Publicidade

[UFPR] Questões da Área da Educação para Concursos, com Gabarito

[UFPR] Questões da Área da Educação para Concursos, com Gabarito



1 -  (Matosinhos/UFPR/2019) Com relação ao processo histórico de construção dos conceitos de criança e infância, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Os conceitos referentes à criança e à infância se complementam e são culturalmente determinados e historicamente construídos.
( ) O sentimento de infância, segundo Ariés, era ausente até o século XVI na Europa, havendo um desinteresse por uma
fase da vida que se mostrava tão instável e, ao mesmo tempo, representativa.
( ) A infância foi uma invenção da modernidade (a partir do século XVIII), marcada por uma busca da moralidade na base da educação das crianças, por um interesse psicológico, juntando a razão das ações a certa docilidade.
( ) No século XIX, as crianças passam a ser tratadas como adultos em miniatura, e, no século XX, com a influência de psicólogos e de educadores, elas passam a ser vistas como seres de direitos e em fase de desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – F – V.
b) V – F – V – V.
c) F – V – V – V.
d) V – V – F – F.
e) V – F – V – F.

2 -  (Matosinhos/UFPR/2019) Sobre o Ensino Fundamental, regulamentado na LDB 9.394/96, assinale a alternativa correta.
a) Será ministrado em língua portuguesa, sendo proibido às comunidades a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
b) O Ensino Fundamental é obrigatório, com duração de 9 anos, iniciando-se, obrigatoriamente, aos 5 anos de idade.
c) É obrigatório aos sistemas de ensino desdobrar o Ensino Fundamental em ciclos.
d) O Ensino Fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critérios dos sistemas de ensino.
e) O Ensino Fundamental integra a Educação Básica, com duração de 8 anos.

3 -  (Matosinhos/UFPR/2019) Com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência, é incumbência do poder público com relação ao direito à educação:
a) oferta do ensino de Libras, verificando a disponibilidade do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistida.
b) garantia da dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda sua fase adulta.
c) formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes de Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.
d) oferta de currículo diferenciado, com conteúdos e programas distintos do ensino regular.
e) comunicação, à autoridade competente, de qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

4 -  (Matosinhos/UFPR/2019) O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe sobre a proteção integral da criança e do adolescente, garantindo-lhes todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. Os dispositivos contidos no capítulo II estipulam os direitos relativos à liberdade, ao respeito e à dignidade. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as
seguintes afirmativas:
( ) Considerando o direito que a criança e o adolescente têm de serem educados e cuidados, é possível que pais e responsáveis façam uso de castigos físicos, desde que tenham por finalidade garantir comportamentos adequados socialmente.
( ) É dever restrito à família cuidar da dignidade da criança e do adolescente, protegendo-os de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
( ) O ECA estabelece que toda criança e adolescente têm direito a emitir opinião, a se expressar, ter crenças, participar de culto religioso, da vida familiar e comunitária sem sofrer qualquer tipo de discriminação.
( ) Humilhações, ameaças graves e ridicularizações são entendidos no ECA como tratamento cruel ou degradante, e diante de situações dessa natureza a Lei dispõe de mecanismos de proteção integral à criança e ao adolescente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – V – V.
b) F – V – F – V.
c) V – F – F – V.
d) V – F – V – F.
e) V – V – V – F.

5 -  (Matosinhos/UFPR/2019) A respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, é correto afirmar:
a) O Ensino Fundamental passa a ter duração de 9 anos, abrangendo a população de 5 a 14 anos de idade.
b) É facultativa a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.
c) As crianças que completarem 6 anos após 31 de março deverão ser matriculadas na Educação Infantil (Pré-Escola).
d) A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 700 horas-relógio, distribuídas em, pelo menos, 200
dias de efetivo trabalho escolar.
e) O Ensino Religioso, de matrícula obrigatória ao aluno, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental.

6 -  (Matosinhos/UFPR/2019) As Leis Municipais nº 1.786/2015 e nº 1.862/2016 instituem o Plano Municipal de Educação de Matinhos e estabelecem as diretrizes, metas e estratégias para o interstício de 2015 a 2024. Com relação ao assunto e com base no conteúdo das leis
supracitadas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Tendo como meta a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, uma das estratégias é a promoção, com o apoio da União, de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, culturais e esportivas, de forma que o tempo de permanência dos estudantes na escola, ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou superior a 7 horas diárias durante todo o ano letivo.
( ) A fim de fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, uma das estratégias visa à implementação e oferta de formação continuada para professores, de forma a combinar a articulação dos conteúdos formais com as atividades esportivas, culturais e tecnológicas.
( ) Com relação à educação ambiental, o plano prevê o estabelecimento de ações que digam respeito ao desenvolvimento de projetos dessa natureza que envolvam alunos, profissionais da educação, associações e comunidade do entorno escolar.
( ) Em se tratando dos princípios do respeito aos direitos humanos e às diferenças culturais, há de se promover ações pedagógicas e culturais que visem, entre outras questões: sensibilizar a sociedade civil no que se refere a eliminar qualquer forma de discriminação religiosa; desenvolver atividades a respeito da Lei Maria da Penha; promover estudos e ações com relação ao bullying, sexismo, misoginia e racismo; e desenvolver atividades relacionadas à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – F – V.
b) V – V – F – F.
c) F – F – V – F.
d) F – F – F – V.
e) V – V – V – V.

7 -  (Matosinhos/UFPR/2019) O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi criado em 2012 pelo Governo Federal. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Tem como principal objetivo garantir que todas as crianças brasileiras até 8 anos de idade sejam alfabetizadas plenamente.
( ) O Pacto articula a participação entre a União e os Estados.
( ) Promover a formação continuada de professores alfabetizadores é um dos eixos de atuação do PNAIC.
( ) A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Provinha Brasil contribuem com dados para avaliação sobre a alfabetização nas escolas e atualização de dados para o PNAIC.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – F – V.
b) V – V – V – F.
c) F – F – F – V.
d) V – V – V – V.
e) F – F – V – F.

8 -  (Matosinhos/UFPR/2019) A Base Nacional Comum Curricular é apresentada como “um documento plural, contemporâneo, e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos têm direito” (BNCC, 2017). A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Esse documento tem caráter normativo, sendo uma referência obrigatória para as propostas pedagógicas, elaboração e adequação de currículos de instituições educacionais públicas e particulares do Brasil.
2. Os fundamentos pedagógicos da BNCC estão focados no desenvolvimento de competências que os alunos devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica.
3. Nesse documento, o Ensino Religioso não foi contemplado como área do conhecimento por respeito à diversidade religiosa das famílias brasileiras.
4. Visando ao desenvolvimento das competências específicas, na BNCC, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades relacionadas a diferentes objetos de conhecimentos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

9 -  (Matosinhos/UFPR/2019) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina os conhecimentos e as habilidades essenciais para serem trabalhadas nas escolas públicas e particulares brasileiras. A sua finalidade é nortear a elaboração de currículos, garantindo o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Levando em consideração a versão final desse documento, assinale a alternativa correta.
a) A BNCC apresenta uma divisão estruturada em três grandes áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática e Ciências (subdivididas em Ciências da Natureza e Ciências Humanas).
b) A BNCC está estruturada a serviço do desenvolvimento de competências, dividida em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Cada área do conhecimento apresenta uma competência específica, delimitando o que deve ser trabalhado.
c) Conforme organização da BNCC, os componentes curriculares apresentam-se de forma transdisciplinar, diluídos em dois grandes eixos temáticos: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, e Artes, História e Geografia) e Habilidades Lógicomatemáticas (Matemática, Ciências Naturais).
d) A BNCC está dividida em quatro Unidades Temáticas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências humanas e Ciências Naturais), cada uma delas apresentando dez habilidades gerais, articuladas entre si, que devem garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.
e) A inovação da BNCC está relacionada ao desenvolvimento de habilidades específicas, mantendo para isso a divisão em disciplinas que devem ser trabalhadas isoladamente.

10 -  (Matosinhos/UFPR/2019) Sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP), assinale a alternativa correta.
a) A construção do PPP faz parte das atribuições do professor, servindo como instrumento de estudos e reflexões.
b) O PPP surge no contexto da década de 1960 no Brasil, quando são discutidas questões modernas de gestão escolar democrática.
c) A identificação das problemáticas escolares para composição do PPP é de responsabilidade do município, cabendo aos professores somente acatá-las e implementá-las.
d) O PPP configura-se como documento burocrático, de organização e gestão da escola.
e) O PPP é um documento construído pelos pedagogos da escola para regulamentar suas funções com os alunos.

[UFPR] Questões da Área da Educação para Concursos, com Gabarito
Veja também

Gabarito Questões da Área da Educação para Concursos


1.D
2.D
3.C
4.A
5.D
6.E
7.B
8.C
9.B
10.A




Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.