Publicidade

Exercícios de Interpretação de Texto para Ensino Médio, com gabarito

Exercícios de Interpretação de Texto para Ensino Médio


O texto a seguir é referência para as questões 01 a 04.

Carbono: essencial e versátil

Do lápis ao diamante, do carboidrato à proteína, do DNA à respiração. O carbono, conhecido como o ‘elemento da vida’, está

presente em tudo isso e muito mais. Nós, humanos, e todos os organismos vivos da Terra somos constituídos por muitas moléculas baseadas em carbono. A incrível versatilidade desse elemento permite que ele esteja no simples carvão do churrasco e que forme materiais complexos como os nanotubos de carbono, com inúmeras aplicações na vida moderna. Por outro lado, é considerado o grande vilão do aquecimento global, embora a responsabilidade pelo aumento de suas emissões seja, na verdade, dos humanos.

Sem ele, a vida não seria possível. O carbono, primeiro elemento do grupo 14 da tabela periódica, é o principal responsável pela vida na forma como a conhecemos. Tudo que é vivo na Terra é constituído por um grande número de moléculas baseadas em carbono, que, junto com nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, corresponde a praticamente 98% dos elementos químicos presentes em qualquer organismo. Mas, nesse quarteto, o papel central é do carbono.

Parece impossível acreditar, mas o diamante e o grafite (usado nos lápis) possuem exatamente a mesma composição química: somente átomos de carbono. Mas, se são formados exclusivamente pelo mesmo elemento químico, como podem ser tão diferentes? A resposta está na característica que faz do carbono o ‘elemento da vida’: as diversas formas como seus átomos de carbono se ligam e se organizam são capazes de originar substâncias muito diferentes. No diamante, cada átomo de carbono está diretamente ligado a outros quatro, que, por sua vez, estão ligados a outros quatro, e assim sucessivamente. Já no grafite, cada átomo de carbono se liga a outros três, todos no mesmo plano, formando estruturas que se parecem com o desenho de uma colmeia, originando folhas planares com um único átomo de espessura. Várias dessas folhas se empilham umas sobre as outras, como se fossem um pão de forma ou um monte de cartas de baralho, formando o grafite.

Uma das propriedades do grafite é sua ‘maciez’, que se deve justamente ao deslizamento dessas folhas umas sobre as outras, por fricção. Quando escrevemos, o pedaço de grafite que sai do lápis e fica grudado no papel foi rompido por esse deslizamento das folhas, causado pela fricção do papel sobre o lápis. Já o diamante é extremamente duro, decorrente da estrutura formada pelas quatro ligações químicas de cada átomo.

(Fonte: adaptado da Revista Ciência Hoje, agosto/2019.)

01 - (UFPR/2019/Q.Barras) Sobre o texto, considere as seguintes afirmativas:

1. As muitas funções do carbono é que permitem que ele faça parte de vários elementos: desde os mais simples até os mais complexos.

2. Pode-se afirmar que não existe organismo com vida na terra que não tenha carbono em sua constituição.

3. Apesar de 98% dos elementos químicos que estão em organismos serem constituídos de carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, o carbono é o principal desses elementos.

4. O carbono deve ser evitado por ser considerado autor do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

02 - (UFPR/2019/Q.Barras) Tomando-se o texto como base, é correto afirmar:

a) Na linha 2, o termo isso corresponde ao lápis, ao diamante, ao carboidrato, à proteína, ao DNA, à respiração e a muito mais.

b) Nas linhas 3 e 4, o fragmento sublinhado pode ser reescrito sem prejuízo de conteúdo como “A incrível versatilidade do carbono permite que esteja no simples carvão do churrasco e que ele forme materiais complexos”.

c) No terceiro parágrafo, a expressão sublinhada refere-se ao diamante, ao grafite e ao carbono.

d) No segundo parágrafo, o termo que faz referência a “tudo”.

e) No último parágrafo, o termo que faz referência a “grafite”.

03 - (UFPR/2019/Q.Barras) No 1º parágrafo, na sentença “Por outro lado, é considerado o grande vilão do aquecimento global, embora a responsabilidade pelo aumento de suas emissões seja, na verdade, dos humanos”, a expressão sublinhada estabelece com a sentença anterior uma relação de:

a) contraste.

b) adição.

c) alternância.

d) conclusão.

e) explicação. 


04 - (UFPR/2019/Q.Barras)  Em relação ao texto, considere as seguintes afirmativas:

1. No terceiro parágrafo, na sentença “A resposta está na característica que faz do carbono o ‘elemento da vida’: as diversas formas como seus átomos de carbono se ligam e se organizam são capazes de originar substâncias muito diferentes”, o sinal “dois pontos” indica que a sequência traz um esclarecimento do que foi colocado antes dessa pontuação.

2. Na segunda linha, o uso das vírgulas em “Nós, humanos, e todos os organismos vivos da Terra somos constituídos por muitas moléculas baseadas em carbono” tem a função de isolar o elemento explicativo “humanos”.

3. No segundo parágrafo, no trecho “O carbono, primeiro elemento do grupo 14 da tabela periódica, é o principal ...”, a expressão sublinhada fornece uma explicação a respeito de “O carbono”.

4. No terceiro parágrafo, no trecho “o diamante e o grafite (usado nos lápis) possuem”, a expressão entre parênteses intercala no texto uma explicação.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.


Gabarito

  1. D
  2. D
  3. A
  4. E





Exercícios de Interpretação de Texto para Ensino Médio, com gabarito




O texto a seguir é referência para as questões 05 a 07.

O Brasil é o país que mais usa agrotóxicos. Se alguém negar isso, desconfie.

Dados de consumo por hectare, que têm frequentado o noticiário e supostamente colocam o País em 7º lugar, são enganosos; entenda ________.

Em agosto de 2018 a SUPER publicou uma reportagem de capa, chamada O País do Agrotóxico, em que o jornalista Ricardo

Lacerda e eu investigamos profundamente o tema: mostramos ________ o Brasil é o país que mais usa agrotóxicos, revelamos quais são os reais riscos à saúde de agricultores e consumidores, apontamos as mudanças que vinham sendo feitas para afrouxar os mecanismos regulatórios e permitir o aumento no uso de pesticidas no País. Se você ainda não leu a matéria, e não sabe direito o quanto se preocupar (as verduras que você come estão mesmo te envenenando?) ou o que fazer (é possível ou não retirar os agrotóxicos dos alimentos?), leia.

Levanto o tema ________ durante a apuração dessa reportagem, que levou alguns meses, nos deparamos com um número

estranho – que voltou a aparecer no noticiário nas últimas semanas. Segundo essa estatística, que se baseia em dados da FAO (divisão de estudos alimentares da ONU), o Brasil não é o país que mais utiliza agrotóxicos: considerando-se o consumo por hectare, ele estaria apenas em sétimo lugar. Nós não incluímos essa informação na reportagem O País do Agrotóxico – pois ela é, pura e simplesmente, furada.

A tabela da FAO se baseia em declarações voluntárias, que naturalmente tendem ao subdimensionamento (ao produtor interessa, por motivos óbvios, dizer que utiliza menos pesticidas do que efetivamente consume). Ela não utiliza, como seria desejável, números obtidos por meio de fiscalização governamental ou dados tributários (pois cada galão de agrotóxico vendido no país paga uma porcentagem de imposto). A base da FAO não emprega essas fontes. Só isso já a torna pouco confiável. Além disso, ela conflita com números específicos de certos países. Em suma: a base de dados da FAO, que algumas pessoas têm usado para afirmar que o Brasil é “apenas” o sétimo maior usuário de agrotóxicos, não é confiável. O número mais confiável é o consumo absoluto: 886.250 toneladas de defensivos em 2017, de acordo com o Sindiveg. Esse dado aponta que, ao menos naquele ano, o Brasil foi o campeão mundial no uso desses produtos. E tudo indica que continue sendo.

(Fonte: adaptado da Revista Superinteressante, agosto/2019.)

05 - (UFPR/2019/Q.Barras)  Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.

a) porque – por que – por que

b) porquê – porque – porquê

►c) por quê – por que – porque

d) por que – porquê – porque

e) por quê – porque – por que

06 -(UFPR/2019/Q.Barras)  Sobre o posicionamento do autor do texto em relação ao uso de agrotóxicos, assinale a alternativa correta.

a) O autor discorda das afirmações de que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos.

►b) O autor do texto motiva o leitor a ler reportagem específica em que ele e um colega denunciam a situação do Brasil em relação ao uso de agrotóxicos.

c) A preocupação em abordar o assunto se deve ao fato de jornais e noticiários trazerem dados que confirmam a posição do

autor. 

d) Para fundamentar a tabela da FAO, o autor acredita que seria recomendável o uso de declarações baseadas em opiniões de produtores.

e) O autor corrobora a informação de que o Brasil é o sétimo país que se utiliza de agrotóxicos, em termos estatísticos de

consumo por hectare. 

07 - (UFPR/2019/Q.Barras) Sobre a composição textual, considere as seguintes afirmativas:

1. O texto está organizado em formato de artigo com conteúdo argumentativo.

2. O objetivo do texto é criticar a fiscalização governamental em relação ao uso dos agrotóxicos no Brasil.

3. O autor expõe suas conclusões baseadas em informações contidas no texto e em outras fontes.

4. O texto apresenta algumas marcas de informalidade: a forma de se dirigir ao leitor e escolhas lexicais, como o termo “furada”.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

►d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 


Veja também


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.