Publicidade

Como Estudar para Provas e Concursos em Casa?

A importância do ambiente para Estudar em Casa

Prepara o ambiente de estudo em casa é fundamental para obter sucesso. Confira algumas sugestões importantes com procedimentos básico que podem ajudar o estudante a melhorar o seu desempenho.

1. Preparar o ambiente para estudar em casa

Verifique se o lugar é confortável, mas não muito confortável. Por exemplo, é uma má ideia estudar em sua cama. O lugar não deve colocá-lo para dormir. 

  • Certifique-se de que esteja bem iluminado. 
  • Tenha suprimentos à mão: lap top, canetas, lápis, marcadores, livros didáticos, papel de rascunho, dicionário, etc. 
  • Certifique-se de que está livre de distrações: TV desligada, ouça somente músicas que ajudem você se concentra, sem mensagens de texto, sem jogos. 

2. Organizando-se para estudar em casa

  • 1 Elabore um cronograma de estudo e bloqueie todas as atividades e quaisquer responsabilidades domésticas ou outras que você possa ter. Inclua os horários das refeições e seja realista. Este deve ser um programa real para estudar em casa , o que é possível, não um ideal que nunca pode ser alcançado.
  • 2 Pense em seus horários de estudo mais eficazes . Quando você estuda melhor? De manhã, tarde ou noite? 
  • 3 Considere: Quais assuntos precisam de mais estudo e revisão? Estimar quantas horas você acha que precisa para cada assunto e tentar combinar isso com as horas disponíveis. 
Publicidade

3. Distribuição do tempo para estudar em casa

  • Divida em blocos alguns tempos de estudo, de preferência 2-4 horas de cada vez, com 5-10 minutos de intervalo a cada 40-50 minutos. 
  • Gaste mais tempo de estudo no assunto relevante. 
  • Você pode querer planejar em detalhes para cada sessão de estudo. Anote qual palestra tópico ou texto você estará pesquisando ou revisando. Dessa forma, você pode assegurar-se de que você cobrirá toda a informação exigida nos tempos que você tem alocado. 
  • Se você tiver alguns períodos de tempo menores disponíveis para estudo, considere como eles poderiam ser usados: ler um artigo, revisar um rascunho, classificar um artigo bibliografia, organização de cartões de referência, etc.

4. Fazer um Quadro de aviso


Quando você tem uma lista de coisas para lembrar, mantenha a lista em um lugar onde você certamente a verá. várias vezes ao dia. Sugestões: quadro de avisos em sua mesa em casa, em seu caderno, no espelho no banheiro, etc. 


5. Utilizando imagens


Tente desenhar uma imagem de qualquer informação que você queira aprender. 
Tente criar um diagrama, um gráfico ou desenhando pessoas, coisas, etc. 

Como Estudar para Provas e Concursos em Casa?


6. Pratique a leitura durante o estudo em casa


Leia duas vezes (pelo menos). Não espere compreender totalmente o conteúdo do texto na primeira passagem. Mesmo os melhores profissionais não lêem apenas um texto uma vez. Pode levar duas, três ou mais visitas através do material para realmente entenda tudo. 

  • 1. Leia uma vez para obter as ideias principais. Leia as principais conclusões e gráficos cuidadosamente para ter certeza de que você entende o que eles dizem. 
  • 2. Leia uma segunda vez, com a intenção de entender tudo. Sente-se em uma mesa com um bloco de papel. Enquanto você lê, pare em cada termo específico para recordar a definição. Escreva em suas palavras o que o texto diz.  
  • 3. Leia mais uma vez para rever as ideias principais. Desta vez, se a segunda leitura foi bem sucedida, você será capaz de uma melhor compreensão. Estas são dicas gerais de leitura.

Anote tudo o que você quiser lembrar, como uma lista de coisas para fazer, fatos para aprender fatos para um teste, etc.  Tente anotar as informações com suas próprias palavras. Se você não precisa pensar sobre o material e repita isso com suas próprias palavras, você não vai realmente aprender. 
Sublinhe ou destaque palavras importantes que você precisa aprender enquanto lê. 



7. Organize o tempo dos filhos ou irmãos pequenos

Para quem já tentou estudar com crianças por perto, a tarefa é geralmente frustrante e às vezes impossível, dependendo da idade das crianças. 

  • Planejar tarefas para as crianças enquanto você estuda: blocos, coloração livros e outros brinquedos podem envolver o interesse dos pequenos enquanto você estuda. 
  • Ficar em um lugar onde as crianças podem andar com supervisão mínima. 
  • Permitir interrupções. Programe algumas atividades de estudo, como rever fichas, que podem ser interrompidas. 
  • Torne o estudo como uma atividade para as crianças para que ajudem conversando com eles sobre o que você está estudando.  
  • Peça cooperação e recompense-os quando respeitarem o seu tempo de estudo. 
  • Atender às necessidades do seu filho primeiro passando tempo com ele antes de estudando. 
  • Planejar estudos com seus filhos ou recompensá-los com o tempo juntos depois que você terminar de estudar.
  • Desenvolver uma rotina e manter um cronograma, dando recompensas por manter a cronograma. 


Estudar sozinho exige que a pessoas conheça maneiras de estudar, métodos para estudar e que saiba como começar a estudar e o que é preciso para o melhor jeito de estudar para ENEM, vestibular, provas e exames escolares.

Veja também:
Baixe aqui a lista de dicas

Referências
http://www2.gcc.edu/arc/docs/StudyTips1.pdf

https://www.math.clemson.edu/~mjs/courses/misc/study.pdf
https://www.gavilan.edu/tutor/documents/StudyTipsforDifferentLearningStyles_000.pdf
http://www.eng.monash.edu.au/current-students/download/preparing-timetable.pdf
http://www.yvcc.edu/services/wp-content/uploads/sites/6/2017/05/How-to-Study-Better.pdf


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.