Publicidade

Exercícios de Literatura sobre movimentos e períodos literários, com respostas.


Exercícios de Literatura sobre movimentos e períodos literários, com respostas.

Questões objetivas sobre movimentos literários

1) (Pref.Mun.CascalhoRico Prf.Literatura) O Realismo e o Naturalismo, estilos de época contemporâneos na literatura brasileira, têm características que os aproximam e características que os distinguem. Das opções abaixo, há uma que não é verdadeira. Isso ocorre em:
a) Os autores realistas e naturalistas preferem retratar, em suas obras, a vida contemporânea, a sua época, a retratar o passado;
b) O Naturalismo considera o homem uma máquina guiada pela ação das leis químicas e físicas e pela hereditariedade;
c) Enquanto o Realismo tende para uma visão biológica do homem, o Naturalismo tem uma acentuada tendência e preferência por temas da
patologia social;
d) Os personagens, tanto das obras realistas, quanto das obras naturalistas, são tipos concretos, vivos, frutos da observação.

2) São características do Modernismo:

  • I – Libertação da estética
  • II – Quebra com o Tradicionalismo
  • III – Linguagem com humor
  • IV - Valorização do cotidiano
Marque a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas, I, III e IV estão corretas;
b) Apenas as afirmativas, II, III e IV estão corretas;
c) Apenas as afirmativas, I, II e III estão corretas;
d) Todas as afirmativas estão corretas.

3) São características do Classicismo, exceto:
a) Racionalismo: a razão predomina sobre o sentimento, ou seja, a expressão dos sentimentos era controlada pela razão;
b) Universalismo: os assuntos pessoais ficaram de lado e as verdades universais (de preocupação universal) passaram a ser privilegiadas;
c) Perfeição formal: métrica, rima, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação;
d) Nacionalismo, historicismo e medievalismo: Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval. 

4.(IFRN2013) Analise as afirmativas a seguir em relação aos estilos de época na literatura brasileira.


  • I. A essência da temática barroca se encontra na grande antítese entre a vida e a morte. Essa característica explica a recorrência da comparação entre a duração do esplendor da mulher e a beleza efêmera da rosa, presente, por exemplo, no lirismo amoroso de Gregório de Matos.
  • II. O grande mérito dos poetas arcádicos, maiores e menores, foi o esforço de romper com a estética literária do ocidente europeu, o que se reflete na predileção por temas locais e técnicas mentais e artísticas inovadoras, dando à literatura brasileira oitocentista um alcance potencialmente universal.
  • III. O Romantismo imprimiu profundas transformações na poesia, no teatro e na ficção mas também na história e na crítica literária, que colaboraram ativamente com os esforços da criação poética, teatral e da prosa ficcional.
  • IV. A poesia simbolista tem em comum com o parnasianismo a forma precisa com que o artista descreve o mundo e os sentimentos, pois ambos os movimentos revigoraram o primado do objetivo na arte, ao passo que incorporam em si o lirismo de base idealista e o rigor formal.

Assinale a opção em que as afirmativas estão corretas.
A) I e IV
B) II e IV
C) II e III
D) I e III


5) (Senador.Amaral -2015)A partir da década de 50, vários movimentos e grupos procuraram novos caminhos para a poesia brasileira em função das transformações (mudanças de ordem política, social, econômica e tecnológica) do mundo.


  • Concepção poética baseada na geometrização e na visualização da linguagem, que preconiza a substituição da estrutura tradicional do verso por expressões nominais relacionadas espacialmente. O grupo foi liderado por Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari’.


Marque a alternativa que caracteriza o texto acima:

a) Concretismo;
b) Neoconcretismo;
c) Tropicalismo;
d) Romantismo. 

6. (Castro/PR 2012) - Período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do séc. XVIII tem como características principais: amor platônico, temas religiosos, etc.:

a) Modernismo.
b) Dadaísmo.
c) Romantismo.
d) Classicismo. 

7. (IFRN/2015) Tendo em vista a periodização da Literatura Brasileira, assinale a opção correta.


A) O Barroco assume uma posição defensiva, organicamente presa à Contrarreforma e oposta às experiências renascentistas. Ao se distanciar desse saber clássico, a imaginação estética do artista barroco compõe a obra em função de analogias sensoriais em que as semelhanças envolvem os contrastes.

B) O Romantismo consegue ultrapassar os riscos da mera adoção dos modelos europeus e ratifica a afirmação da nacionalidade brasileira, por meio da valorização do elemento indígena. No entanto, no que diz respeito à linguagem, fica preso aos ditames dos escritores lusitanos.
C) O Simbolismo reage às correntes científicas da segunda metade do século XIX. Nisso, assemelha-se ao movimento realista, uma vez que exprime oposição às soluções racionalistas e mecânicas, que vigoravam nas concepções estéticas da época e reduziam a arte à técnica de reproduzir o objeto de forma empírica.
D) O Modernismo adota uma dimensão primitivista e ganha conteúdo peculiar ao valorizar as características históricas e naturais do Brasil. No entanto, apresenta poucas conquistas reais com relação à autonomia formal.

Leia também Romantismo na Europa Ocidental.



8. (IFRN/2015) Considere a coletânea de excertos abaixo, cujas referências foram intencionalmente omitidas.


[...] à mercê de um doce resfolegar, os desejos se agitavam entre seus seios; seu pezinho bem à mostra, suas tranças dobradas ao colo, seus lábios entreabertos e como por costume amoldados àquele sorrir cheio de malícia e de encanto que já lhe conhecemos e, finalmente, suas pálpebras cerradas e coroadas por bastos e negros supercílios, a tornavam mais feiticeira do que nunca.

------------
Em plena florescência de mocidade e saúde, a extraordinária mulher [...] encobria os músculos de aço sob as formas esbeltas e graciosas das morenas moças do sertão. Trazia a cabeça sempre velada por um manto de algodãozinho, cujas ourelas prendia aos alvos dentes, como se, por um requinte de casquilhice, cuidasse com meticuloso interesse de preservar o rosto dos raios do sol e da poeira corrosiva, a evolar em nuvens espessas do solo adusto, donde ao tênue borrifo de chuvas fecundantes, surgiam, por encanto, alfombras de relva virente e flores odorosas.
------------
O que mais atrai nela são os beiços, curtos, bastante largos, sempre encarnados. E inda bem que sabem rir: entremostram apenas os dentinhos dum amarelo sadio mas sem frescor. Olhos castanhos, pouco fundos. Se abrem grandes, muito claros, verdadeiramente sem expressão. Por isso duma calma quase religiosa, puros. Que cabelos mudáveis! Ora louros, ora sombrios, dum pardo em fogo interior. Ela tem esse jeito de os arranjar, que estão sempre pedindo arranjo outra vez.
-------------
Ela não era feia; amorenada, com os seus traços acanhados, o narizinho mal feito, mas galante, não muito baixa nem muito magra e a sua aparência de bondade passiva, de indolência de corpo, de ideia e de sentidos – era até um bom tipo das meninas a que os namorados chamam – “bonitinhas”. O seu traço de beleza dominante, porém, eram seus cabelos: uns bastos cabelos castanhos, com tons de ouro, sedosos até ao olhar.


Com relação aos estilos de época na literatura brasileira, os textos, respectivamente, pertencem ao

A) Realismo, Realismo-Naturalismo, Pré-Modernismo e Modernismo.
B) Romantismo, Romantismo, Pré-Modernismo e Modernismo.
C) Realismo-Naturalismo, Realismo, Modernismo e Pré-Modernismo.
D) Romantismo, Realismo-Naturalismo, Modernismo e Pré-Modernismo.


9. Sobre o arcadismo analise os itens:

  • I. é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo.
  • II. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética


Está(ão) Correto(s)

a) Apenas I
b) Apenas II
c) I e II
d) Nenhum dos itens


10. (IFMT 2015) Analise as características literárias abaixo:

  • I. A poesia bucólica, pastoril; a simplicidade; a volta aos padrões clássicos da Antiguidade e do Renascimento; o fingimento poético e o uso de pseudônimos;
  • II. Poesia sobrecarregada de figuras de linguagem; conflito entre o terreno e o celestial, material e espiritual; detalhes formais rebuscados; linguagem rebuscada, culta, com retórica aprimorada;
  • III. Interpretação subjetiva da realidade; o indivíduo como o foco das atenções; os sentimentos e a imaginação determinando uma interpretação subjetiva da realidade;
  • IV. Preocupação com o presente, contemporâneo; determinismo; personalismo substituído pelo universalismo; objetivismo; 
  • V. O culto da forma; a rima perfeita, rara, rica; a estética da “arte pela arte”, ou da “arte sobre a arte”;objetividade temática. 


As escolas literárias são denominadas por suas características, respectivamente, na alternativa:

A) Realismo, Barroco, Romantismo, Parnasianismo, Arcadismo;
B) Arcadismo, Romantismo, Barroco, Realismo, Parnasianismo;
C) Arcadismo, Barroco, Romantismo, Realismo, Parnasianismo;
D)Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Arcadismo, Barroco.

Publicidade
Gabarito 

1.B
2.D
3.D
4.D
5.A
6.C
7.A
8.D
9.C
10.C

Exercícios de Literatura sobre movimentos e períodos literários, com respostas.


Veja também


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.