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Questões sobre Diretrizes Curriculares Nacionais

Questões sobre Diretrizes Curriculares Nacionais

1 -  (Colombo 2016/UFPR) Princípios norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos:
a) Educar e cuidar.
b) Ensinar e aprender.
c) Formação para a vida e formação para as relações.
d) Éticos, políticos e estéticos.
e) Participação e gestão


2 - (Colombo 2016/UFPR) Os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem ser considerados como um ciclo. De acordo com o parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, considere os seguintes itens:

  • 1. A alfabetização e o letramento.
  • 2. O desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia.
  • 3. A continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo, e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
Devem ser assegurados durante os três primeiros anos os itens:
a) 1 apenas.
b) 1 e 2.
c) 1 e 3.
d) 2 e 3.
e) 1, 2 e 3.


3 - (Colombo 2016/UFPR)  A LDB definiu princípios e objetivos curriculares gerais para o Ensino Fundamental e Médio. A partir do Parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, assinale a alternativa que corresponde aos aspectos sob os quais foram definidos os princípios e objetivos:
a) Duração (anos, dias letivos e carga horária mínimos); uma base nacional comum; uma parte diversificada.
b) Disciplinas (áreas e conteúdos); objetivos de aprendizagem; métodos de ensino.
c) Objetivos (longo prazo e curto prazo); conteúdos; procedimentos de avaliação.
d) Organização (temporal e espacial); currículo comum; currículo específico.
e) Ciclos (primeiro, segundo e terceiro); carga horária; conteúdos; procedimentos didáticos.

4 - (Colombo 2016/UFPR) Com base no Parecer 20/2009 do Conselho Nacional de Educação e nas definições do que constitui uma proposta curricular na Educação Infantil, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
a) As experiências a serem desenvolvidas na Educação Infantil devem privilegiar as áreas de conhecimento, principalmente a matemática, as ciências e atividades que envolvam a leitura e a escrita.
b) A proposta curricular da Educação Infantil deve ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira.
c) O currículo na Educação Infantil é definido por uma base nacional curricular comum a ser seguida por todos os municípios.
d) O Ensino Fundamental, por ser a etapa subsequente à Educação Infantil, deve ser tomado como orientador das experiências a serem propostas na pré-escola.
e) O currículo e a proposta pedagógica da Educação Infantil devem priorizar o cuidar na educação de 0 a 3 anos e o educar na educação de 4 e 5 anos.
5. (São José 2017/FEPESE) Analise as afirmativas abaixo, considerando a
visão de criança presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009).

  • 1. A criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças.
  • 2. A criança é um sujeito biológico e de direitos, que se desenvolve pela desequilibração e reequilibração. Nesse processo ela aprende, observa, conversa, experimenta, questiona, constrói sentidos sobre o mundo e suas identidades pessoal e coletiva.
  • 3. A criança, desde o nascimento, busca atribuir significado a sua experiência e nesse processo volta-se para conhecer o mundo material e social, ampliando gradativamente o campo de sua curiosidade e inquietações, mediada por orientações, materiais, espaços e tempos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta somente a afirmativa 1.
b. ( ) É correta somente a afirmativa 2.
c. ( ) São corretas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

6. (São José 2017/FEPESE) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) estabelecem que as instituições de Educação Infantil, na organização de sua proposta pedagógica e curricular, necessitam contemplar
determinados aspectos.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando aspectos a serem contemplados.

  • ( ) Selecionar aprendizagens a serem promovidas com as crianças, não as restringindo a tópicos tradicionalmente valorizados pelos professores, mas ampliando-as na direção do aprendizado delas para assumir o cuidado pessoal, fazer amigos, e conhecer suas pró-prias preferências e características.
  • ( ) Considerar, no planejamento do currículo, as especificidades e os interesses singulares e coletivos dos bebês e das crianças das demais faixas etárias, vendo a criança em cada momento como uma pessoa que precisa aprender o que o professor ensina, independentemente de seus desejos, seus interesses e suas condições de desenvolvimento.
  • ( ) Organizar os espaços, os tempos, as materiais e as interações nas atividades realizadas para que as crianças possam expressar sua imaginação nos gestos, no corpo, na oralidade e/ou na língua de sinais, no faz de conta, no desenho, na dança, e em suas primeiras tentativas de escrita.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) V • V • V
b. ( ) V • F • V
c. ( ) V • F • F
d. ( ) F • V • V
e. ( ) F • V • F

7. (São José 2017/FEPESE) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V )
e as falsas ( F ), considerando aspectos relacionados à necessária parceria com as famílias na Educação Infantil, conforme definições presentes nas Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009).

  • ( ) Faz-se necessário que os professores compreendam que, embora compartilhem a educação das crianças com os membros da família, exercem funções diferentes destes.
  • ( ) Cada família pode ver no professor alguém que lhe ajuda a pensar sobre seu próprio filho e trocar opiniões sobre como a experiência na unidade de Educação Infantil se liga a este plano.
  • ( ) O trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil pode apreender os aspectos mais salientes das culturas familiares locais para enriquecer as experiências cotidianas das  crianças.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) V • V • V
b. ( ) V • V • F
c. ( ) V • F • V
d. ( ) V • F • F
e. ( ) F • F • F



8. (São José 2017/FEPESE) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V )
e as falsas ( F ) no que se refere à sistematização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009).

  • ( ) A revisão e atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil foi considerada essencial para incorporar os avanços presentes na política, na produção científica e nos movimentos sociais na área.
  • ( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, de caráter facultativo, orientam a formulação de políticas nacionais, tendo em vista o caráter exclusivamente preparatório da criança para ingresso no Ensino Fundamental.
  • ( ) Elas podem se constituir em instrumento estratégico na consolidação do que se entende por uma Educação Infantil de qualidade, ao estimular o diálogo entre os elementos culturais de grupos marginalizados e a ciência, a tecnologia e a cultura dominantes, articulando necessidades locais e a ordem global, chamando a atenção para uma maior  sensibilidade para o diverso e o plural.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) V • V • V
b. ( ) V • V • F
c. ( ) V • F • V
d. ( ) V • F • F
e. ( ) F • V • V



9. (São José 2017/FEPESE) Analise as afirmativas abaixo, considerando aspectos relacionados à avaliação na Educação Infantil, de acordo com as especificações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009).

  • 1. A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.
  • 2. A avaliação é instrumento utilizado para medir e quantificar as aprendizagens cognitivas das crianças, por intermédio de exercícios gráficos.
  • 3. A avaliação deve incidir sobre a aprendizagem dos conteúdos vinculados às diversas áreas do conhecimento, quais sejam: linguagem, interações e brincadeiras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) Está certo o item 1.
b. ( ) Está certo o item 2.
c. ( ) Estão certos os itens 1 e 2.
d. ( ) Estão certos os itens 1 e 3.
e. ( ) Estão certos os itens 1, 2 e 3.


10. (São José 2017/FEPESE) Seguindo as orientações das Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil, é desejável que:

  • 1. O trabalho pedagógico na Educação Infantil deve abolir os procedimentos que não reconheçam a atividade criadora e o protagonismo da criança pequena e que promovam atividades mecânicas e não significativas para as crianças.
  • 2. Por intermédio do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve-se oferecer oportunidade para que a criança, no processo de elaborar sentidos pessoais, se aproprie de elementos não obrigatoriamente significativos de sua cultura como verdades absolutas, e não como elaborações dinâmicas e provisórias.
  • 3. Nas instituições de Educação Infantil deve-se possibilitar oportunidades para a criança fazer deslocamentos e movimentos amplos nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição, e para envolver-se em exploração e brincadeiras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É verdadeira apenas a afirmação  1.
b. ( ) É verdadeira apenas a afirmação  2.
c. ( ) São verdadeiras as afirmações de 1 e 3.
d. ( ) São verdadeiras as afirmações de 2 e 3.
e. ( ) São verdadeiras afirmações 1, 2 e 3.

11. (FEPESE/2010) Para resgatar historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira, o Governo Federal estabeleceu, através do MEC, as Diretrizes Nacionais Curriculares que definem: 

a. ( ) Cotas para alunos negros na escola básica. 
b. ( ) Obrigatoriedade do ensino de história da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. 
c. ( ) Políticas afirmativas para o ingresso de afrodescendentes no Ensino Fundamental. 
d. ( ) Garantia do ingresso de professores afrodescendentes nas instituições públicas de Ensino. 
e. ( ) Obrigatoriedade de ensino da história da África somente para afrodescedentes.

Leia também:
Simulado de Conhecimentos Pedagógicos: Planejamento de Ensino
Simulado sobre Projeto Político Pedagógico PPP - Conhecimentos Pedagógicos
Simulado de alfabetização e letramento com gabarito.
Estudando - Questões sobre Diretrizes Curriculares Nacionais

Gabarito Questões sobre Diretrizes Curriculares Nacionais


1.D
2.E
3.A
4.B
5.D
6.B
7.A
8.C
9.A
10.C


Simulado de Conhecimentos Pedagógicos com questões sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Sugerido para concursos de professores e pedagogia. Questões com gabarito.

Estude também os seguintes tópicos relacionados

  • Parâmetros curriculares nacionais do ensino fundamental 
  • Diretrizes curriculares nacionais educação infantil 
  • Organização da educação básica 
  • Conteúdos curriculares para educação infantil 
  • Parâmetros curriculares nacionais ensino médio 
  • Grade curricular MEC ensino fundamental 
  • Orientação curricular para educação infantil 
  • Educação infantil 
  • Educação inclusiva 
  • Proposta curricular da educação infantil 
  • Diretrizes e bases da educação infantil





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