entorno da Represa de Mossul ocupado pelo Hamas.
d. (  ) Teve início em 2010, no Oriente Médio e na África, com diversas revoltas populares contrárias aos regimes ditatoriais e que buscavam melhorias sociais para a população.
e. ( ) Tendo como um dos principais eventos a autoimolação do vendedor de rua tunisiano Mohamed Bouazizi, a Primavera Árabe levou à queda do ditador sírio Hafez al-Assad.

3. Identifique, entre as alternativas abaixo, a que pode ser relacionada à sigla “ISIS”.
a. ( ) Grupo religioso sionista, também conhecido como Estado Islâmico do Iraque ou Estado Islâmico (EI) que conquistou parte do território da Síria e do Iraque. Pretende criar um estado laico que controle todo o Oriente Médio.
b. ( ) Grupo religioso xiita, também conhecido como Estado Islâmico (EI). É um grupo jihadista radical que conquistou parte do território da Síria, do Líbano e de Israel e aterroriza o mundo com execuções de estrangeiros.
c. ( ) Grupo religioso sunita, também conhecido como Estado Islâmico (EI). É um grupo jihadista radical que domina os meios de comunicação e a Internet na maioria dos países europeus.
d. ( ) Grupo religioso muçulmano, também conhecido como Estado Islâmico (EI). Conquistou o norte de Israel onde constituiu o Estado Palestino, recentemente reconhecido pelos países ocidentais.
e. ( X ) Também conhecido como Estado Islâmico do Iraque ou Estado Islâmico (EI), é um grupo radical que conquistou parte do território da Síria e do Iraque e aterroriza o mundo com execuções de estrangeiros.

4. Sobre a história das relações complexas dos povos do Oriente Médio, é correto afirmar:
a. ( ) Em 1947 a ONU apresentou a proposta para dividir os territórios da Palestina entre árabes e judeus, que foi rejeitada pelos dois grupos.
b. ( ) A Organização para Libertação da Palestina, criada com liderança de Yasser Arafat, tinha como objetivo a fundação de uma liga de estados árabes para evitar a internacionalização do Canal de Suez.
c. ( ) Pelos esforços diplomáticos dos principais líderes envolvidos no processo de instalação da paz na Palestina, Itzak Rabin, Shimon Peres
e Yasser Arafat receberam o Prêmio Nobel da Paz, em 1994.
d. ( ) Nos últimos 3 anos, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo passou a aumentar substancialmente o preço do petróleo com o objetivo de provocar crises nos países ocidentais.
e. ( ) No ano de 2014 foi assinado um tratado de paz entre Israel e os Palestinos, que trata também da retirada dos colonos israelense da Faixa de Gaza.

5. No conturbado cenário político do Oriente Médio apareceu um grupo que, segundo os analistas do Pentágono, é extremamente bem organizado, equipado e é capaz de atacar em múltiplos eixos. Segundo alguns analistas, é mais poderoso que a Al Qaeda.
Assinale a alternativa que indica este grupo.
a. ( ) Terra Lliure
b. ( ) Boko Haran
c. ( ) Hizbul Mujahidine
d. ( ) Euzkadi Ta Azkatasuna

e. (  ) Estado Islâmico – anteriormente conhecido como Isis

6. (São José 2017) Assinale a alternativa correta em relação aos conflitos no Oriente Médio.

a. ( ) A Guerra do Golfo envolveu, inicialmente, o Kuwait e o Iraque, e teve as ações militares deflagradas por disputas territoriais entre dois desses países.
b. ( ) Apesar do destaque dado pela mídia ao islamismo, os conflitos militares presentes no Oriente Médio não envolvem questões religiosas.
c. ( ) Durante o Ramadã os mulçumanos estabelecem um acordo para a“paz provisória”, não sendo registrados ataques ou eventos violentos durante o nono mês do calendário islâmico.
d. ( ) As disputas na Faixa de Gaza, território palestino localizado na costa oriental do Mar Mediterrâneo que faz fronteira com Israel e Egito, são lideradas por membros da Al-Qaeda, que possuem o controle da região.
e. ( ) A Guerra Civil Libanesa (1975-1990) teve suas origens nas divisões religiosas internas entre os muçulmanos – sunitas e xiitas, que correspondiam
à maioria da população, e os vários grupos cristãos, que controlavam e detinham a hegemonia política.

7. (Camboriú 2015) As expressões e siglas “Al-Fatah”, Sionismo, ANP e Hamas estão associadas a um conflito que se arrasta desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Assinale a alternativa que identifica tal conflito.


a. ( ) Invasão do Afeganistão

b. ( ) Guerra do Kosovo
c. ( ) Guerra civil Síria
d. ( ) Árabe-israelense
e. ( ) Combate ao Taleban (Talibã)

8. Sobre a agropecuária no Oriente Médio, assinale a alternativa ERRADA:

xa) é realizada predominantemente de forma moderna, com uso de tecnologia e mecanização, e incorpora até 20% da população economicamente ativa.
b) A atividade econômica tradicional do Oriente Médio é o pastoreio nômade.
c) Destacam-se as criações de carneiros, cabras e camelos em áreas desérticas. d) Na Planície Mesopotâmica, também conhecida como "crescente fértil", cultivam-se frutas, arroz, trigo e cana-de-açúcar, utilizando-se a técnica de irrigação. 

9. Considerando a importância do Petróleo no Oriente Médio analise os itens:

I. Nela, encontra-se uma magnífica reserva de petróleo, que representa 60% das reservas mundiais desse minério. 
II. Os principais países exportadores de petróleo são: Arábia Saudita, Iraque, Irã, Kuwait, Bahrein, Qatar e Emirados Árabes Unidos. 
III. Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, na década de 1960, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Está(ão) correto(s)

a) Apenas I e II
b) Apenas II e III
c) Apenas I e III
d) I, II e III


Exercícios de História Sobre o Oriente Médio, com gabarito.




10. Assinale a alternativa ERRADA

a) A região do Oriente Médio é conhecida por ser o berço das três maiores religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo,
b) Para os muçulmanos, Meca, na Arábia Saudita, é uma cidade sagrada, 
c) Jerusalém é a maior questão para as três religiões. 
d) A região do Oriente Médio é conhecida por ser o berço das três maiores religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo e o budismo

11. (Brusque 2014) No mundo em que vivemos são muitas as áreas em conflito. No Oriente Médio árabes, israelenses e palestinos lutam pelo controle dos recursos estratégicos, entre os quais um dos mais escassos, a água. Não obstante os fatores econômicos e políticos tenham importância muito grande, a religião tem influência, por vezes preponderante, neste cenário.


Assinale a alternativa que indica uma das causas do conflito em questão que tem forte influência religiosa.


a. ( ) A libertação do Santo Sepulcro, desde o século VI em poder dos muçulmanos.

b. ( ) A libertação da faixa de Gaza, sob domínio israelense.
c. ( ) A conquista das Colinas do Golã, sob domínio de Russos e Armênios cristãos.
d. (  ) O controle de Jerusalém, cidade santa para cristãos, judeus e muçulmanos.
e. ( ) A reconquista do deserto da Judeia, onde está erguida Massada, símbolo da luta dos judeus contra os seus opressores.




Leia também: 

Gabarito Exercícios de História Sobre o Oriente Médio

  1. E
  2. D
  3. E
  4. C
  5. E
  6. E
  7. D
  8. A
  9. D
  10. D
  11. D


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.