Publicidade

Questões sobre Movimentos Sociais, com Gabarito

 Questões sobre Movimentos Sociais

1. Considerando um Breve histórico dos movimentos sociais no Brasil, assinale a alternativa errada. 
Ações Sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas da população se organizar e expressar suas demandas. Não é um exemplo histórico de Lutas Sociais 

a) Escravidão;
b) Cobranças do Fisco;
c) Independência do Brasil;
d) Mudanças do Regime Político (República ou Monarquia).

2) Sobre os Novos movimentos sociais  assinale a alternativa Errada
 
a) Direitos sociais e culturais modernos: raça, gênero, orientação sexual, qualidade de vida, meio ambiente, segurança, direitos humanos etc;
b) Novos atores ampliou o leque dos sujeitos históricos em luta – lutas não mais concentradas nos sindicatos ou nos partidos políticos;  
c) Uma ampliação e uma pluralização dos grupos organizados que redundaram na criação de movimentos, associações, instituições e Organizações Não Governamentais (ONGs) [ECO 1992]. 
d) Interesse público espaço público estatal e articulações entre líderes sindicais e representantes do poder público]. 

 
 3. Sobre a Criminalização dos movimentos sociais não se pode afirmar que

a) A criminalização dos movimentos sociais não é uma novidade histórica.

b) A violência estrutural que leva a sociedade a considerar o(a) outro(a) como coisa não é novidade.

c) Com o esvaziamento da política, o jurídico e a lei ocupam espaço de solução “como se fossem neutros representantes do bem comum.

d) “É uma lei da dominação, sendo assim, mas que considera aqueles(as) que lutam como legítimos”

 
4. Movimentos Sociais e Políticas Públicas. Assinale a alternativa errada quanto a correlação

a) Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Estatuto do Idoso
 
b) Conferência Nacional de Políticas para Mulheres  - Lei Maria da Penha 

c) Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente  - Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho do Adolescente 

d) Conferência Nacional de Assistência Social - Sistema Único de Assistência Social 

5 - Analise os itens

I - Século XIX – movimentos sociais no Brasil envolve principalmente a luta pela emancipação dos escravos e a posterior inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira.

II - Na História do Brasil, muitas vezes o movimento operário é analisado à luz das relações com o Estado, principalmente na época do trabalhismo de Getúlio Vargas.

Está(ão) correta(s)

a) Somente I

b) Somente II

c) I e II

d) nenhum dos itens

6) Assinale a alternativa ERRADA

a) Movimentos sociais políticos: São aqueles que buscam mudanças nas leis e nas políticas governamentais. Eles podem se concentrar em questões específicas, como direitos civis, igualdade de gênero, meio ambiente, saúde pública, entre outras.

b) Movimentos sociais culturais: São aqueles que buscam mudanças nas políticas e práticas relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Eles podem se concentrar em questões como mudanças climáticas, poluição, conservação da biodiversidade, entre outras.

c) Movimentos sociais econômicos: São aqueles que buscam mudanças nas relações econômicas e nas estruturas de poder em uma sociedade. Eles podem se concentrar em questões como pobreza, desigualdade social, direitos trabalhistas, reforma agrária, entre outras.

d) Movimentos sociais de direitos humanos: São aqueles que buscam garantir e promover os direitos humanos em uma sociedade. Eles podem se concentrar em questões como liberdade de expressão, direitos civis, direitos das minorias, direitos das crianças, entre outras.

7) Analise os itens 

I - Movimentos sociais religiosos: São aqueles que buscam mudanças na prática religiosa ou na relação entre religião e sociedade. Eles podem se concentrar em questões como direitos religiosos, discriminação religiosa, políticas públicas que afetam a religião, entre outras.

II - Movimentos sociais estudantis: São aqueles liderados por estudantes, geralmente em universidades ou escolas secundárias, e que buscam mudanças nas políticas educacionais, na inclusão de minorias nas instituições educacionais, ou questões sociais em geral.

Está(ão) Correto(s)

a) Somente I

b|)| Somente II

c) I e II

d) nenhum dos itens


Gabarito das questões sobre Movimentos Sociais

  1. C
  2. D
  3. D
  4. A
  5. C
  6. B
  7. C

Questões sobre Movimentos Sociais

Veja também


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.