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Simulado de Fundamentos da Educação para Professor, com Gabarito


Simulado de Fundamentos da Educação para Professor, com Gabarito



1. A defesa de que o estudante aprende ao realizar alguma tarefa em colaboração com parceiros mais experientes é feita por:
a. ( ) Freud.
b. ( ) Pavlov.
c. ( ) Skinner.
d. ( ) Vigotski.
e. ( ) Durkheim

2 - (Matosinhos/UFPR/2019)  A Lei nº 13.146/2015 assegura educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. Levando em consideração os preceitos dessa Lei, assinale a alternativa correta.
a) A educação de qualidade é dever somente do Estado e da Família, isentando todas as outras instâncias sociais.
b) A garantia de uma educação de qualidade é obrigação restrita da família e da comunidade escolar, por possuírem a primazia dessa finalidade.
c) É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade como um todo garantir educação de qualidade e segurança a todas as pessoas com deficiência, indiscriminadamente.
d) Promover a educação é responsabilidade da comunidade escolar, com o apoio da família, cabendo ao Estado promover meios de cuidados e proteção contra qualquer forma de violência, negligência ou discriminação.
e) A educação e a proteção de pessoas com deficiência são de responsabilidade somente da família, cabendo ao Estado vigiar e punir eventuais descumprimentos dos direitos assegurados pela Lei.

3 - O Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005) foi sancionado em 2014, com vigência de 10 anos. Com relação às diretrizes dessa lei, considere os seguintes itens:
1. Melhoria da qualidade da educação.
2. Erradicação do analfabetismo.
3. Expansão do ensino integral.
4. Implantação do ensino bilíngue.
São diretrizes dessa lei:
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1, 2 e 4 apenas.
c) 2 e 3 apenas.
d) 3 e 4 apenas.
e) 1 e 2 apenas.

4 -  (Matosinhos/UFPR/2019) A Lei nº 10.639, de 2003, altera a LDB (9.394/96), acrescentando o artigo 26A, que torna obrigatório o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira na Educação Básica. Sobre a educação das relações étnico-raciais, considere as seguintes afirmativas:
1. Seu objetivo é a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.
2. Seu objetivo é o estudo da cultura africana, sobretudo por meio da ênfase nos estudos históricos sobre a escravidão negra no Brasil.
3. A educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, troca de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade justa, igual, equânime.
4. Consciência política e histórica da diversidade, fortalecimento de identidades e de direitos e combate ao racismo e discriminações são princípios da educação das relações étnico-raciais.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

5 (FEPESE/Florianópolis/2018) A gestão democrática implica primeiramente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização. A socialização do poder propicia a prática da participação coletiva (VEIGA, 2001, p. 18). Os mecanismos de participação democrática na escola, referendados pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, são:
a. (  ) Conhecimento das leis que regulamentam o sistema de ensino e sua estrutura organizacional, bem como a ação dos agentes públicos na construção de uma proposta de gestão autônoma do espaço escolar.
b. ( ) Garantia de participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, além da participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares
ou equivalentes.
c. (  ) Participação da comunidade escolar no processo de organização e gestão das instâncias
educativas e a municipalização das escolas de Ensino Fundamental a partir da solidariedade dos entes federativos.
d. (  ) Criação e manutenção de órgãos colegiados legitimados pela comunidade educativa e
garantia de autonomia dos estudantes para se organizarem livremente através de grêmios estudantis participativos e críticos.
e. (  ) Atuação do conselho de pais e alunos na elaboração dos planejamentos de aula de modo a garantir a presença efetiva nos processos decisórios da instituição, possibilitando o desenvolvimento de uma verdadeira ação educativa.

6) (FUNDATEC/S.P.Serra/2019) Segundo BOYNTON e BOYNTON, com relação ao desenvolvimento do orgulho positivo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
(---) O orgulho que os alunos desenvolvem ajuda a formar sua identidade, que, por sua vez, conduz seus comportamentos. 
(---) Demonstrar que você se preocupa com os alunos é uma das mais poderosas formas de construir relacionamentos negativos com eles. 
a) C - C. 
b) E - C. 
c) C - E. 
d) E - E. 

7. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Moura (2010) apresenta um meio de trabalho pertinente ao processo de ensino-aprendizagem que se insere na Educação, promovendo-a de maneira significativa e compartilhada, auxiliando na formação integral dos indivíduos permeado pelas diversas oportunidades de aprendizagem conceitual, atitudinal, procedimental. Esse meio de trabalho é 
(A) o construtivismo. 
(B) a aprendizagem conceitual. 
(C) a formação globalizada. 
(D) a pedagogia de projetos. 
(E) a interdisciplinaridade. 

8. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Segundo Lerner (2002), ao pensar a transformação do ensino da leitura e da escrita, o desafio é formar 
(A) sujeitos que possam “decifrar” o sistema da escrita. 
(B) leitores que saberão escolher material escrito adequado para buscar a solução de problemas. 
(C) alunos capazes de oralizar um texto selecionado por outro. 
(D) seres humanos que assumam a posição do autor que leem sem questioná-la. 
(E) indivíduos dependentes da letra do texto e da autoridade de outros. 

9 (FUNDATEC/S.P.Serra/2019) Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: A inclusão refere-se à vida social e educativa, em que todos os alunos ___________ ser inclusos na escola regular, ___________ do seu desenvolvimento cognitivo. 
a) devem - independentemente 
b) não devem - independentemente 
c) devem - dependendo 
d) não devem - dependendo 

10. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (volume 7), é correto afirmar, sobre a inclusão da educação física nas escolas, que 
(A) ela se deu, no Estado de São Paulo, entre outros, sob o nome de desporto recreativo. 
(B) a educação física que se ensinava no início do século XIX era baseada nos métodos europeus. 
(C) na década de 1930, ganham força ideias que associam a miscigenação de raças à educação física. 
(D) sua inserção no currículo enfim garantiu a implementação na prática, principalmente nas escolas primárias. 
(E) no final da década de 1930, foi inserida no currículo como prática educativa obrigatória em todas as escolas brasileiras.

Simulado de Fundamentos da Educação para Professor, com Gabarito
Veja também

Gabarito Simulado de Fundamentos da Educação para Professor, com Gabarito



1.D
2.C
3.E
4.D
5.B
6.C
7.D
8.B
9.A
10.E





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