Publicidade

[UEPB] 10 Questões de Informática [Agente Administrativo - Médio]

10 Questões de Informática para Concursos


1. (UEPB/CPCON/2020)Assinale a alternativa CORRETA sobre Software.

a) Uma das funções de um Software Aplicativo é o gerenciamento da memória do computador.

b) São exemplos de Software Básico: Windows, Office e Linux.

c) É considerado Software Utilitário qualquer programa não obrigatório, mas útil para o bom funcionamento do computador.

d) Softwares Aplicativos são programas que têm aplicações práticas para o usuário e são obrigatórios para o funcionamento do computador.

e) São exemplos de Softwares Aplicativos: Word, Excel e WinRAR.

2. (UEPB/CPCON/2020)Sobre conceitos básicos de hardware, considere as afirmações a seguir.

I- O sistema binário (base 2) é um sistema de numeração não posicional em que todas as quantidades se representam com base nos números zero e um (0 e 1).

II- Os dados convertidos em números binários são representados em bits e um conjunto de 8 bits é denominado byte.

III- Uma imagem digital é composta por diversos pontos denominados pixels. Com base no modelo RGB, cada pixel é composto por três pontos. Cada ponto representa uma tonalidade das cores: vermelho, amarelo e azul.

IV- Nos sistemas de numeração posicional, o valor do dígito em um número depende da posição que esse dígito ocupa neste mesmo número.

Estão CORRETAS apenas as afirmações:

a) III e IV. c) I, II e III. e) II e IV.

b) I e II. d) I e III.

3. (UEPB/CPCON/2020)Sobre Computação em Nuvem, assinale a alternativa CORRETA.

a) Uma das desvantagens da Computação em Nuvem é a capacidade em aumentar os custos dos empreendimentos de uma empresa que contrata esse serviço com infraestrutura de TI.

b) São exemplos de plataformas que se especializaram em fornecer serviços em nuvem: Microsoft Azure, Amazon AWS, Google Cloud e Oracle Cloud.

c) Os principais exemplos de Computação em Nuvem são: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Software como Serviço (SaaS) e Usuário como Serviço (UaaS).

d) Uma vantagem da Infraestrutura como Serviço (IaaS), para quem contrata um serviço em nuvem, é que não há necessidade de compra de licenças vitalícias de software ou preocupações com atualizações.

e) AComputação em Nuvem é uma tecnologia que permite acesso remoto a apenas os seguintes tipos de arquivos: fotos e vídeos.

4. (UEPB/CPCON/2020)Considere as afirmações a seguir.

I- AMemória Cache L1 (Level 1) é um exemplo de memória DRAM (Dynamic Random Access Memory).

II- Um Registrador é construído com tecnologia SRAM (Static Random Access Memory).

III- Nas memórias do tipo SRAM e DRAM as informações gravadas se perdem quando o computador é desligado.

IV- As memórias Flash representam um exemplo de memória SRAM.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

a) II e III. c) I, II e III. e) I, II e IV.

b) I e II. d) II e IV.

5. (UEPB/CPCON/2020)Muitas das ações que realizamos a partir de uma planilha eletrônica envolvem a comparação de dados entre células, com o uso de funções lógicas, bem como o cálculo de medidas representativas dos dados, a exemplo das funções estatísticas. Dentro deste contexto, para uma planilha Microsoft Excel 2010, versão em português, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Afunção MED retorna a mediana dos argumentos.

b) A função OU retornará VERDADEIRO se qualquer argumento for VERDADEIRO e retornará FALSO se todos os argumentos forem FALSOS.

c) Afunção NÃO inverte o valor do argumento.

d) A função E retornará VERDADEIRO se todos os seus argumentos forem avaliados como VERDADEIRO e retornará FALSO se todos os seus argumentos forem avaliados como FALSO.

e) Afunção MÉDIAretorna a média (média aritmética) dos argumentos.

6. (UEPB/CPCON/2020)Atualmente, existem diversos tipos de software, os quais são voltados a diversas aplicações. Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA.

a) Bot é um programa capaz de se propagar automaticamente através da rede explorando as vulnerabilidades dos hospedeiros (hosts).

b) Keylogger é um programa capaz de escutar, salvar e compartilhar o estado total ou parcial da tela (printscreen).

c) Backdoor é um programa que se propõe a executar funções específicas, mas executa funções maliciosas sem o conhecimento do usuário.

d) Spywares é o termo utilizado para se referir a uma grande categoria de software que tem o objetivo de monitorar atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

e) Vírus é um programa que se propaga infectando outros programas e arquivos de um computador. Precisa ser executado no hospedeiro (host).

7. (UEPB/CPCON/2020)Sobre Navegadores Web, selecione a alternativa CORRETA.

a) Apartir do modo de navegação anônima, o browser vai salvar o histórico de navegação do usuário, os cookies e os dados do site ou as informações inseridas em formulários como nomes, endereços e senhas e os arquivos de download.

b) Para abrir uma janela de navegação anônima Chrome, usando Windows, Linux ou Chrome OS, utiliza-se o seguinte atalho de teclado: Ctrl + Shift + n.

c) São exemplos de navegadores web: Chrome, Linux, Firefox e Edge.

d) Um site terá sempre a mesma aparência quando exibido por navegadores distintos e em dispositivos diferentes.

e) São exemplos de motores de renderização utilizados pelos navegadores: WebKit, Blink, Gecko, Trident e Makeof.

8. (UEPB/CPCON/2020)Com relação a Sistemas Operacionais é CORRETO afirmar que:

a) Em ambiente multitarefa (como o Unix) que suporta processos, um processador de texto, um navegador e um sistema de banco de dados não são processos separados que não podem rodar concomitantemente.

b) Processos são módulos separados e carregáveis, da mesma forma que threads, que podem ser carregadas.

c) As threads, ao contrário dos processos, não necessitam ser escalonadas.

d) O Sistema Operacional é o responsável pelo escalonamento da ULT(User-Level Thread).

e) (UEPB/CPCON/2020)Acomunicação entre processos é o grupo de mecanismos que permite aos processos transferência de informação entre si.

9. Avalie as proposições com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida responda o que se pede.

( ) A “CIA-triad” faz referência aos termos Confidentiality, Integrity e Availability, os quais compõem o tripé da segurança da informação.

( ) Integridade se refere à ameaça da ocorrência de alterações indevidas das informações.

( ) O TCP(Transmission Control Protocol) possui uma versão conhecida como Secure Sochets Layer (SSL), a qual é um protocolo

que provê integridade e disponibilidade na comunicação entre dois pontos de rede.

( ) A identificação do uso de SSL é possível em navegações web quando o endereço começa com a expressão “https” que significa Hyper Text Transfer Secure. Este é um protocolo utilizado por browsers para se ter a garantia de sigilo do conteúdo da mensagem entre origem e destino.

Asequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

a) V, F, F e V. c) V, V, F e V. e) F, V, Ve V.

b) F, V, Ve F. d) V, V, F e F.

10. (UEPB/CPCON/2020)Sobre Banco de Dados, assinale a alternativa CORRETA.

a) Os sistemas NoSQL, quando comparados a bancos de dados relacionais, oferecem mais escalabilidade, melhor performance em consultas e flexibilidade para manipular dados que podem apresentar mudanças em seu formato.

b) Um Banco de Dados é uma coleção de programas que permite aos usuários definir, construir e manipular uma base de dados para o uso em diversas aplicações.

c) Um modelo lógico consiste em uma descrição do Banco de Dados de forma independente de implementação em um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados).

d) Um modelo conceitual de um Banco de Dados descreve como os dados serão armazenados no banco e também seus relacionamentos. Esse modelo adota alguma tecnologia, pode ser: relacional, orientado a objetos, orientado a colunas, entre outros.

e) São exemplos de SGBD: Oracle, SQLServer, PostgreSQL, MySQL, Microsoft Edge e MongoDB

Publicidade

Gabarito das questões de informática

1.C 

2.E 

3.B 

4.A 

5.D

6.D 

7.B 

8.E 

9.C 

10.A

10 Questões de Informática [Agente Administrativo - Médio]



Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.